Uma cena que marcou história no cinema global. Uma música aterrorizante. Um assassinato durante o banho. Um grito de pavor. Esses pequenos fatores transformaram Psicose não apenas em um sucesso, mas no maior clássico do terror da história do cinema. O filme que é referência para todos os diretores, sucesso de público e crítica e respeitado em todos os âmbitos da indústria cinematográfica, você vê aqui, no Medo B.
- Psicose é baseado no livro “Psicose” de Robert Bloch, que por sua vez, o escreveu inspirado nos crimes de Ed Gein, um serial killer de Wisconsin.
- Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.
- Psicose custou 800 mil dólares e faturou 50 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.
- No site Rotten Tomatoes, que reúne críticas de cinema do mundo inteiro, Psicose quase atingiu a perfeição: ganhou 99% de aprovação.
- Várias atrizes estiveram cotadas para o papel de Marion Crane: Eva Marie Saint, Piper Laurie, Martha Hyer, Hope Lange e Lana Turner.
- Psicose foi filmado em preto e branco por opção do próprio Alfred Hitchcock, que considerava que a cores, o filme ficaria "ensanguentado" demais.
- Para criar o sangue na cena do chuveiro foi utilizada calda de chocolate.
- O som ouvido da faca sendo fincada no corpo de Marion é, na verdade, o som de um facão encravando em um melão.
- A trilha sonora foi feita pelo compositor Bernard Herrman, e batizada de “O Assassinato”.
- O trabalho mais conhecido de Anthony Perkins foi o papel do serial killer Norman Bates. Muito se falou que ele merecia o Oscar pelo papel, mas ele nunca foi indicado.
- Uma pesquisa realizada na Grã Bretanha elegeu a música de Psicose como a mais aterrorizante da história do cinema, superando as melodias de A profecia, O chamado, O fantasma da Ópera e O Exorcista.
Hitchcock pagou apenas um quarto do cachê habitual de Janet Leigh, que recebeu $ 25.000. A co-estrela Anthony Perkins recebeu $ 40.000.
- Há um boato que diz que para que o grito de Leigh na cena da ducha fosse realista, Hitchcock utilizou água gelada, porém a atriz desmentiu tal afirmação em várias ocasiões.
- O cenário original da Casa e Hotel Bates foi construído no mesmo estúdio do cenário de O fantasma da Ópera, que ainda se mantém em pé na Universal Studios, em Universal City, perto de Hollywood, e funciona hoje como uma atração do estúdio.
- Com frequência se afirma que a cena do chuveiro nunca mostra uma faca cortando a atriz. Contudo, uma análise quadro-a-quadro mostra que a faca visivelmente penetra a pele por uma fração de segundo, ainda que somente uma vez e de forma breve (apenas três fotogramas do filme, ou uma oitava parte de segundo).
- Os críticos de cinema não puderam assistir Psicose até a estreia e, em suas críticas, não podiam revelar elementos importantes, o que provocou descontentamento em vários deles. Um dos críticos, após assisti-lo, afirmou ser o pior filme do ano. O mesmo crítico, mais tarde ao elaborar a lista de melhores filmes desse ano, colocou Psicose entre os dez primeiros.
- Joseph Stefano teve problemas com os produtores do filme, devido a uma parte da explicação final em que era mencionado o termo “travesti”. Os produtores consideravam essa, uma palavra vulgar e desrespeitosa. Para convencê-los de que era um termo válido, ele buscou no dicionário e leu a definição para eles.
- Hitchcock fez vários testes com Janet Leigh para saber quão alto ela era capaz de gritar.
- Existe um rumor de que George Reeves iria interpretar o detetive e já havia filmado várias cenas. Contudo, o ator já havia falecido antes que Psicose tivesse começado a ser gravado.
- Tem a honra de ser o primeiro filme norte-americano que mostra um banheiro funcionando. A ideia foi de Stefano, e Hitchcock aceitou filmar esse momento.
- Hitchcock fez uma brincadeira no filme com a lingerie de Marion Crane. Antes de roubar o dinheiro, a peça é branca (limpa, pura), depois do roubo está escura (suja, má) e quando decide devolver o dinheiro, volta a ser branca.
- Esse foi o último filme de Hitchcock com a Paramount.
- Bernard Herrmann demonstrou toda sua genialidade com este filme. Hitchcock e Stefano imaginavam que Herrmann faria um efeito sonoro de jazz, porém, ele decidiu que a sonoridade seria exclusivamente criada por corda. Algumas cenas não tinham trilha sonora, mas Herrmann convenceu Hitchcock que deveria fazer uma demonstração e, ao ver o resultado, o diretor não pensou duas vezes em incluir a música. Além disso, Hitchcock pagou o dobro do cachê que havia acertado com o compositor, pois segundo ele, 30% do suspense do filme foi causado pela trilha sonora.
- Psicose provocou muitas confusões sobre quão explícito era. Vários espectadores diziam ver a cor do sangue nos assassinatos e que era possível ver os seios de Marion.
- Os atores e outro membros da equipe tiveram que prometer não revelar nada de importante do filme e a parte final do roteiro não foi dada por Hitchcock até o momento da gravação.
- No roteiro original, Norman era um homem baixo, gordo, antipático e velho. Stefano e Hitchcock decidiram que esse protagonista não seria aceitável e acabaram mudando para um com as características que vemos em Psicose.
- Hitchcock idealizou este filme como algo totalmente oposto aos seus últimos filmes. Para começar, não havia nenhuma grande estrela de Hollywood no elenco, seria gravada em preto e branco para suavizar a violência e custar menos, além disso, a maioria da equipe técnica usada para a produção do filme, veio do programa de televisão que Alfred Hitchcock apresentava.
- A cena do chuveiro tem uma parte apagada, que consiste em Janet Leigh assassinada, filmada de cima, agarrada na cortina, morta e nua. Hitchcock resolveu cortá-la do filme por considerá-la terrivelmente violenta e trágica.
- Na cena do olho, após o assassinato, Leigh devia usar lentes, mas ela as achava muito incômodas, então, a atriz teve que aguentar ficar com o olho dessa forma durante a filmagem, ainda que as gotas d’água a machucassem.
- Há um rumor que diz que Saul Bass (encarregado do storyboard e artífice dos créditos iniciais) dirigiu a cena do chuveiro. É falso. Alfred Hitchcock dirigiu-a completamente. Entretanto, antes de gravar a cena, pediu a Bass que fizesse um storyboard dela tal como Hitchcock havia imaginado. Bass declarou que havia dirigido a cena, mas a maioria da equipe o desmentiu. Curiosamente, Bass dirigiu outra cena, aquela em que o detetive sobe as escadas, pois Hitchcock tinha ficado doente. O mais irônico é que Hitchcock não ficou satisfeito com a cena e a filmou de novo, supostamente, porque o suspense da cena de Bass fez parecer que o detetive era um assassino, enquanto Hitchcock queria gravá-lo de maneira normal e tranquila para que o final da cena ficasse mais chocante.
- A gravação da cena do chuveiro durou uma semana. Um terço do tempo de gravação de Janet Leigh.
- No trailer original ouve-se o grito no chuveiro, mas não era de Janet Leigh, e sim de Vera Miles.
- Para conseguir filmar debaixo do chuveiro, teve que ser construído um chuveiro especial para que a água que saísse não molhasse a câmera, mas sim em volta dela.
- Anthony Perkins não pode gravar a cena do chuveiro, pois estava em Nova York se preparando para uma obra teatral. Em seu lugar, foi colocado um técnico com características físicas parecidas com as dele.
- Joseph Stefano nunca quis a cena do chuveiro com essa montagem. Quando escreveu o roteiro, limitou-se a dizer que o assassino entrava e a matava, apenas.
- No livro, a personagem de Janet Leigh (Marion Crane) é decapitada.
- Quando Psicose estreou, no cartaz estava escrito pelo próprio Hitchcock: “Por favor, não conte o final para ninguém, eu não tenho outro” e uma vez iniciado, não era permitido que mais ninguém entrasse na sala.
- Na cena do chuveiro, não é o corpo de Janet Leigh que vemos, pois ela negou-se a gravar. Em seu lugar, vemos uma stripper chamada Marli Renfro, que cobrou 500 dólares pelo trabalho.
- Alfred Hitchcock aparece em pé, em frente ao escritório de Janet Leigh no filme.
- Seguido por Psicose 2 (1983), Psicose 3 (1986) e Psicose 4 - A Revelação (1990). Apenas o primeiro filme foi dirigido por Alfred Hitchcock.
- Foi refilmado em 1998 por Gus Van Sant, tendo também recebido o nome Psicose.
Post by: Loucifre
Siga no twitter: @loucifre
Acesse: www.proibidoler.com
Quer ganhar um Resident Evil 5 para Xbox? Clique AQUI
Bons Pesadelos...
18 comentários:
Obra-prima. Foda, foda, foda.
Foda foda um dos classicos q eu tive o privilegio de assistir ....
o trailer
Foda foda um dos classicos q eu tive o privilegio de assistir ....
o trailer
Alfred Hitchcock.
<3
Foda, parabéns a Loucifre pelo post. Ta demais o Medo B
Muito bom, adoro este filme!
Esse filme está na minha lista de "filmes famosos, que caíram na graça da crítica e que eu ainda não vi". Normalmente os guardo para momentos nebulosos onde não encontramos nada que preste para assistir em termos de terror.
Acho que chegou a hora de vê-lo!!
Conspirações, ocultismo e todo o sobrenatural..
http://weusuew.blogspot.com.br/2013/03/morte-de-celebridades-ainda-sem.html
Culpa desse filme que eu tinha medo de tomar banho à noite quando criança.
Oi, vocês tem como saber se essa foto é real?
http://img.izismile.com/img/img2/20090507/selection_149_93.jpg
esse filme apesar de ser bem famosos e de receber ótimas criticas, eu nunca assisti ele... mas ainda vou assisti-lo...
Ei MedoB... gostaria de pedir uma coisa a você, teria como vc fazer uma materia sobre pessoas que necessitam sentir medo? que tem um vicio no medo e talz? pq eu sou assim eu tenho uma necessidade que é quase igual droga eu axo e eu ja peskisei nao net e nao axei nada '-' e caso nao de para você postar sobre isso >.< posta sobre a minha fobia q é a Automatonofobia por favor >.< obrigado sempre acompanho seu Blog jafaz uns 2 anos por ai e é praticamente perfeito >.< obrigado
Um clássico indiscutível do Cinema. Hitch, como ele era chamado no set, se superou.
Inclusive está saindo um filme sobre este filme. Chama-se "Hitchcock, e Anthony Hopkins está perfeito no papel-título.
Já fiz um post sobre o Anthony Perkins no meu blog.
Ele entrou mesmo pra galeria dos maiores astros do Cinema de Terror.
Sempre que eu penso que os clássicos para essa série estão acabando o MedoB supreende!
Pra quem quiser baixar o filme pelo uploaded tá aqui o link http://uploaded.net/file/vlkegcie caso não quer confiar vou passar o site http://www.omelhordatelona.biz/component/search/?searchword=psicose&ordering=&searchphrase=all
SIMPLESMENTE
E S P E T A C U L A R.
Isso é mais que um simples filme!É algo genial, dirigido por um homem genial!Maravilhoso!Nunca farão algo que se compare!
Postar um comentário