18 de fevereiro de 2010

Kappa - Monstros do Japão

Mais um Post da Raquel, e não vou falar nada... ela fala tudo :)


Oi gente :)
Aqui estou eu de novo pra "brindá-los" com um pouco de cultura e folclore japonês õ/
O tema de hoje é o Kappa. Alguém aí já ouviu falar? Aposto que ao menos os que leram Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban sim.
Bem, sem enrolações, vou refrescar a memória dos que já viram/ouviram mas que não lembram onde e clarear as do que estão se perguntando "Que diabos é isso?".

- O que é? -

O Kappa é um espírito/monstro extremamente popular e conhecido no Japão. Diz-se que ele vive em praticamente todos os lagos, pântanos, rios e mares do país e que vez ou outra é visto se deslocando por terra firme em busca de suas presas. "Kappa" é seu nome mais popular, mas dependendo da região ele é chamado também de Kawako, Kawatarou, Kawarakozou, Kawanonushi, Honkou, Hyousunpo e etc.

- Como é? -

Sua aparência varia, mas em geral é descrito como um ser pequeno, quase da altura de uma criança. Tem uma espécie de "pires" que fica no topo de sua cabeça, o qual é a parte mais delicada de seu corpo, pois quando a água que ali se acumula seca, o Kappa morre. Seus cabelos têm um corte semelhante ao que alguns conhecem como "chanel" (ou, como costumo chamar pra que as pessoas entendam mais facilmente "cabelo de Willy Wonka", rs) e a cor de sua pele escamosa varia entre vermelha, acinzentada, azul, amarela e azul-escuro. Nos pés e nas mãos há membranas que facilitam sua locomoção dentro da água e geralmente não possuem mais que três dedos. Seus braços, alguns dizem, esticam o quanto quiserem e são fáceis de arrancar. Embora soe estranho, dizem também que os Kappas gostam de arrancar as nádegas das pessoas.
Seu alimento preferido é o pepino e pessoas que moram próximas à lagos e rios costumam oferecer pepinos durante rituais de idolatria a deuses da água pedindo proteção e segurança contra alagações e tsunamis.



- Comportamento -

Seu comportamento é relativo, pois os Kappas têm seus dois lados: o lado maléfico consiste em hábitos nada amigáveis, tais como afogar crianças que brincam nos rios, arrastar cavalos para o fundo de lagos, devastar e estragar plantações de legumes e verduras e em alguns casos possuir pessoas até que elas definhem. Já pelo lado benéfico, gostam de sumô e ajudam na plantação de arroz dos camponeses, cuidando e arrancando os matinhos que crescem em volta dos arrozais. Os que vivem em montanhas até ajudam no transporte de madeiras cortadas. Em alguns casos, tornam-se espíritos protetores de determinadas famílias e zelam pelo bem delas, mandando-lhes todos os dias peixes frescos para que jamais falte comida em seus lares.
Existem inúmeros casos pelo país de pessoas que dizem terem sido arrastadas para rios por Kappas e terem conseguido escapar decepando o braço deles. Houve, inclusive, um relato de uma mulher que fora "molestada" por um. Enfezada, ela decepou seu braço e, a fim de pegá-lo de volta, o Kappa teria feito um acordo com ela, dizendo que lhe ensinaria a fórmula de um remédio poderoso para recuperação de ossos fraturados. Relatos semelhantes já foram registrados por outras pessoas que dizem ter feito acordos com Kappas a fim de devolver-lhes ou dar-lhes algo que lhes despertasse interesse.


- Origem -

Uma das supostas origens do Kappa seria a de que durante uma construção de um castelo, Sa Gorou, preocupado com o prazo de entrega da construção, teria esculpido dezenas de bonecos de cêra e dado vida a eles através de feitiçaria. Utilizando-os então como mão-de-obra ele teria enfim finalizado o castelo, mas sem saber como se livrar dos bonecos, teria jogado todos em um rio. Os bonecos perguntaram-lhe então o que deveriam comer para viver e ele respondeu "comam nádegas de humanos" (é, eu sei, isso é bizarro). Estes bonecos então teriam se tornado Kappas.



Jornal com notícia de avistamento da Kappa


- Como se proteger? -

Para "combater" um kappa, utiliza-se de dois métodos. O primeiro é cumprimentá-lo muitas vezes, curvando a cabeça, como fazem os japoneses. Como é uma cortesia fora do comum, o kappa vai sentir-se obrigado a curvar a cabeça, em resposta. Após vários cumprimentos com a cabeça, todo líquido (que lhe dá poderes e força, fora da água) terá se derramado do topo de seu crânio e ele será forçado a voltar ao seu lar aquático. Outra estratégia para aplacar um kappa mal-intencionado é dar-lhe pepinos para comer, pois todos sabem que é seu alimento predileto. Diz-se que riscar o nome dos familiares na casca de pepinos e depois jogá-los dentro da água protege essas pessoa contra os kappas, que, ao aceitarem os pepinos para comer, ficam moralmente obrigados a não fazer mal a essas pessoas.



- Curiosidades -

- Existe um templo chamado Manmyouji que fica em Unzen, no estado de Nagasaki, onde o tesouro do templo é um suposto braço de um líder Kappa que vivia no lago Suwa, derrotado por um feiticeiro.

- O "Kappa Sushi" ou "Kappa Maki" recebeu esse nome por conter pepino, o prato predileto dos Kappas no recheio.

- Os braços e as pernas de um kappa, quando presos de novo ao corpo, ficam como novos em questão de dias.

- No Japão o famoso "corte chanel" é chamado também de "Kappa Atama" por ser um corte que deixa os cabelos parecidos com o do espírito.

- Gostam de sugar as entranhas e beber o sangue de suas presas. e têm preferência especial pelos rins delas.

- Lembram quando eu disse no início do post que quem havia lido Harry Potter certamente já teria ouvido falar em Kappa? Pois bem, o motivo de eu ter dito isso é que em "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" Harry cita ter tido aulas com o professor Lupin sobre os Kappas.

- Kappas são figurinhas carimbadas em desenhos animados e video games. No desenho Naruto o bijuu de três caudas é uma criatura semelhante a um Kappa, porém apresenta três caudas e uma concha de ostra na cabeça (porém com espinhos nas bordas). Já nos jogos Harvest Moon: Friend of Mineral Town e More Friends of Mineral Town, um Kappa é encontrado em um lago, mas só pode ser visto se for jogado um pepino nesse lago.




Foto do Templo


Foto da Garra que está guardada no Templo


Placa de Perigo do rio com a Kappa



Bons Pesadelos...

34 comentários:

Lulu disse...

Yesss, outro post da Raquel! *-*
Eu com certeza nunca vou querer encontrar um Kappa na minha vida inteira. (Eles comem nádegas de humanos? O__O)
Mas muito interessante saber dessas coisas, o lado ruim disso é que eu estou perdendo cada vez mais a vontade de viajar pro japão! XD
E, sério, é muito bizarro o fato dos Kappas gostarem de nádegas de humanos... Olha, pepinos tudo bem, mas NÁDEGAS? O.o
Bom, valeu mesmo pelo post Raquel, foi muito bom! Você está ajudando muito o blog! \o/

Pê disse...

Eu lembro do Harry comentando sim, quem diria que um animal que eu li num livro fictício existira...
Muito legal esse post, meus parabéns Raquel!

Gisele disse...

Comer nádegar humanos?

Se um Kappa tentasse comer as minhas teria má digestão, é muita bunda pra um Kappa só

Unknown disse...

Meus parabens a Raquel, post mto bem escrito e mto interessante como de custume!!!

Unknown disse...

Huahuahauhauha demais aquela placa de perigos no rio com o Kappa pegando a menina x)

Victor Ramide disse...

parabens pela postagem muito boa.

mais bizarro que o kappa é aquele que tem um olho(literalmente) no c*

O sinistro ao extremo está de volta visitem: www.sinistroaoextremo.blogspot.com ou cliquem no banner aqui no medo b

Brenno Matthias disse...

Raquel, vc podia falar sobre a Hania. Eu andei fazendo algumas pesquisas mas nada que pudesse esclarecer minhas duvidas. Ela é maligna? qual sua origem? quero fazer uma tatuagem no braço e estou em duvida. E mais uma vez, excelente texto!!!

Lia disse...

Comem nádegas de humanos, gostam de sumô?! Eita bichinho esquisito haehua

Bom post Raquel *-*

Ghayl disse...

Gisele O.O...
Indigestão é?
Me passa seu e-mail?
hahahaha

Unknown disse...

Demais Raquel !! Outro post fantastico !! O MedoB volta a tomar folego e ficar interessantissimo com seus posts !!

Pistache disse...

eu ja ouvi falar dos kappa em HP sim , tambem se fala neles e de outras criaturas magicas no manual do bruxo . tudo bem detalhado é claro . eu acho k esse bicho não existe . muito menos barretes vermelhos, ou dragoes, unicornios, pé grande ... é tudo farinha do mesmo saco. ^^

renan disse...

ola .. interesante o artigo sobrecapas !!! sou afim de cultura pop japones (animes manga musica) mas não muito sobre a cultura japonesa !!! estou me encantando cada vez mais!!!
a carater curiosidade existe um anime chamado Karas kamikakushi, onde os kappas são personagens principais (não são como os descritos no artigo).
fica ai a citação!
muito bom esse blog!!! aguardo proximos artigos!!!
are you scare?

Geh disse...

Nossa comem nádegas de humanos O.O taradinhus heim kkkkk Parabéns Raquel continue assim...um GRANDE bjo pra vc raquel e pro Medo B... Post fantastico.

anjoninja disse...

ae outro post da raquel ^^ logo logo vai te um post meu tb pq nao posso perder quando se trata de cultura japonesa XD(renan=musashi???Oo)
o 1 post q vai aparece aqui meu so pra consta e o da hanako-san ^^

Erik Paulussi disse...

Cara,outro post maravilhoso da Raquel.Muito informativo, você fica sem nenhuma dúvida.

PS: Comer nádegas é tenso!!!! XD

Ana disse...

Comer nádegar humanos?

Se um Kappa tentasse comer as minhas teria má digestão, é muita bunda pra um Kappa só [2222222222]

AHUAHUAHUAHUAH FOI A PRIMEIRA COISA QUE EU PENSEI!

Ah, eu já sabia dos Kappas por causa do Harry Potter tbm \o\ acho que, além de em PdA, a Rowling fala dele naquele livrinho Animais Fantásticos e Onde Habitam, mas não lembro pq li há mto tempo.

Bom post ^^

dud disse...

eu li em HP3, mto bom o livro!

Alessandro disse...

Ótimo post, agora já sei como chamar os japoneses que fazem aquele corte de pinico medonho.

Obs.: Gisele e Ana, deixem seus e-mails =)

LuKs disse...

Post legal!
Quanto aos games onde o Kappa aparece, lembrei de um que marcou minha infância. Mystical Ninja! Alguem ja ouviu falar? Um monstrinho (que eu achei que fosse um ornitorrinco) saía da agua e so ajudava o personagem (Goemon) se ele desse pepinos a ele! rsrs Eu lembrei que achei isso muuuuito estranho na época. Justo pepinos?? xD

danilo matanza disse...

SUGOY NÉÉÉ!!!!!!!!

danilo matanza disse...

KAPPA COME NÁDEGAS E ESTRUPOU UMA MULHER ISSO É QUE É GOSTAR DE BUNDA!

Raquel Sakuyama disse...

Hahahaha é bizarro, eu sei, mas no Japão até as coisas mais bizarras são vistas com naturalidade.
Anjoninja eu estava justamente pensando em preparar um sobre a Kuchi-sake Onna *-*
Tô ansiosa pra ler o seu e espero que o meu fique tão bom quanto *o*

Ah e obrigada a todos, eu amo os comentários de vocês, dik. HAUEHUE xD

Ghayl disse...

Ei a Raquel é muito bonita ^^...
hauhahuha eu nunca mudo...
Saudades da Hikaaaaa

Rebeca disse...

Adoro essas coisas bizarras! XD

Moc.Freak disse...

orra post maravilhoso, bem detalhado hehe.
bom, tem um FILME/ANIME, q é sobre um Kappa só naum lembro o nome, no anime School Rumble, um dos personagens se veste de kappa em um dos episodios heuhuahuhauha, muito loko.
e acho q ja vi outro anime q aparece um kappa.

Bortz disse...

Interessante mesmo. Já havia ouvindo falar deles algumas vezes. Porém sempre acabo confundido deles como uma espécie de vampiros japoneses.Parabéns pelos post

Unknown disse...

muito bom esse tema folclorico. Queria lembrar da aparição de kapa numa das animações do hellboy(SWORD OF STORMS), na qual parte da historia ele luta com seres do folclore japones e o kappa estava lá.

Anônimo disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Y%C5%8Dkai
oiee medo B!!!
encontrei aki outro scriatura do flocore japones
o youkai( qm vê animes já deve ter ouvido falar)

Anônimo disse...

Eu sabia dos Kappas pela serie harvest moon. Acho que no Harvest Moon: Back To Nature se você jogar 3 pepinos no lago aparece o Kappa e te da um Power Berrie, é o que dizem

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

gISLEGisele, quero conversar comk vc sobre seu bumbum. gente, forçaram na origem e na prevenção. mas, não pode ser espíritio: É um ser físico. Ali[ás, seria, se não fosse impossível de existir. Para o Pato Donadl deformado e todo cagado. gente, vcs acreditariam num bicho verde que come bunda e pepino. Ele se atocha num pepino. E é louco por bunda. mas, quase todo mundo no mundo é louco por uma boa bunda. Eu sei que kappa também é marca de roupa e que capa é aquilo que encapa. A capa do CD, a capa da revista, a capa do livro. A foto é picaretagem. Mas, esse kappa aí tem ar de gay, Parece a maga patalógica. wsei não... Como diria o Anônimo em seus delpírios gays: É fake.

Tosco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tosco disse...

Cara, eu morava no Japão e foda, eu vi alguma coisa num riozinho que tinha la perto de onde eu morava.
Eu tava correndo nesse rio que ia da academia que eu frequentava até onde eu morava, um dia estava indo embora correndo pra casa pela beirada do rio(la era pra praticar atividades físicas) isso umas 11 da noite (horário que fecha a academia) e esse rio passava por baixo de uma pontezinha na qual servia de passagem de carros e tals, perto da ponte escutei um barulhão, alguma coisa pulando para dentro da agua, correndo ainda olhei pro lado e tinha um relevo na agua me seguindo, isso por uns 10 segundos, a coisa pegou velocidade e sumiu.
Acho que era esse fdp pois no rio só havia carpas e tartarugas, e o rio era muito raso para uma carpa pular e fazer tamanho barulho!!

Ta aqui a tragetória!!!

http://maps.google.com/maps/ms?authuser=0&ie=UTF8&hl=en&oe=UTF8&msa=0&msid=218007399408040370080.0004a95358d80ffa5c615

Unknown disse...

Meus parabéns Raquel adorei! Poxa quem diria um bicho pequeno desses comer nossos rins! :P Gostar de pepino ok! Mais logo rins! E se pelo que me lembre o Kappa tb apareceu no Inazuma Eleven! Só não me lembro do episódio Gomen! ^^' MAIS MEUS PARABÉNS RAQUEL!!!^.~

Unknown disse...

O programa do Gates mostrou esse paranormal. Bom. Obrigado e te agradeço por postar online. Desejo sucesso à todos(este canal e internautas)...