19 de setembro de 2009

Fobias - Automatonofobia (Medo de bonecos(as))


Automatonofobia caracteriza-se pela fobia (ou medo) de bonecos, ventríloquos, estátuas de cera e criaturas animadas. Tudo que imite um ser vivo.
A automatonofobia é mais comum do que muitos pensam e não são só crianças que sentem esse medo, também existem adultos com esses sintomas.
A verdade é que toda criança já virou algum boneco pra parede na hora de dormir, se escondeu atrás do sofá para ver se eles conversavam entre si quando estavam sozinhos, jogou fora aquele mais assustador ou teve um pesadelo no qual era ameaçado ou manipulado por um simples boneco.
O Medo de bonecos é tão comum que muitos filmes de terror abordam o tema...

São tantos os medos de bonecos que vamos falar de alguns casos principais, se vocês gostarem podemos falar mais depois


Quem também nunca teve medo daquela boneca antiga de porcelana que tem um rosto tão angelical que chega a ser diabólico? Ou aqueles bonecos de bebes tão realistas!!!




O Bonzinho é sem duvida o mais famoso dos cinemas e da medo em muita gente...



“Na noite de 9 de novembro de 1988, Charles Lee Ray, conhecido como o "Estrangulador de Lakeshore", está sendo perseguido pelo Detetive Mike Norris. O criminoso é fatalmente atingido no coração por um tiro do policial ao se esconder em uma loja de brinquedos, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de voodoo e transfere sua alma para um boneco.”
Assim foi dado ínicio a história do boneco mais famoso do cinema. Chucky que assustava as crianças com a sua perseguição por Andy na tentativa de transferir sua alma para um corpo de verdade se transformou em uma espécie de clássico. Todos já assistiram a esse filme que rendeu 4 continuações. É certo que tanto “A Noiva de Chucky” quanto “O Filho de Chucky” estão mais para comédia do que terror, mais os fãs desse lendário boneco continuarão assistindo seus filmes mesmo assim, afinal ele é o “pedaço de plástico” mais temível de todos.
Mais Chucky não fez sucesso apenas nos cinemas, ele tem bonecos e até um tênis lançado pelo Rebook.

Curiosidade: Você sabia que Charles Lee Ray, o nome completo do personagen Chucky, deriva dos nomes dos assassinos notórios Charles Manson, Lee Harvey Oswald e James Earl Ray?



Ventriloquismo

Antigamente a prática do ventriloquismo era associada à feitiçaria e muitos acreditavam que o boneco estava possuído por algum tipo de espírito.
Festas de crianças sempre tem ventrilocos, e meio a toda aquela gente convidada sempre tem um que levanta e corre pro colo da mãe com medo do boneco, enquanto outros ficam fascinados por acharem que ele realmente fala e se movimenta sozinho. Tudo bem que hoje em dia existem bonecas que até fazem xixi e escovam os dentes, mais o boneco-ventríloco tem toda uma “magia” que prende aos que assistem acreditando assim que ele realmente está vivo.
Um bom exemplo de filme que fala sobre esse tipo de boneco é “Gritos Mortais”, dos mesmo criadores de “Jogos Mortais” ele conta da história de Mary Shaw, uma famosa ventriloca que acusada da morte de um garoto foi perseguida pelos moradores que cortaram sua língua, mataram-na e a enterraram com as "suas crianças", uma coleção de bonecas Vaudeville feitas à mão, desde então, Ravens Fair foi amaldiçoada.


Bonecos de Olinda

Acreditem ou não tem gente que sente medo desses bonecos gigantes.
Os bonecos de Olinda chegam a ter até três metros de altura, durante o carnaval mais de 500 invadem a cidade, entre eles o “Homem da Meia-Noite”, a “Mulher do dia”, a “Menina da Tarde” e o “Menino da Tarde”, que são uns dos mais conhecidos por todos.


Lendas

Na década de 80 no Brasil o boneco da Xuxa e do Fofão ganharam lendas assustadoras, e o MEDO aumentava porque alguns jornais confirmavam as crenças...

Xuxa

Não é de hj que acreditam que a Xuxa fez pacto com o Demo pra conseguir tamanho sucesso que ela teve na década de 80. Daí também sai a história que a boneca da Xuxa tinha uma macumba pra vender mais.
A Historia piorou quando uma mãe contou aos jornais que sua filha tinha sido assassinada por uma boneca da Xuxa. Ela deixou a menina no quarto com a boneca e quando foi no quarto colocar a filha pra dormir ela estava morta com uma faca e com a boneca no colo dela.



Fofão

O Fofão em si já é uma figura assustadora, aquele ser deformado metade humano metade cachorro era um tanto bizarro. Coincidência ou não quando o boneco do fofão foi lançado tinha o mesmo tamanho e as mesmas roupas do Chucky o brinquedo assassino, e saiu mais ou menos na mesma época do filme. Assim não é difícil imaginar quanta gente já não tinha medo dele por ai.
O MEDO aumentou quando algum jornal informou que o boneco do fofão tinha uma magia negra e como prova falou que tinha um punhal dentro de todos os bonecos do fofão.
O punhal realmente tinha a duvida fica é se tinha magia negra ou não ?...








São muitos os filmes inspirados em bonecos, então vamos alguns obrigátorios pra quem tem MEDO de bonecos...

Gritos Mortais
Mestre dos Brinquedos
Boneca Assassina
Demonic Toys
Brinquedo Assassino 1, 2 e 3.
A Noiva de Chucky
O Filho de Chuchy






Essa é a segunda matéria feito por mim e a Pequena Estrela juntos :) Gostaram ? Fale nos comentários pra gente fazer mais!!

Bons Pesadelos...

74 comentários:

psychomikz disse...

Ahá, primeira. XD

Eu tenho medo de bonecas de percelana.. sempre deixo as minhas dentro do armário, escondidinhas. auiheauihae


A matéria ficou legal.

Jujuba disse...

meu tiu tem esse boneco do fofão,sempre tive medo dele tantoq da ultima vez q eu durmi la o boneco tava no quarto q eu ia durmi e eu joguei ele num canto xD proxima vez q eu for la vou ver desse punhal ai...

BяüИø Kµяågåяä disse...

hhahah bom post

mas ter medo do chuck nao vale hashdaushdaushduasd

Pimenta disse...

Confesso, tem algumas que me dão arrepios!
bjos

Suki-chan disse...

Nossa, nunca percebi a semelhança das roupas dos bonecos do Fofão e Chucky xD
Meu pai ja disse q ele tinha vontade de rasgar o Fofão dele pra ver se tinha um punhal dentro...


Eu adoro bonecas, principalmente de porcelana, são tão lindas *--* Pena q as que eu tinha ou quebraram ou foram roubadas .___.

Eu simplismente adoro história com tematicas assim; Contos de Fadas, Palhaços e Bonecas~
Mt bom :D

Tainã disse...

Eu tenho o Fofão até hoje.
Antigamente eu enfiava ele debaixo da cama de medo. e_e
Hoje ele vive trancado no guarda roupa pra não assustar meus primos pequenos. (6)

Anônimo disse...

Ótimo post! os dois fazem uma bela dupla... ;D

Gisele disse...

Bom post.

Gritos mortais é um excelênte filme, me lembro até hoje de um poema que tem lá:

Fuja do olhar de Mary Shaw
Não tinha filhos, bonecos só
Se com ela você sonhar
Cuidado pra jamais gritar.

Elriolt disse...

Ouch =D
Muito bom esse post, eu ficava lendo o texto e tentando fazer com que as imagens não ficassem olhando para mim >.<

Filipe Lipski disse...

na verdade os punhais do fofão são de plastico, e não sao punhais, é um tipo de coluna para sustentaçao do boneco. meu tio abriu o dele e eu vi isso. Adoro o Blog! abraço

Danillo disse...

eu ficava lendo o texto e tentando fazer com que as imagens não ficassem olhando para mim >.<[2]

minha tia tinha (ou tem, não sei...) um boneco do fofão, qdo eu ficava brincando no quintal, ficava imaginando o boneco me olhando da janela do quarto dela...O_O

Unknown disse...

Adorei o post, e eu ainda tenho um boneco do fofão em ksa, ele me dar um pouco de medo mas ate dormi com migo ele dormi e nunca fez nada(ainda bem), b-jos e parabens

Anônimo disse...

Adorei o post falem mais spbre este assunto. Beijos e abraços a todos os moderadores e administradores do MEDOB. Vosso blog é o melhor!

MAXIMA disse...

aí muito lagal o post mas eu não sei o porque de não haver novos posts da matéria retrato falado

Pê disse...

Interessante, não sabia que existia esse tipo de fobia. Uma vez quando eu era pequeno, minha irmã ganhou uma boneca da Sandy, de mais ou menos um metro, eu e minha irmã morriamos de medo dela, me lembro que a gente escondia ela no quarda-roupa e sempre antes de dormir, iamos verificar se o guarda-roupa estava bem fechado, caso ela quisesse sair a noite não poderia... Huashuas, maior bobagem, até hj ainda temos essa boneca,e olha que isso tem uns nove ou dez anos...

Rebeca disse...

Gritos mortais é bemmmm legal! (: Adorei o post, cara! Principalmente porque tenho um medo surreal de qualquer tipo de boneco! Estou na lista de crianças que guardam os brinquedos em gavetas por precaução, cheguei até a amarrar alguns com barbante, HAUSISHSAUISSHU!

Rebeca disse...

Eu ficava lendo o texto e tentando fazer com que as imagens não ficassem olhando para mim [03]. A categoria de Retrato Falado eu já li um monte, vem numa revista que sempre baixo... realmente é bem legal! XD

annderson disse...

cara eu morria de medo do chucky (ainda tenho um pouco de medo mas assisto os filmes dele) era um medo absurdo qndo eu via qualquer tipo de img dele saia correndo em direçao a minha mae ASIOahsoihaoishIO

Demonic Toys

nunca ouvi fala desse filme seria seria bom se voce disponibiliza se alguns filmes pra download ;D

otimo post

(qndo eu vi a img do chucky pulei de medo oIAHSIOahsoiha)

annderson disse...

tem uma coisa nesses filmes "novos" qe sei la nao da medo como os mais antigos tipo o primeiro filme do chucky ele se movia de um jeito estranho akilo meda medo

Anônimo disse...

Otimo post gostei muito, vcs estao de parabens; me lembro quando era pequena, minha avó guardava dentro de uma gaveta as antigas bonecas dela de porcelana importadas , quando as descobri, levei um susto.. sempre me meteram medo e ate hoje nao gosto de abrir a tal gaveta,, deixa elas la, "dormindo" que esta de bom tom..rsrss;;;

Matheus disse...

CARALHO
quero um tenis do Chuk
muito style!

Anônimo disse...

eu tenho medo dos da 1º imagem
arruma uma assim de papel de parede

Cutie Fairy Aya disse...

Essa imagem do punhal é editada, dik
No mais, bom post. :3

~na disse...

Ah, taí uma coisa de q eu nunca tive medo! ahuahuahuahuah
Nem do Fofão! Aliás, qdo eu era criança, viviiiia agarrada no boneco do fofão, pra cima e pra baixo. E, é, esse "punhal" é o treco pra dar sustentação pro boneco :)

Só nunca fui mto fã de uns efeites de pierrot, alecrim e colombina que minha mãe tinha, que não tinham olhos. Mas acho q aí nem conta como boneca.

A Hika que tem medo de bonecas, não é?

Joyce disse...

otimo continuem assim sempre juntos, parabens ficou muito bom

~na disse...

arlequiiim***
não alecrim! hauhauah

Lili Willis disse...

odeio bonecas de porcelana!!@@
eu ganhei 2 já!!pq!??!
meu irmaum guarda elas no armário dele ahhahahahahah comigo é que naum fica!!

mto bom o post!!=D

Orc Bruto disse...

O boneco do Fofão tem mesmo um punhal dentro??? Oo
Sempre pensei que isso era lenda urbana...
De fato os anos 80 foram esquisitos em relação a bonecos...

Anônimo disse...

Caramba!!! Num tenho nem adjetivo para descrever!!!
Perfeito post Srta!!!!

ElvisAraujo

HikaCheshire disse...

Eu sou uma automatonofóbica de primeira!XDD!!*dando uma passada*

danilo matanza disse...

muito lokoooo chuck e fofão rules!!!

Rebeca disse...

Hika, volta! :O

Anônimo disse...

po, eu lembro dessas ai do fofao e da xuxa, e gostava dos filmes do mestre dos brinquedos , passava no "cine trash" na band, mmuito boa a materia, lembranças ....

Mayara Severiano disse...

Eu tenho tbm,eu passava os fds's na casa da minha tia e a nora dela tinha uma boneca que até ela tinah medo de olhar mas tbm tinha de jogar fora,o pior é que a boneca tinha uns olhos verdes sinistros e brilhavam muito no escuro.
E do fofão eu tinha pavor,mesmo!A irmã do namorado da minha prima tinha e ele fazia quetão de me assustar.Eu berrava de medo,acho que ele me traumatizou.

Luiz disse...

quando eu era pequeno eu tinha medo da boneca "amiginha" da minha irma,
a boneca era maior que eu e a noite eu via ela andar,shauhsuahsuahs

Luiz disse...

ops escrevi errado a boneca era amiguinha

Luh-chan disse...

Amei a matéria, já assisti Gritos Mortais, tenho até vontade de ter um boneco de Ventríloquo!

Luíza disse...

Amei a matéria, eu achei aqueles bonecos tão fofos! Menos o chucky, a xuxa e o fofão, claro.
:]

Anônimo disse...

a uma historia de assombração com um boneco,esse boneco se chamar Robert,dá muito medo essa historia pois esse boneco existe ele está num museu

MikeBr disse...

realmente eu tenho medo desse boneco do fofao nao é nada a ve com o punhal seila acho ele 'MEDO'eskisito'MEDO'

Natalina disse...

eeeeeeeuuuuuuuu tenho um fofao ateh hj

nao eh punhal nao gente, eh apenas um suporte em forma de T que sustenta o corpo dele, uma especie de coluna. nada macabro naaaaooo.

Anônimo disse...

Adorei a materia e queria q vcs fizessem mais uma... Ficou muito interessante...
E eu tenho medo ate hj do chucky e a historia do fofao naum sabia...

Anônimo disse...

Nossa... o Chucky é o meu maior medo desde meus 4 anos de idade T.T essas fotos me fizeram lembrar dele... oh God ate acendi a luz do quarto kkk

Láh disse...

.CREDOOOOOOOOOO

.eu morro de medo de boneco de ventriloco!
.quando eu assisti o filme que fala sobre eles
.quase morri do coração!
.eu tive a boneca da Xuxa, o fofão e o Chucky
.e sempre tive medo deles também!
.ai quando eu fiz 9 anos, minha mãe
.me deu a boneca de 1 metro e 10 da eliana
.e se você ficasse de frente com ela
.pegando pelas mãos ela andava
.até hoje tenho essa maldita boneca
.e até hoje sempre tive medo dela :S
.e até hoje tenho o fofão e o chucky
.mas joguei eles no porão da minha vó
.HUSAHSUAHSUAHUSHA '

Anônimo disse...

Eu tinha medo quando era criança do filme MESTRE DOS BRINQUEDOS,pelo simples fato de que os bonecos eram organizados e armavam estratégias para emboscar as vítimas
e eram muitos bonecos,o que dobrava meu medo.hehehe
tinha medo do CHUCKY também,mas ao meu ver era um só,então dava pra enfrentá lo.hehe

Mandy • disse...

eu não tenho medo do chucky... Mas do fofão de da boneca de porcelana tenho sim... muito medo...
Cara, na ksa da minha tia tem uma boneca vestida de noiva,com o rosto de porcelana rachado... imagina dormir com akele troço no quarto no escuro... eu hen'

Mais o post fikou otimo... Beijão'

Anônimo disse...

AAAAAAA
Meedo :x
Até hoje não gosto de abrir o armário da minha irmã, na parte de cima, é cheio de boneca, ai a cabeça delas ficam viradas pra baixo, como se você olhasse pra cima elas estariam te encarando X_X
Não vou dormir hoje DD:

Thadeu disse...

Putz, e eu achei que só eu pulei quando vi a foto do Chucky, nunca gostei desse boneco, MALDITO!!!

Anônimo disse...

Morrooooo d medoooo!
SAHSIAUSHAIUHS

Anônimo disse...

affe
para
n eh uma adaga n
tem em muitos bonecos isso
eh so pra dar uma fixassao maior da cabeça pro resto do corpo
jah que a cabeça não eh fixada no corpo

Gaby Gambassi disse...

Genteee, eu achei que fosse a única que tivesse medo de bonecas! Eu tinha uma boneca Stephanie quando era criança, ela ficava me encarandooo !

Participantes disse...

nos filmes falto toy story xD

raquel siqueira; disse...

Vi ''gritos mortais'' hoje, e eu particularmente acho esses filmes com bonecos assustadores! Tenho um puto medo de boneco desde pequena, e hoje aumenta a cada dia que passa! Já tive histórias, MINHAS que são assustadoras e que prefiro guarda-las pra mim mesma. Enfim, terríveis quaisquer tipo de bonecas.. odeio!

fran_whatever disse...

KKK DESDE QUANDO EU ERA CRIANÇA EU NUNCA FUI COM A CARA DAS BONECAS ACHAVA ESTRANHO ENTÃO EU OPTAVA POR BRINCAR COM CARRINHOS E HOMINHOS TIPO POWER RANGERS E CURTIA MUITO ISSO E ME DIVERTIA MUITO HEHE MESMO EU SENDO GAROTA

Anônimo disse...

Outra maldita fobia minha! >:C

jose rodrigo disse...

Bahhh o fofão era fod@ meu,digam o que quiserem,não é só pela semelhança com o Chucky e pela época do filme não,mas o boneco realmente tinha uma aura sinistra,nunca fiquei tão aliviado quanto no dia em que dei fim no meu,tinha alguma coisa mistica(no mau sentido) nesse boneco,muito ruim mesmo.

Pyetra disse...

Eu tenho medo de bonecas de porcelana...
Você acorde de noite e aquelas coisinhas te encarnado no quarto... Dx

Anônimo disse...

eu tenho eesse problema de ter medo de bonecos

amanda disse...

bom a boneca sim que eu tenho medo é da helow kity
eu virava ela para parede e de manha ela ja tava olhando pra mim eu sinto a sonbra dela atrás de mim vou jogar ela no fogo mas todo dia eu esqueço por nada eu marco no celular no relogio no papel mais depois some do nada é assim.mas o boneco que eu amo e acho lindo tesão bonito e gostosão é o chucky ele é lindo de mais eu gosto do jason mais o menos mais o chucky é o boneco que me apaixonei e não quero namorar com ninguem da minha escola até eu ter o meu boneco lindo vai que o meu namorado me traí ai quem sabe se meu herói mata ele hahahahahahahahahahahahhahhaaha não quero ver alguem falando que ama o chucky mais do que euse nao meu boneco(chucky) vai matar vc pq sera ? pq ninguem ama ele mais do que eu linddoooooo
ha e essa coisa do fofão que parace com o chucky nada a ve tem 5 diferenças o fofão é gordão pra de deu o chucky n, o fofão e meia parte cachorro o chucky é gostosão o fofão é feio pra karanba
o fofão não usa sapato tanbem o o tamanho do pelo do pé dele hha a o chucky usa sapato e ele não tem pé peludo
o fofão tem olhos verdes o chucky não tem olhos de anjo azulados e é quase engualzinho o meu as pessoas dizem que não falam que eu não pareço nada com ele me da um nervoso e falam que ele é feio na minha cara ai que eu estoro eu falo:
e vc nunca se olhou no espelho se o chucky tava na competição de mais feio e o jason vc ia ficar em 1 lugar o jason (lindinho) ia ficar no 2 lugar e o lindao (chucky) ia ficar no 3 lugar.
ai ela fala:
a no to nem ai pelo menos n to toda feia.
ai eu respondo (raiva total):
em 1 lugar vc não é feia não magina só ta com prada sapatonap deixa a palavra errada gente.2 lugar se eu paresso com o chucky é ploblema meu.
3 lugar se eu e meu lindo chucky é feio é ploblema nosso.
ai ela fica no vaco
a tchau pessoal a e se esse saite me convidar pro filme of chucky to querendo fais tempo.
a ou se não fala que a amanda v.de oliveira ama ele bjw pessoas beijãow chucky te ama casa com migo vai esquese a tiffiny veia feia eu sou mais seu tipoooooo haha teamo chucky

garoto das sombras disse...

sempre tive medo do Chuck e outras bonecas e fofão com não era da minha época nem tinha medo mais já e a segunda vez que vejo lenda desse fofão e ai vi que ele parece com um boneco que eu tinha na verde era uma boneca mais muito parecida com esse fofão ate as roupas ai com a boneca parecia um boneco se tornou um boneco porque ela não tinha da afemino sô as roupas mais minha madrinha vez outra como os cabelo era de pano e azul não era afemino e o corpo de pano

amanda disse...

buaa eu fui no playcenter e não vi o chucky buaaa
buaa te amo chucky

amanda disse...

eu começei a gostar do chucky desde os meus 4 aninhos e to com 11 anos e ele nao sai da minha cabeça te amo chucky lindão

amanda disse...

buaa eu fui no playcenter e não vi o chucky buaaa
buaa te amo chucky

Carol Lestrange disse...

Eu tenho fobia de bonecos de olinda. PQP! me dá crise de choro, meeeu deus, começo a chorar mt mesmo, fico tremendo... nossa, eles são horriveis... Só pra constrar, 16 anos.

Ladydias disse...

Eu ainda tenho medo de alguns bonecos... Sei lá sinto um desconforto, tipo como se eles estivessem nos observando o tempo todo. Minha mãe insistia em me dar bonecas de presente e eu sempre destruia todas! Tb num vo mto com a cara de palhaços e nem gosto de quadros que tenham rostos...

Ladydias disse...

Essa bonequinha do meu perfil tb da maior agonia :/

Anônimo disse...

Eu tinha um fofão cara... Talvez eu ainda tenho... '-'

amanda disse...

eu amo o chucky só que tenho a vida sem controlaçao sou uma paranormal e não tenho contrulação.

Unknown disse...

eu tenho pavor de bonecas seja qual for eu chego perto tudo mais dentro de mim gela total meu coração vai a mil quando chego perto ou quando meus amigos fica me zuando sabendo que tenho medo delas e também não gosto de palhaços sao sei dizer pk seila sinto algo rum quando vejos as fotos ou ver ele mesmo pessoalmente mais fiquei comedo assim de bonecas quando tinha acho 7 a 10 anos entrei em panicos pk tenhos meus motivos mais se eu falar ninguem acredita é normal ter fobia por alguma coisa mais as pessoas podia pelo menos respeitar e nao fica tirando sarro da cara da agente pk nao sao eles nao é verdade é isso flw

Anônimo disse...

Eu adoro o Chucky, acho ele bonito até, mas só quando ele está todo costurado, remendado e tal haha

Pergaminhos disse...

kkkkkkkk eu tenho do´ de quem tem medo de boneco,
e mais ainda de quem acredita em lenda urbana,
o fofao foi um dos melhores personagem infantis
quando eu li que tinha gente com medo do Topo gigio
kkkkkkkkkkkk
que merda sera que somente eu sobrevivi ao terror dos bonecos?

Unknown disse...

minha amiga tem um fofao.dai num dia eu fiqei sabendo da historia da estaca.entao eu pedi prA ela deixar eu abrir ele,ela deixou quando eu abri tinha estaca enorme fiqei sem dormir aqela noite.:)

Unknown disse...

NOSSA MUITO LEGAL
ESSA MATÉRIA

EU MORRO DE MEDO DE BONECAS BICHOS DE PELÚCIA
TD AQUILO QUE NA MINHA CABEÇA PODE VIR A TER VIDA

Francisco.1403 disse...

Tenho muito medo,sim mas de ficar sem as minhas BONECAS.