O Codex Gigasa é o maior manuscrito medieval existente no mundo.
Ele foi criado no mosteiro beneditino de Podlažice no inicio do século XIII e hoje está preservado na Biblioteca Nacional da Suécia.
O códice está contido numa pasta de madeira, coberta com couro e ornamentada com metal. Com 92cm de altura, 50cm de largura e 22 cm de espessura, é o maior manuscrito medieval conhecido. Era inicialmente constituído por 320 folhas de velino, apesar de oito das mesmas terem sido posteriormente removidas. Não se sabe quem o fez, nem se conhecem as razões de as páginas terem sido removidas, embora se pense que pudessem conter as regras monásticas dos beneditinos. O códice pesa cerca de 75 kg e o velino nele usado foi elaborado a partir de pele de vitelo(ou pele de jumento, segundo algumas fontes), num total de 160 animais.
Conteúdo
O Codex inclui toda a versão Vulgata Latina da Bíblia, excepto para os livros de Actos e Apocalipse, provenientes de uma versão pré-Vulgata. Estão também incluídos a "Enciclopédia Etymologiae" de Isidoro de Sevilha, "Antiguidades Judaicas" de Josefo, "Chronica Boemorum" (Crónica dos Boémios) de Cosmas de Praga , vários tratados (de história, etimologia e fisiologia), uma agenda com necrologia, uma lista dos monges do mosteiro de Podlažice, fórmulas mágicas e outros registos locais. Todo o documento está escrito em latim.
A "Bíblia do Diabo" foi escrita por um monge que quebrou os votos monásticos e foi condenado a ser murado vivo. A fim de evitar esta severa sanção, ele prometeu a criação, em uma única noite, de um livro que glorificaria o mosteiro para sempre e que incluiria todo o conhecimento humano. Perto da meia-noite, ele teve a certeza que não conseguiria concluir esta tarefa sozinho e, por isso, fez uma oração especial, não dirigida a Deus, mas ao arcanjo banido Satanás, pedindo-lhe que o ajudasse a terminar o livro em troca da sua alma. O monge vendeu, assim, a sua alma ao diabo. O diabo concluiu o manuscrito do monge e foi acrescentada uma imagem do diabo como agradecimento pela sua ajuda.
O códice não foi proibido pela Inquisição e foi analisado por muitos estudiosos ao longo dos tempos.
A página 290 contém apenas uma figura original de um diabo, com cerca de 50 cm de altura. Algumas páginas antes desta, estão escritas sobre um velino escurecido e os caracteres são mais esbatidos que no resto do manuscrito.
A bíblia do Diabo existe mesmo e o parceiro "Cine Dark" colocou um documentário sobre ela, feito pelo National Geographic, para download.
Bons Pesadelos...
16 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
to com pena dos jumentos.. sério! 160 é sacanagem =/
medo \o/
Já vi isso no NATGEO muito foda as paginas estão escuras porcausa da pele de animal porque antes não tinha papel ai como a biblia do demo ficava aberta só na pagina com a imagem ai escureceu mais aquela parte =)
muito baun -)
pessoal do medo...
plz ajudem me
COMO EU VEJO Um FANTASMA?
O Porque:tenho medo infernal de ver fastasmas e presciso ver um pra acabar c esse medo.
ele esta acabando c minha vida!
Use a Tábua Ouija
Eu também vi o documentário sobre o Codex Gigasa, mas foi no History chanel, e achei muito curto, e não vi muita coisa.
Fiquei arrepiada vendo o comentário, mas amo ver mistérios.
Medo B., continue assim, com muitas informações porque isso e todo o resto te faz ser nota 1000!
Podiam escanear esse troço e lançar um pdf traduzido na net, ia ser bacana...
Use a Tábua Ouija. [02]
Use a Tábua Ouija. [02]
Acho engraçada a imagem que Igrejas usam de demônios ou de Satanás! Oo Eu aprendi que é ao contrário.
Esse arquivo pra download , sabes se é legendado e/ou dublado?
É Dublado
Tem a Bíblia inteira e mais um monte de livros, em apenas 320 páginas?
Deve ser preciso ler com microscópio!
nossa, eu adoraria ler este livro.
já pensou!?
logo depois que aprendesse latin, é claro!
Postar um comentário