10 de abril de 2010

Psicografia

Assiti ao filme sobre Chico Xavier essa semana e o assunto não saiu da minha cabeça depois disso. Sempre acreditei na veracidade das psicografias dele mas sai do cinema mais certa ainda de que tudo era verdade. Então resolvi fazer um post sobre o assunto.


Segundo o espiritismo a psicografia é uma capacidade de alguns médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos. Ao contrário do que muitos pensam o médium não é possuido no momento em que psicografa uma mensagem, ele apenas ouve o que tem de ser escrito.
Além do espiritísmo, a Umbanda e a Teosofia também acreditam nesse fenômeno.

Os Médiuns Psicógrafos podem ser: "Mecânicos", "Semi-Mecânicos", "Intuitivos", "Inspirados".
- Os Médiuns Mecânicos se caracterizam pelo fato de movimentar as mãos escrevendo sob a influência direta dos Espíritos, sem interferência da própria vontade. São raros e no Brasil, destaca-se o trabalho de Chico Xavier.
- Os Médiuns Semi-Mecânicos são aqueles que sentem a mão ser movimentada, mas ao mesmo tempo têm consciência do que escrevem. São os mais numerosos.
- Os Médiuns Intuitivos recebem as mensagens dos Espíritos desencarnados por meio da sintonia psíquica direta entre sua mente e a do comunicante. Eles precisam compreender o pensamento sugerido, assimilá-lo, para depois transmiti-lo com suas próprias idéias. São muito comuns.
- Os Médiuns Inspirados são uma variante dos médiuns intuitivos com a diferença de que nos inspirados é muito mais difícil distinguirmos o pensamento do Espírito, daquele que é do médium.

Tribunais:

No Brasil, em alguns casos, a psicografia foi utilizada como prova em tribunal. Um dos casos mais recentes aconteceu em maio de 2006 em Porto Alegre, inocentando a ré Iara Marques Barcelos do assassinato do ex-amante, Ercy da Silva Cardoso, graças a uma carta que teria sido ditada pelo falecido.
No entanto, o advogado Roberto Selva da Silva Maia indicou em um artigo que os documentos psicografados podem ser aceitos no tribunal como documento particular, mas não como prova judicial. Isso se dá porque a lei estabelece que a morte extingue a personalidade humana, logo um morto não poderia gerar documento legal.

- Partes da carta Psicografada por Francisco Xavier, endereçada à família de Mauro Antônio Campos Paiva que morreu aos 23 anos de idade em um acidente de moto.


"Querida mãezinha e meu querido papai Mário. Rogo-lhe a bênção para o filho de volta. Nunca imaginei um reencontro assim qual este que os vejo sem que me vejam, como se fosse obrigado de minha parte a ocultar-me por traz de uma tela desconhecida.
Mas... sou eu mesmo, tentando escrever-lhes com o auxílio de meu avô Chico Honório . . ."
". . . Papai, a vida é repleta de surpresas. Aprendi desde cedo, uqe a pessoa deve estar preparada para qualquer acontecimento; no entanto, quando o carro estranho me atirou a moto para os ares, num relâmpago de tempo, imaginei mil assuntos..."
". . . Dor não senti. Creio que assombro nos acidentes que nos estragam a roupa física, com marcas irreversíveis, nos embota a sensibilidade. A ordem era aquietar-se e dormir sem querer. De nada mais me lembro senão do salto inesperado e compulsório. O despertar foi outro problema, por que não senti dores no princípio, acordava num corpo em tudo semelhante àquele que perdera e sofria . . . "
"Aqui me dizem que os remanescentes da desencarnação divergem de pessoa para pessoa. O que sei é que supus hospitalizado em Brasília ou em Goiânia, e, somente quando minha avó Claudina se aproximou de mim com o Henrique Gregóris, o amigo que, ainda, me auxiliara intensivamente, é que entendi que me enquadrara em outros problemas.
Não preciso dizer que tenho gasto tempo, a fim de conformar-me, entretanto, foi o Henrique, amigo que se fez irmão, quem me informou que a revolta me impossibilitaria qualquer contato mais próximo com a família e, em razão disso, considerando o meu próprio interesse, procurei harmonizar-me com os fatos consumados.
Venho pedir-lhes paciência e serenidade. Afinal, tenho outros irmãos aí na terra, carentes de afeto e proteção, qual eu mesmo, e peço aos pais queridos me procurarem neles, especialmente naqueles que se sentem desligados da presença de pais e mães que perderam ou que se notam desemparados para a solução das necessidades mais simples.
Meu afeto a todos os nossos que continuam cada vez mais vivos dentro de mim e recebam queridos pais, tesouros de minha vida, o carinho total do filho que está aprendendo a pedir a Deus que nos abençõe e nos faça sempre a cada vez mais felizes..."
Sempre o filho, muito grato, Mauro.

Livros:

Muitos livros psicografados já foram lançados, então resolvi recomendar alguns dos que eu já li.

Ninguém é de Ninguém - psicografado por Zíbia Gasparetto pelo espírito Lucius.
O Diário de Sofia – psicografado por Alceu Costa Filho pelo espírito Nina Arueira.

Curiosidade:

Além da Psicografia existe também a Psicopictografia que no lugar da escrita acontece a produção de imagens, desenhos ou pinturas de quadros.


Bons pesadelos...

32 comentários:

Unknown disse...

Weee,quero o medo c!!

Anônimo disse...

não acredito nessa bagaça não

Gisele disse...

Otimo post ;)

Foi bastante esclarecedor, porque eu mesma tinha a idéia errada de que o médium era possuido no momento em que psicografa uma mensagem.

danilo matanza disse...

hoo bem interessante meu,pra mim esses caras eram tudo macumbeiro,mais com a explicação ficou de fácil entendimento,muito loko valeu mesmo :) !!!!!!!!!!!

GaBiH disse...

muuito bom esse post

eu nem sabia kuase nada sobre isso

Kelvin disse...

super interessante a matéria.. acho que seria ainda mais legal um post sobre a vida do Chico Xavier, não?

Ana disse...

meus pais são médiuns (mas não desses que recebem gente hahaha) e eu já fui muito numas "macumbas" da vida, então pra mim não tem nenhuma grande novidade XD mas meio que traio o movimento pq eu acredito que existe muito charlatão nessas coisas... mas muito mesmo =/ o que é uma pena.

um livro psicografado que é bem bacana, tbm, é O Guardião da Meia Noite. Não lembro quem é o espírito nem quem psicografou, mas é o que conta a história do Exu Caveira e tudo. é bem legal ^^

Ge de George disse...

muito bom ! =D


ASSISTIR ! ;p

Rebeca disse...

Adorei o post! (: Tô louca pra assistir, mas provavelmente vou esperar sair em Dvd... não gosto de ir ao cinema sem a minha menina...

Dara disse...

uhhu... eu ja li um livro espirita que é super tenso. esqueci o nome...rs mas enfim.
aqui... super acho digno você fazer um post sobre o filme contatos de 4 grau. TENSO DEMAIS. tô até agora em estado de choque.... :S
bjobjo

Rafinha Bianchini disse...

Muito bom este post. Muitas vezes quando a gente fala em espiritismo, as pessoas logo pensam em uma mesa balançando e algo parecido com possessão. E não tem nada a ver. Não tem associação com macumba, nem nada do gênero, fora que o Umbanda também é muito diferente do espiritismo.

*Obs: frequento o blog há muito tempo, mas nunca comentei. Este blog é muito legal e altamente viciante. Parabéns!

Rafaella Bianchini

LuKs disse...

Rola muita ignorancia e ceticismo acerca desse assunto. Muitas pessoas taxam espiritismo de "macumba" ou outras coisas por pura ignorância e desinteresse de entender do que realmente se trata. É sempre válido expor às pessoas ao menos as bases de certas práticas religiosas a fim de combater a ignorância e o preconceito.

leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leonardo disse...

Minha experiência com Chico Xavier

sempre fui cético sobre esse assunto, nunca segui nenhuma religião e as vezes até me considero ateísta.

quando era mais novo fui contra minha vontade em uberaba visitar o Chico Xavier.
chegamos de manha cedo e ficamos até o final da tarde esperando ele,
fiquei cansado nervoso louco para ir embora.

chegando a hora de cumprimenta-lo eu peguei na mão dele e disse "Deus te de muita saúde Chico" ele disse: "obrigado meu filho, seja paciente sempre!"
na hora não liguei na importancia daquela frase.
quando pus meus pés fora da casa dele
eu comecei a tremer e meus olhos encheram de água... minha mãe até me perguntou se eu estava passando bem. eu disse que estava estressado mesmo sabendo que era mentira minha.
há muitas coisas que ainda não estamos prontos pra entender e uma coisa é inegável, a grande figura humana que foi esse homem humilde que o único propósito em vida foi ajudar o próximo!

excelente post

Gabriel "Shyboy" disse...

Bem, sou espírita e tudo do que disse, já tinha conhecimento através do "Livro dos Médiuns", escrito por Allan Kardec...
É a primeira vez no seu blog e só li esse post até agora, mesmoa assim, parabéns pela postagem e obrigado por mostrar como são feitos os trabalhos da psicografia!
Gostaria de recomendar também os livros da série "A vida no mundo espiritual", psicografado por Chico Xavier, escrita pelo Espírito "André Luiz" e publicada pela Federação Espírita brasileira.

Osmar Motta do Vale disse...

É uma lástima que em pleno século XXI, apesar de todo os esforços para se esclarecer as pessoas a respeito das coisas, tais práticas continuam a ser executadas. Blog legal o seu, volta e meia passo pra ver. Abraços

Geh disse...

Eu adoro esses tipos de assunto sobre espiritismo eh tal... éh uma curiosidade ke eu tenho sobre a vida apos a morte acho isso muito interessante eh muitas pessoas não acheditam nisso....Post otimo parabéns Pequena estrela...

Geh disse...

Eu adoro esses tipos de assunto sobre espiritismo eh tal... éh uma curiosidade ke eu tenho sobre a vida apos a morte acho isso muito interessante eh muitas pessoas não acheditam nisso....Post otimo parabéns Pequena estrela...

Geh disse...

Eu adoro esses tipos de assunto sobre espiritismo eh tal... éh uma curiosidade ke eu tenho sobre a vida apos a morte acho isso muito interessante eh muitas pessoas não acheditam nisso....Post otimo parabéns Pequena estrela...

Geh disse...

Eu adoro esses tipos de assunto sobre espiritismo eh tal... éh uma curiosidade ke eu tenho sobre a vida apos a morte acho isso muito interessante eh muitas pessoas não acheditam nisso....Post otimo parabéns Pequena estrela...

Geh disse...

Eu adoro esses tipos de assunto sobre espiritismo eh tal... éh uma curiosidade ke eu tenho sobre a vida apos a morte acho isso muito interessante eh muitas pessoas não acheditam nisso....Post otimo parabéns Pequena estrela...

Geh disse...

Eu adoro esses tipos de assunto sobre espiritismo eh tal... éh uma curiosidade ke eu tenho sobre a vida apos a morte acho isso muito interessante eh muitas pessoas não acheditam nisso....Post otimo parabéns Pequena estrela...

Mr. Yck disse...

Adorei o Post.

Se eu fosse seguir alguma religião, certamente esta seria o espiritismo.

Mas, não é como uma camisa, que você diz: "Hoje vou de verde.", e pronto.
Então continuo sem religião. rs

Acho muito interessante a psicografia, e acredito na veracidade do fenômeno. Lógico, sempre haverão os farsantes.

Livro psicografado muito bom, é Violetas na Janela. Vera Lúcia Guimarães foi a médium, o espírito não lembro.
A vida do outro lado é tratada de uma maneira descomplicada, mostrando o "funcionamento" das coisas.
Ótimo para leigos (como eu).

Abraços \o

Anônimo disse...

Após ler a matéria fiquei muito intrigado, então resolvi tentar psicografar algo, ver se dava certo... Relaxei, fechei os olhos e deixei a caneta sobre o papel. Qual não é o meu espanto quando ao abrir os olhos me deparei com a seguinte frase escrita:"Só os bobos acreditam em psicografia".

:0 Será que sou médium?!

pequena estrela disse...

É uma lástima que em pelno século XXI ainda existam pessoas que não respeitam as crenças umas das outras, isso sim.

K@RIN@ OLIVEIR@ disse...

REALMENTE ESTE ASSUNTO É MUITO INTERESSANTE, AINDA QUERO ASSISTIR O FILME DE XICO XAVIER NEM Q SEJA EM DVD.

MadaPix disse...

Gente, passei um dia vendo videos sobre os illuminatis, o mágico de oz, a capa do cd do pink floyd, o homem mais diabólico do mundo... isso me deixou uma semana extremamente apegada com Deus!!!
MedoB, que tal uma matéria sobre mais dessas mensagens subliminares ou sobre os Illuminatis.
Eu era da maçônaria e já saí de lá devido aos estudos... hoje eu não entendo o porquê deles serem a favor do demo, porque só pode entrar lá quem é cristão '-'2

Luana Skeff disse...

Não só adorei esse post, AMEI!
Echei o post mto informativo e um pouco polêmico...
É no minimo engraçado como o espiritismo ainda é taxado de forma negativa. =/

O que me faz perguntar: poxa, pessoas q frequentam o medo b, q vêem algumas materias sobre "fantasmas" e etc, acreditam q tudo foi forjado,e não passa de efeitos especiais dos japoneses?? o.O


Fazendo eco a alguêm q escreveu lá em cima, a pena é q mesmo com tantas PROVAS da existência de uma vida após a morte, ainda tem gnt ignorante, com uma mente completamente fechada, q acha q tudo q seja relacionado a isso seja charlatanismo...
Uma pena msm, e vou continuar rezando por esse tipo de gnt, pra qnd desencarnar, não ficar desamparado!

Ah, só mais uma coisinha, sei q já tá grande, mas soh pra esclarecer mais. Sou espirita, mas no momento não frequento nenhum centro de estudo, mas sempre procurei ler bastate sobre a Doutrina Espirita. As praticas de alguém q segue o espiritismo não eh soh baseado na mediunidade, se fala tbm de praticar a caridade com quem esta na Terra...

Enfim... talvez mto fora do padrão do Medo B, mas não quis ficar calada!

Mais uma vez parabéns!!
Toh louca pra assistir Chico Xavier!

Falow e até mais!

Anônimo disse...

Procure saber da historia da Zuzu Angel e o Chico Xavier.

Kari disse...

Parabéns pela matéria! Muito bom!

Rafael disse...

eu acredito na Psicopornografia...
eu tópo comer qualquer viúva que pagar bem...

Anônimo disse...

é bom ver que tenha tantos espíritas assim :)