23 de maio de 2008

OKIKU, A BONECA VIVA JAPONESA

Kikuko tinha três aninhos de idade, quando adoeceu gravemente.Era agosto de 1932. Seu irmão visitava a cidade de Sapporo, Hokkaido (Ilha ao norte do Japão) quando viu uma boneca e comprou-a para Kikuko.A pequenina adorou a boneca e não mais separou-se dela, nem por um momento.Porém a doença agravou-se e em janeiro de 1933, Kikuko faleceu.
É costume no dia da cremação do corpo, colocar os objetos que a pessoa mais gostava dentro do caixão para ser cremado junto com o corpo.Na ocasião porém, a familia no auge da dor da separação, esqueceu-se de colocar a boneca junto a menina.
Após a cremação, a boneca que recebeu o nome de OKIKU, foi colocada no oratório, ao ladodas cinzas da criança, onde a família fazia as orações.Com o passar do tempo começaram a perceber que o cabelo da boneca parecia crescer.

Na década de 40 veio a guerra e a família teve de fugir para o interior, deixando a boneca com os sacerdotes do templo MANNENJI, que a guardaram juntamente com as cinzas de Kikuko.Com o fim da guerra, a família voltou para a cidade, procuraram pelos seus pertences no templo, onde perceberam com espanto que os cabelos da boneca não pararam de crescer!
A pedido do irmão da menina, a boneca continuou no templo.A imprensa, mostrou o fenômeno, o que chamou a atenção de pesquisadores, para que fosse dada uma explicação científica para o caso, o que não aconteceu até hoje.

O templo que fica em Hokkaido é visitado por turistas e curiosos que querem ver a fantástica transformação da boneca.Há controvérsias, mas dizem que as transformações são visíveis:
O cabelo antes nos ombros, agora chega à cintura.Os lábios antes cerrados, estão entreabertos e úmidos,e seus olhos parecem olhar para as pessoas com expressões de quem tem vida.
Os japoneses levam muito a sério a vida após a morte e para eles que reverenciam deuses e objetos, tudo é dotado de espírito e precisa ser queimado quando não é mais usado, em sinal de agradecimento e para que descansem em paz após serviços prestados


A foto da boneca:







Boa Noite...

36 comentários:

Daniel disse...

okiku parece que tb andou engordando um pouquinho...

Johnny disse...

Vindo do Japão eu espero de tudo véio!

rsss

muito bom teu blog cara, parabéns!!

Johnny disse...

dei uma olhada no resto do seu blog..
muito interessante, principalmete o post sobre as canetas BIC.. me pergunto até onde isso é real ou não..
bom, mas vou te adicionar nos me blog's favoritos para continuar vendo o que você posta!

abração!

Denise disse...

Fiquei com medo!!!
Acho que era esse o objetivo, né?
kkkkkkkkkkkkk

arash gitzcam disse...

caramba! 3 últimos posts lidos, ao som de wings for marie part 2 do Tool, ahauhaeuhauhaasaiwu, flww.

arash gitzcam disse...

lidos e vistos.

Unknown disse...

afff ..moro no japao há 13 anos,e sei muito bem de que se trata.. ja ouvi muitas histórias dessa boneca.. Quando eu tinha 14anos,meu avo disse que as filhas dos japoneses,viviam pedindo uma igual,e costumavam a dormir com ela,em cima de uma mesa,dentro de um vidro.. muitas noites,as crianças acordavam os pais apavorados,dizendo que sentiu algo enrolando no pescoço.. algumas pessoas,acreditam que seja o cabelo da boneca,poois sempre a cada dia,crescia mais e mais .. sento diamencontraram alguns fios de cabelo enrolado no pescoço das crianças..
resumindooooo : pareiiiii com essa boneca.. afff

Anônimo disse...

Akemy,nesse ortario onde ela estava naum tinha um programa de emagrecimento não?

Rodrigo J disse...

Medo *_*

Alguém já assistiu o anime Jigoku Shoujo (Hell Girl), na segunda temporada aparece uma menina igualzinha a essa boneca, acho que é uma referencia a cultura deles.. até o nome, no anime é parecido com o da dona e da/boneca: Kikuri

snoop disse...

ELA EH BEM FEIA.....VAI Q FICOU CANSADA DO VISU VÉIO.......

Isac Hunter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LuKs disse...

Ó que cu!

Yas-chan disse...

Nossa muito interessante... um amigo meu japinha ja tinha me contado desta historia.. Mais eu nunca lembra o nome da boneca

Anônimo disse...

Véio q susto, q boneca feia! Fiquei com medo (axo que era esse o objetivo)

Hime-Chan disse...

O que a Akemy disse e Verdade, quando eu era criança minha família principalmente minha avó e meu avó que moravam em hokkaido, me diziam que teve uma epóca que essa boneca ficou conhecida mundialmente, pois teve um caso, talvez o mais mistérioso de todos. Uma garota chamada Okiku tinha ganhado uma boneca, que por sinal ela gostava muito.Depois de alguns messes. Okiku adoeceu e morreu. Em lembrança a filha , os pais de Okiku botaram a boneca em um Oratorio e rezavam para ela todos os dias.Algum tempo depois perceberam que o cabelo da boneca que era curto começou a crescer, ate chegar mais de 25 cm. Isso foi visto como sinal, que o espírito da garota, havia se alojado na boneca. Meus avós dizem que ela e mantida em um templo Manneji e seu cabelo e cortado diariamente. A boneca era exposta ao público, porem os monges do templo decidiram não a expor mais , pois depois de um tempo perceberam que todos que haviam tido contato com a boneca, sofreram algum mal.

freddy 13 disse...

eu tenho q ve algum dia

Jhonny Akira disse...

se for a questao do objeto que agente + se apega... intao se eu morrer meu espirito vai ficar preso no meu PC u.u

caetano-diversão.com disse...

この寺は、私はこの人形に気付くが、同じように、そこに寝ていない、あなたは彼女があなたを見てになるとき、彼女が緊張し、去っていくとemcaraので、私は行くと日本のプロに行けばいまいましい、これは、同じように、同じ恐怖を持っている... tenso mesmo

Unknown disse...

que dahora essa bonequinha hein ...quero distancia dela kkkk

Mistieri disse...

essa beneca é do capetaa ela é tão feia que me deu medo e eu tb achava q era gif e ia aparecer algo igual o da ponte (só q o da ponte n era gif)

Unknown disse...

gente, essa bonequinha se parece muito com a bonequinha do fatal frame 3 .... no quarto da Miku hinasaki, se vc olhar na estante do lado direito da escrivaninha tem uma bonequinha sentada na estante, e no começo do jogo ela tem o cabelo bem curto,ao evoluir do jogo o cabelo dela vai crescendo muito e fica bem grande .....acho que essa bonequinha do jogo deve ter aver com a bonequinha da historia ...... TENSO

Jo disse...

Pessoal já fui ao Japão e confesso que se fosse até Hokkaido ver essa bonequinha perderia o sono eternamente haha, parece exagero mas depois que inventei de ir até Aokigahara nunca mais fui o mesmo,lugar sinistro demais, e essa boneca é esquisita pra caramba.

Unknown disse...

nunca vi nada que não seja lenda falando dessa boneca
queria que tivesse video :/

DuddaToddTaylor disse...

Achei muito interessante o seu blog.V que fala até sobre animes.e tem Another eu amo Another.Vou por em meus blogs favoritos por que este blog é muito interessante gostaria de ver o que você posta >.< Beijoos!!!!!

Unknown disse...

Apesar do lado assustador, também me emociono com essa história.

Parabéns por postar essa matéria.

KaLeF disse...

e o kiko?

Quel disse...

Boneca bizarra o_o'

triceratops disse...

COmo o Quel :3 disse , boneca bizarra O.o' ouxe boneca feia

BOLIVIANO disse...

enfia esse troço no fogo, carai!

Ansaff disse...

Credo desde de criança morro de medo de boneca! Já passei noite sem dormir. Não sei por que eu to lendo isso... E o pior de tudo é saber que essa boneca tem cabelo melhor do que muita gente O.O TENSO!

gabrielacarvalho disse...

nossa essa boneca é muito feio veio fiquei até com medo dela nossa o coisa feia e bregaaaa...

Pedro disse...

Uma ótima namorada pro Chuckie XD

Juan disse...

Deviam é queima-lá também, isso sim. rsrs

MICEY disse...

Ai cara tranquilo gostei do seu blog pa , ja curti no face to participano mais queria pergunta se vc nao quer criar um melhor pra nois dois ?

Rachel Livramento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não acredito em quase nada, a menos que venha do Japão. Todas as lendas de lá eu acredito e morro de medo. rs