18 de outubro de 2010

Doppelgänger (Doppelganger)

Doppelgänger ,segundo as lendas germânicas de onde provém, é um monstro ou ser fantástico que tem o dom de representar uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe ou que passa a acompanhar (como dando uma idéia de que cada pessoa tem o seu próprio). Ele imita em tudo a pessoa copiada, até mesmo suas características internas mais profundas. O nome Doppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs doppel (significa duplo, réplica ou duplicata) e gänger (andante, ambulante ou aquele que vaga).








Existem muitas controvérsias sobre como esta criatura misteriosa é tratada: uns dizem que ela anuncia maus agouros, enquanto outros ditam que é uma representação acentuada do lado negativo de uma pessoa. No primeiro caso, diz-se que ver o seu próprio doppelgänger é um sinal de morte iminente, pois a lenda reza que a pessoa está vendo a sua própria alma projetando-se para fora do corpo para assim embarcar para o plano astral. Em outras circunstâncias, se o Doppelgänger é visto por amigos ou parentes, isso é um anúncio de má sorte ou de problemas emocionais que se aproximam. No segundo caso, há quem diga que ele assume o negativo da pessoa para tentar sobre a mesma uma influência negra, de modo a converter a pessoa a fazer coisas cruéis ou simplesmente coisas que ela não faria naturalmente.

Ainda existem aqueles que especulam que o doppelgänger seja um tipo de "conselheiro" invisível para a pessoa, seja dando avisos ou implantando idéias. Dado este plano, acredita-se que o doppelgänger somente é visível para quem o tem, e mesmo em tal circunstância ele só pode ser visto espiritualmente, pois ele não se reflete em espelhos ou qualquer superfície física. Estima-se também que cães e gatos podem ver os doppelgänger dos seres humanos, embora isso seja ainda não comprovado. Em parte há quem credite o doppelgänger como sendo o polar oposto de seu dono, ou seja, se a pessoa é boa, o doppelgänger é mau, ou o oposto.


Caso Famoso:

Sempre houve relatos sobre pessoas (célebres ou não) que afirmam terem visto o que poderia ser o seu Doppelgänger. Um possível caso de Doppelgänger seria o da professora Emilie Sagée, de 32 anos. Ela alega ter visto seu Doppelgänger do outro lado da janela da sala de aula onde lecionava.
Os seus alunos também viram o Doppelgänger da professora e ficaram chocados. O Doppelgänger da professora apareceu quando ela escrevia no quadro-negro. Seu Doppelgänger já aparecia regularmente no refeitório e nos corredores da escola. Esse acontecimento resultou na demissão da professora. O caso foi contado pelo escritor americano Robert Dale Owen.



Dica do Gustavo Martins
Bons Pesadelos...

60 comentários:

Anônimo disse...

Tem um MVP em ragnarok online com esse nome.. sempre quis saber de onde ele veio :D

Sr. Sem Papo disse...

O fod@ que esses casos não tem nem uma comprovação apenas um nome! Tipo se trocar o nome da professora Emilie Sagée por João antonio, encanador brasileiro, vai continuar o mesmo caso "famoso" so que com um brasileiro! Adoro essas lendas,,, mas adoraria mais ainda ter como provalas..

Anônimo disse...

Po, isso é meio tenso, sei lá, as vezes eu penso que possa existir algo assim mesmo, nada é impossivel.

Ljós disse...

Hmm, queria ter um doppelgänger para tentar convence-lo a fazer minhas obrigações diárias...Se ele fosse meu oposto ele faria isso muito bem, haha.

Anônimo disse...

Isso non ecziste!

Anônimo disse...

haha a tradução consciencia :P como no feiticeiros de waverly place ahsuahsua
tenso :o acho k ja vi uma coisa dessas no meu amigo u.u

FelipeLP disse...

Só tinha visto no Devil May Cry 3 :D

Edu Rogerio ... disse...

Igual ao primeiro posto no game ragnarok tem um , mais la ele é um personagem sombriu e tal, eu fui pesquizar um pouco no google agora e achei algo interessante um caso do cara falando que as pessoas sempre comprimentão ele na rua e tal e ele acha que pode ser Doppelgänger dele ,pois ele afirma não conheçer as pessoas , demais o tema

Felippe.w disse...

Nome complicado O-õ

Anônimo disse...

Faz um post sobre Slipknot

Yuri Silva disse...

Esse (sei lá, monstro, espirito?) é tema de uma porrada de ficção também. Fringe, Vampire Diaries, Supernatural, e (ás vezes eu interpreto assim) até em V...

Anônimo disse...

Marilyn Manson já fez uma música onde cita doppelgangers.

isso é fantastico mas é raro acontecer.

Gisele disse...

Interessante o post, mas não consigo pronunciar o nome da criatura O.o

bruno disse...

pessoas são crédulas.

bruno disse...

ou "doentes" mesmo.

Lil disse...

tem um filme irlandês MUITO RUIM sobre doppelgangers chamado O Rabo do Tigre. O filme é meio confuso, o cara que era antes um duplo vira um tal irmão gêmeo separado no nascimento, enfim, não assistam.

Anônimo disse...

Fonte ?
Fonte ?
Cade ?

Ah desculpa, tudo nesse site é baseado em pesquisas pelo Google de qualquer site na internet, sem fontes ou estudos, parabens!

MEDO B disse...

Tudo nesse site é retirado do google, de livros, de jogos...

Não me interessa colocar fontes para facilitar a vida de outros tantos sites e blogs que vem aqui copiar o MEDO B.

Quando me mandam matérias, como nesse caso foi dica do Gustavo o post é devidamente creditado, qd é copiado de outro blog na integra também.

De resto
Bju ;**

Anônimo disse...

acho q tenho um doppelganger um colega uma vez disse que me viu em outra cidade sendo que nesse dia eu tava no trampo

Anônimo disse...

Lembrei do skill do Phantom Lancer [DOTA]

Lipe de freitas disse...

e eu achando que doppelganger era aquele carinha do devil may cry 3 ou aquele inimigo do castlevania:lament of innocence...

Gogo disse...

Eu acho isso muito estranho pois eu ja tenho medo de espiritos agora ja tem mais um na lista.
Varias amigos meus disseram ter visto a minha amiga em varios lugares diferentes mais nessa hora eu esta junto com ela na escola...
Bom se é verdade deles eu nao sei mais eu ja fotos dela em varios lugares mais nao tinha o nome dela . medo

MikeBr disse...

O doppelgänger do DMC3 é muito irado *-* Deve ser legal ver um doppelgänger de um amigo

Anônimo disse...

acho isso moh dhora se caso isso exisitir eu keria ver o meu
(facebizarro)

Anônimo disse...

é um metamorfo do supernaturaal!

Anônimo disse...

As pessoas acham que isso nao existe so pq ja viram e filmes ou sei la mas eles tiram esses temas desses filmes e seriados jogos por essas lendas pelo mundo ou vcs acham que eles tem tanta criatividade assim --'

Ozma disse...

Também tem um boss no Castlevania Symphony of the Night do ps1 com esse nome, e ele é agual ao personagem principal no caso Alucard...

Anônimo disse...

minha cadela as vezes fica olhando pro nada.. será que ela vê me Doppelgänger ? oO

Anônimo disse...

minha mãe outro dia disse que viu uma menina identica a mim andando de bicicleta na rua..tenso

Anônimo disse...

Vamos chamar o Dean e o Sam Winchester pra dar conta desse bicho...
hehehehe
Supernatural neles
;D

Anônimo disse...

Realmente pareceu um artigo sobre ele no supernatural, dessa semana.

Caio disse...

Á um tempo atrás eu mudei de escola, e um amigo meu, que continuou na minha antiga escola, jura que me viu atravessar a porta da sala que eu estudava, como se estivesse andando pelo corredor que fica em frente da sala, e quando ele foi me chamar não tinha ninguem... ele disse que gelou na hora, e jura até hoje que tem certeza absoluta que fui eu quem ele viu...

Não acredito muito que seja isso, sou muito cético em relação ao sobrenatural, mas lendo alguns casos e os comentários acima impossivel não me identificar com as histórias.

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Claro, Anonimete, que as pessoas têm imaginação assim. Giovana, então vc tem emdo de vc própria, porque dentro desse corpo popozudo e cheiroso há um espírito. Bruno, o bofe olhou foi seuirmão gêmeo, que vc não conhece. gente, inventaram até lenda pra sombra.

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Agora, todo espírito que aparecer será esse alemão aí? Não, basta prefiro os nacionais.

Anônimo disse...

Eu tenho estudado recentemente os doppelgangers e procurei conteúdo de várias formas, até RPG. Baseado em meus conhecimentos criptozoológicos e ufológicos e dimensionais, eu tenho 3 teorias.

1ª- ele é o seu oposto, falhando por um portal e vindo a este plano, ele é sua matperia negativa, então ele entra em contato com você e você morre, assim ele vive a sua vida do jeito que ele quer.

2ª- existem alguns aliens que podem assumir livremente formas humanas, assim eles te observam por longos períodos, se transformam em você e vivem sua vida do jeito que querem. Um exemplo são os winged draconians, que fazem isso. O doppelganger de D&D se parece muito com um alien e eles fazem isso, observam e vivem como querem.

3ª- são falhas na linha do tempo, surgindo do nada. Simplesmente aparecem e você os vê, ou não, por isso as variações de quem pode ou não vê-los.

Espero que leiam, eu estudei muito para isso.

- nagashi; disse...

Só tinha visto no Devil May Cry 3 :D [2]

uhashusahusahuashuahuashu

Anônimo disse...

Não era um MVP do ragnarok?que ficava lá e geffenia?

Letícia Croft disse...

Eu pensava que a Doppelganger só existia em Tomb Raider! o.O

De qualquer maneira, Lara também tem sua doppelganger e, e vez de asusstar a Lara,acontece o contrário!

auhuahauhauahuahuhaha

Jeb Fernando disse...

Aah isso é SHOW! A Lara Croft tem um Doppelganger *+*

Danilo disse...

Já derrotei ele duas vezes no Castlevania, e sem usar Soul Steel! =]

Boa matéria

bruna disse...

isso e serio eu ja vi duas vezes o doppel sei la o que do meu primo

bruna disse...

ah,e o nome de um dos doppel do meu primo,eo nome dele,gustavo

jose disse...

nossa seria foda o meu ja q sou timido o meu seria um cachorrão mesmo
putz todo direto ia apareçer mulher gravida falando q o filho é meu

Prof, Anderson Kingão disse...

Eu encontrei o meu.. e o cara é da minha cidade!!!! mas eu não tenho amizade com ele.. mas meus amigos tem!!!!! q medo....

Gihh disse...

Eu acredito em doppelgangers, mas como os alunos da professora viram o doppelganger dela, se só podem ser vistos pela própria pessoa? Não entendi isso...

Nay disse...

Hahay, acabei de ver um doppelganger de uma ex namorada! Será ma sorte o.O e a pergunta mais importante, a mim ou a ela :o

Eu tomo Coca disse...

qdo criança eu sempre imaginava [lendo meus livros de historia eantes dessa moda de doppleganger] que já tinha existido alguem igual a mim em algum tempo e tb qdo criança tb sonhava muito alienigenas correndo lentamente num mar de geleia. Então, nunca levei a serio meus pensamentos de criança haushaushush

Anônimo disse...

Eu vi meu doppelganger... foi ontem, eu ja sabia disso dos doppelganger mas não acreditei, foi neste mesmo site que eu investiguei sobre eles porque eu tinha visto um anime em que mencionava os doppelganger mas não liguei muito so vim pesquisar bem foi assim que aconteceu...
eu estava num centro comercial com minhas amigas e vi uma pessoa igual a mim sentada numa cadeira sozinha ela olhou pra mim e sorriu pra mim mas sorriu de uma maneira estranha eu gelei eu fiquei parada a olhar pra ela minhas amigas até me perguntaram o que eu tava a fazer ali parada. eu não tive coragem de contar o que tinha visto para elas ontem foi mt tensooooo... acham que eu deva contar pra elas??

serenavdw disse...

Mas tipo,se a pessoa for meio termo,digamos mpa e boa ao mesmo tempo,o doopleganger dela vai ser o q?

serenavdw disse...

*boa e não mpa

mugetsu disse...

doppelganger e o album da banda the fall of troy

destiny disse...

soul steel ou soul steal eh pq nunk vi vc roubar metal com essa skill? kkk e a coisa + facil de derrotar akele chefe de começo

Unknown disse...

esse curta é muito bom e fala sobre isso
http://www.youtube.com/watch?v=CxfpmFjZugI

Unknown disse...

Aconteceu algo comigo recentemente, eu estava indo pro trabalho quando vi um amigo meu vindo na minha direção, e depois desapareceu.
Naquele dia ele nao tinha ido trabalhar, depois que me ligou perguntei se ele estava no centro na hora da visão e ele negou.

Algo que até hoje acho mt estranho e inexplicável.

Hakai disse...

Se o Doppelgänger é o oposto da pessoa, fico na dúvida se o meu seria bom ou não.

Mauro Novaes disse...

Elena Gilbert(Nina Dobrev) é doppelganger de Katherine Pierce(Nina Dobrev),em 'The Vampire Diaries'. Stefan Salvatore(Paul Wesley) também descobre ser doppelganger de um Imortal,o temível Silas(Paul Wesley). No primeiro caso,está envolvida a magia de bruxas,já no segundo,é dito que a natureza não pode permitir a existência de um ser puramente imortal,criando uma "cópia" exata do mesmo que pode vir a ser morta.

Unknown disse...

cara eu vi a data mais olha, um dia meu cachorro tava olhando para o meu lado e latindo então eu entrei na frente dele e ele foi pra trás de mim e continuou latindo sinistro.
eu tava na cidade e vi minha prima mais dai eu pensei, minha tia não levo ela na escola meu pai viu e minha mão tbm viu

Maria Jons-Kristka disse...

Não sou totalmente cética nesses assuntos, mas a meu ver esse lance de doppel é pura lenda. Como Saci Pererê ou o Pé Grande... É um tipo de história estilo Stephen King.

Às vezes o ser humano por si só consegue ser cruel, nem precisa de uma réplica de si ou um ser invisível para isso. Se tem aquela coisa de "ouvir" vozes ordenando coisas macabras ou acha que tem algo perseguindo, precisa parar de cheirar ou dar um trago na erva. Ou de um bom psiquiatra.

Bom, em relação ao caso da professora - se é que aconteceu mesmo ou foi invenção criativa saída da mente humana - para mim é aquele negócio de um acha que viu e o outro entra na onda, vira uma histeria coletiva. Queriam se livrar da professora, meu.

Unknown disse...

Postei isso a muitos anos com um perfil fack quando o medo b não usava id do blogspot, quando era .com.br, ou era .com
E para ser franco peguei como base o Monstro Doppel do ragnarok (jogo).
Existem outros milhares.
E que ironicamente quando comecei a trabalhar para a Lug em 2016 eu estudei cada um deles, e depois que sai em 2018 criei cerca de 7 servidores privados onde eu recriei o jogo do 0 e adaptei de formas mais adaptadas a pve e pvp com uma mudança de 95% do jogo e até criei eventos peculiares com puzzle que levava aos jogadores a pesquisarem outras mitologias e historias que não estavam presentes no jogo, usando até frases do god of war e posso gerar mais alguns milhares de conteúdos. Claro caso os adm do blog me permitam e a comunidade aceite.
Agradeço desde já a paciência e a compreensão.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.