13 de agosto de 2009

Criptozoologia - Mothman


Começarei hoje posts sobre a Criptozoologia.


Pra quem não sabe, Criptozoologia é um ramo da ciência em que se estudam animais “ocultos” ou hipotéticos. (Vem do grego cryptos (Oculto), zoos (Animal) e logos (estudo).)


Estudam aparições de criaturas como o Pé Grande, Monstro do Lago Ness e outros. Também buscam informações e fatos sobre criaturas extintas e que foram vistas com vida (Como o Tigre da Tasmânia).


É um ramo pouco considerado da ciência, mas possui muitos seguidores no mundo.


Eu adoooooooooro Criptozoo...Mas isso não vem ao caso =PPP!!


Começaremos hoje com uma criatura sugerida pelo leitor Michel: O Mothman (Homem-Mariposa).


...Gato...-nnnn

1. História:


O Mothman foi avistado em Charleston e Point Pleasant, na Virgínia Ocidental (EUA) em meados dos anos 60. É descrito como um ser da altura de um homem adulto, com asas de mariposa e olhos vermelhos. Mas é uma descrição que se difere muito. Alguns o dizem como um ser sem cabeça e com olhos vermelhos na altura do peito.


Seus avistamentos foram relatados entre 1966 e 1967, e foram tantos que chegaram-se às possibilidades de paranóia conjunta ou conspiração.


Os primeiros a avistarem a criatura foram dois casais em 15 de Novembro de 1966. Eles viajavam de carro perto de uma fábrica de dinamite desativada em Point Pleasant quando viram duas luzes vermelhas. No começo acharam que era um pássaro, mas ao se aproximarem perceberam que eram olhos de uma criatura assustadora, descrita como “mais alta que um homem comum, entre 2 e 2,5 metros de altura, com grandes asas de mariposa nas costas”. Os casais fugiram logo em seguida, mas na mesma noite ocorreram outros avistamentos, em locais completamente diferentes. Quatro pessoas o avistaram três vezes na mesma noite e um homem de Salem (À 90km de Point Pleasant) relatou um encontro bizarro.

Ele estava vendo televisão, quando subitamente a tela escureceu-se e um ruído estranho começou a sair do aparelho. No mesmo momento, seu cão latiu furiosamente para algo do lado de fora da casa. Quando o homem saiu para ver o que acontecia, deu de cara com a criatura descrita na outra cidade. Com os olhos tão vermelhos e brilhantes quanto refletores de bicicleta. O cão, que o dono descrevia como muito corajoso e bom cão de guarda, fugiu ao ver a criatura e desaparecera.


Logo no outro dia, 16 de Novembro, uma família que foi até a fábrica abandonada em busca do Mothman (Como o jornal local o nomeara) foram os próximos a terem um encontro com o ser.

Um casal, uma mulher e sua filha foram de carro até o local e estacionaram, esperando verem a criatura surgir no mesmo local em que fora apontada no dia anterior. Caminharam por todo o local e, não encontrando nada, decidiram partir. Quando voltavam ao carro, perceberam que havia alguma coisa atrás do carro. Um dos presentes disse que a criatura parecia estar deitada atrás do veículo, e quando se levantou, era grande, cinzenta e com os característicos e horrendos olhos vermelhos. Ela afastou-se do carro e entrou na fábrica, enquanto as pessoas fugiam.


Outros avistamentos semelhantes ocorreram em 24 e 25 de Novembro, por pessoas que passavam próximos aos arredores da fábrica de dinamite. Mas nada de muito diferente dos anteriores e, sem provas concretas, a polícia não levou tão à sério.


Na noite de 26 de Novembro, do mesmo ano, uma mulher em Charleston o viu em seu quintal, espiando pela janela, mas desapareceu quando seu cunhado foi averiguar a área. Quando amanheceu, a criatura apareceu para uma mulher na cidade de Mason, e na mesma noite duas crianças a avistaram em St. Albans.


Mas o fato mais “famoso” dos avistamentos do Homem-Mariposa foi em 1967. Ele foi muito visto naquele ano em Point Pleasant, mas os avistamentos reduziram após a queda da Silver Bridge

(Ponte de Prata, em inglês), sobre o rio Ohio, matando 46 pessoas naquela noite. Pessoas então começaram a espalhar boatos de que o Mothman aparece antes de grandes desastres acontecerem. Depois disso, a criatura desapareceu da área, sendo raramente vista em outros locais do mundo, mas nunca mais como na Virgínia Ocidental.



2. Estudos e Livros


O caso em Point Pleasant levou a uma série de estudos. Entre eles o famoso livro The Mothman Prophecies (As Profecias do Homem-Mariposa, 1975, inédito no Brasil), de John A. Keel (1930 - 2009), jornalista, ufologista e parapsicologista conhecido por suas pesquisas sobre UFOS (OVNIS) e o caso do Mothman. O livro traz com detalhes os relatos das pessoas que o avistaram, bem como alguns fatos em primeira mão que Keel conseguiu durante seus estudos. O livro mostra relações entre OVNIs e atividade paranormal.


(Para quem sabe inglês e tem interesse, o livro pode ser baixado aqui: The Mothman Prophecies (PDF) )


John A. Keel

O livro de Keel virou também inspiração para o filme de mesmo nome, The Mothman Prophecies (A Última Profecia, 2002), com Richard Gere e Laura Linney. O filme, com algumas mudanças, conta sobre um homem que após perder a esposa, vai parar sem explicação na cidade de Point Pleasant, onde estranhos fatos estão acontecendo. (Um resumo bem brega pois não quero estragar nada =P!)

Trailer:

Também há um documentário intitulado “In Search of the Mothman” (Em busca do Homem-Mariposa), criado por um Criptozoologista, e uma série de livros e um reality show chamada The Mothman’s Photographer (O Fotógrafo do Homem Mariposa), com Keel e mais de 50 testemunhas!


Claro que houve controvérsias. A revista Skeptical Inquirer (Algo como o “Inquisidor Cético”), publicou em 2002 uma série de cartas entre Keel e Gray Baker, um famoso falsificador de OVNIs, colocando em dúvida a originalidade do livro e dos casos nos anos 60.

Mas nada disso acabou se confirmando, ou sendo negado.


3. Fotos Curiosas:

Suposto Mothman sobre uma ponte em 2003

Estranha criatura avistada durante os ataques de 11/09

Atualmente não há mais registros de avistamentos do Mothman. Mas sua história ainda faz muito sucesso entre os interessados pelo assunto. Em Point Pleasant existe um museu dedicado totalmente ao Mothman, com direito à excursões por onde ele foi visto.


O museu (Mais informações no site oficial)

Outro marco em Point Pleasant é a estátua do Homem-Mariposa que fica no centro do local. A estátua corresponde à maioria das descrições. Abaixo dela, uma placa relembra o primeiro avistamento.

Estátua do Mothman

A placa diz: "Em uma gélida noite de outono em Novembro de 1966, dois jovens casais dirigiam pela área de TNT (Como a fábrica era conhecida) no norte de Point Pleasant, Virgínia Ocidental, quando perceberam que não estavam sozinhos.
O que viram naquela noite se transformou em um dos maiores mistérios de todos os tempos; desde então, o Legado do Homem-Mariposa começou. Tem se transformado em um fenômeno conhecido em todo o mundo por milhões de curiosos fazendo perguntas. O que realmente aconteceu? O que aquelas pessoas viram? Ele tem sido visto desde então?
Ainda ilumina a curiosidade no mundo - O mistério por trás do Homem-Mariposa de Point Pleasant, Virgínia Ocidental."

Bons Pesadelos...

46 comentários:

ortanch disse...

first!!!
interessante!em uma das fotos parece um pterossauro!! O.o

manieky disse...

interesante verei mas tarde

Fernando disse...

ADOOREIIIII...... q post MARA...adoro o homem-mariposa continua com esse tipo de post mtoo bom ;D

Bortz disse...

Amei o post, afinal criptozoologia é interessante. Realmente o post foi bem trabalhado e feito. Gostei (mesmo nada sendo novidade já li boa parte sites criptozoologia) e espero continue assim.Um dos seres mais gosto de criptologia é verme da mongólia e demônio da Georgia. Mas enfim parabéns mesmo pelo post e continue com esse assunto.

Unknown disse...

ESSE NOME É Q É MEIO ESTRANHO!!!

Igor disse...

a historia é muito boa, eu gosto do homem mariposa lembro da época em q pesquisei sobre eles.Parabens pelo blog ele é muito bom

Lili Willis disse...

Eu morro de curiosidade sobre o mothman e adoro!!

valew por disponibilizar o livro!!>.<

Joyce disse...

adorei parabens viu continue assim adoro o bolg de vcs todos os dias entro p ver o post e quando nao entro fico curiosisima! parabenss muito interesante

Jujju disse...

Aii que bonitinhoooo..... Queria saber mais sobre ele... parece ser simpático... quando ele tem cabeça né... pq sem cabeça deve ser bizarro...

Jujju disse...

criptozoologia é interessante, estava lendo sobre isso ontem... mas nem sabia que tinha esse nome... valeu pelooo post Hika... como sempre foi mto interessante...!!!!

Gisele disse...

Excelente texto Hika, eu também não sabia que esse tipo de estudo se chamava criptozoologia.

Essa estátua...sem as asas ficaria bem parecido com o aquático do desenho Ben 10 XD

Rafael Bastos disse...

Este caso de criptologia é bem legal apesar de que eu o conhecia a um bom tempo,eu sugiro uma lenda que encontrei na internet mas nunca mais vi, de uma mae que tinha 7 filhos cansada de "parir" ela jurou que se tivesse mais um filho ela o daria para o demônio, dito e feito, ela engravidou de novo, e criança nasceu normal mas com o tempo foi se transformando em uma criatura bizarra parecia uma mistura de cavalo com demonio com asas, a mae o protegia mas um dia ele partiu e a milhares de avistamentos foram feitos dessa criatura em todo o mundo.

oi disse...

exite o homem mariposa no filme Watchman rs, mais ta muito bom o post hein !

Unknown disse...

Sobre a foto do Suposto Mothman sobre uma ponte em 2003, akilo + me parece um MORCEGO RAPOSA...
hum...

HikaCheshire disse...

Obrigada gente!

Victor, esse que você descreveu é o demônio de Jersey, ele já está quotado para próximos posts, bem como o verme da Mongólia, gosto muito dele também XD!

Jujju disse...

UooouuuU... que medooo dos proximos dias (post´s)!!!...
prefiro os yetis... que sao mais fofinhooos... rsrs

Jujju disse...

Vc está me dissendo que pode existir um morcego do tamanho do que está na ponte?

Mamãeee....

Monara disse...

Eu assisti esse filme e adorei.Muito legal o post!

Hypno disse...

LOL.Assiti o filme e fiquei muito intrigado com essa criatura!!'-'

Esse post foi MARA*-*

Postem mais sobre essas criaturas desconhcidas!*-*

Unknown disse...

Parabéns pelo post! Muuuito bom! E adoro criptozoologia tambem... XD

Vampira disse...

Otimo post!
Nao sabia sobre esse ramo da ciencia
vou pesquizar mais e esperar pelos proximos posts

Unknown disse...

ja tinha visto o filme e gostei bastante por acaso.

um bom post. parabens

Carol Liôa disse...

muito show!

Dilso disse...

ele virou borboleta....

voa butterfly.. voa...

"nooooooofa"


"tô bége!"

Pê disse...

Nossa, super legal. Eu nunca tinha ouvido falar nesse Mothman, mas gostei muito (parabéns!!), vou pesquisar mais um pouco sobre, é uma história muito interessante

;) disse...

Gostei. Muito bom esse assunto , nem li tudo mas deu pra entender =3

danilo matanza disse...

é meio gay homem mariposa a historia também mais não dúvido de nada não vai ver que era um et ou coisa do tipo a cara sei lá!!!!

Sirius disse...

muito soda fiz questao de comentar sobre o assunto quero msm q continue com a serie
achei interessante falar sobre o homem pariposa eu tive conhecimento da "lenda" no castlevania por isso me enteressei XD

brenda disse...

a segunda imagem me deu medo O_O

Colossobm disse...

já tinha ouvido e lido um pouco sobre essa história( pq Aparece uma referência a ele no anime Ghost Hound :P ) mas teve muitas coisas que não sabia *_* Adorei!!!

esperando a próxima criatura \ o / ^^

Elriolt disse...

Que história legal \o/
Buscar o Mothman virou busca familiar? =]

Bianca Luna disse...

Achei muito interessante o post, já conhecia a história do Mothman. E no programa onde conheci a história, eles foram até a área desativada das dinamites e na esquipa estava um medium e ele sentiu presenças, mas principalmente indígenas (Tem uma parte da história, que diz que foram os Índios que amaldiçoaram o locam, sendo o Mothman a maldição).
E esse mesmo medium foi até o local onde ficava a ponte Silver Bridge e sentiu que as pessoas que morram no acidente, tiveram uma morte rápida.
E o pessoal do programa chegou à uma conclusão interessante também, que as possíveis aparições do Mothman fossem para avisar que alguma coisa iria acontecer.

E para quem gosta e tiver acesso ao HISTORY CHENNEL, todas as Terças-feira das 21:00 até 23:00 passa dois Episódios do programa MONSTER QUEST. No programa eles montam equipes que vão investigar casos como O Montro do Lago, Pé-Grande, etc...
E na próxima Terça-feira vai passar os episódios: "Vampiros nos Estados Unidos" e "Terror Sem Ossos".
É isso aí! ^.^
Continue com postes assim! *o*

Bjus =***

Mariana disse...

Nossa, MUITO BOM! Quero mais posts como esse.

Adoreeei.

Maya disse...

Esse filme é mara <3

Guilherme disse...

só acredito vendo com meus próprios olhos

Unknown disse...

mto bom!!! se é real eu ñ sei mas é mto interessante! Valeu! continue assim q ta excelente

Unknown disse...

ei e sobre o video de Anneliese é real?

Unknown disse...

gostei muito do site do medo é muito legal e vou confessar tambem muito assustador...

Anônimo disse...

Para mim parece óbvio : Gargulas
Quem nunca viu uma estátua de gargula antes? Talvez elas retrarassem seres existentes daquela época. Porque não. Afinal existem mais coisas sob o céu e a terra do que nossa vã filosofia possa imaginar.

Bem Vindo! disse...

Curti cara, adoro esses assuntos

leader disse...

É difícil de acreditar, mas será mera coincidência todas as tragédias que supostos aconteceram?

leader disse...

É difícil de acreditar, mas será mera coincidência todas as tragédias que supostos aconteceram?

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Eu também sou fã do Homem-Libélula, digo, Borboleta (ui! ui!), não ... maridopousa, Não, Mariposa. É o ET de Vagininha deles. Cada um ter a vagininha, não, Vaginha que merece. E aquelas fotos são todas armações pesadas. Já o Arquivo X tratou o tal cabra de forma diferente. Em Olhos Famintos, insinuaram a aparição em frente ao carro, e não deram os direitos autorais pro cabra. De resto, que ele continue mariposando com suas asas enormes por aí.

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

A estátua metálica ficou massa! metal, massa kkkk

Anônimo disse...

Esta é mais uma prova de que não estamos sozinhos, mas estes mistérios são pouco compreendidos graças aos cabeças de geléia que povoam o mundo achando que aqui é um paraíso e eles adões e evas, e acham que podem moldar o mundo ao seu bel prazer.

Anônimo disse...

Esse ai não seria o parente dos olhos famintos? ou aquele amigo do batman o homem maripousa? besouro, seila oq! kkkkkkkkkkk