4 de setembro de 2011

Gustave, o crocodilo

Quem viu o filme da Globo de "hoje"? (03/09/11)
Falarei do filme em questão mais pra frente neste post, mas quem viu com certeza lembra do crocodilo gigante que aparece.
Pois bem, logo após o filme eu fui pesquisar só pra ver se eles não estavam tirando vantagem com aquele "baseado em fatos reais" que aparece.
E, de fato, ele existe!

-------------------------------------


Gustave é um crocodilo do Nilo de aproximadamente 6 ou 7 metros de comprimento (Segundo uma estimativa de 2007 feita pelo National Geographic), e que pesa mais de uma tonelada. É conhecido por ser o maior crocodilo do continente Africano, e ganhou o nome graças a Patrice Faye, um morador de Burundi (País onde Gustave se encontra) que tenta caçar o bicho desde 1998, ainda sem sucesso.

[leiamais]

Por que Gustave é tão conhecido e temido aonde vive? Ora essa, seu prato predileto são...Pessoas!
Exatamente, Gustave gosta de comer carne humana! E não é uma ou duas pessoas, não senhor. Estima-se que o crocodilo já tenha matado mais de 300 pessoas em um período de apenas 10 anos! Acredita-se que ele tenha adquirido o gosto por humanos após devorar os cadáveres daqueles que morreram durante a guerra civil que atingiu Burundi. Depois disso, ele começou a atacar quem quer que estivesse no seu rio, o Ruzizi.
Dizem que ele utiliza a cauda para derrubar as pessoas que estão em pé no rio e depois as devora. Pescadores já tentaram atirar nele, mas totalmente em vão; segundo eles, balas não penetram o couro do bicho, deixando apenas cicatrizes.

(Foto tirada pela National Geographic em 2008)

Algo curioso sobre Gustave é que por causa do seu peso e tamanho, ele não é um caçador excepcional. Em uma entrevista dada à BBC em 2002, Patrice Fay, aquele que nomeou o crocodilo, explica alguns fatos interessantes sobre ele:

"Ele é enorme. Tem três vezes o tamanho de qualquer outro crocodilo em Burundi. Ele não é muito rápido e não se alimenta do que os outros crocodilos daqui comem - peixes e pequenos mamíferos. Ele ataca presas lentas, que são mais fáceis de capturar. Gustave é muito perigoso quando sai do Ruzizi para acasalar.
Ele viaja por toda a área de Rumonge e Minago, e come pescadores e banhistas que estão no caminho. Pode comer 10, 15 ou 20 pessoas ao longo da margem. Um ano, eu segui seus passos durante este período, e 17 pessoas foram comidas entre Kanyosha e Minago, e Kabezi e Magra."





(Fonte texto e mapa: BBC News)


Apesar de ser lento, Gustave é muito inteligente, e jamais chegou a ser capturado, evitando as várias armadilhas que já foram colocadas para ele. Mas já figurou um documentário, produzido em 2002 (todo em inglês):




E também é o personagem principal de um filme de 2007 (O que passou hoje e deu origem ao post), chamado Primitivo (Primveal). Que conta a história de um grupo de repórters que vão à Burundi documentar sobre Gustave. O filme também intercala com a situação que o país passava na época, uma sangrenta guerra civil.
O crocodilo é extremamente exagerado no filme, ele é rápido, muito maior do que 7 metros, e é simplesmente uma máquina de matar que não morre nem jogando granadas na água. Mas NA MINHA OPINIÃO foi um filme interessante, com cenas pesadas da guerra que nos deixam um tanto quanto impressionados.






Em 2002, foi estimado que Gustave teria 60 anos, aproximadamente. E ele ainda está lá, em Ruzuzi, solto, atacando as pessoas.

(Gustave atrás de dois colegas crocodilos)

Bons Pesadelos...

40 comentários:

Divine InfekT disse...

hmmm eu soh nom acredito muito na parte dele aguentar tiros mas o resto huhuhu impressionante xD

amandinha06 disse...

Olha, muito legal o bicho, um animal excepcional... agora pra quê tentar matá-lo ? Tem humanos que matam uma quantidade muito maior de pessoas e nem por isso vão pra cadeia ! Deixem o bicho viver em paz ! ....

Soll disse...

Sinistro xD

Mandy disse...

Bizarro - ele é quase como um dinosauro ou um daqueles crocodilos da pré-história por ser ENORME!

Assisti o filme ontem a noite... ô filme RUIM!E é porque é difícil um filme de horror me desagradar... mas esse conseguiu! :(

Owdney' disse...

Cara esse post de ontem tava bom e o de hoje também muito booom ...

Roberto disse...

Aguenta balas de espingarda? Mete uma Barret .50 na cabeça dele e quero ver não penetrar! Para quem não sabe barret .50 cal é um rifle de alta precisão capaz de penetrar blindagem de tanque.

Gulla disse...

Eu quem não quero ficar cara a cara com esse bicho, kkkkkkk, imagina o tanho dos dentes dessa porra estais louco, kkkk, de uma coisa eu sei, kkkkkkkk, ele nunca vai me pegar,kkkkk

Filipe disse...

"Olha, muito legal o bicho, um animal excepcional... agora pra quê tentar matá-lo ? Tem humanos que matam uma quantidade muito maior de pessoas e nem por isso vão pra cadeia ! Deixem o bicho viver em paz ! ...."

Simples, ele inverteu a cadeia alimentar e ficou encima de nós! Isto não está certo! Manda um helicóptero de combate e põe fim no réptil!

babi disse...

taca uma bomba lá. sobra nada kk

Anônimo disse...

Haha, eu tbm fui uma das que quando viu "Baseado em fatos reais", duvidou.
Ótimo post!

Mad World disse...

Tomara que não consigam matar ele nunca, e que ele coma quem o tentar matar. Bicho muito lindo e diferente, cheio de história, não merece ser morto, assim como qualquer outro bicho. Só acho que deveriam isolá-lo e avisar mais as pessoas de seu perigo, a morte não é uma solução. Ótimo post, aprovado.

. disse...

oloco, um bixo que aguenta bala :O


mas é bala de verdade né ? XD

Gabriele Rohde disse...

Gemt, que medo. Ele migra para outros locais na época de acasalamento, e come qualquer pessoa que dê o azar de estar no caminhoo. Imagina. o_o

Dinnah disse...

Gente EU PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS, não é nada sobre o Crocodilo, Mas alguem se lembra de um filme de terror um pouco antigo em que o menino (ou é só uma cena, nao lembro) fala com o dedo dele? E o dedo é tipo o demônio seila, tem algum haver tbm com um gravador... Minha memória nao é mt boa mas eu lembro de ter assistindo a essa cena em q o menino fala pra mim o que o dedo tá mandando ele fazer! Se alguem lembrar e souber o nome, me diz pf! Quero mt assisti-lo eu assistir quando criança e lembro de ter ficado com medo!

Dinnah disse...

*o menino fala pra mãe

Unknown disse...

é O Iluminado :) clássico.

Pierre disse...

E esse post inaugura... MEDOBIOLOGIA O//

Daniela disse...

Olha, ta bom que é um bichinho lindo, e excepcional, e fantástico e o escambal, mas fala sério, deixar ele continuar a matar pessoas só pq tem homens sem vergonha, que matam outros e não vão para a cadeia é foda né. A maioria dos caras que foram mortos por esse monstro deviam ser trabalhadores pobres que usufruíam do rio para pescar e conseguir um dinheirinho para se manter e manter sua família, não vale a pena pensar na família desses caras que ficaram em casa esperando ele voltar? Não vale a pena pensar que agora a mãe não tem mais renda nenhuma para sustentar os filhos e nem a ela mesma? Isso é ridículo, se ao menos o crocodilo tivesse matado caçadores que estivessem tentando matá-lo, até tudo bem, mas matou gente inocente, e ainda como mencionaram acima, ele não é natural, não era para ele estar matando pessoas. Pega uma escopeta, um canhão, uma bomba atômica que seja, faz esse bicho engolir ela e explode ele de uma vez, puta que pariu. O governo só tem poder de fogo quando a coisa é do interesse deles ú.ú

Dinnah disse...

Sério que é o O Iluminado? eu ja li e vi O Ilumiado e nem associei ao filme da minha infancia x_x mas deve ser esse mesmo, devo tá ficando louca kkkkkkk

Dinnah disse...

Custa tanto assim captura-lo e prenden-lo em algum lugar onde ele pare com essa mania horrivel de comer humano e mude a sua dieta? Nós fazemos foquetes e vamos até a lua e nao conseguemos capturar um crocodilo serial killer? ah vá

Dinnah disse...

Odeio esse papinho 'prefiro bichos á humanos' então se mata e torcer pra reencarnar em um cachorro '-'

Divine InfekT disse...

eh... concordo.mas ele daria um bom sapato ;) rsrsrs. se ele vier te comer vou lembrar de vc falando pra não matar-lo. kkkkkkkkkk
de mais um tiro de 762 mesmo nele e pronto 1 tonelada de impacto tem.

Matheus Freitas disse...

Excelente post.
Bicho esquisito esse aí né? Mas até que é legal n fosse o fato de gostar de carne humana.
Me lembrou a minha professora de história falando que os ratos na primeira guerra sofreram algumas mutações ao comer os soldados mortos nas trincheiras, tenta ver se isso procedo medo, pode virar post.

Dinnah disse...

Não defendo nem a morte dele e nem a de humanos, eu falei de 'isola-lo' pra ele nao causar mais problema!

Rukashi disse...

Gostam de matar o Gustave, idiotas?

Venator disse...

Tambem acho que a melhor opção seria captura-lo, mas entra a questão de como fazer isso, digamos que seja verdade que ele aguenta tiros que armas com baixo calibre, um tiro com tranquilizante não conseguiria afeta-lo ja que geralmente armas usadas para isso não são muito fortes.

gutoreis7 disse...

ótimo post....
Eu diria primeiramente diria para pararem de tentar matar ele,mas quando vi o comentário da Danielli,fiquei em cima do muro...acho que o melhor seria cercar a área,ou tentar capturá-lo e mandar ele pra uma reserva,ou sei lá....o que vão fazer quando matarem ele?comer?

Unknown disse...

Sim, é o Iluminado. Assisti ele novamente faz pouco, eu acho um filme de terror psicológico muito bom :) E eu ainda assisti em preto e branco, não sei porque que preto e branco é mais assustador. :x

Daniela disse...

gutoreis7 - Eu comeria AUHUHAUHUHAUHUHUHHAHUHUAHUU' zuera, dexa o bicho apodrecer lá no rio onde nasceu e depois os peixes que deem um jeito de acabar com seus restos ú.ú Ouuu, capturá-lo seria uma ótima ideia, e usá-lo para estudos, tentar entender o porque de ele ter crescido tanto, oou o por que de ele ser bem espeeertiiinho, se não, mata mesmo.

Gustavo disse...

eu não vi nada de mais no nisso '-'
Tudo que vi foi um animal mais forte se alimentando de um animal mais fraco ( sim, os seres humanos são animais, bicho ou qualquer derivado ) A culpa não é do crocodilo se o ser humano é fraquinho né -q . Por mim ele poderia permanecer comendo humanos até o fim do mundo, para mim não vai mudar nada, afinal de contas, é assim que funciona a natureza.

Gustavo disse...

Danielli - Voce não gostaria que uma raça mais " curiosa " do que a sua te usasse como uma cobaia né ? Sinceramente... nós humanos ficamos mais arrogantes a cada dia que passa. Por isso que quem vai por um fim na nossa raça vai ser nós mesmos e não outro animal como esse crocodilo.

Mad World disse...

Quer dizer que humanos matarem vacas pra se alimentar é correto, mas o crocodilo matar humanos pra se alimentar é errado? Todos nós somos animais, como o amigo acima disse, a diferença é que encontramos um mais forte que nós. Então quer dizer que a saída é matá-lo? Acho digno deixar ele livre e fazendo o que quiser, é do instinto do bicho, ele faz parte da natureza, estamos aqui de intrusos.

Anônimo disse...

http://extra.globo.com/noticias/bizarro/crocodilo-gigante-capturado-nas-filipinas-2589011.html... Saiu agora a pouco no site da Globo.com

Daniela disse...

Ow... Estamos aqui de intrusos? Quer dizer que deviamos ficar aonde então? não entendi... Que eu saiba, somos animais, não deixaremos de ser. Mas antes uma pessoa do que um animal. Eu amo animais, acho eles incriveis e fascinantes, mas não é por isso que vou preferir proteger a raça deles do que a minha. Nem todo humano merece morrer, não mesmo. Os maus que se fodam, mas os bons devem ficar e ter uma vida feliz, pois se um crocodilo vai impedir isso, eu prefiro matar o crocodilo, do que deixar a familia desses caras que devem sofrer uma puta de uma vida de merda, na miséria, pescando de barquinho nesse rio, para sustentar a familia pobre, o filho doente, ai me vem um crocodilo e mata ele. O filho dele morre, a mulher vai morrer de fome e foi-se a chance de uma familia humana ser feliz. Desculpe-me, mas antes o sofrimento de um animal do que o sofrimento de um humano, tenha piedade... Já não basta as pessoas morrendo de doenças por ai por falta de atenção do governo para com a saúde pública? Só quis dizer que, se é que tem uma chance de evitar que mais um ou dois pescadores miseráveis morram, que seja! É assim que acontece, a mudança pode ser pequena, a ajuda também, e conforme for evoluindo se forma uma coisa grande, entendeu? O crocodilo não tem culpa de comer, e os humanos não tem culpa se o crocodilo decidiu variar o cardápio dele por uma carne mais "delicada" ú.ú Fala sério, eu repito. Antes um crocodilo do que um humano, essa história de que os animais vem mais do que as pessoas é um absurdo, valorizem a raça de vocês primeiro, talvez o mundo fique melhor e então nós pensamos em começar a ajudar os animais. E por ultimo, o crocodilo não vai ser TORTURADO, ele vai ser abatido, como milhões de vacas por ai que servem de alimento. Bem, é só isso.

Daniela disse...

Corrigindo: "essa história de que os animais vem mais do que as pessoas é um absurdo". Eu quis dizer que: Essa história de que os animais VALEM mais do que as pessoas é um absurdo.

Ok, corrigido, xau de novo.

Edward Kadnus disse...

eu asisti um pouco do filme e ja tinha lido em algum lugar sobre esse crocodilo bem no filme ele ta mais para um dinosauro
tensa a cena que o cara mata o xaman com um facão (facaoafiadoo)

Anônimo disse...

encontraram mais um de 6,4 metros nas Filipinas:http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2011/09/crocodilo-de-64-metros-vira-atracao-nas-filipinas-apos-ser-capturado-vivo.html

Lara Cristina disse...

http://webagattp.blogspot.com/2011/05/crocodilo-assassino-de-uma-tonelada-e.html

lii o poste aqui e achei isso

Pan P Bastos disse...

vai dormir com ele pra vc ver se ele não é tão violento como no filme....rssrsr

Anônimo disse...

no dia do mell niver! 4 d setembruuu U.U