27 de março de 2013

Curiosidades sobre "O Estranho Mundo de Jack"


Uma história de Natal um pouquinho diferente daqueles que sempre vimos na tv. Nada de renas iluminadas, Papai Noel bondoso e sorrisos nos rostos das crianças. Aqui, você encontra uma mistura de Halloween com Natal, algo que nunca tinha sido criado até então, e foi extremamente criticado no seu lançamento, sendo tido como "obscuro demais para crianças", mas que conquistou o coração de TODAS as crianças que o assistiram. Que se danem os clichês, O Estranho Mundo de Jack é o melhor filme de Natal de todos os tempos, e você confere suas curiosidades aqui, no Medo B!

[leiamais]



O filme vem de um poema de Tim Burton, que trabalhava como animador da Disney, no início dos anos de 1980. Com o sucesso de Vincent, em 1982, a Disney começou a considerar O Estranho Mundo de Jack como um tema em curta ou como um especial de televisão em 30 minutos. Ao longo dos anos, as ideias de Burton regressaram ao projeto e, em 1990, Burton e a Disney fizeram um acordo de desenvolvimento.

Na versão italiana, Jack é dublado pelo ator e compositor Renato Zero.


No poema original de Burton, em que se baseia O Estranho Mundo de Jack  não aparece nenhum personagem, com exceção de Jack, Zero e Papai Noel.

Tim Burton disse que a inspiração para o poema original veio quando viu, em uma loja, os funcionários trocando as propagandas do Halloween pelas de Natal. A mistura de fantasmas e duendes com Papai Noel e suas renas atiçou sua imaginação.


A produção começou em julho de 1991, em São Francisco. A Walt Disney Pictures decidiu lançar O Estranho Mundo de Jack sob nome da Touchstone Pictures, devido ao pensamento que o resultado final seria "muito obscuro e assustador para as crianças". Ao longo dos anos, tem sido visto como um sucesso crítico e financeiro, resultando num investimento pela Disney em sua publicação no formato Disney Digital 3D, desde 2006.


A serpente vista no filme aparece também como uma serpente de areia em Os Fantasmas se Divertem.

Foram criados dois sistemas para facilitar a gravação do filme: um foi um alarme de luz, que avisava os animadores se alguma das luzes do cenário falhava e um sistema que permitia ao marionetista substituir, discretamente, um boneco, caso ele se estragasse de alguma maneira, durante uma tomada. Antes disso, se uma luz falhava ou um boneco estragava, toda a tomada acabava se perdendo.


Um trecho do tema original de Batman - O Retorno pode ser ouvido quando as luzes estão à procura de Jack.

Dois dos brinquedos que Jack distribui, fazem referência a Batman - O Retorno, o filme que Burton estava dirigindo ao mesmo tempo. Um, é o pato diabólico com rodinhas, que é igual ao veículo conduzido pelo Pinguin, o outro é um boneco maligno de um gato, que tem a mesma cabeça do mascote da Corporação Shreck.


Na versão alemã, Sally é dublada pela atriz e compositora Nina Hagen.

Alguns dos personagens de O Estranho Mundo de Jack tem o rosto de quem lhes emprestam a voz: Lock, Shock e Barrel, por exemplo, tem o rosto de Paul Reubens, Catherine O’Hara e Danny Elfman.


O menino que recebe uma cabeça decapitada de Natal, é uma versão infantil de ninguém menos que: Tim Burton.

Danny Elfman, compositor da música, canções e letras de O Estranho Mundo de Jack, dá sua voz ao personagem Jack Skellington quando ele canta. Quando fala, a voz de Jack é a do ator Chris Sarandon.


Era preciso uma semana de trabalho para obter um minuto de filme. O filme dura 73 minutos. Isso, sem contar com a pré e pós-produção. O tempo gasto para a produção do filme, no total, é de 3 anos.

As três crianças do povoado se chamam Lock, Shock e Barrel, curiosamente similar ao título do filme britânico “Lock, Stock and Two Smoking Barrels”.


Burton foi obrigado a passar a direção de O Estranho Mundo de Jack para Henry Selick, devido ao compromisso assumido na direção de Batman - O Retorno (1992).

Há uma referência a Jack em Coraline, dentro de um ovo.

Essa gema de ovo lhe parece familiar?
Este é o primeiro filme de animação a ser inteiramente feito usando a técnica de stop-motion.

O teaser promocional de O Estranho Mundo de Jack anunciava o filme como um produto distribuído pela Walt Disney Pictures. Já o trailer, informava que a distribuição era da Touchstone Pictures, divisão do grupo Disney. A mudança foi uma decisão de Michael Eisner, na época CEO da Disney, que considerou o filme "sombrio demais" para ser associado à marca Disney.


Há uma grande semelhança entre Jack e um personagem de um filme da Disney chamado Return to Oz, de 1985, que é a segunda parte do clássico O Mágico de Oz, de 1939. Este é um personagem criado por uma princesa para assustar uma bruxa má. Este personagem é também chamado Jack e tem a mesma aparência que a do filme de Tim Burton, anos mais tarde. Na verdade, Tim Burton é um fã declarado das histórias de Oz, escritas por L. Frank Baum, de 1900, e presta homenagem ao mesmo, baseando seu personagem Jack Skellington em Jack Pumpkinhead (personagem do segundo romance da série, Land of Oz) e a encantadora Sally em Scraps, a menina feita de retalhos (personagem do sétimo romance, The Patchwork Girl of Oz).


O personagem Behemoth é baseado no ator Tor Johnson, que ficou conhecido por suas participações em filmes B. Behemoth é o nome de um monstro descrito na Bíblia, mais especificamente, no livro de Jó.

O personagem Oogie Boogie foi inspirado em Cab Calloway, que dublou diversos desenhos animados para a Fleischer Bros.


O ator Patrick Stewart fez a introdução original de O Estranho Mundo de Jack, declamando o poema original de Burton. O áudio pode ser ouvido em sua trilha sonora.

Na canção "This is Halloween" o trecho "...tender lumpings everywhere..." é uma referência à canção "Tender Lumplings", composta por Danny Elfman quando ainda integrava a banda Oingo Boingo.

Jack Skellington faz uma aparição em Os Fantasmas Se Divertem (1988), onde pode ser visto no topo do carrossel de Beetlejuice, já próximo do final do filme.

Jack no filme "Os Fantasmas se Divertem"
Foi relançado nos cinemas em 2006, em versão 3D, com distribuição da Walt Disney Pictures.

O gato do curta Vincent (1982), dirigido por Tim Burton, pode ser visto logo no início de O Estranho Mundo de Jack quando pula no lixo.


Para adaptar o seu poema em um roteiro, Burton recrutou Michael McDowell, seu colaborador em Os Fantasmas se Divertem. Devido às diferenças criativas entre McDowell e ele, Burton ficou convencido em produzir um filme como musical, com letras e composições escritas por seu frequente colaborador, Danny Elfman. Elfman e Burton criaram uma história áspera e dois terços das músicas de O Estranho Mundo de Jack, enquanto que Selick e sua equipe de animadores começaram a com uma constituição de 200 trabalhadores. Joe Ranft ficou responsável pelo storyboard, enquanto Paul Berry foi contratado como supervisor de animação. No total, foram 109.440 quadros tirados para o filme.


Os cineastas construíram 227 bonecos para representar os personagens de O Estranho Mundo de Jack. Jack Skellington possuía cerca de quatrocentas cabeças, permitindo a expressão de todas as emoções possíveis. Os movimentos da boca de Sally, foram animados através do método de substituição. Durante o processo de animação, só a 'máscara' da cara da boneca foi removida, a fim de preservar  seus longos cabelos vermelhos. Tinha dez tipos de faces, cada uma formada com uma série de onze expressões (por exemplo, os olhos abertos e fechados, e várias poses faciais) e os movimentos da boca sincronizados.


Os responsáveis pela publicidade realizaram uma extensa campanha de marketing dos personagens, em vários tipos de mídia. No Haunted Mansion Holiday,na Disneylândia,  alguns personagens do filme, como Jack Skellington, Sally, e o prefeito, foram transformados em figuras. Além disso, Sally foi redesenhada em forma de figura de ação e fantasiada para o Dia das Bruxas.


Jack também é o personagem principal na história Tim Burton's The Nightmare Before Christmas: Jack's story.

O álbum da trilha sonora de O Estranho Mundo de Jack foi lançado em 1993, pela Walt Disney Records. Para o relaçamento de 2006, em Disney Digital 3D, foi lançada uma edição especial, contendo um disco bônus com cinco versões das canções, executadas por artistas como Fall Out Boy, Panic! at the Disco, Marilyn Manson, Fiona Apple e She Wants Revenge. Também foram incluídas seis faixas demo por Elfman.


Em 30 de Setembro de 2008, a Disney decidiu editar Nightmare Revisited, um disco de versões alternativas às originais.

É o filme favorito da cantora Amy Lee (Evanescence), que canta “Sally’s Song” no disco Nightmare Revisited.

A banda de rock gótico London After Midnight inclui no seu álbum de 1998, Oddities uma versão da canção "Sally's Song".


Jack é visto também como o capitão de um navio pirata em outro filme de Henry Selick e Tim Burton: James e o Pêssego Gigante.


Ao final da produção de O Estranho Mundo de Jack, os cenários e marionetes tiveram diferentes destinos. Henry Selick tem vários deles em sua coleção pessoal, e alguns dos animadores conservaram algumas das marionetes. Muitos dos elementos foram simplesmente descartados. Algumas marionetes que tinham forma humana foram cortadas para extrair a armação metálica, já que era muito cara mandar fazer novas. A Cidade do Halloween pode ser vista, atualmente, na escada que conduz ao primeiro piso do Planet Hollywood de Downtown Disney, em Orlando.


Na série de jogos RPG “Kingdom Hearts” para PlayStation 2, a Cidade do Halloween é um dos mundos principais para avançar na história, e também conta com Jack e sua magia como aliado nesse mundo.



Se tem uma coisa que eu sinto NECESSIDADE em dizer para finalizar esse post é: OBRIGADA TIM BURTON! Muito obrigada por não ter desistido deste projeto, e assim, ter feito o meu natal e o de várias crianças dos anos 90 (e dos dias atuais também) muito melhores!

Post by: Loucifre
Siga no twitter: @loucifre

44 comentários:

lalala disse...

Aleluia o Medo B esta voltando as origens...
Com posts decentes e interessantes, a Loucifre eh de longe a melhor contribuidora do site, ela esta trazendo de volta o espirito MEDO B!
O Medo B tava virando blog de menininha.
Parabens por toda dedicação de trazer curiosidades sobre os filmes Loucifre!!!!
PS> A Miris tb eh maravilhosa, poderia contribuir mais p o site tb...

Unknown disse...

O Jack também aparece na versão animada de Frankenweenie. :)

IM disse...

Tim Burton é gênio

BD disse...

Eu AMO esse filme

Unknown disse...

Amo a arte sombria de Tim Burton! Sou muito fã dele,Jack é muito fofo, maravilhoso! Seria interessante falar de Sweneey Todd tb!

Anônimo disse...

Post lindíssimo! Fico feliz que até hoje é filme é respeitado, tanto pela história quanto pelo trabalho que toda a equipe teve ao faze-lo! E sim! Muito obrigada TIM BURTON!

@MarleyOliver_ disse...

O Jack aparece também no filme, james e o pessego gigante, que é um filme do Henry Selick

Unknown disse...

Meu diretor favorito e minha animação favorita, sem mais a declarar. <3

Definitivamente não um emissário de Étrom disse...

Fato, estou só triste por não ter nenhum outro Comment...
Uma coisa "estranha"? isso é tão viciante que à 5 Anos eu assisto Estranho mundo de Jack TODO Natal e TODO Halloween. e ao longo do tempo outras pessoas começaram a fazer o mesmo em suas casas comigo u.u

Diih Medeiros disse...

AMO e sempre amarei o Tim Burton e a capacidade dele, em transformar tudo que sonhamos em realidade !

agatodemonbear disse...

muy boeno.

Cindy disse...

Ótimo, adorei! Amo esse filme. Só acho que poderiam ter mais fotos dos personagens/objetos de outros filmes que fazem referência como o Jack pirata de James e o Pêssego Gigante e o Jack Pumpkinhead, pra quem não conhece podem entender, e também dos atores/dubladores como o Chris Sarrandon (q era o vampiro de Fright Night). Acho que referências visuais nunca são demais.
Parabéns pela matéria!

Bruno disse...

Na verdade esse ovo quebrando parece é um pênis :s

Mikaru disse...

Esse filme é simplesmente FODA!
E eu tenho que dizer que a MELHOR VERSÃO de This is Halloween é de uma banda de visual kei [japão] chamada Sadie, confiram

http://www.youtube.com/watch?v=lr3UoVNgQ4M

Unknown disse...

Oh, meu filme preferido de todos os tempos!
Eu assistia todos os dias quando era criança, até hoje meus pais sabem cantar as músicas xD
O Jack contribuiu para a formação da minha personalidade, tenho realmente um carinho muito grande por esse filme...
Ótimo post!
Ah, obrigada, lalala =)

- Míris

Arthur Tavares disse...

O melhor especial de Natal de todos !

Arthur Tavares disse...

Esse filme ensina que não importa como você é, porque você pode fazer ou ser o que quiser. :,)

Raven Deschain disse...

Sem contar que tem uma das melhores trilhas sonoras de todo esse planeta. E provavelmente dos outros também! =)

Unknown disse...

Aff.
Eu gosto dos posts de curiosidades de filmes.
Mas esse post realmente foi um lixo!

Anônimo disse...

Ae MEDOB(ou loucifre) muito bom o post,dava pra fazer também o curiosidades sobre resident evil não?

Débora Fleck disse...

Loucefre poderia falar sobre mais filmes dirigidos pelo Tim Burton!!! adoro seus posts para mim são os melhores !

Gustavo Pereira disse...

Amo todos os filmes de Tim Burton ele é realmente um gênio *-*

Anônimo disse...

Quero muito assistir esse filme!!!!!!!

Morty disse...

Muito bom! O Estranho mundo de Jack é um filme ótimo, eu nem era nascida ainda quando estreou, mais não me canso de assistir!

Unknown disse...

Meu Filme predileto , vejo ele no minimo umas 250 vezes ao ano xDD e já percebi varias outras coisas como no filme original dublado em portugues o monstro do lago no comeco ter voz de mulher e agir como uma , como quando ele diz: ah jack , vc fez as feridas sangrarem e a pele arder , e no resto do filme ter voz de homem , entre muitas outras xDD! Tá de parabéns Medo B , fiquei muito emocionada em ler xD!

Ψ۞Fŗąʼnċeşċą۞Ψ disse...

eu amo esse filme, fez parte da minha infância e ainda hoje eu o vejo algumas vezes e acho tão encantador quanto quando eu era criança =D

Unknown disse...

Sinceramente O Estranho Mundo de Jack e o meu filme preferido de Natal

Farofa Girl disse...

Li cada palavra do post. Amo esse filme! Parabéns!

jeff mrg disse...

a cada dia o blog ta mais foda

Unknown disse...

otimo post parabens Loucifre

Mayara disse...

Amo o trabalho do Tim Burton e The Nightmare Before Christmas é, sem dúvida, meu filme preferido dele. Incrivel!

Ricardo William disse...

Terror, conspirações, ocultismo e todo o sobrenatural..

http://weusuew.blogspot.com.br/2013/03/dicas-de-filmes.html

wagner disse...

Acreditem que eu nunca vi este filme? Falo isso com certa vergonha, pois, apreciador do cinema fantástico como sou, este é um filme indispensável. Mas já estou corrigindo este erro.

Sara disse...

Adorei! O filme está tão bem-feito, as personagens e o ambiente são ao mesmo tempo, tão misteriosas e adoráveis, que todas as vezes que o vejo me "perco" com todos os pormenores.

Unknown disse...

Mais uma curiosidade... A banda Blink-182 faz uma referência ao filme, numa das letras das suas músicas. Na música "I Miss You" (que por sinal tem um clipe bem sombrio, cheio de aranhas, bem ao estilo do Tim Burton) existe um trecho que diz: "...we can live like Jack and Sally if you want...". Só mais uma curiosidadezinha, pra mostrar o quanto esse trabalho do Tim Burton foi relevante e maravilhoso!

mariany alli disse...

Já que você mencionou, você poderia fazer um da Coraline também, é outro filme bem legal :B

João Paulo Moura disse...

Nunca vi esse filme! Me interessei em assisti-lo. Vou baixar!

Rab's disse...

Achei muito bom o post. Talvez o melhor desses de curiosidades sobre filmes, mesmo sendo o menos "terror".

A. J. Silva disse...

podia fazer dessas curiosidades do filme "poltergeist, o fenomeno"... :)

Kaelus disse...

A banda gotica Dark Sanctuary tem uma versão da musica Sally Song, cantada em frances e o cantor Marilin Manson faz uma versão da musica This Halloween, apenas não me recordo os albuns que ambas as musicas foram lançadas.

Juan disse...

Melhor filme de Natal de todos! E atrilha sonora é demais!

Unknown disse...

e a noiva cadaver

Mariana Rickheim disse...

Um dos melhores post que eu já li nesse blog!
A dublagem de 1992 ptbr é a melhor. A redublagem do lançamento em dvd é um lixo, na minha opinião, que foi "criada" assistindo Jack. Meu pai me deu o VHS de O Estranho mundo de Jack quando eu estava no jardim, tinha uns 6 anos, talvez 5. A fita me acompanhou durante todos esses anos ai tive a maravilhosa ideia de comprar o DVD. Decepção. Trocaram as letras das músicas que eu passei mais de 10 anos cantando?! Tive que ir numa loja e digitalizar a VHS.

Israely disse...

Amei e peguei alguns gifs e vou colocar os creditos !