13 de dezembro de 2009

O Peso da Alma - 21 gramas

Em 1907,Dr. Duncan MacDougall de Haverhill, Massachusetts, conduziu experimentos para tentar provar que a alma tem uma massa mensurável e, como consequência disso, que ela é material.

Ele, então, construiu em seu escritório, uma cama especial em cima de uma balança, muito precisa, para que pudesse mensurar cada perda de peso de seus pacientes. Seu teste foi realizado com 6 pacientes em estado terminal (quatro com tuberculoso, um com diabete e um de causas não especificadas).Ele os observou antes, durante e depois do processo da morte, e mensurou cada perda de peso dos pacientes. Ele teve o cuidado de eliminar cada causa fisiológica para a perda de peso.

Os pacientes perdiam peso a uma taxa de 28 gramas por hora (a medida utilizada era a onça, e cada paciente perdia uma onça por hora. Uma onça tem 28 gramas) devido a respiração e a evaporação do suor. Após um período de 3 horas e 40 minutos, o paciente morreu e, coincidentemente, a balança registrou uma perda de 21 gramas no exato momento. A causa da perda não poderia ser devido a respiração e evaporação do suor, pois a taxa de perda de peso por esses fatores já haviam sido determinadas.

O paciente também não urinou ou defecou, até porque seus excrementos permaneceriam em cima da cama-balança. Havia ainda uma outra possibilidade para a perda de peso, que seria o esvaziamento completo dos pulmões. MacDougall subiu na balança e inspirou e expirou o mais forte que pôde, e nenhuma modificação considerável na balança foi registrada. Analisando os fatos,como poderiam explicar a perda de peso súbita do paciente? Seria o peso da alma?

MacDougall repetiu os experimentos com 15 cachorros e observou que os resultados davam negativos, ou seja, não havia nenhuma redução do peso no caso dos cachorros morrendo. De acordo com a sua doutrina religiosa, os animais não teriam almas, como os humanos. Então, os resultados estavam mais do que satisfatórios.

Em Março de 1907, os resultados do experimento de MacDougall foi publicado no jornal The New York Times e no jornal de medicina American Medicine. Mary Roach escreveu o seguinte,em sua coluna :

"De acordo com Dr. Augustus P. Clarke, MacDougall falhou por não ter levado em consideração o súbito aumento da temperatura corporal durante a morte, quando o sangue pára de ventilar os canais pulmonares. Clarke disse que o suor e a evaporação pela respiração, causadas pelo aumento da temperatura, deveria contar em ambos os casos, na perda de peso do homem e na ausência da perda nos cachorros (os cachorros se autoventilam ao ofegarem, e não ao transpirarem).MacDougall rebateu, dizendo que sem circulação, o sangue não pode ir até a superfície da pele e então não há ventilação. O debate continou acirrado de Maio até Dezembro."

E então o site continua :
E necessário ter uma boa dose de credulidade para concluir que os experimentos de MacDougall comprovam qualquer coisa sobre a perda de peso pela morte, muito menos que a quantificação da massa da alma.Seus estudos não foram consistentes, variando os resultados entre os 6 pacientes :

Paciente 1 - "De repente, coincidindo com a morte (…) o peso decresceu 21 gramas."

Paciente 2 - "A perda de peso foi de aproximadamente 14 gramas. Meu companheiro verificou e descobriu o que o coração tinha parado. Eu tentei novamente e a perda de peso foi de 32 gramas."

Paciente 3 - "Meu terceiro caso mostrou 14 gramas de perda coincidindo com a morte, e uma perda de 28 gramas após alguns minutos."

Paciente 4 - "Nossas escalas infelizmente não estavam ajustadas, e houve alguma interferência de pessoas que não estavam satisfeita com meus estudos. Eu declaro que esse teste não teve valor."

Paciente 5 - "Esse caso mostrou uma perda de 10,5 gramas no momento da morte."

Paciente 6 - "Este último teste não foi confiável. Esse paciente morreu aproximadamente 15 minutos depois de ser posto na balança, enquanto eu estava ajustando as medidas."


Fonte: Super Interessante
Bons Pesadelos...

27 comentários:

DEVIL disse...

E SE FOSSE FEITO O MESMO TESTE COM ANIMAIS E DESSE PERDE DE PESO TBEM??
SIGNIFICARIA QUE ELES TEM ALMA TBEM OU NÃO SIGNIFICARIA PORCARIA NENHUMA????????

Rsrsrssssssssssssss

Gisele disse...

Interessante.

Bom post.

Rebeca disse...

Poxa... animais tem alma SIM! Cara idiota! D: Muito bom o post.

Brinatti disse...

boa matéria da super interessante ^^

W disse...

Os posts estão otimos!muito obrigado pelo trabalho e dedicação da equipe :D
Queria fazer uma pergunta, não tem necessariamente haver com o Medo B e sim o blog "issoébizarro", eles está fora do ar? ainda volta? eu comecei a acompanhar ambos os sites na mesma epoca e qualquer uma dessas perdas seria lamentavel para meus acessos diarios

Anônimo disse...

Aí brother, seu blog é ótimo
as matérias são ótimas, super interessantes.
Recomendo
Parabéns pelo seu ótimo trabalho

Dilso disse...

Cara...

o MedoB ta ficando cada vez melhor!!!

parabéns a toda a equipe do blog!!!

=D

Kyina disse...

Ótimo post !! :)

Anônimo disse...

ótimo post , continue assim , dá para debater bem esse tema hein .

Anônimo disse...

gostei do post ...aí medob queria saber se vc pode falar do mangá soul eater naum de terror mas fala de "demonios" chamados kishins vlw .

BY:Meleka

Anônimo disse...

Interessante.Sendo Assim,Deve Ser Possível Calcular o Peso de Outras Coisas "Espirituais"...



Grato,
Anônimo

Léo Luna disse...

D:

Avannay disse...

boa matéria da super interessante ^^²

BluE disse...

imagina o peso do espírito do Jô Soares então.. vai kebrar a balança

Kaio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaio disse...

eu acho que deve ser a quantidade existente de oxigênio ainda no pulmão do individuo...dae depois de um tempo o pulmão do kra não vai estar mais contraido...diminuindo o tamanho e o seu peso tbm =)

Ramon disse...

Interessante o post, porém, se este teste fosse feito hj em dia os cientistas dariam uma explicação lógica!

M. Mitchell disse...

Esse blog tosco deveria pelo menos colocar os créditos pela matéria ¬¬
boa matéria da super interessante [3]

SkinHead disse...

Peido Pesa?!?!?!
:D

StarBlack . disse...

gostei do post,o blog está cada vez melhor mesmo.
rimto do cara ali de cima, APOKOAKOAK
:*

LuKs disse...

Ahn.. fui so eu q achei ou a experiencia desse cara eh mto da sem noção?? :X

LuKs disse...

E o issoébizarro, gente? volta??

Anônimo disse...

"Esse blog tosco deveria pelo menos colocar os créditos pela matéria ¬¬
boa matéria da super interessante [3]"

Fonte: Super Interessante


Hm, a fonte tá aí desde ontem cedo. As pessoas deviam prestar atenção nas coisas, isso sim =D

Juan disse...

Animais não tem alma?
Bem, eu acho que nem os seres humanos possuem alma hoje em dia...

Pedro Lacerda disse...

FALA SÉRIO....
VOCÊS LEVAM A SÉRIO UMA PESQUISA DE MEDIÇÃO DE ALMA QUE FOI REALIZADA EM 1907????????

AI TO VENDENDO SANGUE DO DRÁCULA E BRASA DO INFERNO CAMBADA DE COMEVELA QUEM QUISER É SÓ ENTRAR EM CONTATO
pedro.ujsmesquita@gmail.com

Anônimo disse...

Falar que animais nao tem alma nao tem nada haver !

Animais tem mais alma que Os Seres Humanos se voces querem saber !!!

Anônimo disse...

Uma experiência "científica" só com 6 caras? Onda já se viu? Isso não é ciência nem nada. E de 1907 pra cá ninguém mais se interessou no assunto?
Estas são aquelas experiências do começo do século XX no intuito de entender os mistérios do espírito humano. Mas não tinham nem rigor nem aparelhagem pra isso, ficaram só na boa intenção. Neste caso, uma vez mais não dá para levar a sério.