6 de março de 2013

Curiosidades sobre o filme "Psicose" (1960)



Uma cena que marcou história no cinema global. Uma música aterrorizante. Um assassinato durante o banho. Um grito de pavor. Esses pequenos fatores transformaram Psicose não apenas em um sucesso, mas no maior clássico do terror da história do cinema. O filme que é referência para todos os diretores, sucesso de público e crítica e respeitado em todos os âmbitos da indústria cinematográfica, você vê aqui, no Medo B.

- Psicose é baseado no livro “Psicose” de Robert Bloch, que por sua vez, o escreveu inspirado nos crimes de Ed Gein, um serial killer de Wisconsin.

- Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.

- Psicose custou 800 mil dólares e faturou 50 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.


- No site Rotten Tomatoes, que reúne críticas de cinema do mundo inteiro, Psicose quase atingiu a perfeição: ganhou 99% de aprovação.

- Várias atrizes estiveram cotadas para o papel de Marion Crane: Eva Marie Saint, Piper Laurie, Martha Hyer, Hope Lange e Lana Turner.

- Psicose foi filmado em preto e branco por opção do próprio Alfred Hitchcock, que considerava que a cores, o filme ficaria "ensanguentado" demais.


- Para criar o sangue na cena do chuveiro foi utilizada calda de chocolate.

- O som ouvido da faca sendo fincada no corpo de Marion é, na verdade, o som de um facão encravando em um melão.

- A trilha sonora foi feita pelo compositor Bernard Herrman, e batizada de “O Assassinato”.

- O trabalho mais conhecido de Anthony Perkins foi o papel do serial killer Norman Bates. Muito se falou que ele merecia o Oscar pelo papel, mas ele nunca foi indicado.


- Uma pesquisa realizada na Grã Bretanha elegeu a música de Psicose como a mais aterrorizante da história do cinema, superando as melodias de A profecia, O chamado, O fantasma da Ópera e O Exorcista.

Hitchcock pagou apenas um quarto do cachê habitual de Janet Leigh, que recebeu $ 25.000. A co-estrela Anthony Perkins recebeu $ 40.000.

- Há um boato que diz que para que o grito de Leigh na cena da ducha fosse realista, Hitchcock utilizou água gelada, porém a atriz desmentiu tal afirmação em várias ocasiões.


- O cenário original da Casa e Hotel Bates foi construído no mesmo estúdio do cenário de O fantasma da Ópera, que ainda se mantém em pé na Universal Studios, em Universal City, perto de Hollywood, e funciona hoje como uma atração do estúdio.

- Com frequência se afirma que a cena do chuveiro nunca mostra uma faca cortando a atriz. Contudo, uma análise quadro-a-quadro mostra que a faca visivelmente penetra a pele por uma fração de segundo, ainda que somente uma vez e de forma breve (apenas três fotogramas do filme, ou uma oitava parte de segundo).


- Os críticos de cinema não puderam assistir Psicose até a estreia e, em suas críticas, não podiam revelar elementos importantes, o que provocou descontentamento em vários deles. Um dos críticos, após assisti-lo, afirmou ser o pior filme do ano. O mesmo crítico, mais tarde ao elaborar a lista de melhores filmes desse ano, colocou Psicose entre os dez primeiros.

- Joseph Stefano teve problemas com os produtores do filme, devido a uma parte da explicação final em que era mencionado o termo “travesti”. Os produtores consideravam essa, uma palavra vulgar e desrespeitosa. Para convencê-los de que era um termo válido, ele buscou no dicionário e leu a definição para eles.

- Hitchcock fez vários testes com Janet Leigh para saber quão alto ela era capaz de gritar.


- Existe um rumor de que George Reeves iria interpretar o detetive e já havia filmado várias cenas. Contudo, o ator já havia falecido antes que Psicose tivesse começado a ser gravado.

- Tem a honra de ser o primeiro filme norte-americano que mostra um banheiro funcionando. A ideia foi de Stefano, e Hitchcock aceitou filmar esse momento.

- Hitchcock fez uma brincadeira no filme com a lingerie de Marion Crane. Antes de roubar o dinheiro, a peça é branca (limpa, pura), depois do roubo está escura (suja, má) e quando decide devolver o dinheiro, volta a ser branca.


- Esse foi o último filme de Hitchcock com a Paramount.

- Bernard Herrmann demonstrou toda sua genialidade com este filme. Hitchcock e Stefano imaginavam que Herrmann faria um efeito sonoro de jazz, porém, ele decidiu que a sonoridade seria exclusivamente criada por corda. Algumas cenas não tinham trilha sonora, mas Herrmann convenceu Hitchcock que deveria fazer uma demonstração e, ao ver o resultado, o diretor não pensou duas vezes em incluir a música. Além disso, Hitchcock pagou o dobro do cachê que havia acertado com o compositor, pois segundo ele, 30% do suspense do filme foi causado pela trilha sonora.


- Psicose provocou muitas confusões sobre quão explícito era. Vários espectadores diziam ver a cor do sangue nos assassinatos e que era possível ver os seios de Marion.

- Os atores e outro membros da equipe tiveram que prometer não revelar nada de importante do filme e a parte final do roteiro não foi dada por Hitchcock até o momento da gravação.


- No roteiro original, Norman era um homem baixo, gordo, antipático e velho. Stefano e Hitchcock decidiram que esse protagonista não seria aceitável e acabaram mudando para um com as características que vemos em Psicose.

- Hitchcock idealizou este filme como algo totalmente oposto aos seus últimos filmes. Para começar, não havia nenhuma grande estrela de Hollywood no elenco, seria gravada em preto e branco para suavizar a violência e custar menos, além disso, a maioria da equipe técnica usada para a produção do filme, veio do programa de televisão que Alfred Hitchcock apresentava.

- A cena do chuveiro tem uma parte apagada, que consiste em Janet Leigh assassinada, filmada de cima, agarrada na cortina, morta e nua. Hitchcock resolveu cortá-la do filme por considerá-la terrivelmente violenta e trágica.


- Na cena do olho, após o assassinato, Leigh devia usar lentes, mas ela as achava muito incômodas, então, a atriz teve que aguentar  ficar com o olho dessa forma durante a filmagem, ainda que as gotas d’água a machucassem.

- Há um rumor que diz que Saul Bass (encarregado do storyboard e artífice dos créditos iniciais) dirigiu a cena do chuveiro. É falso. Alfred Hitchcock dirigiu-a completamente. Entretanto, antes de gravar a cena, pediu a Bass que fizesse um storyboard dela tal como Hitchcock havia imaginado. Bass declarou que havia dirigido a cena, mas a maioria da equipe o desmentiu. Curiosamente, Bass dirigiu outra cena, aquela em que o detetive sobe as escadas, pois Hitchcock tinha ficado doente. O mais irônico é que Hitchcock não ficou satisfeito com a cena e a filmou de novo, supostamente, porque o suspense da cena de Bass fez parecer que o detetive era um assassino, enquanto Hitchcock queria gravá-lo de maneira normal e tranquila para que o final da cena ficasse mais chocante.


- A gravação da cena do chuveiro durou uma semana. Um terço do tempo de gravação de Janet Leigh.

- No trailer original ouve-se o grito no chuveiro, mas não era de Janet Leigh, e sim de Vera Miles.

- Para conseguir filmar debaixo do chuveiro, teve que ser construído um chuveiro especial para que a água que saísse não molhasse a câmera, mas sim em volta dela.


- Anthony Perkins não pode gravar a cena do chuveiro, pois estava em Nova York se preparando para uma obra teatral. Em seu lugar, foi colocado um técnico com características físicas parecidas com as dele.

- Joseph Stefano nunca quis a cena do chuveiro com essa montagem. Quando escreveu o roteiro, limitou-se a dizer que o assassino entrava e a matava, apenas.

- No livro, a personagem de Janet Leigh (Marion Crane) é decapitada.


- Quando Psicose estreou, no cartaz estava escrito pelo próprio Hitchcock: “Por favor, não conte o final para ninguém, eu não tenho outro” e uma vez iniciado, não era permitido que mais ninguém entrasse na sala.

- Na cena do chuveiro, não é o corpo de Janet Leigh que vemos, pois ela negou-se a gravar. Em seu lugar, vemos uma stripper chamada Marli Renfro, que cobrou 500 dólares pelo trabalho.

- Alfred Hitchcock aparece em pé, em frente ao escritório de Janet Leigh no filme.


- Seguido por Psicose 2 (1983), Psicose 3 (1986) e Psicose 4 - A Revelação (1990). Apenas o primeiro filme foi dirigido por Alfred Hitchcock.

- Foi refilmado em 1998 por Gus Van Sant, tendo também recebido o nome Psicose.

Post by: Loucifre
Siga no twitter: @loucifre
Quer ganhar um Resident Evil 5 para Xbox? Clique AQUI

Bons Pesadelos...



18 comentários:

Ilber Mendes disse...

Obra-prima. Foda, foda, foda.

Unknown disse...

Foda foda um dos classicos q eu tive o privilegio de assistir ....
o trailer

Unknown disse...

Foda foda um dos classicos q eu tive o privilegio de assistir ....
o trailer

Naoko disse...

Alfred Hitchcock.
<3

Unknown disse...

Foda, parabéns a Loucifre pelo post. Ta demais o Medo B

SweetBeeMine disse...

Muito bom, adoro este filme!

Guto disse...

Esse filme está na minha lista de "filmes famosos, que caíram na graça da crítica e que eu ainda não vi". Normalmente os guardo para momentos nebulosos onde não encontramos nada que preste para assistir em termos de terror.

Acho que chegou a hora de vê-lo!!

Ricardo William disse...

Conspirações, ocultismo e todo o sobrenatural..

http://weusuew.blogspot.com.br/2013/03/morte-de-celebridades-ainda-sem.html

~ Starseed ~ disse...

Culpa desse filme que eu tinha medo de tomar banho à noite quando criança.

Oi, vocês tem como saber se essa foto é real?
http://img.izismile.com/img/img2/20090507/selection_149_93.jpg

Paula Nascimento disse...

esse filme apesar de ser bem famosos e de receber ótimas criticas, eu nunca assisti ele... mas ainda vou assisti-lo...

Zendriak Mastrieke disse...

Ei MedoB... gostaria de pedir uma coisa a você, teria como vc fazer uma materia sobre pessoas que necessitam sentir medo? que tem um vicio no medo e talz? pq eu sou assim eu tenho uma necessidade que é quase igual droga eu axo e eu ja peskisei nao net e nao axei nada '-' e caso nao de para você postar sobre isso >.< posta sobre a minha fobia q é a Automatonofobia por favor >.< obrigado sempre acompanho seu Blog jafaz uns 2 anos por ai e é praticamente perfeito >.< obrigado

Raphael Oliveira disse...

Um clássico indiscutível do Cinema. Hitch, como ele era chamado no set, se superou.

wagner disse...

Inclusive está saindo um filme sobre este filme. Chama-se "Hitchcock, e Anthony Hopkins está perfeito no papel-título.

Bússola do Terror disse...

Já fiz um post sobre o Anthony Perkins no meu blog.
Ele entrou mesmo pra galeria dos maiores astros do Cinema de Terror.

Unknown disse...

Sempre que eu penso que os clássicos para essa série estão acabando o MedoB supreende!

Unknown disse...

Pra quem quiser baixar o filme pelo uploaded tá aqui o link http://uploaded.net/file/vlkegcie caso não quer confiar vou passar o site http://www.omelhordatelona.biz/component/search/?searchword=psicose&ordering=&searchphrase=all

EMANUEL MESSIAS disse...

SIMPLESMENTE
E S P E T A C U L A R.

Bia Figueiredo disse...

Isso é mais que um simples filme!É algo genial, dirigido por um homem genial!Maravilhoso!Nunca farão algo que se compare!