31 de outubro de 2009

A História do Halloween



A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.





A História de Jack O'Lantern

A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.

No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.



Veja também fotos antigas do halloween

Fonte a história do dia das bruxas
Bons Pesadelos...

18 comentários:

Brinatti disse...

dia de pedir gostosuras ou travessuras *--*

Anônimo disse...

excelente post....

osignificado do helloween pra mim não era novidade.

mas a historia do Jack eu não sabia!
esse diabo é o mais imbecil que eu ja oouvi falar.

não era o jack q era esperto, é o diabo que é muito burro !!KKKKKK

Ramon disse...

Muito legal a história do Jack! rsrsrsrs pobre diabo

Wiccan disse...

:D
Acabei de ler esse texto em um jornal local, o texto é bem construido mas tem algumas incorreções.
os sacerdotes celtas não eram destrutivos e tinham o objetivo de assutar apenas os espiritos ruins { não todos os espiritos }, principalmente os que queriam "trocar" de lugar com as crianças, inclusive elas só saiam de casas acompanhadas e vestidas de "monstrinho". A historia do Jack tambem merece uma correção. Ele originalmente era o Green Man, uma criatura que gardava os bosques e florestas. A vessão bebado foi uma tentativa deciclopediana da ICAR de deturbar a lenda original. O engraçado é que ele ainda hoje possui as caracteristicas originais, o corpo alto e magro, o rosto redondo com luzes saindo dos olhos e da boca {apesar da cabeça dele, hoje em dia, ser retratada como uma abobora :P}, e as pernas e braços feito de gslhos. A unica coisa que tiraram foi os cifres de cervo. :D:D:D

Ah, e feliz ano novo Medo, diretamente de um bruxo pra você
HIHIHIHIHEHEHEHEHEHAHAHAHAHAHA!!!!

Wiccan disse...

correção,, sorry :P
gslhos = galhos
cifres = chifres

sorry again fron double post :P:P:P

DEVIL disse...

NÃO ADIANTA GENTE!!!!!!

HALLOWEEN NÃO PEGA NO BRASIL!!!!!

SERIA A MESMA COISA Q KERER IMPLANTA O FERIADO DA PADROEIRA NOS E.U.A!!!!

Aquele lá! disse...

triste pensar que enquanto milhares de crianças estão se divertindo fazendo trick or treat nos eua, eu to aqui assistindo simpsons TT

lvcas disse...

HA!!!Aqui no rio todo dia é dia de halloween!Você encontrar uns negões de olhos esbugalhados,com 1/2 quilo de beiço(ou os típicos mascarados)e...nem chega a pedir os teus "doces",já leva.E se num der,quem leva bala é "você".

James Sunderland disse...

Medo, só pra "corrigir" (nem é corrigir, só reiterar mesmo :P), o All Hallows Day não tem essa tradução de "Todo Dia de Buracos" (confesso que ri quando li isso XD). É apenas o seguinte, que seria, na ordem certa, o "Dia de Todos os Santos". Hallows seria algo como "santificação", por isso a outra tradução ^^

Bruna Ugá disse...

O post foi bom, só achei pequeno para Halloween.

Wow! O diabo era inocente e piedoso!

(inocente porque ele caiu na mesma pegadinha duas vezes)

Léo Luna disse...

Euri dõo qêee o Ivcas falouu sauhhsua'


D:

Anônimo disse...

mto legal o post...mais o que aconteceu com os post de serial killers!?

Gisele disse...

E o "Gostosuras ou Travessuras"? S

mas a historia do Jack eu não sabia!
esse diabo é o mais imbecil que eu ja oouvi falar.

não era o jack q era esperto, é o diabo que é muito burro [2]

Só acho uma pena que aqui no brasil não tenhamos a cultura do halloween.

LuKs disse...

Gente, como o Capeta é BURRO BURRO!! XD

Wiccan disse...

Existem milhares de historias que retratam o Diabo como um ser burro. Mas isso era uma mania da ICAR na idade media, eles faziam isso para ridicularisar os outros cultos.

Algo assim:
"Temos a verdade e eles são mentirosos, somos filhos de Deus e eles do Diabo, mas Deus é sabio e bom enquanto o diabo e burro e mal, então eles merecem o fim que lhe damos"

Levar a serio isso é pura falta de noção :D

A Aliança Eterna para a Vida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A Aliança Eterna para a Vida disse...

gostei muito,finalmente uma historia descente.

Unknown disse...

muito bom gostei... mas devera ter mas algo...