5 de outubro de 2010

Templo do Povo - Jim Jones



James Warren Jones nasceu em 13 de maio de 1931 em Ubduaba (Neui-Oeste), filho de um membro Ku Klux Klan. Na idade adulta ficou conhecido por suas ideias direitistas, mas declarava-se "socialista" liberal e afirmava ser a reencarnação de Jesus Cristo e Lênin.

Jim Jones, como ficou conhecido, reuniu oprimidos e marginalizados nos EUA em troca de bens, que o ajudaram a fundar sua Seita Igreja "Templo dos Povos. Logo a Igreja cresceu com centenas de fanáticos e a igreja se espalhava pelos EUA.

A história começou a ficar estranha quando a imprensa denunciou a morte de 7 membros que quiseram abandonar a seita, e abusos sexuais.

Com isso Jim Jones ordenou a ida de todos os fiéis para Jonestown, uma cidade que ele criou no meio da selva da Guiana(Único país da A. do Sul que fala Inglês).
Jonestown era auto-suficiente, com um modelo socialista, sem contato com o mundo, seus membros sofriam severas represálias se tentassem qualquer contato com o mundo exterior.

Mais denuncias chegavam aos EUA, com a pressão o congressista da Califórnia Leo Ryan foi até a Guiana ver a Seita. Chegando lá, falou com algumas pessoas, descobriu que algumas queriam sair dali, mas também logo percebeu que estava correndo perigo. Ryan falou com Jim Jones que o liberou para ir embora levando os "traidores" da seita.
Quando estavam chegando perto do avião, Ryan, os ex-seguidores e mais 2 jornalistas foram pegos numa emboscada e mortos a tiros.

Logo depois o "Pastor" reuniu a igreja para o ultimo sermão. Falou que eles seriam torturados pelos inimigos e que deveriam morrer com honra, a morte seria só uma passagem.
Jim Jones distribuiu uma bebida de cianeto com calmantes, e assim se fez o maior massacre/suicídio coletivo de uma seita religiosa. Morreram 913 pessoas, mães, crianças, avós... As mães davam a bebida aos filhos, quem tentava fugir era morto a tiros ou com uma injeção letal.




Jim Jones se suicidou com um tiro depois que todos morreram.
Apenas umas 5 pessoas sobreviveram.


Isso é só MAIS um exemplo de seita religiosa fanática. Existem muitas outras por ai inclusive no Brasil.
CUIDADO: o MEDO B foi censurado a umas semanas atrás por uma seita desse tipo. Pensem bem em quem acreditar ou confiar.
Não acreditem em seitas por mais certas que elas sejam... Ninguém é dono da verdade.





Aqui tem um documentário feito sobre o Templo do Povo, que é o maior suicídio coletivo da história. Considerados por outros como Massacre e Assassinato. está dividido em 9 partes.




Bons Pesadelos...

55 comentários:

Pimenta disse...

Ah,vai, conta quem foi que se meteu com o medo!
Conta!
bjo

Anônimo disse...

Rachei... o cara falou que era reencarnação de Jesus... mas como se Jesus ressucitou depois de 3 dias... kk'

O cara fala olha pessoal vocês viram que quem tentou sair da seita morreu... então vamos todos para um lugar bem distante e isolado... que concerteza vocês vão estar mais seguros neh kk'

E o Ryan achou que era reencarnação de Moisés, pensou que ia levar o povo de volta das mãos do cara e se fudeu... ( dessa vez não tinha as pragas para te ajudar, elas estavam no brasil ouvindo funk alto no onibus)

essas fotos ai parece quando amanhece depois de uma rave...

RPG: se encontrar uma poção não beba sem saber o que é...

Anônimo disse...

Renan G - seu comentário foi idiota.

Não é coisa pra ficar brincando esse tipo de coisa, religião é uma coisa maior do que simplesmente risadas. Do seu ponto de vista faz todo sentido criticar desse jeito. Agora pare e pense como viviam as pessoas em guiana, estude um pouco mais, não simplesmente deboche igual voce fez, parece um tanto quanto imbecil.

LuKs disse...

Tbm achei o comentario do Renan "pouco construtivo". '¬¬
Mas acho que se vc "dá reply" no comentario de alguém, deve, no mínimo, se identificar...

Quanto ao post achei muito interessante. To vendo os videos no Youtube. Eu achava que o maior suicídio em massa na história teria acontecido no japão, quando estudantes se jogaram em linhas de metrô, ou coisa parecida. Esse lance de suicídio é mais a cara de japonês (n é preconceito com japas, eles simplesmente são assim... :S). Incrível como as pessoas podem se aliar a coisas malucas pra fugir dos problemas... religiões toscas e drogas são exemplos. É triste. Mas valeu pelo post! A contagem do MedoB atualmente tá um post bom pra 3 meia boca... a gente chega lá!

Anônimo disse...

Essas pessoas buscavam um sentido na vida e acabaram sendo vítimas de um farsante. E necessário pensar bem antes de seguir qualquer seita por aí. Esse Jim tinha o dom de guiar as pessoas, pena que usou esse dom para o mau.

PS:Será que o anônimo é o próprio Renan XD?

Anônimo disse...

Seitas, religiões... No fim dá na mesma, falcatruagem encima de tolice.

Gisele disse...

Ah,vai, conta quem foi que se meteu com o medo!Conta! [2]

O comentário do Renan foi idiota, mas admito que eu ri XD

Felippe.w disse...

Ah,vai, conta quem foi que se meteu com o medo!Conta! [3]

Beto disse...

Ah,vai, conta quem foi que se meteu com o medo!Conta! [4]

Anônimo disse...

É triste, algumas pessoas buscando algo maior acabam sendo refens de lunáticos. São todos pobres almas, de baixa evolução que vivem na escuridão. Seres mais elevados sabem que a iluminação é algo que vem de dentro e não do ambiente externo.

Erik Paulussi disse...

Acabei de assistir o documentário e achei chocante. Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha parado de fato para conhecer a história.

Isso mostra o poder de persuasão de um ser humano e como é perigoso ser obcecado por alguma coisa. Você pode seguir uma seita, uma religião, um grupo...qualquer coisa, mas tenha senso crítico. Nunca deixe a opinião coletiva virar a sua individual. Sempre existem diferenças.

LuKs disse...

Ainda to vendo os videos no youtube. E me lembrei de... Canudos!! Alguém lembra das aulas de história? A história da "cidade" de Canudos lembra bem o que aconteceu nessa aí dos EUA. Um cara carismático e metido a padre/pastor evangelico/lider espiritual/sabe-se-la-deus-mais-o-que começou a arrebanhar uma GALERA pra juntar os trapos e sair de suas cidades, vendendo tudo o que tinham pra iniciar vida nova em uma terra "prometida"... só que no caso de Canudos, a galere não morreu de morte morrida... foi de morte MATADA mesmo.

LuKs disse...

Ah,vai, conta quem foi que se meteu com o medo!Conta! [5]

*não resisti...

Anônimo disse...

Neste link você pode ouvir os ultimos 45 minutos de JIM JONES no seu culto final, gravado em fita, recuperado pelo FBI. Está em ingles, mas tem também as transcrições, quem tiver vontade pode pegar a transcrição e botar no google. São 45 minutos de discurso. Algumas partes são chocantes...

http://www.archive.org/details/ptc1978-11-18.flac16

LuKs disse...

Ultimo comentario sobre isso... vou dormir... Acho que por mais assustador que um filme possa ser, nada que a imaginação humana possa criar vai poder ser um dia mais assustador que a realidade. Esses videos me provaram isso. Ouvir os ultimos audios e os depoimentos dos sobreviventes me deixaram com um sentimento misto de pena, revolta, tristeza, medo até... é difícil se colocar no lugar do outro nesses casos... de todos os videos que ja vi no MedoB, esse documentario foi o que mais me assustou. De longe.

Anônimo disse...

Ah,vai, conta quem foi que se meteu com o medo!Conta! [6]

nossa fiquei super curioso

Anônimo disse...

Caramba foi um massacre em proporções multi etnias ví caucasianos, negros e orientais no grupo ,isso ele conseguiu entrar no seios de várias famílias diferentes e não um só grupo de pessoas.

Jill disse...

Infelizmente muitas pessoas decepcionadas com a vida que levam acabam buscando sentido em outros lugares e são vitimas perfeitas para oportunistas como esses. Considero importante sim a religião, que serve como uma base de preceitos morais, mas existem certas seitas que fazem verdadeiras lavagens cerebrais na pessoa.

Anônimo disse...

religiao...coisa de gente retardada.

Ljós disse...

Ah, O Discovery Channel já tinha me apresentado à ele, hehe.
De qualquer forma, como dizia Hitler "Que sorte para os ditadores que os homens não pensem."
Rs.

Lipe de freitas disse...

"religiao...coisa de gente retardada."
Retardado é quem faz esse tipo de comentário sem justificar o porquê...eu sou cristão e de forma alguma faria uma acoisa assim como as pessoas que vão na igreja que eu vou...esse cara ai que levou todo mundo ao suicidio era um falso porfeta!a biblia tem uma parte especifica que fala sobre os falsos profetas e que muita gente desinformada e sem conhecimento cairia nessas coisas!é lamentável,mas o que temos que fazer é só uma coisa:lamentar...e devemos tomar cuidado...nos informar e ver realmente que é falso profeta,pois eles tão terríveis quanto aqueles quee não acreditam na palavra,já que quem não acredita na palavra não ficam por aí zombando e perdendo tempo...

Kelly Maria .-. disse...

Canudos foi um tanto (muito) diferente, enfim, se procurar um pouco mais vai entender a ideologia diferenciada.
Quanto mais...

Que sorte para os ditadores que os homens não pensem.²

As pessoas estao cada vez mais superfulas, hoje em dia ainda é pior, aquela epoca a religiao provocou isso, acho que hoje se uma bandinha (^^) pregar um suicidio coletivo ainda tem gente que vai.

Anônimo disse...

@Kelly Maria Seriam pessoa superfulas aquelas com muita raiva?

Anônimo disse...

Gostei da frase inicial do vídeo, que Jim Jones é um paradoxo,, ao mesmo tempo que ele trouxe a esperança para aquelas pessas, ele era um dono da verdade, aquele que acredita que sua verdade é indubitavel e combinado com seu poder de influencia (boa retorica) resultou na morte de tantas pessoas.
Adorei o post, pq eu estava fazendo um trabalho de filosofia - o beneficio da duvida- e justamente no meu texto tinha o exemplo do Jim Jones :)

LuKs disse...

Sem intenções de voltar pro ensino médio pra ler como foi a revolta de Canudos! '¬¬
Provavelmente foi muito diferente, mas que esse caso me fêz lembrar de Canudos fêz...

Anônimo disse...

Poxa alguem ouviu os 45 minutos de audio? comentem gente!

Jill disse...

Luks,
No caso de Canudos foi bem diferente, o sertanejos viviam em condições precárias e no arraial seguiam o catolicismo e o sebastianismo ( a crença que o rei de Portugal voltaria). Vicios, bebidas e prostituição eram proibidos. E tudo que era produzido era repartido, o arraial começou a crescer e a prosperar, isso afetou as autoridades, a Republica era recém proclamada e A. Conselheiro era a favor da Monarquia, então o presidente (se não me engano era o Floriano, não sei) usou isso para causar temor. O estompim da guerra, foi quando Conselhieiro comprou um carregamento de madeira e o Juiz Arlindo Leone não permitiu a entrega, Conselheiro mandou seus homens buscarem e eles foram mortos. Ao contrario dessa seista, todos no arraial queria ficar e defenderam Canudos até o fim...

Divina Francis disse...

Vi o documentário inteiro, e realmente é bem triste. Podemos ver que até certa parte de toda essa história, eles estavam realmente felizes, mas o cara se perdeu no poder, e então a coisa toda desmoronou. É triste que tantas pessoas tenham morrido em pró da felicidade e do poder de um homem só.

Anônimo disse...

Muito paia essa história.
Mais vem cá, esse blog tava congelado? Essa é a história mais rodada das interwebs.

JAQUELINI disse...

MEDO LUTE CONTRA A CENSURA...CONTA PRA NÓS A HISTORIA TODA,QUEM SE METEU CONTIGO?
CONTA VAIIII.......*-*

Jill disse...

Devem ser esses fanáticos que consideram os posts demoniacos, por falar do sobrenatural, para muitas seitas isso é absurdo. Acho isso ridiculo, já que o medo sempre expôs os fatos de maneira racional, sem fazer alarde nem nada. Aff... Não gostam dos posts não leiam. Medo, ignore esses sem noção, adoro seu blog :)

César disse...

PAREM DE SER IDIOTAS E CURIOSOS, O MEDO B NÃO PODE DIZER O NOME DA SEITA, E NÃO PODEM LUTAR CONTRA A CENSURA. ESSAS COISAS DE SEITA NGM PODE BRINCAR, NGM !

Meu pequeno passatempo disse...

Esse cara foi um babaca , mas sempre tem gente mais babaca ainda para seguir gente desse tipo .
Conta quem reclamou com o medo , essas pessoas são hipócritas , quando veem algm fazendo sucesso , querem logo colocar medinho , mas medo pra gnt não é nada , uhasuahs :) Contra a censura!

Meu pequeno passatempo disse...

Esse cara foi um babaca , mas sempre tem gente mais babaca ainda para seguir gente desse tipo .
Conta quem reclamou com o medo , essas pessoas são hipócritas , quando veem algm fazendo sucesso , querem logo colocar medinho , mas medo pra gnt não é nada , uhasuahs :) Contra a censura!

MEDO B disse...

Galera sobre a seita infelizmente não posso falar por questão de JUSTIÇA.

Mas se quiserem saber, procurem pelo post sobre "seitas ufológicas" lá tem a fonte do post q foi uma cópia... Porém reparem bem que no MEDO B falta uma das seitas... lá na fonte tem, a fonte é maior e mais forte que eu por motivos obvios.

Fica dica :)

Anônimo disse...

Então aqueles FDPs lá do Lineamento alguma coisa tentaram censurar o MEDO B? São tão fodas que querem ficar censurando blogs por ai. Só pra ver que o MEDO B é tão bom que até tem seitas vendo os post's, rs

Anônimo disse...

kkkkkk gostei da parte q diz: Apenas umas 5 pessoas sobreviveram.

Bia~* disse...

Eu tomei conhecimento dessa história quando eu tinha uns 8 anos de idade, com uma reportagem do Fantástico, que minha mãe não devia ter deixado eu assistir, pois entrei em uma espécie de depressão profunda após assistir. Imagine você na cabeça de uma criança de oito anos o impacto de uma informação dessas. Precisei tomar remédios calmantes e acordava no meio da noite chorando. Nenhum filme de terror nunca me aplicou tal impacto, mas a maldade humana sempre me deixa mal. Nem me surpreendo mais.

Anônimo disse...

mas como eles tentaram censurar o MEDO B?

Evelyn In Mars disse...

Conte pra nós da censura...conte!

Unknown disse...

Imbecil é você que está 'pregando' respeito a essa religião de forma indireta, tu é cego ou burro??? Não leu a reportagem não é??? se as pessoas que fizeram parte dessa barbárie (sim, se matar e matar seu filhos é barbárie), estavam lá é porque elas concordavam com essa IDIOTICE toda, logo não receberam menos do mereceram. Esse seu comentário soa como se você concordasse com fanatismo, se for o caso, não mostro nada além de desprezo por você. Lembre-se que o nazismo foi exatamente a mesma coisa, uma religião seguida por fanáticos... E como o LuKs disse, tenha coragem de mostrar a cara ao invés de ser um anônimo fanático de mherd@

Marcio Aquino disse...

as pessoas tem de ter conhecimento quê devemos respeitar as religiões , mas isso não é uma religião , é um homem com bastantes problemas psicológicos (não podemos deixar de dizer que é bem inteligente), que se aproveita de pessoas que tem bastantes problemas pessoais e estão em desespero! Existem muitos casos como esse , exemplo é o Adolf Hitler que fez uma lavagem cerebral em milhares de Alemões para que fizessem tal crueldade e pelo mundo existêm diversas mentes parecidas!
OBS : no mundo sempre existiu , existi e existirá pessoas com tal capacidade maligna , então nós devemos apenas manter distância e tentar impedir esses desgraçados!

Uvijek disse...

Rapaz, Canudos foi uma especie de revolta contra a republica e separação do estado/igreja. como Sabemos, o inicio da Republica foi marcada também pela cobrança de impostos, só que no sertão a republica não chegava pra ajudar, só pra cobrar...

Dante Sparda disse...

calma gente esse cara era louco a religião verdadeiramente cristã é totalmente contra a violencia e suicidio muitas pessoas criticam a religião achando que tudo é a mesma coisa dizendo que o mundo seria bem melhor sem religião mas na verdade o mundo seria bem melhor sem os humanos burros e egoistas que só pensam no poder e em si mesmos exemplo santa inquisição como um cara pode ser tão burro para ler um maravilhoso texto sagrado e fazer totalmente ao contrario do que esta escrito nele somente para obter mais poder e dinheiro através do medo e conseguir mais fieis na marra isso é absurdamente ridiculo e extremamente anti biblico e ainda tem pessoas que não leem a biblia e acham que ela prega essas barbaries que esses otarios fazem eu fico fulo da vida com esses babacas que só servem para manchar o nome do poderoso salvador Jesus cristo quando na verdade deviam tá manchando o nome de politicos ladroes de estupradores e de assasinos e não daquele que foi toturado humilhado e morto pelo seu proprio povo para que nós podessemos ter a chance de ir para o paraiso e uma coisa é certa tem uma grande diferença entre matar e morrer por deus e achar que esta matando ou morrendo por Deus e pode saber que se alguma coisa lhe pedir para fazer o mal em nome de Deus essa coisa não é Deus e sim provavelmente o demonio querendo mancha o nome do criador

Anônimo disse...

não entendi. ou não estou acreditando. vc tá nos dizendo q essa seita deve ser respeitada? q as pessoas ali morreram felizes e tinham uma vida correta?

Unknown disse...

Somente para complementar algumas coisas:
- A comunidade de Canudos não seguia o catolicismo, pois a Igreja excomungou todos que lá viviam pelo simples motivo de não seguirem a doutrina católica
- Não julguem o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição como se isso fosse nos dias atuais, e como se fosse a Santa Igreja Católica Apostólica Romana que começasse com as perseguições, porque não foi. A Inquisição foi apenas uma resposta às perseguições que a Igreja sofria, tanto da parte de pagãos quanto da parte de protestantes.
- Jim Jones foi sim uma desgraça, um lobo em peles de pastor, um cão luciferino, pois usou o Santo Nome do Senhor de modo profano, usou de seu dom de retórica para prega a Bíblia do jeito que ele queria, assim como fazem, atualmente, esses pastores evangélicos safados com a teologia da prosperidade

Att
Gustavo Santos

ukon disse...

ok ele ressuscitou depois dos 3 dias más o que aconteceu depois?

morreu? e se morreu, o cara não pode ser uma reencarnação? o primeiro de tudo é, será que jesus chegou a existir? eu tenho certeza que, como a biblia, jesus, é só mais uma invenção, baseado em algum charlatão da época, a qual se refere. essa é a minha opinião

Helena Valentine disse...

Quer noticias sobre Filmes, Animes, Games e Cosplay?
www.cupcaketaste.com

Anônimo disse...

Os japoneses não são simplesmente assim, lá eles sofrem muitas pressões, como ser o melhor em tudo. É complicado. E lá, não existe psicólogo ou algo assim.

Sony disse...

Mas em nenhum momento se afirmou a existência de Jesus. Só disse que era ilógico ser a reencarnação de Jesus porque ele ressuscitou.

E se um cara ressuscita, ele provavelmente não morre efetivamente, porque vai ressuscitar de novo. Não há necessidade de reencarnação. E, fala sério. Reencarnar em LÊNIN?

Sony disse...

Nem vou comentar o respeito, só a falha ÉPICA em não saber que, mesmo estando na reportagem, os adeptos da seita eram AMERICANOS que se mudaram pra Guiana.

serenavdw disse...

Só de ver as fotos já me deu um troço,cara doido aquele Jim não sei do que,mas o povo foi muito burro pra acreditar em um KKK

Unknown disse...

LEGAL O POST MEDOB ...PENA QUE ATRAIU UM MONTE DE CRENTELHO,aquela gente chata que acha ser dono da verdade, nenhuma religião pra min é convicente suficiente ...eu tenho minha propria religião se chama MENTE...sem supertiçoes e sem fanatismo apenas o fato em q Deus pode existir e deu ! afinal a igreja foi feita pelo o homen e sei o suficiente sobre ele , nós somos crueis...

Jiyaru disse...

Realmente, muito forte mesmo o documentário.
Assim, para mim, não existe uma religião certa, pois estudando História da arte, eu vi que na verdade os povos usam da religião uma forma de poder, e muitas destas histórias acontecem.
Religião na verdade é uma coisa sua.
É você acreditar em Deus da sua forma, e tomar cuidado extremamente com pessoas que dizem ser reencarnações de Jesus, ou mesmo um anjo e querer te comandar, a Igreja não comanda ninguém, como o Catolicismo fazia antigamente principalmente na Idade Média, até mesmo tirando delas o poder do conhecimento.
O conhecimento é tudo, e você acreditar em algo para te dar paz é uma coisa sua também, por que com o conhecimento você vai saber, se aquilo é certo ou não.

Unknown disse...

O cara era biruta, e levou uma legião de birutas com ele, só lamentei pelas crianças que confiaram nos pais e beberam o veneno, de resto, já foram tarde, imagine se escapa algum.

Esse Jim Jones parece Edir Macedo, só que Edir Macedo explora fieis moral e financeiramente, eles valem mais vivos do que mortos.