15 de fevereiro de 2010

Lenda do Vampiro

Eu não sou fã dos vampiros... 1 ano e 10 meses de MEDO B e eles mal são mencionados aqui. Vamos a verdade, quem tem MEDO de vampiros ? As garotas suspiram por ai com o Eduard Cullen e sonham com o verdadeiro amor eterno! E isso não é de agora, desde o Drácula que os vampiros realizam o sonho da vida(?) e da juventude eterna...

Mas nem sempre foi assim, a tempos procuro informações sobre a origem dos vampiros e nunca consegui nada satisfatório. Até que a leitora do medo b, Rina, me mandou uma matéria perfeita e completa, exatamente como eu queria, contando toda a Lenda dos vampiros... Tem Coragem ?





A lenda do Vampiro é possivelmente, uma das mais difundidas e popularizadas no mundo de hoje. Com a fama de histórias como as de Crepúsculo e Vampire Diaries – E anteriormente Entrevista com o Vampiro, Carmilla e mesmo Drácula – Os vampiros voltaram à moda e à atenção da mídia.

O que não é de conhecimento tão geral é a grande quantidade de lendas sobre vampiros que permeiam mitologias e folclores ao redor do globo. Da antiga lâmia grega à Obaiyfo africana, passando pelos jiangshi chineses, mitos sobre criaturas bebedoras de sangue aparecem em todos os continentes. Praticamente toda comunidade tinha sua história local sobre criaturas que caçam na noite ou em lugares fechados, ansiando pelo sangue dos que viviam. A amplitude a que os vampiros chegaram é algo que surpreenderia Edward Cullen.

Segundo a lenda mais difundida, surgida na Europa Oriental, os vampiros são pessoas mortas, que retornam a seus corpos e a uma semi-vida, que deve ser sustentada por sangue fresco, retirado dos que vivem. Ao contrário das criaturas belas e aristocráticas a que estamos acostumados, o vampiro original era feio. Bem feio. Mesmo estando vivos, os vampiros estavam em pleno estado de putrefação, e ainda mais, inchados pelos gases da decomposição. As famosas presas ainda não haviam surgido – seus dentes assemelhavam-se aos de ratos. Em suma, não era uma coisa que Sookie Stackhouse ou Bella Swan gostariam de beijar!

Apesar disso, existiam vampiros sedutores, ou melhor, vampiras sedutoras. A mitologia céltica conta sobre muitas fadas que apareciam como mulheres extraordinariamente belas... Mas com segundas intenções. Posso citar como exemplo a Dama de Verde, que tinha pés de bode e fazia os homens dançarem com ela até a exaustão, para então sugar-lhes o sangue com suas unhas afiadas, ou a Leanan Sídhe, que oferece aos seus amantes a perda da sanidade e uma vida curta – Embora artisticamente inspirada.



Muitos vampiros também não foram apenas temidos, como também reverenciados. O deus maia Camazotz era visto como um homem com asas e cabeça de morcego, que zelava pelos ciclos da colheita, mas também espreitava nas cavernas pelos desavisados que lá se perdiam. Sekhmet, a feroz deusa da guerra egípcia, quase destruiu toda a humanidade à mando de Rá, o deus sol. Só não conseguiu por ter sido enganada pelo próprio Rá, tendo bebido de um lago tingido de vermelho, e não de um lago de sangue como pensava, sendo assim intoxicada.

Como, então, essas e tantas outras lendas foram esquecidas, e a imagem do vampiro deixou de se tornar tão ameaçadora, para se tornar a que vemos até hoje em filmes, sejam eles bons ou não? Foi uma mudança lenta, mas gradual, que começou com a popularização de histórias de vampiros em cidades como Londres e Paris. Há muito, os pequenos vilarejos do Leste Europeu enfrentavam uma verdadeira histeria vampiresca, mas foi quando parte da Sérvia e da Valáquia passaram para o domínio dos Hasburgos que a loucura sobre vampiros começou a se espalhar para o resto da Europa... Mas sob uma ótica diferente. Espelhados nisso, autores começaram a criar, e após alguns anos, ficções com vampiros começaram a se tornar famosas.

Nessa época, a imagem do vampiro já havia sido alterada – Das coisinhas lindas que descrevi acima para algo menos repulsivo. Mas foi com Bram Stoker e seu Drácula que as coisas mudaram definitivamente. O vampiro passou de perigoso e assustador para perigoso e sensual.



Algumas dessas mudanças foram influenciadas por fatos reais, como a Condessa Érzebet (também conhecida como Elizabeth) Báthory. Famosa por se banhar no sangue de meninas virgens para se manter sempre jovem e bela, Érzebet inspirou devido a seus modos educados e alta-linhagem... Afinal, ninguém imaginava que uma condessa tão educada pudesse ser assassina. Foi baseado nela que uma das melhores histórias de vampiros já feita foi escrita: Carmilla.

Hoje, os vampiros diferem muito dos seres repulsivos do folclore antigo, dos belos, porém malignos Conde Drácula e Lady Carmilla. Com a chegada de outro ponto de vista sobre esses seres, com a série de Anne Rice, Entrevista com o Vampiro, as coisas mudaram mais uma vez. Afinal, Louis de Pont Dulac não era um ser tão mal, ou tentava não ser. O dilema moral sobre o ato de beber sangue alheio foi introduzido às histórias, e logo passou a ser parte do imaginário popular. Vampiros não eram mais demônios, e alguns deles podiam até ser ruins, mas alguns como o próprio Louis, ou Edward Cullen e sua família, podiam ou tentavam não o ser.



Apesar de firmemente colocados no imaginário popular, os vampiros são bem mais do que chupadores de sangue que viram morcegos quando dão na telha, ou de heróis cheios de conflitos morais. Os vampiros de hoje são herdeiros de milênios de lendas, e da imaginação de muitos escritores que nos brindaram com histórias de sangue e sombras. Saber sobre os séculos de histórias por trás de Crepúsculo e True Blood, ou mesmo de mais antigos como Eu sou a Lenda (O conto, não o filme...) pode não ser necessário... Mas as histórias ficam bem mais interessantes ao se saber deles.




Créditos e Agradecimentos: Rina Noah

Bons Pesadelos...

84 comentários:

Sad disse...

Eu sempre tive fascinaçao com vampiros,desde pequeno,acho uma palhaçada essa modinha de Crepusculo ¬¬
Vampiro bonzinho é o c*ra***

Pimenta disse...

Hei, tu tens que assistir LET THE RIGTH ONE IN!
um filme de vampiro simples e muito bom.
Quem gostou do crepusculo não conhece história de vampiro,rsrs
Ah, existem histórias de vampiros aqui na china também!
Mas eles são hilários, andam aos pulinhos!
bjo

BlowBlack disse...

Crepúsculo é uma vergonha!!!

naum ouse comparar Crepúsculo COM True Blood....


vampiro que brilha no sol he PURPURINA

Gisele disse...

No primeiro capitulo você escreveu Collen ao invez de Cullen.

Os livros da série Crepusculo até que são bons, mas os filmes...no livro a pele do Edward fica parcendo que é feita de diamante e no filme a pele dele vira purpurina

Sem falar que eu tenho vontade de dar um soco nele: Ele entra toda noite no quarto da Bella, sem ninguém perceber...pra ver ela DORMIR?!

Otimo Post ;)

Unknown disse...

Sempre gostei de vampiros e é sempre bom saber um pouco mais.

mto bom o post!!!

Anônimo disse...

É Edward Cullen, não Eduard Collen

Anônimo disse...

quem gostou do livro Crepusculo não tem senso do que é um livro bem escrito, e a maioria são meninas carentes que acham a história fofa.

livro de verdade é A hora do vampiro.

Anônimo disse...

Nunca gostei de vampiros...
Unico filme de vampiro que me agradou foi Anjos da Noite e olhe la '-'
Para mim vampiro devia nem ser tachado de terror suspense no maximo e.e...
+ Eu preferiria muito + esse vampiro feio com dentes de ratos...

StarBlack . disse...

ótimo post, mas Crepúsculo é o fim. Vampiro totalmente gay, brilha no sol ¬¬

Unknown disse...

adorei a materia!!! desde os 3 anos eu gosto de vampiros *esquisito?! eu sei, sempre fui criança problema* e hj vampiros viro modinha por causa de crepusculo e vampire diaries, pra mim se vc quer ser "fã" de vampiros tem q saber pelo menos alguma coisa sobre eles e n simplesmente fla sobre crepusculo!!!
p.s. precisava fla isso, adorei a materia!!!!

Rina disse...

Obrigado pelos seus comentários pessoal... E obrigado ao Medo por ter me dado o excelente presente de aniversário de ter a minha sugestão online!!

E só pra constar: Não, eu não gosto de Crepúsculo. Na verdade, eu não suporto. Mas eu tinha que ser imparcial...
Desculpem também pelo erro. Foi de digitação.

Obrigada mais uma vez!

Ghayl disse...

Parabéns aos posts de leitores e parabéns ao Medo por dar essa oportunidade... o blog já era excelente, mas agora, com mais fontes... vida longa ao Medo B!
Ótimo texto Rina

Ana disse...

Nunca gostei de vampiros '-' mas acho que considerar Cullens como parte da lenda chega a ser até ofensivo. Nem pelo conflito de não beber sangue humano (achei isso até bem razoável), mas, pomba... eles BRILHAM por qual razão? @__@

Ana

Medo B. disse...

Galera,

Quem escreveu o Collen foi eu, desculpas :P

Feliz Aniversário Rina ^^

Eu sei que tem fãs de crepusculo aqui srrs, o que mais gostei no texto foi a imparcialidade msm :)

Anônimo disse...

Por que o MEDO B não procura tipo....
Materia como Vampirismo, e as coisas Misticas ai e ser legal :D

Alucard_Suicida disse...

Olá.
Sempre gostei de histórias de vampiros, desde a bíblia de nod, que não passa de um RPG pra mim, até o livro de Bram Stoker, concordo plenamente quando vc´s dizem que vampiros não tem nada de terror, ainda mais porque o que vemos hoje em dia é somente histórias criadas em cima de adaptações...
Quem leu Dracula de Bram, creio que concordará comigo que partes como John Harks escreve a ultima carta para Mina, pois não sabe se vai sair vivo do castelo, ou quando o Conde esta indo para Londres de navio, e mata toda a tripulação, são bem "tenebrosas", mais tirando isso o livro é um romance, eu adoraria ver um dia um filme ou um livro, com verdadeiros vampiros, esses putrafados mesmo, sem romance no meio, somente terror, algo pra ter "bons pesadelos"...

Desculpe se parecer machista, mais crepusculo é um filme feito para mulheres.
(OBS.: não para todas as mulheres.)
Assisti todos, junto da minha esposa, ela amou o filme, não posso falar que não gostei do filme tambem, mais é um filme para mulheres.

A unica coisa que achei interessante foi as cenas em que ela sofre de depressão, tem os pesadelos, não sei o porque acontece isso com ela, porque não li o livro, mais ja passei por isso acordava todo dia gritando tambem,e achei interessante o fato de retratarem bem uma pessoa com depressão nesse nivel...

É a primeira vez que comento algo no medo B, e gostaria de falar que o medo B esta cada dia melhor, acompanho o trabalho de vc´s a muito tempo...

Continuem o otimo trabalho, e se encontrar algo de interesse, pode ter certeza que mando para vc :D

Suicida

Pê disse...

Nunca fui muito fã de vampiros, por isso não curto muito livros e filmes. Mas esse post foi legal, me prendeu do inicio ao fim!

lostgirl disse...

Eu sou fã de vampiros desde de miúda mesmo e gostei bastante do post. tenho que admitir que gosto dos livros do crepúsculo mas vou sem ser sincera gosto desses livros + pelo romance do que pelos vampiros lá apresentados. Quanto aos filmes da serie já vi piores filmes que esses mas também já vi muito melhor.
Se alguém tiver interessado em livros que falem sobre vampiros ao longo da histórias existem 2 livros (que para mim são bons):
Lendas de sangue, o vampiro na história e no mito de Flávia Idriceanu e Waine Bartlett da Editora Madras;
Vampiros a verdade oculta da Editorial Estampa. Se alguém souber de alguns livros interessantes sobre o tema podem-me enviar um e-mail se faz favor para:tricya1988@yahoo.com

Emery disse...

Mesmo eu não sendo tão fã dessa vampiros assim e muito menos dessa modinha de Crepúsculo , cheguei a ler os 2 livros da saga . O que mais me chamou a atenção é que o amor que a Bella sente pelo Edward chega até ser meio doentio!
Enfim , eu gostei muito de conhecer um pouco mais sobre eles.
Adorei o post! *-*

Lulu disse...

Olha, acho ridículo essas pessoas que não respeitam a opinião dos outros. Eu gosto de Crepúsculo e sou fã, e daí? E sim, o livro é para mulheres, por ser um ROMANCE. Não é porque o Edward brilha no sol que aí ele seja gay, não tem nada há ver. A Stephenie Meyer tem todo o direito de criar uma história com vampiros bonzinhos e porpurinados, pois vampiros são apenas um MITO, ou seja, ela pode fazer a história do jeito que quiser, já que ela não vai estar alterando nada que seja REAL.
Eu respeito todos que não gostam e todos que gostam, e acho que os outros deviam fazer o mesmo. Gosto não se discute, e acho que podemos estar perdendo um bom amigo ao julgar uma pessoa pelo que ela gosta ou não!
Ah, e MEDO, Adorei o post! Muito bom, falando da lenda dos vampiros! Valeu! *-*

ICI disse...

Só faltou comentar que alem da condensa ainda hoje existem casos de malucos que acreditam que são vampiros e agem como, só saindo a noite, arranjando seguidores que oferecem sangue e quando não tem um "estoque" suficiente eles matam para saciar sua sede.

Anônimo disse...

Um complemento a lenda dos vampiros e a relação com os lobisomens:
A lenda dos vampiros surgiu da junção de várias coisas ao longo do tempo, e essa definição que foi colocada no blog é muito boa, mas eu gostaria de complementar com alguns outros fatos que eu li e sei a respeito, como por exemplo o fato de supostamente vampiros e lobisomens terem a mesma origem e este seria um motivo de juntarem estes dois seres nas mesmas histórias hoje em dia.
Como foi dito, muito antes os povos politeístas já tinham crenças em criaturas que se alimentavam de sangue e isso foi uma das coisas que fez com que mais a frente outros mitos se originassem fortificados pelas crenças anteriores, só que desta vez aproximadamente no século 18 influenciados por epidemias de doenças . Como na época havia pouco conhecimento sobre qualquer doença e não havia cura para grande parte delas, acredita-se que a partir disso surgiram algumas das caractéristicas desse seres, e a raiva que é trasmitida geralmente por cães e morcegos foi uma das principais colaboradoras como está em uma matéria do site da bbc:
Um médico e um especialista em literatura revelaram, na Alemanha, que a origem da lenda dos vampiros pode estar ligada a infecções e epidemias que dizimaram centenas de pessoas na Europa oriental séculos atrás. O médico Thomas Crozier e o professor Frank Moebus, da cidade de Goettingen, dizem que várias estórias de vampiro foram originadas por uma epidemia de raiva que matou centenas de pessoas na Hungria no começo do século XVIII. A raiva tem sintomas que coincidem com algumas das características dos famosos bebedores de sangue: insônia, desassossego e rigidez da laringe, que pode ser causada por cheiros fortes, como por exemplo o cheiro de alho. Quem sofre de raiva também é mais sensível à luz. Os dois pesquisadores dizem que exumações de cadáveres em chamados "cemitérios de vampiros" nos Estados Unidos, Áustria e México mostram que as pessoas ali enterradas morreram todas do mesmo mal – geralmente uma doença infecciosa. Epidemias de tuberculose e outras doenças desconhecidas reforçaram o mito dos colegas de conde Drácula séculos atrás. A imagem típica do vampiro, uma pessoa pálida e inchada, é igual à aparência de um cadáver. Para ver completo: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010504_vampiro.shtml
Os mesmos animais que infectavam as pessoas com a doença, eram os animais que as pessoas acreditavam ser humanos que se tranformavam e passavam a sua maldição para aqueles que tivessem mordido, no caso do vampiro dizem as lendas que ele poderia se tranformar em morcego ou cão e no caso do lobisomem em um lobo (que também é trasmissor da raiva), outras semelhanças entre ambos segundo o que sei é que ambos podem ser mortos com prata e só entram na sua casa com sua permissão (no caso do lobisomen ele pede permissão na forma humana).
Depois disso muitos já sabem das influências para literatura como Vlad III com sua crueldade, Elizabeth Bathory cruel e obcecada com a beleza que deram origem ao vampiro não mais feio com aparência de cadáver mas sim ao atraente das histórias de Bram Stoker e Anne Rice até o que conhecemos agora, e para não esquecer de comparar, os filmes que surgiram com a inimizade entre lobisomens e vampiros em Anjos da Noite, Crepúsculo, foram o que me fizeram pensar em qual seria a relação entre eles e saber o que as pessoas acham disso também.

Anônimo disse...

Não tenho nada contra crepúsculo mas a idéia de vampiros brilharem é muito idiota...vampiros são amaldiçoados! Estão banidos esternamente da luz!

Leiam "os sete" e "sétimo" livros de um escritor brasileiro André vianco e são muito bons!

Jorge disse...

comentario acima feito por mim.


GOsto bastante do tema, mas melhor que seres sedutores que se alimentam de sangue, são mortos que tem a pele apodrecida, grandes olheras, e tem seus membros do corpo soltos facilmente....SOU MEGA FÃ DE BEETLEJUICE! kkkkk

Wansliviano disse...

Rina, está de parabéns. Muito interessante sua matéria. Algum tempo atrás, em uma edição da revista Mundo Estranho, saiu uma reportagem um tanto quanto interessante sobre os vampiros. Dizia como é feito o metabolismo de um, como surgiu, os vampiros da vida real, entre outros. Seria interessante procura-la para acrescentar nessa matéria. Abraços.

Geh disse...

Nossa muito bom o post,bem foi maravilhoso adoro vampiros acho ate legal ah serie Crepúsculo + gosto msm de vampiros do mal ke chupam sangue e matam para sobreviver...bjão Medo B

Moc.Freak disse...

Crepusculo é um lixoooooooooooooooo.

fóda é o filme FRIGHT NIGHT acho q é assim q escreve sei lá, hehehe, esse filme é muito fóda.

Medo B. disse...

Lulu Cullen

AA que bom que não se chateou comigoo srsrs, nada contra crepusculo, inclusive a Pequena Estrela é mt fã.


Pessoal o fato é que os Cullen existem e os vampiros cresceram tanto que tem vários lados. Gosto é gosto não se discute... se lamenta :P
srsrs
Mas isso não diz nada sobre uma pessoa!

Abraços...

Marie disse...

O que me incomoda mesmo em Crepúsculo é a mesma coisa que me incomoda em Avatar. Algo clichê, e um clichê contado sem maestria alguma. Os autores tentaram inovar, mas ficaram só na tentativa. Mas, opa, essa é só uma opnião minha. ;D
E adorei o post Medo, estás de parabéns, muito bom mesmo!
Abçs

A.F. disse...

NÃO GOSTO DE CREPUSCULO!!

É verdade, a autora tem o direito e escrever o que quiser para o publico que quiser. mas o problema é em parte da história, mas o pior mesmo é a resposta das mulheres a ela.

Cara, é simplesmente muito excroto ver como esse livro controla a mente de meninas e adolescentes alienadas e sexualmente inexperientes, é horrivel e nojento, escrevendo coisas que tendem muito para erotismo,fetichismo, e tantas outras coisas só para pegar esse publico.

aff tem de ter criticidade com as coisas que você gosta, eu gosto muito de animes mas não é por isso que vou ficar cego e não ver os defeitos desse tipo de entretenimento, o que é exatamente o que essas meninas fazem, não pararam para perceber de modo global, esse crepusculo e meio nojento e doentio. o amor de bela é sim uma obsessão doentia, história criada com um teor sexual para adolescente sob a fachada do romantismo, amor eterno etc, era só o que faltava...

O pior de tudo é que quase toda garota fica se alienando com essa história, e não vão ficar prontas para a realidade.

E pior ainda para alguns homens também, como eu, que procura uma garota que não seja pirada e bitolada, alienada, não tem nada na cabeça, ai vêm essa poha de livro e aliena todas elas, só pra mim ficar pensando onde eu vou ter a sorte de encontar uma garota inteligente que não caia nessa armadilha e saiba como todo esse "mercado crepúsculo" funciona.

Jorge disse...

Uma cena que eu raxo de rir e adoro é do filme entrevista com o vampiro quando lestat está feliz, então ele pega o corpo de uma mulher morta e começa a dançar, é realmente engraçado e aquilo pra mim é um legítimo vampiro!

QUem não curtiu crepúsculo, assista vampire diaries, segue o estilo de crepúsculo mas é mais adulto!

Medo B. disse...

A.F.

Péssimo seu comentário...
Julgar alguém só pq gosta de crepusculo ? Isso define o que a pessoa é ?

Eu aplaudo a autora por fazer milhares de garotas terem o gosto pela leitura!! Fantasia faz parte da vida. Diferenciar a fantasia da realidade vai de cada um!

Tem certeza que todos os seus gostos não tem manipulação no meio ? Ter personalidade é ter coragem de assumir o que gosta sem se importar com a opnião dos outros ;)

Eu gosto de Harry Potter, se vc não gostar vai me achar alienado tb não é ?

Abraços...

PRÓXIMA OFENSA AOS MEUS LEITORES SERÁ DELETADA!

Pequena Estrela disse...

AF

é triste essas pessoas que não tem competência pra conseguir mulher e chega ao ponto de culpar a autora de um livro

Sad disse...

@pequena estrela
EAHEUAEAHUEAUHEAHEHAHUEAUHEAUUHAEUHEAUHUHAUHEAUHEUAUHEAUHEAUHUEAUHEAUEUHEAUEAUHEAHUEA

Alucard_Suicida disse...

Pequena Estrela, me desculpe se fui mal interpretado, quando falei que crepusculo é algo feito para mulheres não é uma crítica, é somente um cometário da minha pessoa, não tem valor nenhum, pois conheço muitos homens que gostaram muito do filme, e muitas amigas que odiaram, gosto é gosto, eu particularmente gostei do filme, não pela história como disse no outro comentário, minha esposa achou o melhor filme do mundo, fico feliz por levar ela pra assistir algo e gostar tanto assim...
Se a escritora viu nessa história uma oportunidade de sucesso ou seja lá o que for, ela esta de parabens, não por ser uma boa escritora, mais por ter a visão de que isso iria atrair muitos fãs.

Eu respeito sua opnião, assim como respeito a opnião de outros aqui, espero não ser mal interpretado por ninguem...

Suicida

Alucard_Suicida disse...

A.F.

Assim como a imaginação/fantasia é importante para o desenvolvimento de uma criança, a alienação é importante no desenvolvimento de jovens/adultos, isso faz parte do "histórico de vida" de cada um, quem pode falar que não teve seu momento dragon ball, ou as meninas com seu momento back street boys, pode não ser esse bons exemplos, mais se pensar bem, em algum momento nos ja estivemos alienados por alguma coisa, seja uma obsessão pelo terror, seja uma obsessão por romance, ação, livros, músicas, novela, filmes, religião, politica, ou simplesmente seguir o que os amigos fazem.

Uma definição de alienado, mesmo não sendo minhas palavras mais descreve bem:

Alienação se refere á diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprio.

Quando estudei psicologia, aprendi que nascemos como uma folha em branco, tudo o que fazemos é porque aprendemos daquele jeito, com o tempo, com nossos erros e acertos, vamos moldando nossas ações, nossa maneira de pensar, de agir, ou seja criamos um carater.

Isso parece idiota, não vou entrar a fundo nisso, mais é o que queria falar no começo, temos que passar por todas essas fases, não adianta "eu falar pra vc parar de torcer parar o seu time de futebol, porque eu acho isso uma idiotice", se vc seguir o que eu falei, ai sim vc vai ser um alienado, porque vc não esta fazendo porque vc se tocou disso, e sim porque alguem falou isso pra vc.

Se as pessoas adoram vampiros, ou Crepusculo, ótimo, se isso as deixam felizes, que bom.

Fico muito feliz por minha esposa ter amado o filme, e quando sair o ultimo e ela quiser ver, vou leva-la tambem, porque ela não tem que gostar das coisas que eu gosto, ela tem que gostar das coisas que ela gosta, a vida dela é dela.

Não me leve a mal, respeito sua opnião, só pensei um fazer um comentário sobre ela...

Suicida

X-Kira disse...

Crepúsculo é uma históira de romance, não terror, por isso não podemos comparar.
ninguem vai pra guilhotinha por gostar de alguma coisa de que alguem não gosta. ò.ó
eu gosto de vampiros, não gosto de crepúsculo, respeito quem gosta.
e aquele primeiro vampiro parece o cão xupando manga...
bjos&miiliga

Ana disse...

Ah, eu falei que não acho digno falar de Cullen pelo motivo que o Jorge falou ali: vampiros são amaldiçoados, não podem ficar expostos à luz do sol e brilhar!! @____@ Não é questão de criatividade da autora... é só que... que... POR QUE ISSO? Hunf.

Sério.

Eu sou da equipe do Twilight Haters BR e tudo, mas devo ser uma das únicas lá que não se incomoda com a conduta dos vampiros que a Meyer criou porque, sinceramente, tirando a parte de eles... brilharem ><, acho tudo muito razoável. Gosto dessa coisa de ter ou não ter uma alma, de serem ou não criaturas amaldiçoadas e brigar contra a natureza... acho até que se a autora soubesse explorar isso direitinho, ao invés de se concentrar só na parte mela-cueca da coisa, teria sido uma história interessante. Mas eles brilharem no sol não faz sentido nenhum pra mim. Uma coisa é a criatura brigar contra a sua natureza por princípios e tudo, outra coisa são as circunstâncias ajudarem os seres serem menos "malditos". Por isso acho meio "blargh" botar os Cullen e etc no mesmo patamar dos outros vampiros. =P

De qqer forma, dois dos meus melhores amigos são twilighters. Ouuu seja, eu não me importo se alguém gosta disso ou não. Só que também quero ter o direito de não gostar sem ser "invejosa" u_u

Lulu disse...

Ana, eu respeito sua opinião sobre o Crepúsculo e tudo mais, mas tenho uma dúvida. Quando você disse "eu sou da equipe do Twilight Haters BR" você falou sério? nada contra, mas só não entendo uma coisa: Se você não gosta de Crepúsculo, porque procura por isso na internet? Afinal, quando eu não gosto de algo, eu prefiro nem pensar sobre isso, e isso é o certo não é mesmo? Porque tem tanta gente que procura o que não lhe dá prazer? Pra ficar criticando e xingando? Já vi muita gente desocupada por aí que fica xingando e criticando as modinhas sem motivo nenhum. Eu não entendo essas pessoas, se não gostam, por que ficam lá o tempo todo reclamando? É por que gostam de criticar, xingar e reclamar?
É só uma dúvida...

Erik Paulussi disse...

Olha...não assisti crepúsculo nem li os livros.Sinceramente não me atrai a ideia de vampiros bonitos.

Pra mim, vampiros devem ser seres amaldiçoados.Porém, se formos pensar por um lado, a maldição de não poder ficar com a pessoa amada não é a pior de todas?E o dilema de beber sangue de inocentes.

Legal exemplificar isso com dois vampiros: Bill Compton (true blood) e Angel (Angel).Para quem não conhece, o primeiro é um vampiro de uma série que faz muito sucesso na tv fechada e Angel é um vampiro que largou o cargo de fodão dos sugadores de sangue por um amor com Buffy, a própria caça-vampiros.

Talvez a ideia de que vampiros sejam criaturas abraçadas com o capeta seja a mais distante de uma "realidade", se podemos dizer assim.

Ana disse...

Ah, Lulu, sei lá =P

Como eu já tinha lido praticamente todos os livros (e tinha gostado, até, antes do final de New Moon), quis entrar pra brincadeira do blog porque, bom, tinha que extravasar em algum lugar e de alguma forma minha revoltinha. Eu detesto Twilight por motivos bem pessoais e tudo, não vem ao caso agora, e lá me deram espaço pra falar nisso, então... foi uma chance. De fato, eu nem sei se vc conhece nosso blog, mas todos os posts mais team Jacob fui eu quem fez \o

A gente, ou eu, pelo menos, nem vai atrás de informações só pra falar mal nem nada. Eu mesma não sei de notícias, datas de lançamento de filmes, naaada... a menos q alguém venha comentar. Só faço posts em cima do que já sabia antes do blog. Não é pq eu sou parte da equipe, mas acho que fazemos um "trabalho" interessante. ^^ E tem bastante gente que gosta que comenta por lá, pq não é difamação gratuita...

Enfim, não sei se deu pra entender, haha =P mas é isso.

A.F. disse...

bem, quase apanhei ali, teriam me dado um soco pela internet se fosse possivel, mas não sou muito de deixar meu ponto de vista sendo criticado assim, tenho de falar abertamente para chegar numa discussão mais crítica e sincera do assunto.

MEDO B.

não, não tenho medo de dizer o que gosto, gosto muito de harry potter também, o hobbit, senhor dos anéis, desventuras em série, guia do mochileiro das gálaxias, todos os livros de julio verne, uma porção de séries de tv, filmes, games(minha especialidade)half-life-,halo gears of war, fallout aff, quase todos eles, animes, one piece etc, e mais uma montanha de nerdices e mais outras ainda.

star wars nem se fala.

mas eu nunca deixei de olhar tudo isso de um ponto de vista crítico, vendo ideologias contidas neles, aqueles "anzóis" da industria cultural que são colocadas apenas para capturar as pessoas para ganharem mais dinheiro, e crepusculo tem os dele, que são voltados para sexualidade e desejos femininos, que as vezes é feita de uma forma meio nojenta. tenho de dizer.

Alucard suicida disse:

Alienação se refere á diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprio.

EXATAMENTE O QUE EU ESTAVA FALANDO.

muitas garotas não tem a criticidade suficiente para entender, e administrar aquilo que elas vêem no livro, e ficam "alienadas".

é claro que a fantasia é essencial para, digamos, o ser humano, mas eu acho que não podemos deixar ela chegar a ser nociva.

Voçês do site são bem instruidos e claro, mas não podemos contar que TODOS sejam assim, mas crepusculo é entretenimento de massa, e ele acaba sendo prejudicial para algumas garotas de qualquer forma.

por que?

existe uma pesquisa que diz que filmes romanticos são prejudiciais para relacionamentos, por que eles tendem a ser "idealizados", e as pessoas também querem seu amores "idealizados" o que é muito nocivo, por que o amor geralmente é de forma diferente, e as garotas internalizam aquilo como se fosse o ideal, o ideal quase inalcançavel, imaginem isso para milhões de pessoas no mundo? os efeitos não são imediatos, mas são de longo prazo. pessoas menos instruidas sofrem muito disso, voçês nem sabem como.

PEQUENA ESTRELA.
eu já imaginava uma resposta desse tipo, as pessoas sempre tendem a ofender os outros usando a baixaria de cunho sexual, o brasil é assim mesmo.

não culpei a autora do livro, culpei o livro, é bem provavel que ela seja inocente, é provavel que tenha escrito o livro com idéias internalizadas inconscientes, acontece.

se tivesse garotas inteligentes e expertas para trocar esse tipo de idéia com elas com certeza não tinha dificuldade em achar. mas esse tipo de mulher é escassa.
aparência fisica importa, mas o que tem dentro importa mais, o exterior é só carne, desperta instintos animais e pouco controláveis, e não uma boa racionalidade, bem... é isso...

talvez eu tenha feito algumas ofensas no meu primeiro comentário, mas ainda assino em baixo dele, escrevi de cabeça meio quente, mas o que eu acho ainda está la, apenas de forma mais agressiva. mas voçês não precisam responder com a mesma agressividade.

se algum dia eu já fui "fan cego" de alguma coisa, eu não me lembro mais, agora eu também procuro entender os erros do que gosto.

Juh.Nhanharelli disse...

Nossa acho que esse foi o primeiro post q eu vi sem brigas nos comentáarios! rs
Teve alguem que falou dos vampiiros da china, uma vez eu assisti um que os vampros eram mtooo feis e pulavam! Nem preciso falar que eu ri mto ne? Bom o filme vampiros do alaska (n sei o nome em ingles)eh mto legal,pra falar a verdade foi o unico filme de vampiros que me deu medo!
bjao
adorei o post

Alucard_Suicida disse...

A.F.

Gostei da sua resposta, vc foi bem claro, desculpa se em algum momento te ofendi.

Suicida

Lulu disse...

Ana, eu ainda não entendi tudo! Todos tem o direito de falar sua opinião, e tem também o direito de criar e entrar em comunidades/sites/blogs anti alguma coisa. Mas tem uma coisa que eu não entendo, desculpe se não fui bem clara no outro comentário, agora vou tentar explicar: Tem pessoas que entram nessas comunidades/blogs/sites anti qualquer coisa, e ficam lá, o dia inteiro xingando e reclamando. Uma coisa Ana, é você ir lá no tal blog e ficar xingando o Crepúsculo o dia inteiro, outra coisa é você ir lá de vez em quando, postar a sua opinião sobre o livro, dizendo o que não gostou, e claro, dizendo o porque do livro ser ruim com explicações aceitáveis! Uma coisa é você falar apenas a sua opinião, outra coisa é você ficar xingando que nem um louco, por ser um desocupado, infeliz, e que não tem vida. O que eu estou querendo dizer, é que tem muita gente na internet, que parece que sente prazer em xingar tudo e todos, sem nem ao menos dar uma explicação lógica. Imagina só a pessoa ficar falando isso o dia inteiro:"Eu odeio Twilight, porque os vampiros são bonzinhos, porpurinados e viados. Esse livro é uma MERD*". Ridículo não? Desculpe se eu expliquei mal, e não, não estou dizendo que você é uma dessas pessoas que eu disse aí em cima, só estou falando. É que eu simplesmente não entendo essas pessoas: Se não gostam, porque falam disso toda hora?

Medo B. disse...

Lulu Collen

Sim Lulu existem essas pessoas que sentem prazer nisso. É a forma que elas tem de mostrar que tem "personalidade". Elas acham que tem pq fazem o contrário do que está em foco...

Ai falam que essa coisa é futil, horrivel blablabla sem nem terem lido/assistido...

Ignore :)

André Luís disse...

Um comentário a respeito do que Alucard_Suicida disse: "Sempre gostei de histórias de vampiros, desde a bíblia de nod, que não passa de um RPG pra mim ...".
O "Livro de Nod" não é um RPG apenas pra vc, ele é totalmente um RPG. Ele é totalmente ficcional. É apenas pra dar mais embasamento às histórias para o jogo "Vampiro: a máscara". E ele não é nenhuma bíblia. A propósito, pra quem gosta do tema "vampiro", o livro "vampiro: a máscara" é uma excelente leitura. Ele se baseia em vários livros e tenta extrair as melhores características de cada um para que a história pareça mais real. Como exemplo posso sitar a questão de vampiros terem medo de cruzes: nesse livro é dito que isso não acontece na realidade, mas algum vampiros podem ter medo, mas é um medo psicológico devido à uma crença preexistente da pessoa que se torna vampiro.

♕deliriuum ƒreakyΨ disse...

se voc~e consultar os livros do world of dakness da série vampiro até a terceira edição vai entender muito bem o que realmente é a sociedade vampírica!

. Isa Lua disse...

BLASFÊMIA! Em um post sobre vampiros não pode nem sequer ser citado Crepusculo, eles não são vampiros nem de longe.

pequena estrela disse...

Suicida
eu entendi seu ponto de vista, vc não saiu simplesmente criticando tudo e todos como muitos por ai.

Ana
em nenhum momento ngm te chamou de invejosa. respeito as pessoas não gostarem de crepúsculo e por isso gostaria que as pessoas me respeitassem gostando tbm.

AF
pelo amor de deus! cunho sexual? ok, afinal pra vc eu sou uma 'alienada'. vc coloca a culpa de 'tudo' na autora do livro e depois vem me dizer isso? vc que é mt cabeça fechada, para e pensa um pouco no que vc disse, como vc mesmo reconheceu escreveu de cabeça quente. e querendo ou não do meu ponto de vista ofendeu as meninas que leem os livros.

Brenno Matthias disse...

Eu não era fã de crepusculo, mas isso pq eu nunca fui fã de vampiros, o EDWARD CULLEN não é o primeiro vampiro baitola da historia. Desde Bella Lugosi, os vampiros são, como poderia dizer, bem esquisitos. Mas assistindo Lua Nova eu comecei a criar uma teoria (da conspiração?) minha. NÃO SEI SE ESSA FOI A IDEIA DA AUTORA, como disse acima, MINHA.
Vou ser bem curto e grosso:
Edward: vampiro, nobre, elegante, sedutor, arrumadinho, romantico, cheio de charme. (Muitas caracteristicas não muito apreciadas por nós do sexo masculino, pois desde q mundo é mundo, HOMEM NÃO É SENSIVEL...)
Jacob: Forte, queimado de sol, masculo, grosso, lutador, defensor de sua familia, odeia muita frescura (VAMPIROS NO CASO).
Dois tipos de homens, duas caracteristicas completamente diferentes. Os dois são desejados pelas mulheres, mas os dois nunca poderão ser um só. Sendo assim é um livro de amor para adolescentes e ele cumpre bem seu papel. Não sou fã mas respeito quem gosta. Não disse nada com nada né????

pequena estrela disse...

brennovox
disse sim, foi uma teoria interessante o//

pequena estrela disse...

brennovox
disse sim, foi uma teoria interessante o//

Watcher disse...

Bom, saindo do tema 'Crepúsculo' que vocês estão discutindo tanto, eu só gostaria de fazer alguns comentários.
A Leanan Sidhe que foi citada, na cultura irlandesa, faz parte do povo das fadas, os Sídhe, como são atualmente conhecidos, apesar de esta não ser uma forma muito correta. Creio que o correto seria Aos Sí, que significa povo das colinas, enquanto as colinas é que são chamadas Sídhe.
Ela também é considerada a versão irlandesa da da versão escocesa Succubus.
Meio confuso, mas eu acho que é isso. ^^'
Essa é a primeira vez que comento, mas leio o Medo B a muito tempo. Vocês fazem um ótimo trabalho. :)




Obs¹: Desculpa se eu estou usando o mesmo nick de outra pessoa. Não costumo ler os comentários, então não sei se já tem alguém com esse nick.

Obs²: Eu sou uma garota.

Watcher disse...

Corrigindo:

*da versão escocesa da Succubus.

Anônimo disse...

Podem acreditar.. Vampiros existem..... E eu sou um deles...

Jeh disse...

Apesar de sempre gostar desse lance de vampiro, já estou de saco cheio dessa modinha que virou depois de Crepúsculo.
Parece que a autora lá criou uma geração de vampiros bonzinhos e porpurinados.
Já deu o que tinha que dar essa modinha, credo..


Só teve uma pessoa que citou André Vianco. Ele tem um monte de livro desse gênero já lançado, livros que prendem o leitor do começo ao fim. E as histórias passam-se aqui no Brasil mesmo.

Unknown disse...

Entao conforme eu li no ultimo comentario...

Tbm estou cansada desses livros, filmes e etcde vampiros bons e gatos...

Gente pelo q todos nos sabemos eles sao sere repugnantes e q sao ruins ate a alma (ou melhor sem alma)...

Fico besta como um monte de menininhas fizeram de um ibro uma coqueluxe de lendas de vampiros...

Compro e leio, sim livros de vampiros, mas se esses nao mentirem sobre a raça.

Um otimo autor (como o ultimo post) q nao foge em nada é Andre Vianco, um otimo autor brasileiro q a midia nao da muita atençao... Todas as Historias passadas no Brasil, sempre com um toque de atualização mundial...

Infelizmente pessoas preferem ler coisas bobas e mentirosas do que lerem um livro bom.

Espero q essa coqueluxe passe...

Beijos!!!

E total felicidades para Andre Vianco, um autor q sabe o q escreve!!!!!

Brenno Matthias disse...

Pequena estrela, por acaso eu seria um lobisomem tá. hehehehe!!!

Lulu disse...

Priscila, não entendi quando você disse: "Compro e leio, sim livros de vampiros, mas se esses nao mentirem sobre a raça." E também quando você disse: "Infelizmente pessoas preferem ler coisas bobas e mentirosas do que lerem um livro bom."
Crepúsculo não fala nenhuma coisa que seja de fato, real, mas também não fala nenhuma mentira. Que nem eu disse antes, os vampiros são apenas um MITO, eles não existem de verdade. A autora apenas colocou no livro um tipo diferente de vampiro(que bebe sangue de animais e brilha no sol!), mas ela não editou nada que seja REAL! Outra coisa, pra você Crepúsculo é um livro bobo, mas pra outras pessoas é um livro bom, respeite isso por favor!
Ah, e também temos que lembrar que Crepúsculo é um ROMANCE, uma estória de AMOR, e NÃO de TERROR!

Ana disse...

Pequena Estrela, eu sei que vc não me chamou de invejosa ^^ mas é que isso acontece taaaanto... só dizer q eu não gosto que já tem alguém pra dizer "aposto que nem leu, é só inveja!" blaaargh ¬¬

Lulu Cullen, acho que agora entendi seu ponto. Ah, eu não nego que acho divertido às vezes falar mal de alguma coisa que a gente não gosta só pra lavar a alma '-' mas tem hora que cansa, perde a graça e tudo, mesmo =P e não vejo sentido em fazer blogs, comunidades e talz com ESSA finalidade... igual já vi mtas por aí, não nego =) enfim, né...

Anônimo disse...

Crepusculo e Lixo --'

Eumesma disse...

O bom é que as pessoas (nerds crepusculentos) se preocupam mais com um erro de digitação: ''Collen'' do que ampliar um pouco os seus míseros conhecimentos sobre vampiros :s

pat. disse...

eu adoro vampiros, mas não os bonzinhos que bebem sangue de animais e que brilham ao sol!
Eu sou rapariga e nem eu consiguo engolir isso! BAH

Anônimo disse...

eu adoro um vampiro e queria namorar se um vapiro ler quero que seja meu namorado ou uma pessoa que não é vampiro ..
o meu orkut é: laysa_almeida2010@hotmail.com
senha : laysaalmeida

Unknown disse...

eu nao gosto de vampiros pq eles sao mauls para as pessoas do bem como eu eu acredeto em deus ele e´ meu salvador.ass.natalia ou naty.numero do celular.8966522544

Julia disse...

Desde os 7 anos de idade sempre gostei de vampiros... Depois que lançaram a "modinha" de vampiros bonzinhos e sexy que brilham na luz do sol, acho que fiquei traumatizada...

Ótimo post!

Julia disse...

Nada contra Crepúsculo e os fãs...

yanny disse...

*VAMPIROS* sempre tivi façinações por vampiros,pelos seus clas ** e facções**(mais queria conhecer o cla dos NOSFERATO!tenho um monte de coleção de vampiros,mtas gente diz ki vampiros nao existen blá,blá,bla...empocritas!!!! opniao repulblicana!!! só sei ki si um dia viesse ao meu alcansse um vampiro...seria uma coisa mais importante de mnha vida! 0_o

Anônimo disse...

Vampiro que brilha no sol.
Hummmmm boiola.

Unknown disse...

eu adoro crepusculo sim muito,e quem não gosta vai se fuder!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

o eduard pode até ser um vampiro que brilha no sol mais ele nao é boiola e é lindo boiola é quem acha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ok

compre ja disse...

vc não sabe o que fala de vampiros kkkk

lauro cesar disse...

Amigo eu nunca vi uma ideia tao disturpada da natureza do vampiro! Só um concelho, da uma lidinha na obra de Adorno chamada "Dialética do esclarecimento" uma obra de um filosofo Alemao, dai quem sabe voce entenda entenda alguma coisa sobre a ideia do vampiro, para de ver tv e tirar coisas da internet.E sobre o vampiro oriental amigo voce precisa entender yin yang ;)

Anônimo disse...

Eu acho que vampiros podem se apaixonar, não beber sangue HUMANO (afinal eles vivem de sangue), mas tipo, Crepusculo transforma os vampiros em super-homens, ler pensamento, ver o futuro, BRILHAR NO SOL, gente, ridiculo.

Belly Varkov disse...

Muito boa a postagem de tal conhecimento pra esclarecer algumas mentes adolescentes que ainda não conhecem bem esse universo

e outros fatores básicos:

Vampiros não brilham à luz solar, eles morrem!!! isso porque vampiros são seres amaldiçoados e jamais podem estar diante da face divina(o Sol).

Vampiros não lêem pensamentos(telepatia). Eles podem até reconhecer expressões facilmente devido ao tempo de convivência com humanos, mas não possuem tal poder.

Vampiros raramente se apaixonam por humanos, isso é como você se apaixonar por uma vaca(comment de Felipe Neto constatado)! Claro que há excessões ao caso, mas são rarissimas

parabéns pela cultura transmitida, pessoal.

Bru Laise disse...

Meu Deus!!!!!!!!!
Apesar desse meu comentário já estar um pouco atrasado, preciso falar que gostei muito do post, mas vcs esqueceram coisas importantes!!!!
Uma delas é o filme 30 dias de noite, que mostra os vampiros de um jeito diferente do q vemos atualmente, não é um filme nota 10, mas os vampiros dele são mesmo muito legais!!!
Outra coisa é que vcs nem citaram os vampiros brasileiros....além dealgumas lendas antigas sobre vampiros no Brasil, existem os livros do andré vianco, honestamente os melhores livros sobre infestação vampira que eu já lí na vida!!!!!
Recomendo: Os Sete, Sétimo e a triologia continuação desses O Turno Da Noite!!!!
Além desses do andré vianco tem ainda O Vampiro Rei 1 e 2, e Bento.

esses livros são muito bons principalmente pq são ambientizados no brasil, em vários lugares, no vampiro rei e no bento é mais legal ainda pq a terra toda foi infestada por vampiros e nada é como antes, inclusive o brasil q vira uma floresta gigante!!!

Amei o post, só faltou acrescentar o Brasil mesmo!!!!
Beijos.

eduardo disse...

odeio crepusculo negócio de vampiro viadinho mais diarios de um vanpiro é massa nunca viro o damon fica chupando sangue de gostosa

kristen culler disse...

viadinho nada pois nao entende de crepusculo. a sua opiniao e essa e eu respeito mas tenho serteza q vc numca leu e nem viu os filmes pois mulheres gosta mesmo de homens mais cencives e educados com cordo q eduard e meio froxo pois deixou bela beijar jack no eclipse mas e muito romantico ele aceitar isso acho q vcs estao sendo mt durros em relaçao a escritora pois vcs nao tem a capacidade de escrever um livro bom

PunkFreak disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
naiany disse...

eu gosto de vampiros muito mesmo eu já li varias historias de vampiros e li livros da saga "crepúsculo" e assiste a serie que eu amei mais do que crepúsculo foi "diário de um vampiro" eu amei essa serie e reso vi pesquisa mais sobre os assuntos de vampiros.

Unknown disse...

bom eu adorei o blog mais vc disse que o eduard e vampiro mais isso e MENTIRA vampiros expldem no sol morrem viram po e nao brilham no sol eduard e viado e nao pode ser considerado um vampiro

karynna Drácula disse...

adoro a sagra crecusculo e eu tbm adoro sangue ñ sou vampira mais bem que eu queria ser AMO SANGUE HUMANO

Unknown disse...

http://apenasjee.blogspot.com.br/2013/08/ilusoes-depois-da-saga-uma-historia.html

Amo os vampiros mais violentos kkk ' *-*
Torna a historia ,ou o que seja ,mais empolgante
~~
Meu Blog: Apenas Je