25 de junho de 2013

Richard Matheson – o mundo perde mais um ídolo

Se você se diz fã de terror, automaticamente, você é fã de Richard Matheson, o autor e roteirista que entrou para a história da ficção científica e influenciou toda uma geração de escritores, de Stephen King a Anne Rice, passando por Steve Niles e Seth Grahame Smith.



[leiamais]

Matheson cresceu no Brooklyn e graduou-se na Brooklyn Technical School em 1931 . Passou a Segunda Guerra Mundial como soldado de infantaria, e, em 1949, se formou  em jornalismo na University of Missouri-Columbia. Mudou-se para a California em 1951, casou-se em 1952 e tem quatro filhos, três dos quais (Richard Christian Matheson, Ali Marie Matheson e Christopher Matheson) são autores de ficção científica e roteiristas.

Ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, Matheson entrou para a história por inúmeros feitos, como seria impossível citar todos, selecionamos os mais destacados para trazer ao blog:

- Seu primeiro conto, Born of Man and Woman (Nascido de homem e mulher), apareceu na Magazine of Fantasy and Science Fiction em 1950.

- Adaptou as obras de Edgar Allan Poe para o filme The Devil Rides Out.

- Escreveu o primeiro trabalho para TV de Steven Spielberg, o filme Duel, a partir de um conto de sua autoria (Duel).

- Seu romance de ficção científica, I'm the Legend, que foi filmado três vezes com os títulos de The Last Man on Earth (1964) (Mortos que matam) com Vincent Price no papel principal, The Omega Man com Charlton Heston e Eu sou a Lenda, com Will Smith no papel principal, este último arrecadou quase US$ 600 milhões no mundo todo.

- Outros romances de Matheson tornaram-se filmes notáveis como What Dreams May Come (Amor além da vida), Stir of Echoes, Bid Time Return (a versão cinematográfica deste último livro recebeu o título em português de Em algum lugar do passado tanto o livro como o filme), e Hell House (com o título de The Legend of Hell House), os dois últimos adaptados para o cinema pelo próprio Matheson.

- Escreveu o episódio The enemy within (O inimigo interior), para a série Star Trek, exibido em 1966.

- Em 1972 e 1973 Richard Matheson escreveu o roteiro de dois filmes de TV (pilotos) com o personagem Kolchak (interpretado pelo ator Darren McGavin), que depois inspirariam a série Kolchak – Demônios da Noite.

- Outras contribuições de Matheson para o roteiro de séries de tv são: Procurado Vivo ou Morto, O Paladino da Justiça, Cheyenne, Impacto, Lawman, Combate, The Alfred Hitchcock Hour, Jornada nas Estrelas, A Garota da UNCLE, Enigma, Galeria do Terror, Histórias Fantásticas, Kolchack – Demônios da Noite e Histórias Maravilhosas.

- Em Arquivo X foi criado um senador com o nome de Richard Matherson em homenagem ao escritor.

- No jogo Silent Hill há uma rua com seu sobrenome em sua homenagem.

- Nos últimos anos, Hollywood voltou a adaptar suas obras com filmes como Gigantes de Aço (2011), protagonizada por Hugh Jackman, e A Caixa (2009),com Cameron Díaz, baseadas em seus contos Steel e Button, Button, respectivamente.

- Escreveu para séries como The Alfred Hitchcock Hour e Star Trek, além de fazer 16 episódios marcantes para Além da Imaginação.

- Ray Bradbury considerava-o um dos mais importantes escritores do século 20.

- Stephen King já disse uma vez que Matheson é a maior influência de sua carreira.

Richard Matheson em Além da Imaginação:

A série com a qual seu nome é mais associado é Além da Imaginação, tendo escrito 16 episódios. Entre eles, os grandes clássicos: Third From The Sun, Mute, A World of His Own, Nick of Time, The Invaders, Terror at 20,000 Feet (que foi adaptado para o cinema) e Night Call, entre outros.

Ele morreu em sua casa em Calabasas, na Califórnia. A causa da morte não foi revelada, mas publicações indicavam que o autor estava lutando há anos contra uma doença.

Fica aqui a homenagem de toda a equipe do MEDO B, a este ícone da ficção científica, fantasia, terror e romance. Seu legado viverá eternamente e seu nome jamais será esquecido. Muito obrigado, Richard Matheson, por ter compartilhado com todos os admiradores do gênero terror, suas obras tão impressionantes. Você sempre será uma grande inspiração.

Rest In Peace.


Post by: Loucifre
Siga no twitter: @loucifre

Bons Pesadelos...

10 comentários:

Netinho Jocl disse...

Olá, gostaria de informar um pequeno erro abaixo da primeira imagem, está "Matheson cresceu no Brooklyn e graduou-se na Brooklyn Technical School em 19431

meu site disse...

Gostei eu ja ouvi falar dele

Gabriel Kolbe disse...

Só um pequeno erro: O nome original do livro é "I am Legend", não tem aquele "THE" no meio :)

Luciano Rocha disse...

Como tem gente sarna nesse site viu! Oque importa como está escrito o nome do filme ou se tem algum erro no post! Oque importa é o conteúdo no geral e a homenagem do MEDO B em memória a este ícone.

junior disse...

ao para o paraiso dos escritores de horror,ao Lado de Lovercraft,H.G. Whels e Edgar Alan Poe

Vagner disse...

Adeus velho mestre, obrigado por tudo.

Binho disse...

Nunca ouvi falar...

Maurício disse...

É em pessoas assim que me inspiro pra escrever.

jose rodrigo disse...

Descanse em paz Mestre Matheson!
Voce é o cara...

Marcus Stradiotto disse...

mais um grande mestre que se vai... fica sua obra e seu legado...