16 de setembro de 2014

O Diabinho da Garrafa



Também conhecido como, Cramulhão, Capeta da Garrafa, entre outros nomes, este ser é fruto de um pacto que as pessoas afirmam que se pode fazer com o diabo. Este pacto consiste, na maioria das vezes, de uma troca: a pessoa pede riqueza e em troca dá a alma ao diabo.

Feito o pacto, a pessoa tem que conseguir um ovo, do qual nascerá um diabinho de 15 a 20cm aproximadamente. Más não se trata de um simples ovo de galinha, e sim um ovo especial, fecundado pelo próprio diabo.

Segundo muitos, o Diabinho da Garrafa tem as seguintes características:

1. Nasce de um ovo. Em algumas Regiões do Brasil, acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo; noutras Regiões, acreditam que ele nasce de um ovo colocado não por galinha, mas sim por um galo. Este ovo seria do tamanho de um ovo de codorna.

2. Para conseguir tal ovo, a pessoa deve procura-lo durante o período da Quaresma ; e na primeira sexta-feira após conseguir o ovo, a pessoa vai até uma encruzilhada, à meia-noite, com o ovo debaixo do braço esquerdo. Após passar o horário, retorna para casa e deita-se na cama. No fim de 40 dias, aproximadamente, o ovo é chocado e nascerá o diabinho.

3. Com o diabinho, a pessoa coloca-o logo na garrafa e fecha bem fechado. Com o passar dos anos, o diabinho enriquece o seu dono, e no final da vida leva a pessoa para o inferno.


Essa lenda é tão famosa que teve uma versão na novela Renascer da Globo, veja






Você venderia sua alma? Você tem seu preço?
Bons Pesadelos...

5 comentários:

Eritian disse...

Nas redondezas de minha terra, Barretos, já ouvi esta lenda, com algumas alterações, um pouco mais cruéis:
1. Voc~e pode achar o cramunhãozinho, e tem pegá-lo se conseguir. Funcionaria como a lenda do Saci funciona (Ele fará tudo o que você quiser, até que o liberte de vez. O que será que ele faz depois de liberto?)
2. Depois do pacto feito, pegava-se um ovo de galinha, e colocava para um escravo negro com febre chocar. Inevitávelmente, o escravo morreria, e do ovo sairia o monstrinho que deve ser preso dentro de uma garrafa de vidro, com uma rolha riscada com carvão uma cruz.

Lendas como essa já não são passadas mais. Que bom que me relembram isso.

Pierre disse...

Que loucura hein cara.
Ai o cara fica com o ovo 21 dias debaixo do braço e não vai quebrar? xD

Anônimo disse...

Curti muito. Desde pequeno ouvi sobre essa história. Mas não sabia que havia feito parte da novela. Valeu MedoB.

Unknown disse...

Caramba... Onde vou arrumar uma galinha virgem?

Léo Ottesen disse...

Eu lembro dessa história da novela Paraíso, de 2009