13 de fevereiro de 2013

Curiosidades sobre o filme "O Massacre da Serra Elétrica" (1974)



Cinco jovens viajando em uma van pelo interior dos Estados Unidos. Um assassino cruel e assustador com uma moto-serra nas mãos. O final disso nós já conhecemos, certo? Saiba as curiosidades por trás de O Massacre da Serra Elétrica, um dos maiores clássicos do terror de todos os tempos, aqui no Medo B!


[leiamais]



A atriz Marilyn Burns realmente sofreu em algumas cenas. Por exemplo, na cena da floresta, onde Leatherface a persegue sem parar, ela esbarrou em alguns galhos e se cortou de verdade em algumas vezes.

Durante a cena de jantar próximo ao final do filme, quando o homem da serra elétrica corta o dedo de Sally, ele realmente o corta! Isso porque não foi possível fazer com que o sangue falso jorrasse do tubo que ficava atrás da lâmina.


A atriz que interpretou a personagem Pam que ficou pendurada em um gancho, foi na verdade suspensa por uma corda de nailon que ficava entre as suas pernas, o que causou muita dor à atriz.


O Massacre da Serra Elétrica não foi lançado na Austrália até o início dos anos 80.

O diretor Tobe Hooper disse que teve a ideia do filme enquanto estava em uma loja de ferragens lotada. Enquanto pensava em um jeito de passar pela multidão, ele avistou a serra elétrica.


Quando O Massacre da Serra Elétrica foi lançado, a audiência o achou tão chocante que muita gente simplesmente foi embora no meio do filme na pré-estreia.

O Massacre da Serra Elétrica foi produzido com um orçamento inferior a US$ 150 mil, e rendeu mais de US$ 100 milhões em todo o mundo.


Tobe Hooper não conseguiu lançar o filme em 1973, já que foi considerado brutal demais. Devido a isso, O Massacre da Serra Elétrica só foi lançado no final de 1974, por distribuidores desconhecidos.

Sacos para vômito eram distribuídos para as pessoas antes do começo do filme.

Foi o primeiro e mais importante filme de uma nova tendência de violência explícita e muitas cenas de sangue com alto teor de terror psicológico.


Assim como muitos outros filmes o fizeram (“Psicose”, “O Silêncio dos Inocentes”, entre outros), O Massacre da Serra Elétrica tem como inspiração principal a figura do psicopata Ed Gein, que aterrorizou uma cidade chamada Plainfield, nos EUA, durante os anos 50.


A franquia em torno de O Massacre da Serra Elétrica ainda inclui um vídeo game lançado em 1983 e dois documentários produzidos diretamente para o vídeo. “The Texas Chainsaw Massacre: A Family Portrait” (1988) foi dirigido e escrito por Brad Shellady, trazendo depoimentos dos atores do filme original, além da presença do famoso colecionador Forrest J. Ackerman, editor da revista “Famous Monsters of Filmland”. E o documentário inglês com cenas de bastidores “The Texas Chainsaw Massacre: The Shocking Truth” (2000), com direção e roteiro de David Gregory, narração de Matthew Bell e com a participação de vários nomes envolvidos com os filmes.


As filmagens ocorreram em “Austin”, uma pequena cidade do Texas onde nasceu o diretor Tobe Hooper.

O personagem “Old Man” da família canibal, recebeu o nome de “Cook” (Cozinheiro) na continuação de 1986, e foi interpretado pelo mesmo ator Jim Siedow nos dois filmes.


O nome original estava previsto para ser “Leatherface” ou “Headcheese”, e somente perto do lançamento do filme é que foi escolhido o título definitivo de “The Texas Chainsaw Massacre”.

O nome do filme, no Brasil, contém um erro grotesco. O correto e ideal seria traduzir o original para algo como “O Massacre da Moto-Serra no Texas”, pois o instrumento utilizado por “Leatherface” para retalhar suas vítimas é uma moto-serra movida por combustível líquido e não elétrica.


O Massacre da Serra Elétrica foi censurado e proibido em vários países como Inglaterra, Alemanha, Finlândia, Suécia e até aqui no Brasil, durante a Ditadura Militar.

A atriz Marilyn Burns que interpreta Sally, foi a primeira Scream Queen do cinema.


O Massacre da Serra Elétrica foi rodado em 16 mm, dando-lhe um ar sujo e realista, como um filme caseiro, o que contribuiu para a atmosfera do filme.

Seguido por: "O Massacre da Serra Elétrica 2" (1986); "O Massacre da Serra Elétrica" (2003) - Refilmagem do original de 1974; "O Massacre da Serra Elétrica: O Início" (2006).


Em 2013 foi lançado o remake The Texas Chainsaw 3D, que conseguiu desbancar O Hobbit - Uma Jornada Inesperada do topo das bilheterias dos EUA.


Post by: Loucifre
Sigam: @loucifre

Bons Pesadelos...


37 comentários:

Unknown disse...

Um dos melhores filmes que já assisti...este sim eh um cara que sabe usar uma moto-serra,muito melhor que os filmes do Jason..alias....FIRST!!!

Unknown disse...

Mto foda esse filme

Mirella disse...

Mt FODA!!!!!!!!!!!!!!

Kelvin disse...

Gosto muito quando falam de curiosidades de fimes, postem curiosidades sobre "a serbian film" minha pressão caiu quando eu estava vendo aquele filme e logo no final, não vi tudo.

Arthur Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arthur Ribeiro disse...

Ótimo post, Loucifre! Como sempre, textos divertidos de se ler e ultra interessantes... porém, só uma pequena correção: o filme lançado nesse ano de 2013, o "Texas Chainsaw 3D" não é um remake... ele é uma sequência direta do filme original, que você abordou! =P Ele nega todas as outras continuações e funciona como uma sequência que começa exatamente quando o filme de 1974 termina. Remake MESMO é só o "The Texas Chainsaw Massacre" de 2003.

Enfim, no mais, como já disse, texto foda. Parabéns e, como sugestão, indico fazer um post com curiosidades sobre o filme "[REC]". (:

Juliano Medeiros disse...

Austin é a capital do Texas

Ynnat disse...

Falaram do A Serbian Film, pra mim foi fichinha. A serbian film é foda, demais, só que se fosse um pouco menos censurado teria mais graça ainda. Mas é bom que seja um filme pra poucos, filme sobre necrofilia também é foda aheuhae meu tema favorito, tanto que escrevi conto sobre necrofilia :3

http://mortuusetcruentum.blogspot.com.br/2012/12/segredos-de-uma-necrofilia.html

Victor Soares disse...

curiosidades sobre o filme "[REC]". (:

Unknown disse...

parabéns continue assim com ótimos trabalhos adoro o blog :)

Unknown disse...

Gostei da matéria, parabéns.

Unknown disse...

Muito boa matéria!
Eu tenho um blog de creepypastas junto com meu primo. A gente procura escrever histórias originais e não copiar muito. A gente adora o medo b e gostaríamos muito de ter uma parceria. O link para o nosso blog é http://grutadohorror.blogspot.com.br/
Se aceitar é só mandar um e mail para gruta.do.horror@hotmail.com

obrigado

Unknown disse...

Adoraria ter vivido nessa época onde esse tipo de filme ainda era novidade. Imagine hoje, ir assistir a um filme de terror e receber um saco de vômito junto com o óculos 3D?! Haha, nojento e emocionante.

Com certeza, um dos melhores filmes de terror de todos os tempos!

Jason Rocker disse...

Existem muitos erros ai...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Simplesmente Amoooo esse e outros clássicos do terror !! Adorei a matéria e gostaria que saber curiosidades sobre outros clássicos como Mestres do Terror,Sexta - feira 13, Fome Animal entre outros .

Louise disse...

Vanessa Souza, a matéria sobre Sexta-Feira 13 já existe:

http://medob.blogspot.com.br/2012/12/curiosidades-sobre-o-filme-sexta-feira.html

Vou anotar suas outras dicas para futuramente fazer posts, obrigada!

Unknown disse...

Como assim " quando o homem da serra elétrica corta o dedo de Sally, ele realmente o corta!" ????????
cortou de verdade?

Raven Deschain disse...

Ah o erro na tradução do título não cehga a ser curiosidade neh? Quando vi o filme pela primeira vez fiquei pensando e rindo que se fosse uma serra elétrica ele não mataria ninguém que estivesse a mais de 3 metros de uma romada. Huahuahu ou haja extensão! ^^ No mais, obrigada por existir nesse blog Louise. E vc sim é linda! *-*

Renan disse...

Poxa, poderiam comentar sobre filmes de terror asiáticos. Depois do fim do Asian Space, acho que ficamos muito pobres das novidades nesse campo.

Deivid disse...

medo b ta uma bosta ta virando site de cinema agora aff cade os fantasmas espiritos todo dia sai videos no youtube com fantasma coloca no blog ai.

Renan disse...

E os enigmas do Medo? Pararam?

Unknown disse...

Sadomasoquismo com uma moto serra.

Infelizmente ninguem quer usar uma moto serra no governo portugues ..... até fazia Coelho á cacçador com o primeiro ministro Passos Coelho kkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Nossa, o Enrico chocou-me ... quer dizer k o pessoal do blog faz plágio??????

Policia, defesa dos direitos de autores já aki kkkkkkkkkkkkkkkkk

Falando serio, seria bem mais interessante se o people escrevesse textos puxados pelas suas cabeças, há k tirar o pó aos pirolitos

Quem quiser fazer amizade com um portuga me add

FACE ...vascomiguelalbuquerque@gmail.com

Se alguem me add k diga porque, a minha bola de cristal saiu a voar pela janela a uns dias e ainda não vou da discoteca ....... please se identifiquem :) :)

Unknown disse...

....e ainda não veio da discoteca ... tinha de corrigir essa parte

Karago tenho de ler aquilo k escrevo antes de publicar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mamãããããã sou famoso, tenho participações em post´s de blogs :)

Nice disse...

Concordo. Senti vontade de cortar os pulsos quando vi esse filme.

Luisinho disse...

Foi bom saber de tudo isso

Amendo disse...

Pra época com certeza foi forte, mas assisti esses dias e achei bem chatinho. O de 2003 é muito melhor, e as cenas de perseguições ainda caem bem.
Correções: O filme de 2003 não é uma refilmagem do original, e sim O Início. E o desse ano também não, é uma continuação quase direta do primeiro, quase porque se passa a 20 anos depois.

Evil disse...

realmente é seguido pelo texas chainsaw massacre 2 , mas após ele ainda tem o "Leatherface : Texas chainsaw massacre 3 " e "the texas chainsaw massacre 4" ai depois vem o remake xDDDD

Rafael Correia disse...

Tenho uma dúvida eterna, filme como esses originaram "Pânico na Floresta", "Pânico na Neve", "Pânico na Escuridão", porque são todos parecidos, e ambos são uma merda. Se esse tal de Leatherface foi responsável por esses outros filmes de merda, gostaria de encher seu cu de formiga, obrigado.

Ah, esse filme do massacre, é legal.

Henrique disse...

Mas esse filme não foi baseado em fatos reais? ou é mentira quando disseram no filme?

Unknown disse...

quando olhei pela primeira vez nao yive coragen de colocar os pes no chao

Unknown disse...

concordo contigo.

Unknown disse...

Esse filme eh foda msm. Ele tem um grau de realidade muito bom msm. E esse cara eh llouco d mais.realmente foda. So axo ke devia monstrar um pouco mais nas cenas da matança. Jha kw eh um filme só para os fortes msm.

Unknown disse...

Amo a Marilyn burns,este filme que me despertou para o cinema,um dos melhores e mais incríveis filmes de terror de sua época.

Igor disse...

SEMPRE GOSTEI DO JEITO QUE ELE MATAVA AS PESSOAS,ARMAS DE FOGO NÃO TEM MUITA GRAÇA,ELAS MATAM AS PESSOAS RAPIDAS E SEM DOR.

Maria Clara Bouwkeneacht disse...

PQP, tenho que falar, que chorei pra caramba, poxa, eles eram seres humanos, eu sofri demais mais, chorei principalmente nas cenas de tortura da Sally, a verdade que eu já tinha pego esse filme pra ver muitas e muitas vezes, nunca tinha coragem, mas hoje, Halloween, eu escolhi ele pra dar um "ar" mais maléfico pra esse dia. Enfim, é um filme perfeito, com atuações também surpreendentemente perfeitas, com um destaque bem especial para Marilyn Burns, que atriz! Aliás, que filme, que direção e que roteiro! Terminei de assistir o filme e vim correndo ver as curiosidades aqui, pelo 2...ou 3 vez!