11 de agosto de 2010

Profissão: Embalsamador

Estava pesquisando matérias pra postar, vendo videos que me mandam, então vi um video horrível de um cadáver sendo embalsamado... CLARO que eu não vou postar esse video aqui, mas tive a curiosidade de trazer a vocês como funciona essa PROFISSÃO, que as pessoas até esquecem que existem... É uma profissão pra quem tem CORAGEM!



Embalsamador





O cadáver é colocado em uma mesa de aço. Seguidamente é lavado com um sabão anti-germicida que contém componentes desinfetantes e retira odores. A boca, gengivas, língua e nariz também são lavados com esta solução.

A rigidez Mortal é removida por massagem. Em raras ocasiões tendões e músculos não respondem a este tratamento, ou os que sofreram anos de atrofia são cortadas, a fim de colocar o falecido em uma posição "correta" no caixão.
Cremes de massagem são aplicadas no rosto e nas mãos para manter a pele macia e maleável.

As características faciais são combinadas com o uso de algodão no nariz, olhos que são "presos" as pálpebras para manter os olhos fechados (em alguns casos se faz o uso de cola conhecido como Krazy Glue). Na boca, coloca-se um objeto denominado "formadores, e na garganta e traquéia é conectado com algodão para absorver fluidos que poderiam sair "vomitado" sobre o cadáver antes do sepultamento. Antes de fechar a boca, um fixador é aparafusado no maxilar superior e outro na parte inferior. O embalsamador, em seguida, mantém a boca fechada permanentemente usando um fio. Se os lábios não se fecham naturalmente, a cola Krazy Glue, também é usada neste caso. Se o corpo tem pêlos no rosto ele é raspado depois que a boca é fechada.

O Embalsamento arterial começa depois que as artérias que serão utilizadas são localizadas. Um Liquído , contendo uma solução de formol, corantes, e vários outros componentes, é misturado com água e injetada no sistema vascular do falecido. Normalmente se usa dois galões desta mistura. No caso dos diabéticos, pessoas que morreram de câncer ou porque não têm medicamentos especiais e medicamentos utilizados durante a sua vida, o poder do líquido é diluído em água, só desta forma o corpo é preservado pelo tempo estimado para ser exibido na casa funerária. Em pessoas que já morreram da doença se torna mais difícil para retardar o processo de decomposição. Uma vez que o corpo foi embalsamado adquire rigidez absoluta, razão pela qual o embalsamador tem que fechar os olhos, boca, braços e mãos posicionadas antes da aplicação desses fluidos.
É quase impossível modificar a expressão facial do falecido depois de embalsamado.

Compostos químicos são injetados manualmente em outras áreas do corpo através de seringas hipodérmicas.

A segunda parte é a mais invasiva. É um processo abominável, que muitas vezes se a família sabe tenta evitar...

Este processo começa com um objeto chamado de "escambo". Este é um tubo oco de aço inoxidável que tem uma ponta afiada (como a ponta de uma agulha hipodérmica gigante) que é conectado através de uma mangueira de borracha a um "sniffer ". Após introduzir o escambo no corpo abaixo da última costela à esquerda, o embalsamador (enquanto o sniffer está rodando)vai sugando os orgãos sensíveis da caixa toráxica do cadáver, e esse material vai para o esgoto...

Terminado o processo na parte toráxica é feito também na parte abdominal. Os intestinos, estômago, rins, bexiga, útero, ovários e outros órgãos são perfurados, enquanto o "sniffer" extrair o conteúdo da cavidade. O que é removida do abdomen são eliminados da mesma maneira, através do esgoto.

Agora, entra na cavidade, uma solução pura de formol para retardar a decomposição orgânica, que começou no exato momento da morte.

Depois o corpo é lavado novamente e o embalsamador certifica qualquer possibilidade de que os fluidos corporais não escapem antes do enterro, o cadáver é vestido com uma capa especial que não permite que os fluidos ou os maus odores saiam para o ambiente.

Para as mulheres, a maquiagem é aplicada, fixa o seu cabelo usado como o falecido (que é por isso que muitas casas funerárias pedem uma foto recente do falecido), vestida e colocada no caixão. Se houver partes visíveis de que foram mutilados, porque o cadáver morreu de acidentes fatais, estes são recriados em cera e massagens ao mesmo tempo que o resto do falecido. Se os dedos não permanecem em uma posição natural, uma cola é aplicada para atingir o resultado desejado pelo funeral.

No caso do homem, a única coisa maquiada é o arranjo do cabelo, algumas são pintadas uma cor neutra que imita a cor natural deles nas partes visíveis. Um cadáver embalsamado sem maquiagem não é natural. Quem já viu um corpo embalsamado sem maquiagem sabe, o resultado é sombrio.


Quem tiver estômago e gostar, não é difícil encontrar videos sobre isso por ai... Eu Desaconselho!
Desculpem os milhões de erros de português que deve ter, o texto foi sendo caçado e traduzido com boa vontade até as 5 da manhã
Bons Pesadelos...

34 comentários:

  1. vlw, pelo trabalho interessante o assunto e ninguem tem coragem pra falar nisso sabendo que todos vamos passar por esse tratamento um dia ... da uma gasturaaa...

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaaaaai que aflição! Quero que façam isso comigo não =P



    Obrigada pelo post =D

    ResponderExcluir
  3. Ola MedoB,eu gostaria de saber se caso eu quiser enviar uma matéria,o E-Mail do Blog?
    Belo Post,como sempre.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho errado "velar" um corpo. O correto seria proceder logo com o enterro ou cremação pra evitar todo esse processo estetico desgastante e futil.

    ResponderExcluir
  5. Manda o vídeo pro Isso é Bizarro pra gente ver!!!!!

    Belo post!

    ResponderExcluir
  6. Acho que poderia postar o vídeo, afinal, vê quem quer...

    ResponderExcluir
  7. Nossa essa profissão é mesmo pra que tem coragem O.O

    Nunca tinha ouvido falar.Acho legal vc divulgar essa profissão.

    Também acho que vc podia colocar o vídeo pois afinal é so pra akeles que TEM CORAGEM =P

    ResponderExcluir
  8. Mas não é todo mundo que é embalsamado depois que morre, é? Não é só caso tipo o Papa ou o Michael Jackson, que foram velados por eternidades? (não que o post fale alguma coisa disso, mas pelos comentários, foi o que deu a entender)

    Ugh, nojento e repulsivo, mesmo assim. o_o'
    E prefiro sem o video hahahah

    ResponderExcluir
  9. No Brasil o embalsamento não é popular. A preparação do corpo após o óbito consiste em tamponamento ("vedação" dos orifícios com algodão) após aspiração (quando necessário) e, claro, limpeza (já cheguei a dar praticamente banho em corpos, após o óbito) para ser "arrumado" no caixão.
    Prefiro cremação!

    ResponderExcluir
  10. Galera, dêem uma olhada neste video! Me parece q é d um jornal sério, supostamente a mulher conseguiu filmar um alien... o q acham?
    http://www.youtube.com/watch?v=YWatJPWnHEY

    ResponderExcluir
  11. Muito foda o post, realmente nunca tinha visto falar nada sobre embalsamadores.

    ResponderExcluir

  12. só me apetece é foder

    aúuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  13. Cara, me deu agonia ler o texto, eu fico me imaginando sendo embalsamada O.o

    Mas é uma profissão interessante, sem duvida, apesar de eu preferir ser cremada O.o

    ResponderExcluir
  14. Medo, muito obrigada pelo post. Muito legal e interessante. Acho que poucos conheciam o método de embalsamar alguém...haja estômago.

    ResponderExcluir
  15. Assistam afterlife e vão entender o drama.rs.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, me deu uma aflição ao ler o texto...
    Realmente , precisa ter bastante estômago para isso.

    Bom post! =)

    ResponderExcluir
  17. Profissão foda deve ser as dos técnicos do laboratório de anatomia lá na minha faculdade. Pegar os corpos e preparar as peças pra gente estudar. Cabeças cortadas no meio, corpos pela metade, um recém nascido todo aberto. Isso sim é tenso. Mas necessário, fato!

    ResponderExcluir
  18. Interessante. Já tinha ouvido falar na profissão. Mas não tinha me aprofundado assim. Fiquei curioso em relação ao vídeo. B:

    ResponderExcluir
  19. "Após introduzir o escambo no corpo abaixo da última costela à esquerda, o embalsamador (enquanto o sniffer está rodando)vai sugando os orgãos sensíveis da caixa toráxica do cadáver, e esse material vai para o esgoto...

    Terminado o processo na parte toráxica é feito também na parte abdominal. Os intestinos, estômago, rins, bexiga, útero, ovários e outros órgãos são perfurados, enquanto o "sniffer" extrair o conteúdo da cavidade. O que é removida do abdomen são eliminados da mesma maneira, através do esgoto."
    SÓ ME RESTA UMA PERGUNTA:
    POR QUE TEM GENTE QUE AINDA RECUSA A DOAR OS ORGÃOS???????

    ResponderExcluir
  20. vlw....tava me preparando pra janta...li e n consegui parar...pqp so entro nesse blog perto da hora de janta...muhsauhasuh irado pow...boa materia....quer dizer terrivel...terrivel..nem quero imaginar como fazem isso....tarde demais!!!!!!!!!!!!!
    =D

    ResponderExcluir
  21. Jaqueline disse tudo. Um desperdício de órgãos, totalmente. Na minha opinião nem devia que ter autorização da pessoa ou família, doação deveria ser obrigatória sempre.
    Quanto a embalsamação, ñ entendo como alguém pode querer ficar intacto depois de morto. Prefiro ser cremada sem dúvida.

    ResponderExcluir
  22. SÓ ME RESTA UMA PERGUNTA:
    POR QUE TEM GENTE QUE AINDA RECUSA A DOAR OS ORGÃOS???????[2]

    Falou tudo jaquelini, tem gente que prefere jogar no esgoto, em nome de uma crença do que ajudar pessoas que precisam.

    ResponderExcluir
  23. Realmente precisa ter coragem pra ser embalsamador XD
    Muito interessante. Já sabia algumas coisas assistindo Six Feet Under ("A Sete Palmos", no Brasil) que aliás, um dos personagens é o embalsamador que ilustra o post :)
    Um dos motivos que me levam a ser doadora de órgãos é exatamente pensar que muita coisa pode ser útil, mas é descartada nesses processos :T

    ResponderExcluir
  24. sabe, ser cremada deve ser melhor ...... "belo" post 'o'

    ResponderExcluir
  25. Eles fazem isso desde a época do Egito,faziam isso com os faraós,se eu não me engano. Claro que não com tudo isso aí que fazem agora,hi.Era bem mais simples,mas elaborado pra época.
    -
    Haja estômago pra fazer isso,pelamor.

    ResponderExcluir
  26. Acho que sou uma das pessoas corajosas! hehe =D

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo seu trabalho, corajoso de sua parte! beijo.

    ResponderExcluir
  28. Gostei de saber. Não é tão complicado cuidar de cadáveres, basta ter estômago forte. Na faculdade tínhamos que conviver com 13 cadáveres para estudar. Virei seguidora...

    ResponderExcluir
  29. Uma pergunta: como eles sugam os ovários e o útero? O.O meudels!

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Frederico "Rico" Diaz!
    Ele trabalha na Fischer e Diaz.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em poucas horas.
Não é permitido Spam nem divulgações aqui nos comentários.