13 de junho de 2010

Cthulhu

"Eles vieram das estrelas e trouxeram Suas imagens Consigo"
(Pg. 129)

O Cthulhu é uma criatura criada por H.P Lovecraft.
Trata-se de uma entidade cósmica, um dos Grandes Anciões que desceram à terra há milhões de anos atrás.
A criatura foi primeiramente retratada no conto O Chamado de Cthulhu (1926). Uma narração em primeira pessoa sobre um homem que, após a morte do tio-avô, recebe “de herança” uma misteriosa imagem, e decide pesquisar sobre ela e os estudos que o falecido parente fazia.(Maaais ou menos isso, eu sou loser com resumos, lembrem-se!)

Mas como ele é?

Bem, ninguém pra descrever melhor que o próprio criador, não é mesmo?:

"Representava um monstro de traços vagamente antropoides, mas com uma cabeça de polvo cujo rosto era um amontoado de tentáculos, um corpo escamoso, prodigiosas garras nas patas dianteiras e traseiras e longas asas estreitas nas costas. A coisa, que transpirava uma terrível malevolência sobrenatural, tinha um aspecto inchado e sentava-se em uma pose vil sobre um bloco ou pedestal retangular coberto por caracteres indecifráveis. A ponta das asas tocava a borda traseira do bloco e o corpo ocupava o centro, enquanto as longas garras curvas das pernas traseiras, que estavam dobradas, agarravam-se à borda frontal e estendiam-se para baixo em direção à base do pedestal. A cabeça do cefalópode projetava-se para a frente, de maneira que a ponta dos tentáculos faciais tocava o dorso das enormes garras dianteiras, que cingiam os joelhos da criatura sentada.”

(O Chamado de Cthulhu, pg. 111 ~ 112.)

Ou seja...LINDO...-n Lovecraft gostava de dizer que era uma criatura simplesmente indescritível, e que apenas olhar para ela causava a total insanidade.

A “origem” do Cthulhu é incerta também. Parece que ele veio de um planeta chamado Vhoorl, mas é totalmente não - confirmado. A única certeza mesmo é de que ele não pertence a este planeta, e que veio de um que fica a milhões de anos-luz da Terra.
Uma vez aqui, eles influenciaram as criaturas que já habitavam este planeta para que os idolatrassem e os cultuassem. Com o surgimento dos humanos (Lovecraft criou a teoria de que os próprios Anciões teriam nos criado!), Cthulhu, que seria uma espécie de sacerdote dos Anciões (ou chefe deles, é uma teoria incerta) começou a enviar sonhos para que as pessoas continuassem a cultuá-los, assim como faziam aqueles que existiam antes deles (Supostamente híbridos de peixe, visto em Dagon).
Cthulhu e os outros moravam em uma cidade chamada R’lyeh, uma cidade de formas misteriosas, “ciclópica”, como dizia o próprio Lovecraft. E, quando esta cidade afundou (Atlântida?), os cultos começaram a reduzir, sobrevivendo em pequenos lugadouros da Arábia, China e países gelados como Groenlândia e Islândia:

“Quarenta e oito anos antes, o professor Webb havia participado de uma excursão à Groenlândia e à Islândia em busca de inscrições rúnicas que não foram encontradas; e, nos picos do oeste da Groenlândia, descobriu uma tribo ou um culto singular de esquimós degenerados cuja religião, uma forma curiosa de adoração ao demônio, engrelou-lhe os ossos com a sanguinolência e o horros deliberados. Era uma crença sobre a qual os outros esquimós pouco sabiam, mencionada sempre em meio a calafrios; diziam que se originara em éons pavorosamente remotos, quando o mundo sequer existia. Além de ritos indescritíveis e sacrifícios humanos, havia sinostros rituais hereditários que rendiam homenagem a um demônio supremo e ancestral [...]. Tendo transcrito e copiado um rito de tradição oral praticado pelos adoradores que a polícia havia prendido nos pântanos, o inspetor solicitou ao acadêmico que tentasse relembrar as sílabas colhidas entre os esquimós diabolistas. Começou então uma minuciosa comparação de detalhes, e fex-se um instante do mais espantoso silêncio quando o detetive e o cientista concordaram na identidade da frase comum a dois ritoais infernais situados em mundos tão diversos. O que tanto os feiticeiros esquimós quanto os sacerdotes do pântano de Louisiana cantavam aos seus ídolos era algo como o que segue, sendo as divisões entre as palavras meras suposições baseadas nas pausas feitas durante a entoação das frases:

“Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn”
[...]
A tradução era algo como:

“Na casa em R’lyeh, Cthulhu, morto, aguarda sonhando”...”
(O Chamado de Cthulhu, pg. 112 ~ 113)

Aqueles que os cultuam aguardam anciosamente a volta de Cthulhu e dos Anciões, que despertarão das profundezas de R’yleh, quando as estrelas se alinharem, e tocarão o terror mais uma vez. O culto ganhou o nome popular de “Culto ao Cthulhu”.

R'yleh

A criatura não aparece apenas nesse conto. Nopes. Cthulhu e os Anciões são mencionados em muitas outras obras de Lovecraft, como O Assombro das Trevas, por exemplo (ver abaixo), além de O Sussurro das Trevas, Nas Montanhas da Loucura, e muitos outros que englobam o famoso Cthulhu Mythos, nome dado aos contos que retratam essas criaturas, especificamente:

“...notou que as figuras eram de uma raça monstruosa e inteiramente alienígena; representações de entidades que, embora parecessem vivas, não guardavam semelhança alguma com as fromas de vida que evoluíram em nosso planeta...”
(O Assombro das Trevas, pg. 83)

E, pois é, o sucesso dos personagens, do culto e, enfim, de praticamente tudo, foi TANTO, que de fato existem cultos reais ao Cthulhu!
Uns são meio satânicos, outros tratam mais como uma filosofia, um modo de ver o mundo, de estudá-lo, e afins.

Como se pronuncia Cthulhu?

Na verdade, ninguém sabe, exatamente. O próprio Lovecraft disse que qualquer tentativa de pronúncia seria apenas uma aproximação com o nome verdadeiro. Uma vez que a linguagem dos Anciões é deveras diferente da dos humanos.

Algumas idéias de pronuncia são Tulu, Clulu, Clooloo, Cthulu, C'thulhu, Cighulu, Cathulu, Kathulu, Kutulu, Kthulhu, Q’thulu, K'tulu, Kthulhut, Kulhu, Kutunluu, Cuitiliú, Thu Thu, Dread (Uma junção de Great (grande) e Dead (morto).) e...O modo que você preferir! Eu falo “Cutulhu”, e você?

E não podemos nos esquecer que, como o modo que Lovecraft escrevia era muito próximo de nos confundir com a realidade, há mesmo especulações de que o Cthulhu possa MESMO existir!
Lembrando que acham que ele é um dos “culpados” da criação do Bloop. E é de se espantar que o Bloop tenha surgido um pouquinho “longe” de onde supostamente fica R’yleh!



Quer ver os dois? Abra seu Google Earth e divirta-se:

R'yleh: S 47 9′, W 126 43′ 47″

Bloop: S 50, W 100

De qualquer forma, real ou não. Cultuado ou não. Vivo ou não (?). O Cthulhu é de fato a maior criação de H.P Lovecraft, senão da ficção científica e do terror.
Ele se tornou um símbolo para aqueles que apreciam os gêneros, um sinônimo de monstruosidade e terror absoluto.

Bons pesadelos... E, quem sabe, dessa vez, você não recebe uma mensagem do Cthulhu?

40 comentários:

Marie disse...

Segundo o TvTropes, Cthulhu se pronuncia... Bob.

Eu falo k*th inglês*ulhu xD

ótimo post, Lovecraft era um ótimo escritor! E, numa nota correlata, dizem que o rpg de Call of Cthulhu é uma das melhores adaptações já feitas. Eu sou louca pra jogar, mas morro de medinho e nunca acho grupo.

Mika disse...

vou falar com amor, me segue no twitter que eu SEMPRE faço comentários úteis ao blog mas minha conta é bloqueada. @mikaoiq

Agatha disse...

Eu falo "Kitchulhu" [hã?]

Eu já ouvi falar desse jogo também. Mas nunca achei para jogar. Lovercraft é um dos melhores autores de ficção (ou não ficção. vai saber)!

V.I.P disse...





Também gostaria de experimentar
esse jogo, eim... Sinistro!!!



Avannay disse...

HEhe,bem legal o post!
o desconhecido sempre é fascinante e...SINISTRO!

Danee disse...

Uau, incrível.
A teoria também para se pensar, ainda mais com o bloop.
E ainda, o governo nos esconde muitas coisas, muitas mesmo sobre coisas do gênero. Neste mundo existem ainda muitos mistérios, que dão medo.
Afinal, é normal o ser humano ter medo do desconhecido.

Unknown disse...

Poucas pessoas lembram, mas a história de Cthulhu foi inspiração para um jogo relativamente famoso no final da década de 90.

Prisioner of Ice, e era dublado em português. Era um jogo point and click bem interessante, com animações em 3D e quadros semi-estáticos.

Leo disse...

O Metallica tem uma música que chama:

The Call, Of Ktulu

QMundoEstranho disse...

Haha gostei do post Hika!
Eu ja conhecia o mostro porem sempre que leio sobre ele descubro coisas novas ... se ''isso'' existe não poderia ser o temido Kraken que os navegadores dos séculos passados tanto temiam? :?

Priscila disse...

Minha amiga me contou do jogo de RPG (eu pronuncio ktulu) que se chama tb "Tha Call of Cthulhu". Daí, quem for que nem eu e adorar uma vibe mais "terror-fofinho", procura no youtube por "Calls for Cthulhu". São uns 9 ou 10 vídeos feitos com um fantoche de Cthulhu que atende ligações de ouvintes, todo em inglês sem legendas, mas quem tiver paciência, é deveras engraçado (aviso que tem q ter um nível de nerdice alto).

Gisele disse...

bom post ;)

Cthulhu disse...

e ai pessoal =)

Anônimo disse...

otimo post!!
de veras interessante *.*
bem, eu falo quitulú ;P

Lucas Leão disse...

Gostei pra caramba do post. Dúvida: tem algum filme sobre, ou com, o Cthulhu? Se alguém souber me passar o nome, desde já agradeço. ^^'

Luiz disse...

Tem um jogo point and click beeemmm antigo, chamado Shadow of the Comet, da série Call of Cthulhu. Um dos melhores que já joguei, recomendo.

Pena que era pra DOS hahaha!

Unknown disse...

Eu falo Kutulu, realmente são sinistras as histórias de Lovecraft, são tão bem contadas que não só as antigos parecem reais assim como o Necronomicon tmb parece. Nossa jogar um RPG disso deve ser o máximo ! Bons tempos de rpgista...
Filmes sobre o tema são dificeis de achar realmente, ja vi algo em filmes de contos como o filme Necronomicon o livro dos mortos. Acho que é isso !
Um abraço a tds !

HikaCheshire disse...

PRISIONER OF ICE É DO CTHULHU??SÉRIO???
Eu tenho esse jogo!Uhauahuaha!Moooorrroo de medo!!!!

Tem um jogo pra celular também, chamado Call of the Cthulhu, é muito bom!Infelizmente a parte 2 nunca sai!!

Tem filmes sobre o Cthulhu sim, aliás, achavam que o Cloverfield era ele!Mas, bem, os filmes voltado ao Cthulhu são considerados horrorosos, e ninguém recomenda O.o!!

Gente, desculpa não ter falado dos jogos. Achei que ninguém fosse gostar XD!

AMANDIA DELICIOSA disse...

COMO FAZ PRA ACHAR ISSO NO GOOGLE?
TEM COMO ME INFORMAR SOBRE ISSO?

Unknown disse...

Eu tenho um o filme aqui, é de 2005 mas em preto e branco e mudo, The Call of Cthulhu, beeeeem legal tem 43 e é super bom!
Qlq coisa manda DM @ArthurNox , q vemos um modo de eu mandar o filme pra galera!

Anônimo disse...

http://www.cthulhu-themovie.com/video.html

Anônimo disse...

Mto show! Ja ouvi falar milhares de vezes XD Tem até o jogo "Call of Cthulhu que é mto show 8D
Como ja disse uma vez aqui no blog:
"Acredito que aja criaturas gigantescas nas profundezas do oceano"

^^
www.nerd-51.blogspot.com
@LuckSikeira

Ale¢ks disse...

Eu deço até o fim da colina, quando viro meu rosto para trás, la vejo ele: Lovecraft!

Boa Tarde diletas cobaias!

É bem verdade que nosso nem tão grande gigante Monstrinho, pai de tantas personalidades mundiais (tais quais o Lula Molusco e o Davy Jones) anda esquecido por seus antigos seguidores, mas dizer que o cara de polvo veio de outro planeta, bem, ai é demais...

Deixe me explicitar: Cthulhu é mais do que um ser cósmico, é mais do que uma simples "imagem do absurdo abstrato" existente no (in)consciente humano. Cthulhu é um simbolo, e como todo simbolo tem poder agregado a ele, seja para o bem ou para o mal.

Imagine agora uma pêra, mas pense RÁPIDO! Pensou? Ela deve estar flutuando agora pelo tempo/espaço da sua mente... em breves instantes, enquanto você continua lendo estas palavras (ou se vc estiver baixando a barra de rolagem porque é preguiçoso ou analfabeto demais para continuar lendo)essa pêra deve estar indo embora. Durante uns 3 ou 5 segundos, aquela pêra exerceu poder sobre você e sobre sua mente...

Agora pense em algo grande, tipo, algo santo! Algo que todos os dias, milhares e milhares de pessoas pensam, acreditam, blasfemam, torcem! Pense que existam pessoas a todo instante pensando nisso, nas diversas partes do mundo! Pensaram? Imagine agora quanto poder esta imagem exerce sobre as mentes no mundo...

Voltando ao Sr. Tentáculos, Cthulhu pode exercer poder sobre as mentes humanas, mas isso não é motivo para comprarmos armas e cometermos suicídios coletivos... CALMA! Contemos até 3: 1...2...3...! Vio? Vocês nem lembram mais do senhor "meudeustenhocaradelula". acontecem que muitas pessoas acreditando em coisas erradas resultam numa bela cagada. Se pensarmos nele com bikini, ou de sainha e coturnos altos descendo até o chão poderá trazer sérios malifícios ao ser e entidade que permanece "na dele".

Por isso, crianças, não brinquem com aquilo que não sabem, ou com aquilo que acham que sabem, pois um sonho pode até ser um sonho, mas ele pode vir a ser tão real quanto as letras que lêem...

Avisados foram...
Sou Cético Quanto Ao Resto

Morte Subita Inc.
Atentando o Perigo desde 1996.

Peter Answers disse...

Eu comprei o livro do Chtulhu o/

Só que ainda não li, desgraça de vida desenfreada e.e

Anônimo disse...

Tem a música do Metallica "The Call of Ktulu" também. Mas, voltando ao Goolge Earth, o que eu deveria enxergar exatamente nessas coordenadas.

MikeBr disse...

Eu falo Kutchulu :P Mas eu quero ver esse monstro ae, na minha frente :D mesmo que ele me devore mas seria muito irado nossa

ctr disse...

nossa..adorei esse monstro..um alieligina vandalo que foi expulso de um planeta destinto chamado terra,medo eu AMO esse negocio de montros do mar,devia escrever sobre essas coisas

Medo noturno disse...

Grandioso Post!!! Entre todos os seres fantásticos e tenebrosos vindo da cabeça de Lovecraft, esse sem duvida e o mais interessant de todos..
e a descrição que o próprio mestre faz.. incrivel..
Parabens pelo otimo post e Otimo Blog..

Abraços

Lays Matos Neri disse...

mt locoo
gosteei do soomzin >D

شاب جونيور disse...

pela composição gráfica da palavra, parece-me apropriado especular a pronúncia /kʊ'θu:l̩hʊ/.

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

O chá que o Alecks tomou édos bons, hein? Viajou geral, com direito a perinha e tudo o mais. Um ser com esse nome e essa impossível composição não pode ser levado a sério. Qum sabe não viram foram astronautas e uma espaçonave? Dããã... masi um mito criado e deformado pela mente humana. Cabeça de polvo... Já vi em Piratas do Caribe.

Unknown disse...

A real pronúncia desse nome é tulfu,o fu no final e o som de thorn, fonetica especial da lingua inglesa.
JSCK™

Unknown disse...

Eu particularmente faço parte de uma Ordem Iniciática que usa os seres mitológicos de Lovecraft como "metáforas" para termos da Psique e da conexão Mente-Universo.
E, em meus tempos de paganismo, venerava Nyarlathotep como um deus mesmo lol

Micky Nekoi disse...

Eu falo Q'lhiulhu... Pela pronuncia do (th) no inglês. Mas acho que até a produção piratas do caribe se inspiraram nele quando fizeram o Davy Jones... só cortaram as asas e colocaram uma roupa de pirata xDDD

Postagem muito boa.

SweetBeeMine disse...

Ele aparece em alguns episódios do South Park. No desenho ele é pronunciado como "Catiulo"

SweetBeeMine disse...

Ele aparece em alguns episódios do South Park. No desenho ele é pronunciado como "Catiulo"

CriciumaRockCity disse...

https://www.facebook.com/cthulhubrasil

Unknown disse...

Alguém sabe onde baixar o livro?

Unknown disse...

Podiam ter dito também sobre a ótima música da banda Metallica sobre Cthulhu, é chamada de Call of Ktulu

Pri disse...

Não se escreve "anciões" e sim anciaos!!!

petter agust disse...

Priscila Malanski, na verdade se fala anciãos,anciães e anciões...