28 de fevereiro de 2014

"La Cremada del Dimoni" – A Queima do Demônio

Cada um lida com seus demônios à sua própria maneira. Exorcismo, despossessão, tatuagem dos irmãos Winchester... E tem ainda quem se deixa possuir porque acha maneiro falar com voz de pato Donald e estribuchar no chão de uma igreja pentecostal.

Em Badalona (Barcelona – ES) o costume é tacar fogo no coisa ruim.



A tradição começou com a confraria de Sant Anastasi, em 1940, para simbolizar a luta do patrono de Badalona contra o demônio e as forças do mal.




Com a morte do desenhista oficial, Xavier Martín Sancho, o Demônio passou a ser escolhido através de um concurso cultural. Todo ano, é lançada a temática do Demônio (e.g. guerra, hippies, chegada do homem na lua).



Os artistas inscritos submetem seus croquis e a população badalonesa vota no melhor. O dono do Demônio ganhador leva seu prêmio em euro e vê sua criação tomar forma.
Anualmente, no dia 10 de maio, os cidadãos realizam a queima do demônio vencedor, com aproximadamente 15 metros, na areia da praia.
Os lojistas entram no clima e fazem seus próprios bonecos, mais modestos, na porta de suas lojas.



As crianças são encorajadas a desenhar seus demônios na escola, que posteriormente são levados aos pés do demônio eleito, para serem queimados junto ao demônio gigante. Os pais aproveitam a oportunidade para queimar as chupetas dos filhos mais crescidos, o que deve gerar um certo trauma na criança, mas okay. Eu acrescentaria a queima de foto de ex, mas é só a minha opinião.

Agora “Morre Diabo” faz mais sentido.


Post da Talita
Bons Pesadelos...