10 de janeiro de 2014

Drácula e o Medo dos vampiros



Porque medo dos Vampiros?

Nos atuais filmes de vampiros, você vê galãs, lindos, com a vida e a juventude eterna, e que podem até fazer sexo para sempre! Então porque medo deles? Porque você corre deles até nos parques de diversões?

Nem tudo foi assim, vamos voltar ao passado, ao vampiro original e entender esse Medo. Vamos voltar ao DRÁCULA!

Drácula era o príncipe da Transilvânia, um grande guerreiro que venceu guerras e defendeu a Transilvânia, e Drácula era cristão. Mas apesar das suas glorias e vitórias, na sua ultima guerra conseguiram matar a sua esposa, a mulher que ele amava muito, então ele entrou em fúria contra a própria religião, amaldiçoando ela, e por isso foi castigado.
Como castigo ele foi amaldiçoado a VIDA ETERNA, eternamente longe da mulher que ele amava, e sem nunca alcançar o paraíso. E não era só a vida eterna, a maldição também obrigava ele a beber sangue das pessoas, o que transforma ele num mostro e o deixa completamente isolado do mundo, solitário em seu castelo para sempre.

É interessante, que enquanto hoje a maioria tem medo da morte, no passado não era assim. Guerreiros lutavam até a morte, e as pessoas eram mais religiosas esperando a morte para ter a paz eterna junto aqueles que amam, ao ponto  da VIDA ETERNA ser uma maldição. Ver todos que você ama morrerem e ficar sozinho aqui nesse mundo para sempre seria até uma tortura.
(Mais interessante e curioso é que outro monstro de terror da mesma época, buscava exatamente o oposto. Frankenstein era a criatura criada por um médico que lutava contra a morte e procurava a vida eterna. A tentativa não deu certo, mas isso já é outra história...)

A história do Drácula deu origem ao mundo dos vampiros que conhecemos hoje. O próprio Drácula ganhou diversos filmes com seu nome! Dos clássicos fiéis ao livro original, ganhando "atualizações" pra sua época, até comédias. Drácula também deu origem a todos os filmes de vampiros que vieram depois incluindo o Nosferatu!
Tem gente que acha que o Nosferatu veio primeiro, mas não, Drácula veio primeiro. Nosferatu foi criado por um alemão, que queria fazer um filme mudo de terror, e ele não quis ou não pode fazer o filme sobre o Drácula, então ele criou seu próprio vampiro.
Assim vieram outros, e os vampiros foram se multiplicando rapidamente, alguns mantendo o fiel "medo" a uma criatura amaldiçoada a vida eterna, já outros foram sofrendo evoluções que deram origem a alguns vampiros atuais que ao contrário de medo, são sonhos e desejos de alguns adolescentes!



Curiosidade sobre o Drácula:
A história do Drácula do Bram Stocker foi escrita baseada em um Príncipe real e muito cruel conhecido carinhosamente como Vlad o Empalador, porque uma das suas diversões era empalar suas vítimas em volta do seu castelo.


Agora a Universal está lançando um novo filme que vai contar a história antes do Drácula! Um pouco da mistura da história do Vlad, e porque ele se transformou no monstro Drácula.


Na sinopse e no trailer já da pra saber um pouco do que vem: O exército da Transilvânia quer o filho do Princípe para lutar contra uma Horda Turca que está vindo atacar. O príncipe prefere se condenar a uma maldição eterna para enfrentar os Turcos e salvar a esposa e seu filho.

Eu to bem ansioso para o filme porque sempre tive mais curiosidade pelo homem que deu origem a história do Drácula, do que o próprio "Drácula". O filme tem tudo para ser muito bom, mostrar a guerra com os Turcos, mostrar o Drácula como um guerreiro sanguinário, como ele é famoso, e mostrar uma maldição que eternizou sua vida e seu nome. E quem sabe até uma justificativa para o monstro que ele se transformou depois.




Vocês tem Medo da vida eterna?
Bons Pesadelos...

Nenhum comentário: