11 de maio de 2010

Piranhas

A piranha é uma espécie de peixe de porte pequeno - médio que vivem em rios de água doce da América Latina (Como, por exemplo, o Rio Amazonas). São carnívoras, comem peixes menores, sapos... seres humanos.





As piranhas possuem uma má fama que data de séculos atrás. Quando a amazônia ainda era explorada. Dizem que elas podem comer um homem adulto vivo, ou devorar uma vaca em segundos (Originando, aí, a lenda do Boi de Piranha: As piranhas sobem o rio em alta velocidade e atacam o primeiro boi que atravessa o rio, dando passagem aos outros.). As lendas são mais relacionadas a piranha de barriga vermelha, que é a espécie mais “brava” e a maior do peixe.








As piranhas tornaram-se uma das espécies de peixe mais temidas do mundo. Graças à uma declaração dada pelo então presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, que, apaixonado por explorações e aventuras, fez uma visita ao Brasil, onde ouvira a lenda de um pescador local, que chegou a enganá-lo mostrando que as piranhas devoravam vacas inteiras rapidamente (Na verdade ele - o pescador - prendeu várias piranhas em uma rede, deixando-as furiosas e famintas, soltando-as após lançar a carcaça de uma vaca no rio).



O presidente descreveu as piranhas em seu livro de 1914 “Através do Brasil Selvagem”:


"Elas são os peixes mais ferozes do mundo. Até mesmo os mais formidáveis peixes, os tubarões, ou as barracudas, geralmente atacam coisas menores que eles próprios. Mas as piranhas habitualmente atacam coisas muito maiores que elas.
Elas vão arrancar um dedo fora de uma mão na água; mutilarão nadadores - em toda cidade ribeirinha no Paraguai existem homens que foram mutiliados; elas irão render e devorar vivos qualquer homem ou besta feridos;
sangue na água as excita até enlouquecerem. Elas irão rasgar galinhas selvagens feridas em pedaços; e morderão fora as caudas de peixes grandes enquanto crescem cansados de lutar contra anzóis.

Mas a piranha é um peixe de corpo pequeno, com um rosto liso e com mandíbulas pesadas, projetadas, que se abrem totalmente com facilidade. Os dentes em forma de lâmina são como os de um tubarão, e os músculos da mandíbula possuem grande força.
A pressão irracional leva os dentes através de carne e osso. A cabeça com seus pequenos açaimes, olhos malignos e penetrantes, e mandíbulas cruelmente armadas, é um símbolo da ferocidade do mal; e as ações do peixe combinam com sua aparência.
Eu nunca testemunhei uma exibição tão impotente, a fúria selvagem foi apresentada pelas piranhas assim que elas surgiram no deque. [...]

Elas são as pestes das águas, e é necessário ter extrema cautela quando se trata de nadar ou vadear onde elas são encontradas. Se o gado é levado, ou por vontade própria, entram na água, normalmente eles não são maltratados;
mas se “por sorte” alguma espécie anormalmente grande ou feroz desse peixe temível morder o animal - arrancando parte da orelha, ou quem sabe um naco da barriga de uma vaca - o sangue trará cada membro dessa multidão violenta que estiver por perto, e a não ser que o animal atacado possa escapar imediatamente da água, ele será devorado vivo."



Esse fato fez a fama das piranhas ganhar o mundo. Levando-as para livros e, claro, para o cinema!



Site viral do Filme PIRANHAS 3D: http://www.thewildwildgirls.com/


Apesar de várias das lendas sobre as piranhas já terem sido desmentidas (Piranhas não comem pessoas, gente, sosseguem!...E nem vacas inteiras, a não ser que o grupo seja ENORME), a fama desses peixes continua vagando o mundo. Há vídeos na internet que mostram a veracidade delas, bem como fotos dos dentes e da sua “cara de má”.


Discuti muito com a Hika sobre postar ou não esse video. Estou postando mas só aconselho a ver quem gostar disso. No video tem um aquário de Piranhas e elas são alimentadas com um sapo vivo...



E a Hika dizendo que eles não comem gente u.u... Tem Coragem de colocar a mão no aquário ???






Post do MEDO B e da HikaCheshire
Bons Pesadelos...

51 comentários:

Mel disse...

belo post... assisti o video, tadinho do sapo, e aqueles otários ainda ficam rindo atrás. queria que fosse a mae deles lá hahahaha

Unknown disse...

legal ate o post, mas tipo, nao tem nada a ver com o blog, chega a desanima a gente, acho que quem entra aqui espera ver uma coisa mais sobrenatural e tal, bom, mais e so minha opniao nao to reclamando nem nada.

Xana Santoro disse...

Elas até podem não comer seres humanos mais se puder dar uma dentadinha com certeza não vão hesitar!!! Rsrsrsrsrs...

Mario Carneiro Jr. disse...

Gostei do post. Não vejo problema em colocar o vídeo (certeza que ainda vão reclamar), já que mostra a ação dos bichos... mas fico com raiva dos fdp que jogaram o sapo ali.

Bom, sobre "ter coragem de colocar a mão no aquário", eu fiz estágio no Zoológico e no Passeio Público de Curitiba durante algum tempo, e lá tinha alguns aquários... em um desses aquários, tinha duas piranhas, e mais de uma vez precisei colocar a mão lá dentro para ajeitar o filtro. Mesmo sabendo que os animais (bem alimentados) não atacariam, sempre senti um friozinho na espinha, rsrs.

Abraço!

Anônimo disse...

Mancada com o sapinho -.-

ThE NiNjA BrAsiLeIrO disse...

No minimo interessante.
Medo de peixe? xeh eu acho que não essas bichinhas fritas com limão seria uma boa xD

~na disse...

Ah, vá, eu nunca teria coragem ahuahuahuahuha tubarão tbm, dizem, não gosta de carne humana. Mas ele só vai saber que tá comendo gente depois que já deu uma dentada, né? Tá que deve ser diferente uma mordida de piranha de uma mordida de tubarão hahaha mas mesmo assim.

E ai, pobre sapo =/ que agonia ver o bichinho se debatendo aí .___.

Amanda disse...

Já tomei banho em um rio com piranhas e nada me aconteceu /estava na beira do rio QQQ
iaushaiuhsia

Tadinho do sapinho, genteeem D:

Medo B. disse...

Dark
Pode dar sua opinião sempre =)
De vez em quando saímos um pouco do sobrenatural pra variar. Nesse caso tem + haver com o filme q vem aí.

O vídeo é sim desagradável galera...
Mário com o q se alimentavam as piranhas lá do aquário ?

Unknown disse...

querendo ou nao é a lei da natureza
lei do mais forte..mas piranhas nao sao feita spra viver em aquario..nenhum peixe!..e jogar um sapo la foi crueldade..o sapo nao teve chance de viver!!isso nao e a lei do mais forte.. maldita epssoas que guardam esses tipos de peixes em aquarios..nada contra o blog nem o video!..mas contra as pessoas sabe?

Anônimo disse...

rapaiz , eu moro em mato grosso do sul, e aqui tem muitos rios ondem acorrem acidentes envolvendo piranahs e pessoas, elas realmente sao bem perigosas

GaBiH disse...

Carã eu tava acampando no rio Araguaia e como a onde a gente ficava tinha muita comida, elas acabavam indo la comer, dai um dia eu passei no meio de um cardume [foi totalmente #tenso]mas nada me aconteceu.

Mas se bobear elas te atacam mesmo, meu tio saiu com odedo todo machucado e meu primo com a mão.


Ps: amooooo o blog *-*
visito todos os dias

Anônimo disse...

''Site viral do Filme PIRANHAS 3D: http://www.thewildwildgirls.com/''

Site errado lol

GaBiH disse...

Carã eu tava acampando no rio Araguaia e como a onde a gente ficava tinha muita comida, elas acabavam indo la comer, dai um dia eu passei no meio de um cardume [foi totalmente #tenso]mas nada me aconteceu.

Mas se bobear elas te atacam mesmo, meu tio saiu com odedo todo machucado e meu primo com a mão.


Ps: amooooo o blog *-*
visito todos os dias

Mario Carneiro Jr. disse...

Medo, era só jogar uns pedacinhos de carne moída e esperar elas comerem (pro aquário não ficar sujo e com cheiro de podre). Flow!

Medo B. disse...

Anônimo

O site tá certo, eu sei parece um site porno, não entendi o objetivo ainda. Mas repare no canto direito inferior q tem a propaganda de um energético, olha o nome da bebida e a data do lançamento da bebida é a data do filme Rsrs

Anônimo disse...

ta bom... dps falam q tubarão ñ come gente.... Tah como se eu acreditasse em papai noel né? kkk fl sério vc se arrisca a ficar junto c/ elas?!

Anônimo disse...

a Medo fl sério! Anúncio sobre sexo nuss... Já ñ me basta o tanto de anuncios q vejo ainda tenho q suportar esse aff >.<

Anônimo disse...

As piranhas são muito legais.

Anônimo disse...

gente! nao sei se comem humanos mas mordem sim!
no sitio du meu tio tinha uma criaçao delas;minha mae invento de por o pé dentro da agua na beirinha e elas quaze arrancaram o dedinhu dela!na hra quaze morri de rir^^
mas deve te doido ¬¬
mas tbm quem mando mete o pé dentro das piranhas ^^

Mario Carneiro Jr. disse...

Sem contar que existem "piranhas" bem mais pacíficas ;) (ok, essa foi besta, hauaha).

Falando sério agora... Medo, desculpe corrigí-lo, mas tem uma informação meio ambígua ali: a maior espécie de Piranha não é a vermelha, e sim a preta (que alcança até 40 cm). Mas é uma espécie pacífica, então, a piranha de barriga vermelha que você falou é, provavelmente, a maior espécie agressiva (as informações encontradas na internet estão meio confusas, que eu saiba, ela atinge no máximo 25 cm, o que já é muito!). Também rola na internet as fotos de um peixe que dizem ser "a maior piranha do mundo", mas aquilo não é uma piranha (não sei que espécie é, mas não é piranha): http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Cuidado!_Encontrado_a_maior_piranha_do_Brasil.+3138&Grupo=10

Sober elas atacarem ou não o homem e animais maiores, embora o consenso geral seja que NÃO ataquem, há controvérsias. Além de já ter chegado bem perto desses peixes, também já vi muitos programas e documentários onde as pessoas nadam junto com os animais, sem sofrerem qualquer ataque; sabemos que as pessoas que vivem próximas aos habitats desses peixes convivem com eles sem medo de entrar na água, mas em compensação muitas vezes são mordidas, perdendo parte de um dedo (as vezes nadando, outras vezes por um descuido ao pescar um desses peixinhos simpáticos); de algum ataque fatal, não existe regristro confiável.

Um programa interessante que assisti sobre o assunto foi "Monstros do Rio", onde o apresentador encheu uma piscina com piranhas e as deixou sem alimentos durante dias; depois mergulhou na piscina e não sofreu nenhum ataque; porém, entrevistando alguns moradores, ele ouviu a história de uma criança que caiu no rio e morreu devido a um ataque. Achei o depoimento meio confuso e não me pareceu muito verdadeiro, mas a teoria apresentada foi interessante: a de que as piranhas ficam mais agressivas em determinada época do ano, em que há escasses de alimentos, e se elas se depararem com alguém ferido ou que esteja se debatendo na água (como um animal moribundo), então um ataque a humanos poderia ocorrer (em teoria). Enfim, é preciso haver uma reunião de fatores para que isso aconteça.

Eu acho que pode até acontecer... Prova de que aconteceu, ainda não vi nenhuma confiável, mas não descarto a possibilidade (se tem uma coisa que aprendi trabalhando com animais é a nunca subestimá-los). Sem contar que, se esses ataques ocorrem, então é nos confins de rios isolados, onde dificilmente alguém fará um registro do ataque. Vai saber?

Abraço!

Fagner disse...

Tenhos umas fotos no meu computador que acho que gostariam de ver, aí podem tirar suas conclusões à respeito de comer seres humanos ou não, tenho pena dos operadores de máquinas da petrobrás que trabalham na Amazônia nas margens dos rios, devem ganhar bem, mais não acredito que tenham muitos pra contar história ainda...

Unknown disse...

Medo link errado creio eu, que que tava fazendo nesse link?? aushuahsuas

Daniel Augusto disse...

Trabalho com aquarismo a 8 anos e as piranhas " Red Bellys " são animais magnificos.......não vi nada demais nesse video ... ora quem cria um leão em cativeiro, não irá alimenta lo com carne ?
Em aquarismo é a mesma coisa, nem todo animal aceita comida congelada, ou industrializada..... No meu aquario da sala tenho 2 Oscars, 1 pintado e um lagostim e todos eles sem via de regra só se alimentam de peixes vivos ... alterno quinzenalmente entre 100 lambaris , ou 100 Lips ....
Mas as piranhas por exemplo so devem ser mantidas em cativeiro em um cardume de pelos 5 individuos ( a Red Belly ) pois sozinha se torna um animal medroso e sem força na hora da alimentação.
Pode e deve ser alimentadas com sapos, aves, carne vermelha de preferencia tudo vivo.
Coloco a mão dentro do aquario de boa de um cliente meu que mantem um belo cardume de 6 em um aqua de 300 litros , limpo e sinfono normalmente e nunca me atacaram, pois tem um segredo .... só faça isso depois delas estarem devidamente alimentadas....
E nunca , mas nunca mexa com elas quando estão cria .


No youtube tem varios videos delas, tem um video com pombo hamster

Não são animais para quem é amador, pois são de dificil adaptação em cativeiro....
Muito mais perigosa é a moreia rosa, de agua salgada ...., a mordida dela equivale a 40 agulhas perfurando seu dedo .

Thammy ♥Pancakes com Morango♥ disse...

Eu não teria coragem de por a mão nesse aquario rsrrsrs nem vi o video, fiquei com dó do sapinho rsrsrs
uma vez fui pescar e ao puxar a vara de pesca com força a piranha veio direto na minha direção, resuldado: tomei uma dentada no dedo... pode não matar mas doi pra cac***
parabens pelo blog, adoro!

Moc.Freak disse...

aff tem povo q só reclama eim, achei super interessante.

Anônimo disse...

Na verdade ouvi dizer que as piranhas só atacam humanos quando sentem cheiro de sangue, para defesa de território (pricipalmente se tiver ovos, ou em caso de nadadores(por que se parecem com peixe quando nadam, elas percebem o movimento na água e achando ser um peixe dão uma "beliscadinha" logo o sangue derramado na água atrai todas as outras), assim como os tubarões e os surfistas !!!

Guilherme Galvão disse...

Em um programa do "Monstros do Rio", da Discovery, mostram que no rio Amazonas existem muitas espécies de peixes, principalmente bagres, que são muito mais perigosos que as piranhas e muito mais assustadores. Fica a dica ai MEDO. Se não me engano o nome do episódio era: Gangue de assassinos.

William disse...

Sou muleke piranha riariaria!!
É justamente o fato de elas andarem em bando que me deixa com medo. Ou nao...

GLausleY InsanE disse...

essa resposta vai para
Mario Carneiro Jr.

essa imagem q vc posto nada mais q uma traira, sim traira mais nao akelas de agua sujas represas e lagoas..
essa e encontrada no paraguai, argentina nos rios maiores
a traira pode medir ate 1mt

meu tios na pegarao muito dessas traira chamadas de trairão nao sei o otro nome dele. entao nao e uma piranha..
e otra o autor do por disse a verdade
a pinhara vermelha e a mais agreciva,a preta e maior mais e mais mansa...

MITOS.. agua onde tem piranha e perigoso.. nao e bem assim
o que chama a atenção da piranha e o sangue elas sente o cheiro de longe. se vc vier um corte ou um ferimento ate mesmo micose nos pes ela pode te atacar , ao contrario
se nao tiver nenhum ferimento ela nao fas absolutamente nada...


obrigado.

GLausleY InsanE disse...

na verdade piranha frita e muito bao...
nao tem gosto de humano isso e mito. ate tubarao, jacare, pirarara,surubin , nao tem gosto de humano isso e mito...
jacare, tem gosto de frango e bem saugadinho....
piranha mesmo gosto dos demais peixe mais tem bastante espinhos.. bom deixa frita elas mais... ou deichar algumas horas com tempeiro e limão;....

..

Edu aurrai disse...

"That's a badass frog!"

Cara, rindo até agora disso. Foi Finish Him, Fatality. O sapo foi pro saco.

Aliás, sabiam que o primeiro longa dirigido pelo "rei do mundo" James Cameron foi "Piranha 2 - Assassinas Voadoras"?

LuKs disse...

Va, Sr. sapitxu... Siga a luz...

Anônimo disse...

o post é bacana
porém não tem nada haver com o blog
ps: tadinho do sapinho Ç_Ç

Unknown disse...

Nossa adorrei na minha infância já
nadei em um rio que tinha mais não aconteceu nada,quase,elas morderam me pé quando raspei numa pedra e saiu sangue, mais nada violento e voraz apenas ficou machucado.
Mas gostei mesmo desse post adoro
peixes e gosto muito de lendas
e boatos sobre tubarões e piranhas.
vlw

Tom Hansen disse...

Catzo meu deus e ainda Falam que essas coisas não matam ?

Meu o video que do Sapo é devorado é muito foda O sangue vai se espalhando pelo aquário =]

ahhahahaha


Abraço

- Zack

Mario Carneiro Jr. disse...

Valeu, Glausley Insane, matou minha curiosidade. Então o peixe é um trairão!

J.C disse...

Esses bixinhos sao uns dos poucos quE me causam MEDO!
E essa lenda que rodou o mundo obre as piranhas nao para por aí, aposto q todo mundo já assistiu algum desenho onde as piranhas aparecem tentando comer algo assim q é lançado na agua(vide pica-pau) haha.
Otimo post.
Até a proxima.

Unknown disse...

Só tem um erro no Post: a foto que postaram é de Franklin Delano Roosevelt, 32º Presidente dos EUA, no período de 1933-1945, e não de Theodore Roosevelt Junior, 26º Presidente dos EUA no período de 1901-1909. Uma pesquisa no Google pode esclarecer este erro.

Geh disse...

post bom..humm éh ruim heim eu colocar minha mão naquele aquario + nossa ja imaginou uma piranha fritinha humm ke delicia me deu ate fome hahaha

Anônimo disse...

Esses caras são doentes, só pode!

- Jane disse...

aehhauehahue' agora que caiu a ficha sobre o 'site' do filme..

AHUEHUAHEHUAHE' euri!

Letícia disse...

Caraca, esse sapo teve uma morte horrível... coitadinho!

MikeBr disse...

FATALITY :P nosa kra maio violencia esses bixano

João Boggan disse...

A foto do presidente posta no artigo é do Franklin Delano Rosevelt
e não Theodore Rosevelt
sugiro trocar a foto
João

stalkersdl disse...

um recado para o criador do post, alem da foto errada do presidente que foi colocada no mesmo, vc deveria no minimo pesquisar mais, com relação a afirmativa, "Apesar de várias das lendas sobre as piranhas já terem sido desmentidas (Piranhas não comem pessoas, gente, sosseguem!" dá só uma olhadinha neste outro blog {http://www.pescaki.com/index.php?/topic/11362-ataque-de-piranhas-a-humano/} pra tú contatares que não é lenda e piranha come gente sim.

stalkersdl disse...

pois deem uma olhada neste link pra ver se não comem genge. http://decioseguranca.blogspot.com/2008/09/ataque-de-piranhas.html

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

dARK, CLARO QUE TEM A VER COM O BLOG.é MEDO. vC NÃO TEM MEDO DAS PIRANHAS? NEM AS DE ÁGUAS NEM AS QUE RODAM BOLSINHA? pOIS DEVIA. tÁ, PIRANHA COME GENTE SIM. dEVORA ATÉO OSSO. vCS VÃOFICAR ESPEANDO SANGRAR PRA PIRANHA TE MORDER. nÃO MIJEM NA ÁGUA. eLA VEM E COME A BUNDINHA DE VCS. mORTE ÁS PIRANAHS 9AS DE ÁGUA). tEM GENTE ENGOLINDO SAPO, MATANDO CACHORRO A GRITO.. AS PIRANAHS S~´AO ASSIM. dÃO PRA GANAHR A VIDA. cOMEM GENTE. ATÉ SE COMEM. PIRANHA É SAFADA. SAFADA PIRANHA. PAU NAS PIRANHAS LÁ FORA. AÍ DENTRO. POBRE SAPO. FOI COMIDO. HUGO, VOLTA LÁ E COLOCA O DEDINHO DE MOÇA PRAS PIRANAHS BRINCAREM. E SE JOGA NA FRENTE DE UM TUBARÃO. ETA, PIRANHADA BRBAA. SÓTEM PIRANHA. DÃÃÃ

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

E ESSE VÍDEO É DE UMA CRUELDADE PIRANHAL.

GEARS OF GAMES disse...

As piranhas sempre foram animais que me impressionaram,principalmente pelo fato de serem criaturas lindas e uma pequena observação sobre o piranha 3D:o filme eu achei uma tremenda bosta,só teve apelo sexual e piada sem graça naquele filme,eu sei que vai ter uns aqui me chamando de gay por ter dito q não gostei do apelo sexual do filme,mais vou dizer uma coisa:se eu quisesse ver apelo sexual eu ia ver american pie ou ia ja de cara num filme porno!!

Unknown disse...

muito bacana o Post :D . vou ate contar minha experiencia com esses animais...

Eu morava em SP mas recentemente vim morar no Para, me levaram em um rio daqui e estavam todos a nadar e eu a pescar kkkkk

foi ai que eu pesquei uma piranha.
como um Paulista que só tinha ouvido falar, ou visto filmes logo fiquei bem "o.o"

mas nenhum paraense se importou de estar nadando entre as piranhas, eles ate riram de mim por ficar com medo delas.

dai então fui nadar com elas tbm kkk