17 de julho de 2009

Cidades Abandonadas

Palco principal da curiosidade humana, as cidades abandonadas (ou cidades fantasmas) mexem com nossa imaginação constantemente. Presentes em filmes, jogos e livros, estas cidades, e até mesmo um único local, nos fascinam.

Mas… Por quê?

Bom… Eu não sou expert em analisar as pessoas e tal, mas, ao meu ver, uma “adoradora” de cidades abandonadas (Ah, um dia eu ainda vou pra cada uma delas!), acredito que seja para atiçarmos nossa imaginação, tentar entender como um lugar que outrora fora tão bonito ter se tornado literalmente uma selva de pedra, ao ter árvores crescendo no meio da rua, ou estar habitada apenas por animais. O “assustador” realmente chama nossa atenção, querendo ou não.

Olhamos para uma escola abandonada, e pensamos “Onde estarão as crianças que estudavam aqui?”. Uma prisão, um hospital… Onde estarão todos?

É algo que realmente chama nossa atenção, pois é “assustador” para o que chamamos de mundo moderno. Chega a parecer filmes pós-apocalíptcos. Imagina: Uma cidade agitada, cheia da vida, alegre… De repente sendo abandonada, aos poucos, até não sobrar mais ninguém ou apenas um grupo de pessoas que insistiu em ficar.

Em resumo: Dá medo!

Neste post, vou mostrar algumas cidades abandonadas, no mínimo interessantes por causa de sua história ou seu aspecto, algumas podem parecer até familiares, pois muitos desses locais foram usados como inspiração para autores e criadores.

Ao mesmo tempo, vamos relembrar o que se passou por esses locais, muitos podem abrir nossos olhos para o que diversas pessoas querem esquecer.

Comecemos, então!

———————————————————-

“Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável- Augusto Cury

———————————————————–

O Memorial de um Massacre – Oradour-sur-Glane, França:

Essa pequena cidade foi palco de um massacre durante a 2ª Guerra Mundial, quando soldados alemães ocuparam a cidade e mataram um total de 624 moradores, uma espécie de “punição” por causa da resistência Francesa perante as tropas nazistas.

Homens foram levados a um celeiro, onde levaram tiros nas pernas para “morrerem mais lentamente”, enquanto que mulheres e crianças foram queimadas vivas dentro de uma igreja que lhes servia de abrigo. Depois de tal massacre, a cidade ainda foi toda saqueada e destruída. Hoje, as ruínas do local permanecem como um memorial para as vítimas do massacre e como uma lembrança do horror que foi aquele evento.

Aqueles que sobreviveram fundaram uma nova Oradour, que fica próxima à cidade original.

A Cidade Proibida – Varosha, Chipre

A placa diz “Zona Proibida” em várias línguas.

Outrora um importante ponto turístico da cidade de Famagusta, Chipre, a área de Varosha agora não passa de um local abandonado e proibido.

O bairro costeiro fora invadido pelo exército turco em 1974, obrigando todos que estavam presentes no local a fugirem. Atualmente, Varosha é zona proibida, nenhum cipriota pode adentrar no local.

Manifestações são feitas para que Varosha retorne aos gregos cipriotas, mas os turcos cipriotas não entram em acordo. E mesmo que entre, a cidade está há mais de 30 anos sem qualquer intervenção humana (A não ser por um ou outro militar turco que mora/morou por ali com familiares), o que a torna inabitável para o homem.

O estado dos prédios atualmente

Com a cidade vazia, os prédios e casas vão se decompondo aos poucos, a natureza toma conta de tudo, e a única movimentação que se vê nas praias – pelo outro lado da cerca que divide Famagusta agora (Foto da placa) – é a de tartarugas marinhas, que fizeram dali o seu lar.

Uma Cidade sem Lei – Kowloom, China

Conhecida como uma “anomalia urbanística”, Kowloon, na área da Hong-Kong, possuía aproximadamente 50.000 habitantes distribuídos numa área de 0,026km² (1.900.000 pessoas por km²). E era, oficialmente, o local mais densamente populacional do mundo.

A cidade nascera no séc XIX, durante a ocupação inglesa na China, funcionando como uma base militar, com então 700 habitantes. Num acordo que cedia Hong-Kong para os ingleses, Kowloon foi excluída da área e ficou sob domínio chinês. Mas quando a Inglaterra quebrou o acordo e invadiu a cidadela para ter toda área de Hong-Kong sob seu poder, encontrou-a completamente abandonada e deixou-a em segundo plano.

Foi só em 1940 que Kowloon voltou a ser habitada. Contando então com uma população alta, a cidadela virou ponto turístico para aqueles que queriam rever a China antiga em suas vielas, já que o comunismo avançava sobre o país. Mas durante a 2ª Guerra o Japão destruíu as muralhas e parte da cidadela, deixando-a novamente abandonada e desolada. Voltando a ser reocupada só depois da rendição dos nipônicos perante à batalha, mas agora sem suas muralhas, o que a transformou em um refúgio para bandidos e viciados. Resistiram às investidas inglesas, à polícia de Hong-Kong, que sequer podia entrar lá, e foram completamente ignorados pela China continental. Kowloon agora se tornava uma Cidadela Proíbida.

Alguns prédios de Kowloon (Foto maior),um dos corredores (Foto menor, acima) e uma “visão do céu” vista do solo da cidade (Foto menor, abaixo)

Kowloon começou a crescer de forma descontrolada. Prédios, ruas e becos começaram a se fundir, transformando-se em um enorme labirinto, totalmente sem lei. Curiosamente, a estatística de crimes era abaixo da de Hong-Kong, por não haver repressão sobre os moradores.

Finalmente, nos anos 80, a Inglaterra e a China finalmente concordaram que Kowloon não podia mais existir, por causa da falta de leis, ordem e as péssimas condições de seus habitantes. A cidade fora demolida em 1993 e seus habitantes foram movidos para outras áreas próximas. Hoje um parque ocupa o local da extinta “Cidade das Sombras”.

Kowloon Park

A Verdadeira Silent Hill – Centralia, Estados Unidos

Uma cidade enevoada, praticamente vazia, ruas fechadas e interditadas… Parece algum jogo? Algum filme? Não, está é a realidade.

Falamos de Centralia, localizada no estado da Pensilvânia – EUA.

A cidade, até então com 2.000 habitantes lá pelos anos 70, agora não passa de uma vila fantasma, habitada por nada mais do que 9 pessoas. Em 1962, uma queimada em um depósito de lixo acabou resultando em um colapso que condenou a cidade toda.

Centralia vista de cima, em 2006, parte das casas foram demolidas ou destruídas por rachaduras no solo.

O fogo atingiu uma antiga mina de carvão localizada em quase todo o subsolo de Centralia, que praticamente explodiu, levando gases tóxicos e chamas para a superfície. O controle do incêndio não durou muito, buracos foram abrindo no chão (Um deles em questão engoliu um garoto de 12 anos, que depois fora resgatado), e fumaça e gases começaram a ser expelidos desenfreadamente, obrigando a cidade a ser evacuada. Apenas alguns corajosos insistiram em ficar.

Uma das principais estradas de acesso à Centralia, atualmente interditada.

Hoje, Centralia ainda queima. Calcula-se que o carvão contido na mina – de aproximadamente 10km de extensão – queimará por 250 anos, senão mais. Casas foram demolidas, parte do acesso à cidade está interditado, o CEP e todos os imóveis de lá foram “desapropriados” (Não sei se usei o termo certo, mas, enfim…), e ruas cheias de placas avisando o “Perigo Mortal” que ronda agora as ruas de Centralia.

Uma das placas da cidade: “Aviso – Perigo. Incêndio em mina subterrânea. Andar ou dirigir nesta área pode resultar em sérios ferimentos ou morte. Presença de gases perigosos. O chão pode ceder sem aviso.”

A cidade ganhou o apelido de “The Real Silent Hill” (A Verdadeira Silent Hill) em meados de 2006, quando o roteirista do filme, Roger Avary, disse que havia se baseado nesta cidade para criar a cidade do jogo reproduzido para o cinema.

Ah, sim, Centralia também é conhecida como “A Boca do Inferno”…

O Lar do 4º Reator – Pripyat, Ucrânia.

Falarei algo horrível agora…Mas… É o caso que mais gosto!

Bem, Pripyat foi a cidade que despertou esse meu interesse em buscar cidades abandonadas!(Mentira…a 1ª cidade que eu encontrei foi Varosha XD!Mas isso não vem ao caso agora!).

Esta pequena cidade na Ucrânia era, nada mais, nada menos, do que o local onde ficava o 4º Reator da usina nuclear de Chernobyl. Exato!O mesmo reator que deu início ao pior acidente nuclear da história, em 1986.

Grafitti feito em um dos prédios de Pripyat, ao fundo, a torre do 4º Reator de Chernobyl

Desde aquele dia a cidade foi abandonada, e hoje objetos se encontram do mesmo modo como foram largados por seus donos, assim como casas, prédios e escolas. Algumas pessoas se negaram a fugir, colocando em risco sua saúde sobre uma radiação que demorará mais ou menos 900 anos para se dissipar completamente dali.

A roda gigante do parque de Pripyat, um marco do que o desastre tirou

Algumas áreas estão abertas para vistação, mas apenas pontos mais distantes da usina e com uma taxa menor de radiação.

A área também serviu de palco para um jogo... Cujo nome eu não lembro ¬¬...

Não sabia que aproveitava o post do meu blog antigo ou se reciclava e falava de cada cidade. Bem, se quiserem mais informações sobre qualquer cidade listada, ou tem alguma cidade e quer falar dela, me avise que posso, futuramente, fazer outro post!

Fontes: WebUrbanist, PBase, The Urban Earth, Wikipédia (Acho que esse nem conta mais, né?XD!), e o Google…que, claro…Não vale!

Bons pesadelos...

49 comentários:

Unknown disse...

tesaooo


materias interessantes =D

Le disse...

tesaooo


materias interessantes =D

[2]

Anônimo disse...

Uma parte do call of duty modern warfare, se passa nesse parque ao lado dessa roda gigante !
Legal esse texto. ^^

Anônimo disse...

caramba....isso é uma postagem foderosa....
muito bom, sem palavras XD

Anônimo disse...

Muito bom mesmo!!

eu sou viciado nos jogos do Silent Hill, e essa cidade é a mesma história contada no jogo!!!!

sinistrão

Ronaldo disse...

Caraaaa
Post massa demais!!
Um dos melhores q eu já vi aqui,parabéns fio!

;) disse...

Legal o post , mas não sei se é só meu caso , mas acho que o de bastante gente , queria dar outra sugestão , não me levem a mal. Mas acho que as pessoas que postam e tal , deveriam diminuir um pouco o post , ficou muito grande os textos e tudo mais , fica meio cansativo de ler e tal , mesmo sendo interessante

Uma Cidade sem Lei – Kowloom, China
Se eu não me engano foi rodado um filme nesse local.

O mais foda , com certeza foi da cidade que lembra Silent Hill.

Parabéns pelo post lol

BяüИø Kµяågåяä disse...

q nada os posts tao bons INDEPENDENTE DO SEU TAMANHO
essa coisa de reclamar da extensao do post eh coisa de quem tem preguiça de ler =]


o marco do massacre lembra a primeira fase do MEDAL OF HONOR xD

vi a foto da placa e je lembrei de silent hill =] sem ler o texto =]mas depois se esclareceu tudo =]


parabens pelo post HIKA

HikaCheshire disse...

Obrigada pelo nome do jogo... Anônimo XD!

Ih ;), isso é um pedido meio impossível... Pelo menos pra mim. Post grande é comigo mesmo XD!!Não gosto de posts muito pequenos.

Frank disse...

Achei interesante o post , a cidade da usina de Chernobyl é realmente uma cidade fantasma deve ser tenso ficar la e pensar que tem radição que pode durar mais de 900 anos ... e a de silent hill tambem gostei xD Achei ate bonita como ponto turistisco ,eu ate iria la.(mais não quero viver la não!:D)

MEDO B disse...

essa coisa de reclamar da extensao do post eh coisa de quem tem preguiça de ler [2]

O post ta excelente Hika xD
Parabensss!!

Anônimo disse...

e dizer que o parque de Pripyat tinha acabado de ser montado ;/ se não me engano,tem um documentario da history channel que fala dessa cidade. *-*
ADOREI O POST! ♥

StarBlack . disse...

adorei o post, e com certeza a qualidade do blog não está caindo, se estivesse eu avisaria rs
mas, cidades abandonadas sempre me causaram um pouco de fascinio.
e repito, adorei o post :*

Anônimo disse...

Muito boa a matéria, parabéns pelo post, e espero ter mas matérias sobre o assunto, fascinantes as cidades com histórias bem atrativas!!!!!!

mariana disse...

Alguem de cima falo que os post's fikam muito grandes,eu axo que não quando a matéria é interessante e o post é pequeno fika um gostinho de quero mais :/ não importa o tamanho se a matéria for boa e vc quiser mesmo ler (y)

AMEI a matéria *-*

O Estado Original disse...

A cidade sem lei, umas das cidades abandonadas que estão no post, foi cenário para uma das partes de um excelente filme de terror, cujo nome agora não me lembro. auhauhauhauahuahau

Thiago_RuSSo disse...

Obrigado, estou mexendo no layout ainda para tentar deixar ele um pouco mais leve para o carregamento..

Até Mais, MedoB ;D

Unknown disse...

Fazia tempo que não surgia uma postagem tão boa.
Valeu, cara.

Ronaldo / De novooo! disse...

O tamanho NÃO IMPORTA se o texto foir interessante! Já imaginou um textooo gigaaante sobre o fantasminha camarada? Acho que nem ia estar reclamando!

Cahssia disse...

Pripyat, a muito tempo tem sido uma "paixão" pra mim.
Parabéns pelo post,[Quem nunca sonhou em ter uma cidade inteira]

Ghayl disse...

Beleza de post...
Adoro o blog.
E como mais de uma pessoa faz as postagens, fica interessante ler todas, sobre temas variados e escritas de modos variados.

Luís Gustavo disse...

O Jogos e o Filme de Silent Hill foram realmente inspirados na cidade Centrália-PA ...

O melhor blog q eu conheço com o melhor post q jah li parabéns

;) disse...

Mas eu tenho preguiça de ler mesmo. HUAUHAHUAHUAUHAHAUA

Não disse que o post foi ruim , disse que foi bom , o unico problema pra MIM foi o tamanho , mas tudo bem

BяüИø Kµяågåяä disse...

;) se a qualidade do blog estivesse caindo NAO TERIA TANTOS COMENTARIOS como esta tendo agora ;)

Anônimo disse...

Sobre o que o anônimo disse é verdade o parque de Pripyat tinha acabado de ser inaugurado, era, à época, um verdadeiro marco para a cidade que foi construida e planejada por todos os trabalhadores da usina.
Só por curiosidade, minha esposa é ucrâniana e morava em Nikolaev ao sul do país. Já estive nas duas cidades (Pripyat e Chernobil) algumas vezes é o local é muito pior do que qualquer documentário da Discovery. Assustador não seria a palavra exata para descrever o que se vê por lá. É ainda pior, acreditem, mas o medo é totalmente tomado pelo sentimento de tristeza que fica no ar da cidade e das pessoa que ainda vivem por lá. A Ucrânia é um país lindo de fato, mas parte da sua história nunca foi contada direito. O comunismo imperava e muito do que aconteceu em abril de 86 ainda não foi revelado. A beleza da histótia se confunde com a tristesa daquele local.
Todas as vezes que estive lá (a última em agosto de 2008) chorei quando ví uma vaca deformada pela radiação sendo cuidade por camponeses. A água é tão radiotiva que os peixes nascem na cor preta e cinza dentro de uma água que, por incrível que parece, é tão cristalina e limpa (visualamente) que niguém diz que existe radiação por lá. Se alguém um dia tiver a oportunidade de ir à cidade (existem pacotes turísticos para Chernobil) façam o seguinte teste: Com um rádio de pilha ligado no último volume numa estação vazia, alcance o local mais alto que puder do local onde vc está, os sons que você vai ouvir realmente dão medo, mas é bem divertido!
Abraços e desculpem pelo comentário longo. Mas gosto muito do país e do povo de lá.

Abraços e parabéns pelo blog. Passo por aqui quase todos os dias!

Está cada vez melhor.

Sidarta Serra disse...

Cara, geralmente aparecia aqui pra criticar algo, ou pra dizer que algo era fake:).Não que eu não goste do blog, pelo contrario, gosto sim...mas sempre achava que tava faltando algo sacas?E esse post...putz...foi muito bom:)
Parabens msm...e continuem assim

João Pedro disse...

aceita parceria?
se aceitar deixa uma mensagens.

Eric disse...

Gostei muito de ver/ler sobre "A Verdadeira Silent Hill" e "O Lar do 4º Reator"

Ótimo post. ;D

Anônimo disse...

cARAka POSTAGEM SENSACIONAL, MEUS PARABÊNS AE.........

oi disse...

uma dos melhores posts q eu ja vi hein , adorei aquela cidade em hong kong abandonada , vou pesquisar para saber mais -]

Anônimo disse...

Ei o game é CALL OF DUTY 4-MODERN WARFARE

Anônimo disse...

Sim, o jogo é Call of Duty 4: Modern Warfare, e a semelhança entre o jogo e o local real é enorme, inclusive em um dos capítulos do jogo, você joga na área da roda gigante.

http://www.youtube.com/watch?v=jeJ-eK6ll2E

Klebeer disse...

Kowloon é do jogo Shenmue 2, pena que demoliram o lugar, gostaria de dar um pulo lá algum dia.

Joice Maciel disse...

Stalker - SHADOW OF CHERNOBYL é o nome do jogo *-* e tem uma fase do Call of Duty 4 que se passa em Pripyat *-*

Jean Ricardo disse...

Então, o desenho Street Fighter 2 Victory mostra Kowloom que é visitada por Ryu, Ken e Chun-li, e Call of Duty 4 que tem uma missão com os Snipers em Chernobyl.

Anônimo disse...

AHHHHHHHHH chernobyl *-* vs não sabe o quanto eu sou viciada na história dessa usina <3 adoooro! interessante pakas ;D tem no call of duty 4! o gráfico é igualzinho *o*

JimmyF. disse...

LOOL quero entrar na Uma Cidade sem Lei – Kowloom, China deve ser maneiro la, pareçe um cidade de zumbis *_*

Bira disse...

Vai te tbm o S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat

q vai ser baseado em torno da usina de Chernobyl

meoO.. acho q vai ser 10 esse jogo!!

vo começa a levanta uma grana pra compra um pc novo.. TT

Renan Sparrow disse...

Épico esse post!!!!

muito foda!!

Raphael disse...

STALKER - Eo nome do jogo

adorei o post

valew

Anônimo disse...

é msm,na vdd o nome do jogo é S.T.A.L.K.E.R. shadow of chernobyl [auto explicativo xD]

post excelente :DDD

Unknown disse...

Que tal nos aqui ir para essas cidades e fazer um filme de terro tipo Silent hill *-* Resident evil *-* que tal que tal xD

Kalu disse...

olha não li todos os posts, e não sei se alguem ja falou isso.
mas a foto de Oradour-sur-Glane, França, é igual, ou melhor no jogo medalha de honra aliad assault, tem uma fase, que se não me engano e na fa frança, e se passa neste cenario, ate o carro parado, os recortes na parede...tudo....

Daniel disse...

Cara, acho q é a primeira vez em uns 10 anos q leio um post de blog por inteiro...
Curto demais esse assunto tambem!
Ficou mt bom! Parabens!

E o nome do jogo que tem Pripyat/Chernobyl como cenário é S.T.A.L.K.E.R.(Q por sinal é mt bom tb)

vitorph3nom disse...

call of duteeeeeee!!!!!!! tesao de ver essa pripyat!

Nock Code disse...

BitSourceIT

Malik Shahzad disse...

lightworks-pro-crack
coral-draw-12
coreldraw-graphics-suite-x7-2021-crack-latest-version
autocad-2016-crack-64-bitactivation-code-updated-latest
spyhunter-5-crack-serial-keygen-2021-free-download
coral-draw-12

news updates disse...

Sports World TV

US News Insider

Mayweather News Online

The Sports daily

Big Sports Live

Vip TV Channel

Buffstreams Live Online

Crackstreams Live Online

Tadkahub disse...

We thoroughly enjoyed going through your posts. I'm happy to have discovered your site. If you need help as well. Go to the website. Contact us by email. It's completely free. Pop Slots Free Chips