10 de julho de 2009

Serial Killers - Jack, O Estripador

Sim, “The Ripper”! Digam como pude começar uma série sobre seriais killers e nunca ter mencionado o famoso Jack? Bom, aviso logo que o post ficou um tanto quanto grande, então tenham paciência com a Pequena Estrela aqui, aviso também que as fontes estarão presentes dessa vez porque pelo o que eu vi acredito que agora posso citá-las mesmo não sendo nenhum blog. Enfim, vou parar por aqui porque monólogos não são nem um pouco legais, vamos ao que interessa.

_


"Um dia os homens olharão para trás e dirão que dei à luz o século XX". (Jack, o estripador)

Jack, o Estripador pode não ter sido o primeiro assassino psicopata da história, mas sem dúvida é o mais famoso. Sua “obra” e o fato de sua identidade nunca ter sido descoberta originaram livros, filmes, documentários e quadrinhos. Seu nome foi tirado de uma carta, enviada à Agência Central de Notícias de Londres por alguém que se dizia o criminoso.
Suas vítimas sempre eram mulheres que ganhavam a vida como prostitutas. Os jornais, deram ampla cobertura ao caso, por causa da natureza selvagem dos crimes e ao fracasso da polícia em efetuar a captura do assassino.
Devido ao mistério em torno de Jack nunca ter sido desvendado, as lendas envolvendo seus crimes tornaram-se um emaranhado complexo de pesquisas históricas, teorias conspiratórias e folcores duvidosos. Diversos autores, historiadores e detetives amadores apresentaram hipóteses acerca da identidade do assassino e de suas vítimas.
Na época levantou-se a suspeita de que a polícia estaria ocultando informações para proteger o criminoso, que seria alguém da alta sociedade ou até mesmo um integrante da família real. Testes de DNA realizados nas cartas supostamente enviadas por Jack levantaram a hipótese de que o pintor britânico Walter Sickert as teria escrito, sendo o verdadeiro assassino. Mas o argumento foi considerado inconclusivo por historiadores.
Os seus assassinatos brutais permanecem desconcertantes, fascinantes e insolúveis, um século depois de serem cometidos. "Jack, o Estripador", iniciou o seu reinado de terror no ano de 1888 e com ele veio o receio e o pânico.

Vítimas

As mortes tinham características em comum: todas as vítimas estavam bêbadas ou haviam bebido, eram prostitutas e tinham o ventre dilacerado e os órgãos estripados. Teorias sugerem que, para não provocar barulho, as vítimas eram primeiro estranguladas, o que talvez explique a falta de sangue nos locais dos crimes. A remoção de órgãos internos de três vítimas levou oficiais da época a acreditarem que o assassino possuía conhecimentos anatômicos ou cirírgicos.
Não é certo o número de mulheres assassinadas pelo Estripador. O número mais aceito é o de cinco vítimas, mas há versões que apontam de quatro a sete mortes.

1ª - O primeiro crime atribuído a ele ocorreu no dia 31 de agosto de 1888, na viela Buck’s Row. O Estripador agarrou-a por trás e tapou-lhe a boca com a mão, tendo, depois, lhe cortado a garganta. Um homem a caminho do trabalho encontrou o corpo de Mary Anne Nichols, conhecida como Polly, na calçada. A garganta estava cortada de uma orelha a outra, e a lâmina penetrou até a coluna vertebral. O crime foi atribuído a uma gangue de exploradores de prostitutas.

2ª - O segundo assassinato ocorreu em 8 de setembro do mesmo ano. O corpo de Annie Chapman foi encontrado por um morador de uma pensão, a cinco metros de Buck's Row. A cabeça estava praticamente separada do corpo e seus anéis e dinheiro estavam intactos e colocados ordenadamente junto aos restos mortais do cadáver. Correu o boato que o criminoso trazia as suas facas numa pequena mala preta o que originou uma autêntica perseguição a quem transportava malas desse tipo. A policia prendeu dezenas de suspeitos inocentes, mas o Estripador não deixara qualquer pista. A investigação policial não chegou a nenhuma pista importante, exceto a de que o punhal usado no crime correspondia ao do assassinato de Polly Nichols. A lâmina media entre 15 e 25 cm e tinha 2,5 cm de largura. O relatório concluiu, pelas características dos crimes, que o assassino possuía conhecimentos de anatomia e que o criminoso era canhoto. Um cirurgião da policia declarou que os crimes tinham sido efetuados com destreza e bastante perícia.

3ª - Em 30 de setembro, Estripador esfaqueou mais duas mulheres e deixou o que constituí provavelmente a única pista da sua sinistra carreira. Por detrás do nº 40 de Berner Street foi encontrada Elizabeth Stride com a garganta aberta e jorrando sangue. Outra morte foi cometida naquela mesma noite.

4ª - O cadáver de Catherine Eddowes foi encontrado e jazia alguns minutos daquele local, o mais mutilado de todos. O rasto de sangue estendia-se desde o corpo que se encontrava virado de costas, quase irreconhecível com a garganta cortada e um outro corte seguido do reto ao esterno sem uma parte da orelha direita além disso a extremidade do nariz também havia sido cortada, até à porta onde alguém escrevera a giz " Os judeus não são culpados de nada". Seria o Estripador um judeu que se vingava de um mundo que o perseguia? Ou tratava-se de um juiz enlouquecido que se tornara o seu próprio carrasco? A mensagem, fosse qual fosse o seu significado, poderia ter sido vital. Mas nunca foi devidamente estudada, pois, misteriosa e inexplicavelmente, o chefe da policia, Sir Charles Warren, ordenou que fosse apagada.

5ª - No dia 9 de Novembro o assassino volta a atacar, um cobrador de aluguel bate à porta de uma das pensões em que tinha inquilinos. Na ausência de respostas, olha pelo vidro da janela e avista um corpo na cama e uma poça de sangue no chão. A vítima é uma jovem de 25 anos chamada Mary Kelly e seu corpo foi encontrado, desmembrado, no seu quarto. A cabeça estava praticamente separada do resto do corpo e o rosto, irreconhecível. Mary foi pelo que se julga, a última vitima do Estripador, que não voltou a repetir os seus crimes.

A Carta

Em Abril de 2001, a Grã-Bretanha revela uma carta que estava esquecida nos arquivos da Scotland Yard. Estava datada de 28 de outubro de 1888, no auge da fama do assassino e foi endereçada a Thomas Horrocks Openshaw, médico legista do Museu de Patologia do Hospital de Whitechapel. Não por coincidência, Openshaw foi o encarregado de examinar o cadáver de Catherine Eddwes, uma das vítimas do estripador. Na carta o autor lamenta ter sido atrapalhado pela polícia momentos antes de um novo crime, e promete atacar novamente. As autoridades consideram a carta um dos maiores indícios da existência de Jack.
Sua carta dizia o seguinte: "Velho chefe, iria mandar um rim esquerdo para o seu hospital, após cravar meu punhal na sua garganta (da vítima). Mas a maldita polícia chegou e estragou tudo...", relatou o criminoso, para em seguida sair com uma tirada irônica: "Você já viu o diabo em seu microscópio, quando coloca um rim na lente?"
"Jack" terminou a carta com a seguinte ameaça:
"Acredito que logo voltarei ao trabalho e lhe enviarei um pouco mais de tripas."

Filme



Um dos filmes baseado nesse serial é "Do Inferno" (“From Hell” o mesmo nome com o qual a carta citada acima ficou conhecida), que mostra a trajetória de Jack em Londres no ano de 1888 e a história de um policial que se apaixona por uma prostituta que seria vitimada por Jack.

Jogo

"Será que o maior detetive da literatura consegue capturar o serial killer mais sanguinário da história?"




1º de setembro de 1888. Uma cena sangrenta e horripilante ilustra a página principal do jornal: uma jovem prostituta é brutalmente assassinada. Sherlock Holmes e Dr. Watson lêem a notícia e resolvem seguir para a delegacia de polícia para investigar o caso.

http://www.baixaki.com.br/download/sherlock-holmes-vs-jack-the-ripper.htm

*Aviso desde já que o link é apenas do Demo do jogo.

Teorias

Novas teorias sobre Jack aparecem a todo momento, a última delas pertence a Andrew Cook, um historiador britânico que diz que na verdade tudo não passou de uma invenção para vender mais jornais. No livro "Jack, o Estripador: Caso Encerrado” Cook afirma que Jack é um personagem de ficção inventado pelos jornalistas e que os crimes de 1888, foram obra de diferentes homens, sem nenhuma ligação entre eles. O foco principal do livro é o jornal "The Star", lançado pouco antes de os assassinatos começarem e que foi o primeiro a sugerir um "serial killer". Coincidência ou não, o "Star" viu sua circulação aumentar em 232 mil exemplares durante o período em que noticiou à exaustão os crimes atribuídos a Jack.

Porém "Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes..."

Fontes: wikipédia, webcine, mundoestranho, geocities

Bons pesadelos...

22 comentários:

Anônimo disse...

Sempre gostei dessa historia pelo seu misterio , e por dar muito o que pensar !
Parabens pela materia

Eu estava pesquisando sobre o assunto e achei uma materia que fala sobre o pintor Walter Sickert e a pesquisa que uma mulher fez , afirmando que ele era o verdadeiro jack , basiado em provas. sendo verdade ou nao é bem interessante para quem gosta do assunto . http://www.exactaexpress.com.br/JackEstripador.htm

Copia Pow! disse...

Aceita Parceria Banner amigo?

Ana Cláudia Sant'Ana disse...

Sempre tive fascínio pela história do Jack!
Principalmente por ele deixar a Scotland Yard "no chinelo"!

Houve também considerações que talvez Jack fosse mulher... Quem sabe né?

Abç!

;) disse...

Confesso que nem li tudo , mas eu sei grande parte da história dele. Gostei muito do post.

Agora o Próximo post bem que poderia ser do Leatherface *-*

HikaCheshire disse...

Jaaackk!!*O*!!!
Eu amo o Jack, cara!O maior assassino EVER!

Eu pretendo escrever um livro dele, vejamos se corre bem XD!!

AAMEEEII o post, Estrelinha!

DEVIL disse...

AH QUALÉ GENTE!!!!
EU NÃO KERO ME TORNA O VILÃO DO BLOG (apesar da idéia soar bem), JA ELOGIEI UNS 2 OU 3 VIDEOS AKI.
SÓ FICO MEIO PUTO QUANDO VCS FORÇAM A BARRA POSTANDO QUALQUER VIDEO....
E EU JA TIVE UM BLOG SIM!!! MAS ERA EM OUTRO RAMO (porno) E PAREI POR PROBLEMAS PARTICULARES (medo de processo).
ACEITO A CRITICA DE NÃO FICA SÓ RECLAMANDO. VO PROCURA COISAS PRA INDICA PRO BLOG....
QUAL O E-MAIL Q MANDO O Q EU AXA??????

Medo B. disse...

Devil,

Aceitamos suas criticas.
Minha duvida ficou na sua afirmação sobre os 90% ?!
É uma curiosidade minha saber o que a maioria está pensando do blog, mas fica dificil se nem 10% comenta...

Mas como as visitas estão subindo acredito que a maioria está gostando!

Se um dia ou outro tem um post mais fraco?! Pode ser para uns mas excelentes para outros, os gostos são diferente e aceitamos todas as críticas positivas ou negativas.

O Email para envio de material é: jmpomo@gmail.com

Ou procure a gente no orkut na comunidade do MEDO

Bons Pesadelos...

Chacon disse...

Se a carta encontrada em 2001 é verdadeira e corresponde ao assassino, com certeza ele é conhecedor de anatomia: um médico ou um biologo, pois quantos naquela época possuiam microscópios para estudar seja o que fosse?

†Alucard† disse...

Up

HikaCheshire disse...

Eu creio mesmo que ele tinha uma BOA noção de medicina, mas talvez não a exercesse de verdade. Mas, sei lá, acho que é um daqueles casos que nunca serão resolvidos >O!

Gente, Do Inferno é recomendadésimo!!Vejam!

Ah Devil... Sei lá...A gente faz o que pode. Acho legal você sugerir, MAS não se esqueça que aqui não é o Bizarro. Não postamos pessoas mortas ou coisas assim.

HikaCheshire disse...

Anônimo, super não acredito nesse mulher =P!

Bruno disse...

O filme O Xangô de Baker Sreet retrata que Jack o Estripador era brasileiro,e sua onda de crimes começou no Brasil.Mas no mais,ótimo post.

P.S:O game é recente?

Chacon disse...

Ah... qdo vão colocar o post do Assassino do Zodiaco??? Esse também é foda !!!!

pequena estrela disse...

"Bruno"
o game é recente sim

"Chacon"
vou pesquisar sobre esse

Aliás todos vcs poderiam dar sujestões de seriais, assim todo sábado coloco uma das opções

Unknown disse...

Fala ae João... Cara uma das teorias que o governo ingles/scotland yard negam até o fim, é de que na verdade um príncipe ingles ( não me lembro qual ), teria engravidado uma plebéia, e com medo de que isso pudesse "sujar" o império, a rainha mandou um assassino do serviço secreto para matar não só a plebéia como também as prostitutas para quem ela tinha contado a verdade. Por isso a Scotland Yard nunca descobriu nada. Porém é só uma teoria, mas eu gosto dela. Abraços, Antonio

Rebeca disse...

"Um historiador britânico que diz que na verdade tudo não passou de uma invenção para vender mais jornais."

Eu não boto fé nessa história não... sei lá! *corre das pedradas*

pequena estrela disse...

eu tbm não coloco HSUAHUSAHSUA'

Rebeca disse...

É nóis!

Frank disse...

Acredito que ele existiu, e foi muito calculista,soube ate o hora de parar com seus crimes...

Unknown disse...

olha aee pessoal..só uma obs.

o Jack na epoca escreveu aquilo com giz..porque 2 médicos judeus foram presos ao mesmo tempo..como eram considerados peritos em cirurgia , ficaram suspeitos. Dai a inscrição

Milla Prado disse...

O filme é bom demais.Lembro que depois de ter assistido ele é que comecei a me interessar por SK.Além disso,o Johnny Depp está pertubadoramente lindo nesse filme! *-*

Lucas Pettine disse...

Gostei da matéria. Mas será que ele existe mesmo? Será que ele conhecia mesmo de medicina, ou é só boato? Gostaria que vocês fizessem matéria do Leatherface. Seria legal também.