27 de fevereiro de 2009

Os 10 Melhores filmes de Terror da História!

Olá pessoal o/

Estava procurando algo legal pra postar e achei essa lista aqui. É claro que existem várias do tipo com vários critérios de avaliação, mas eu achei essa bem homogênea e criteriosa. (Além do Você sabia, que contém séries de curiosidades sobre os filmes.)



10 - ALIEN, O 8º PASSAGEIRO
Ano: 1979
Diretor: Ridley Scott

A publicidade de Alien dizia: "No espaço, ninguém pode ouvir você gritar". A frase é assustadora e correta, pois o som não se propaga no vácuo. Mas não era só o slogan do filme que era bom. Alien revolucionou as produções que misturavam terror e ficção científica desde a década de 1950. O problema desses velhos longas é que, quando eles revelavam seus monstros interplanetários, a aparência das criaturas quase sempre era uma decepção. Com Alien, pela primeira vez, a platéia via um monstro capaz de assustá-la pra valer.

Você sabia? Uma das cenas mais famosas, quando um "bebê" alien sai do peito de um dos tripulantes da nave Nostromo, foi feita sem que os atores soubessem exatamente o que iria ocorrer. Ou seja, não foi só a platéia que se assustou.



9 - A CASA DO HORROR
Ano: 1979
Diretor: Stuart Rosenberg

Recém-lançado em DVD com o nome de Terror em Amityville, o filme conta a história de uma família que se muda para uma mansão e começa a ser aterrorizada por forças malignas da casa. O mais assustador em A Casa do Horror é saber que ele foi inspirado numa história real! Em 1974, na cidade americana de Amityville, Ronald DeFeo assassinou a tiros seus pais e quatro irmãos, alegando ter sido influenciado por espíritos do mal presentes na mansão em que eles moravam. A Casa do Horror conta a história de uma família que se mudou para essa mesma mansão e também teria sido perturbada pelas forças do mal. Acredite se quiser!

Você sabia? A excelente trilha sonora de Lalo Schifrin foi indicada ao Oscar. O curioso é que ela foi composta para ser usada no filme O Exorcista (1973), mas inexplicavelmente acabou rejeitada pelo diretor desse outro clássico do terror.



8 - A BRUXA DE BLAIR
Ano: 1999
Diretor: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez

A Bruxa de Blair é o filme de terror símbolo da geração reality show. Quando muitos ainda pensavam que a melhor maneira de atrair público era gastar milhões em efeitos visuais, A Bruxa fez sucesso justamente por seu realismo sem maquiagem. Três estudantes de cinema correm para cima e para baixo numa floresta, chacoalhando suas câmeras de vídeo enquanto gritam desesperados, supostamente assombrados por fenômenos sobrenaturais. Só isso. Nenhum efeito especial, nada de atores profissionais, apenas um filme de tirar o fôlego e que, pelo baixo custo, tornou-se o mais lucrativo da história em retorno sobre investimento.

Você sabia? A Bruxa de Blair custou 35 mil dólares e faturou quase 250 milhões! A Casa Amaldiçoada, terror produzido por Steven Spielberg e cheio de efeitos, foi lançado uma semana antes, custou 80 milhões de dólares e sequer conseguiu se pagar.



7 - A PROFECIA
Ano: 1976
Diretor: Richard Donner

"Quem tiver conhecimento, calcule o número da Besta, porque é o número de um homem, e seu número é 666". Está lá na Bíblia, pode procurar! A saga apocalíptica do anticristo Damien Thorne, iniciada no filme A Profecia, fez muita gente perder o sono com o capetinha em forma de guri. A canção Ave Satani, indicada ao Oscar, embala diabolicamente a história. Além do clima de pavor constante, o filme tem cenas explícitas de horror, incluindo uma decapitação em câmera lenta, calculada para pegar desprevenidas as pessoas que costumam esconder a cara por alguns segundos nas cenas de medo.

Você sabia? A namorada do técnico de efeitos especiais que criou a cena da decapitação morreu de maneira semelhante à da cena do filme e com um toque macabro. Ela foi vítima de um acidente de carro, ao lado de uma placa que indicava: "Próxima cidade: 66,6 km"...



6 - CARRIE, A ESTRANHA
Ano: 1976
Diretor: Brian De Palma

E você ainda acha que a sua formatura foi ruim... Carrie, a Estranha, adaptado do primeiro livro de Stephen King, conta a história de uma colegial tímida, criada na ignorância sexual pela mãe, uma fanática religiosa. A pobrezinha surta quando menstrua pela primeira vez, tornando-se motivo de chacota das colegas de escola. Mas Carrie (Sissy Spacek) tem poderes telecinéticos, ou seja, é capaz de mover objetos com o poder da mente. Ela então decide usar tal talento para se vingar em grande estilo. O perverso final surpresa garante vários pesadelos com a esquisita Carrie.

Você sabia? Os elencos de Carrie e Star Wars foram selecionados ao mesmo tempo. À certa altura, Carrie Fisher (a princesa Leia em Star Wars) ia interpretar a Carrie. Fofocas de bastidores dizem que ela não quis fazer cenas de nudez e trocou de filme com Sissy Spacek.



5 - O CHAMADO
Ano: 2002
Diretor: Gore Verbinski

A idéia de O Chamado é brilhante para uma produção de terror: Trata-se justamente da história de um "filme" que mata o espectador de medo. Uma garotinha materializa seu ódio numa fita de vídeo e quem a assiste morre após uma semana. O Chamado investiga a origem da maldição, enquanto tentamos descobrir o que tornou Samara (Daveigh Chase) uma menina tão malvada. A imagem dela saindo da tela da TV já tem lugar garantido em qualquer antologia do gênero! Quem tem curiosidade de ver a fantasminha Samara de cara limpa, basta conferir o filme Donnie Darko, no qual a atriz interpreta a irmãzinha do protagonista.

Você sabia? O Chamado é uma refilmagem americana de uma produção japonesa de 1998, Ringu. A nova versão preserva a estrutura do original, mas capricha mais ainda nos sustos. O filme Ringu, por sua vez, foi inspirado numa lenda urbana do Japão.



4 - O BEBÊ DE ROSEMARY
Ano: 1968
Diretor: Roman Polanski

Enquanto lia as primeiras páginas do roteiro de O Bebê de Rosemary, o diretor Roman Polanski achou que se tratava de uma comédia romântica. Por isso ele decidiu que o início do filme seria nesse estilo ameno, para desorientar a platéia. O longa foi na contramão do cinema de horror da época, dominado por monstros sobrenaturais. No caso da pobre Rosemary (Mia Farrow), grávida do próprio Diabo, o pavor estava literalmente dentro dela. O filme faz parte da "Trilogia do Apartamento" de Polanski, completada por Repulsa ao Sexo (1965) e O Inquilino (1976), todos ambientados em cenários claustrofóbicos e alienantes. O sucesso comercial de O Bebê de Rosemary, seguido de perto por O Exorcista, fez com que cineastas do mundo inteiro passassem anos imitando suas fórmulas e idéias.

Você sabia? O compositor Krzysztof Komeda, autor da sinistra canção-de-ninar do filme, morreu num acidente em abril de 1969. Quatro meses depois, Sharon Tate, esposa de Polanski, foi morta a facadas. E o prédio Dakota, cenário do filme em Nova York, seria palco do assassinato de John Lennon em 1980. Que zica!



3 - O EXORCISTA
Ano: 1973
Diretor: William Friedkin

Não é de se duvidar que O Exorcista tenha conseguido convencer mais pessoas da existência do Diabo do que muitas religiões juntas conseguiram! As platéias ficaram horrorizadas com a história da súbita transformação da meiga garotinha Regan (Linda Blair) numa grotesca criatura descabelada, que vomita sopa de ervilha, fala palavrões impublicáveis e usa um crucifixo para se masturbar. O filme merece a medalha de bronze neste ranking por conseguir assustar até pessoas que nunca o viram (e juram que jamais assistirão, de tanto medo que têm!). Acusado de maniqueísta e conservador (o padre jovem, com idéias progressistas, é incapaz de enfrentar o Diabo; o padre veterano encara o capeta sem vacilar), O Exorcista conseguiu dez indicações ao Oscar e foi imitado mundo afora.

Você sabia? Uma das cenas mais marcantes do filme é quando a Regan possuída gira totalmente a cabeça sobre o tronco parado. Para criar o ruído dessa aflitiva performance, o técnico de som Gonzalo Gavira gravou o barulho de uma carteira de couro cheia de cartões de crédito sendo retorcida.



2 - O ILUMINADO
Ano: 1980
Diretor: Stanley Kubrick

Um escritor em crise criativa, com histórico de bebedeira e violência doméstica, aceita o emprego de zelador num luxuoso hotel que permanece fechado durante todo o inverno. Ele parte para o local acompanhado pela esposa e pelo filhinho, mas logo mergulha num processo que inevitavelmente o levará à loucura. O ambiente monótono e alienante, infestado de assombrações, torna-se cenário de situações de arrepiar os cabelos, como as duas menininhas que aparecem esquartejadas no corredor e a baranga pelada que sai da banheira do quarto 237. O Iluminado foi o primeiro grande filme a utilizar a steadycam, uma câmera portátil que permite movimentos mais suaves e fluidos. O nosso filme vice-campeão é uma adaptação de um dos livros mais populares do mestre do terror Stephen King.

Você sabia? Stephen King simplesmente detesta o filme. "um carrão chique e bonito, mas sem motor", já chegou a declarar. O escritor acabou fazendo sua própria versão para a TV, numa minissérie para a qual ninguém deu muita bola e que pouca gente ousa sequer comparar com o filme de Kubrick.



1 - PSICOSE
Ano: 1960
Diretor: Alfred Hitchcock

Podemos dizer que, antes de Psicose, filmes de terror eram brincadeira de criança. Exageros à parte, a obra-prima de Alfred Hitchcock mostrou que os piores horrores estão escondidos dentro de nós mesmos. O filme conta a história de uma ladra que foge com 40 mil dólares e se hospeda num motelzinho de beira de estrada, onde faz amizade com o tímido proprietário. Quando menos se espera, a moça é violentamente morta a facadas no banheiro, numa das cenas mais imitadas de todos os tempos. Inspirado nas produções de baixo orçamento, de estúdios pequenos como a American International, Hitchcock praticamente inaugurou o horror moderno. O roteiro de Psicose adapta um livro de Robert Bloch, inspirado no caso real do assassino necrófilo Ed Gein. Esse maníaco tinha o péssimo hábito de violar túmulos e roubar cadáveres de velhinhas, decorando sua casa com as ossadas. O filme acabou entrando para a história como um indiscutível clássico do gênero, que permanece chocante mesmo após décadas de imitações e paródias. Psicose influenciou desde O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes até Halloween e Sexta-Feira 13. Só não seria o número 1 do nosso ranking se fosse considerado hors-concours.

Você sabia? A ousada campanha de lançamento proibiu a entrada de pessoas após o início da sessão, o que era um hábito comum na época. Também não houve sessão prévia para a imprensa, que, em parte por pura vingança, criticou o filme. Mesmo assim, Psicose virou o maior sucesso comercial de Hitchcock.



Não durma... Você pode ter companhia...

41 comentários:

Sandra Helena* disse...

VI TODOS OS FILMES DESTA LISTA E NÃO SEI QUAL GOSTEI MAIS!!!

BяüИø Kµяågåяä disse...

Vi todos os filmes

nao sei de qual RI mais



CADE a FONTE?


DESCORDO totalmente q PSICOSE eh o MAIS assustador -.-


=] FRANCAMENTE =] decepcionei =]

Anônimo disse...

Não sou fâ de terror mas gostei do seu blog ,bem completo.té mais.

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?

Chamo-me Lucas, sou o dono do BLOG da MIB. No Blog tem uma coluna chamada: "ENTREVISTAS MIB". Nessa coluna eu entrevisto Bandas, Atores e Blogueiros. O responsável do MEDO B foi selecionado para ser entrevistado. Por favor, entre em contato comigo, via e-mail: mib2004@hotmail.com
e avise qual horário posso te encontrar no msn amanhã para fazermos a entrevista. Abraços.

Anônimo disse...

Faltou QUARENTENA na lista :B

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Faltou QUARENTENA na lista [2]

flwS galera!

Mitty disse...

ahh concordo com o Stephen King li o livro antes de ve o filme e me decepicionei com o filme, naum gostei, nada a ve com o livro =)

Laura Gelbecke disse...

O Iluminado e O Exorcista são, para mim, os mais assustadores. Mas Alien...esse é um espetáculo.

Laura Gelbecke disse...

O Iluminado e O Exorcista são, para mim, os mais assustadores. Mas Alien...esse é um espetáculo.

Anônimo disse...

Carrie, O iluminado...
Brilhantes *-* Tinham que ser obras do MESTRE ;D [/fã do Stephen King]
Gostei bastante da lista, só acho que o chamado nem devia tá aí. ._.
No seu lugar devia estar O grito, O grito foi o único filme que me fez ficar com medo MESMO. o_o (a versão original, japonesa.)
Maaaas, já que voc acha o chamado bom, não posso falar nada. xD

Lagartixa disse...

o iluminado e o exorcista, apesar de nao ter visto o segundo...mas pelas cenas e partes que vejo no youtube já é suficiente..rsrs
ja que entrou "o chamado' como filme baseado em lenda urbana (nao gostei muito), eu colocaria "o grito" (the grudge), cara, esse filme me deu medo de verdade, assisti no cinema, apesar de algumas cenas idiotas e exageradas, se é pra ficar assustado esse é o filme...rsrs

Unknown disse...

PSICOSE FOI A REVOLUÇÃO NÉ?!?! PRECISA DE MÉRITOS. www.bassdownloads.blogspot.com

Anônimo disse...

kra...

tem 1 filme que ta realmente faltando na tua lista, nao to falando isso pq gosto do filme mas sim por causa do grande impacto que ele causou o filme eh o FREAKS

Rebeca disse...

Gostei de Quarentena também, apesar de não ter uma explicação bem dada.

S.T.A.R.S disse...

Quarentena, copia de REC, que nem ficou tão bom ~_~

No REC tem uma certa explicação, mas o suspense é do inicio, até a ultima cena, e o que eu mais gostei, é que todo o filme foi gravado sobre uma camera e sem efeitos especiais, o que deu um toque mais realista...

Luh :] disse...

To doida para assistir Dia dos namorados macabro e Scary Mary. O da Mary Poppins assustou pra caramba, e a-mei as fotos das princesas macabras da Disney!

gustavoroduarte disse...

eeh so ficou uma coisa na minha cabeça nesses dias :quais seriam os hors-concours a que vc se refere?

Mens sana in corpore sano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mens sana in corpore sano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mens sana in corpore sano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mens sana in corpore sano disse...

Ah fala sério!!!
Bruxa de Blair na lista de melhor filme????
Pra quem gosta de merda é um prato cheio!
Ele está na minha lista dos piores e em primeiro lugar!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

uma das piores listas q já vi em toda a internet! Alien, o oitavo passageiro, nunca foi, se quer, um filme de terror. Cade rec, atividade paranormal, o grito. Sem falar que você nem se deu ao trabalho de fazer sua propria lista.

*não estou querendo começar mais uma guerrinha, é apenas a minha singela opinião, pois não consegui ficar de boca calada diante dessa lista. Aceite a minha critica (ou exclua o comentario antes que outras pessoas vejam).

Henry disse...

Essa lista originalmente foi da revista mundo estranho, e ja é mais velha q eu.

Na época, REC ainda não tinha sido lançado, por isso não esta aí *-*

*Gostei muito de o bebê de rosemary XD

Mas essa é apenas minha opnião =)

Felipe disse...

Quem é Stephen King comparado ao real mestre, Stanley Kubrick.

Unknown disse...

cara ridiculo piscose em primeiro lugar kkkkkk concerteza o mais assustador é o iluminado

xxxxxxx disse...

eu prefiro south park isso sim e terror

Mari disse...

Alguém ai ja assistiu "A Casa das Almas Perdidas" ou "The Hounted" , pra mim esse foi o filme de terror que mais me assustou na infância, mas não consigo achar em locadoras

rypes.rtp disse...

assisti "o chamado" no cinema...que filme ruim!!!!! a parodia feita em todo mundo em panico tá melhor!

Unknown disse...

Muito fraca a lista para ser do Medo B. Estava esperando uns filmes mais pesados. Os classicos que foram colocados estão ótimos. Porem, bruxas de blair... meio contraditório.

Neto SCCP disse...

Pra quem acredita em religiao o exorcista e o Ativiade paranormal pode ser assustador! Ja pra mim os filmes como Seven, Hannibal Lecter dao mais medo por serem um tanto mais reais! Tipo terror psicotico que pode acontecer ate na vida real! E outra,suspense eh a alma do terror!

Unknown disse...

cade o povo de 2013?

Unknown disse...

Antes de criticar dizendo que psicose não é o mais assustador, leiam o título da matéria:"Os 10 MELHORES filmes". Psicose foi uma revolução no gênero e inspirou diversos filmes. É completamente plausível estar em primeiro lugar.

Jadson disse...

Pra min Falto Evil Dead aew na Lista..

Daniel disse...

Cadê Poltergeist?

Total Dicas Fitness disse...

Pessoas perguntando cadê REC e Quarentena nessa lista não devem ter visto nenhum desses filmes citados pra achar que esses sim, eram terror rs
E falar que Bruxa de Blair não foi um bom filme, porra! O filme foi revolucionário desde a campanha de divulgação do filme até a forma como foi feito. Queria ver uma lista de "melhores" filmes feitos por essas pessoas só pra dar risada aqui rs

Anônimo disse...

SÓ OS CLÁSSICOS... MUITO MAL FEITA.... O CARA QUE FEZ ISSO AÊ NÃO ENTENDE NADA!!!! "NADA" DE CINEMA....

M.campanello disse...

MAS SÉRIO ISSO? SÃSÇÃÇSÇASA~SÇÃS~ SÓ TEM FILMINHO AI -.-'
Aprendam a diferenciar CLÁSSICOS com ASSUSTADOR :)

Unknown disse...

NUNCA SERÁ, LISTA HORRIVEL!

Bel disse...

sério? A bruxa de Blair foi o pior filme de "terror" que eu ja vi -.-