15 de dezembro de 2010

Wendigo

Graças aos comentários do post de ontem, sobre a "linda" criatura-poodle-alien-amigo-do-bilu-from-hell que PODE SER um viral do filme Super 8 (Tchaanss...será que falaremos em breve dele aqui?Será?), eu tive a idéia de falar sobre o que a maioria das pessoas comentou que poderia ser a criatura: um Wendigo.


1. O que é

Wendigo é uma criatura mitológica, nativa das lendas Algonquian (Tribos indígenas norte-americanas), trata-se de um espírito canibal, que pode se transformar em humano ou possuir um. A lenda também se aplica à pessoas praticantes do canibalismo: Uma pessoa canibal pode, eventualmente, se transformar em um Wendigo também.
[leiamais]
Nas lendas tribais, a descrição da criatura varia demais, já que, segundo os indígenas, ele é muito rápido e é difícil descrevê-lo com detalhes. Mas o mais certo é que ele seja muito alto, muito, muito magro, por estar sempre com fome, com braços e pernas longos, e, em alguns casos, com um cabelo branco, ralo e sangrento. Possui garras afiadas nas mãos e nos pés, e possui dentes pontudos e amarelos. Muitas vezes possui sangue na boca, e sua língua é azulada. Os olhos variam do vermelho ao amarelo. Se trata de um espírito cruel e canibal, que possui grande poder espiritual, e que a presença dele é relacionada com o frio, que traz fome e desespero.

Eis uma rápida descrição de um Wendigo retirada de um professor da tribo Ojibwa:

O Wendigo era magro ao ponto de parecer doente, sua pele seca esticava-se sobre seus ossos. Com seus ossos sendo empurrados para fora da pele, sua tez cinza como a morte, e seus olhos afundados nas órbitas, o Wendigo parecia um esqueleto muito magro, recentemente desenterrado da cova. O que pareciam ser seus lábios estavam rachados e sangrentos [...] Impuro e sofrendo das feridas de sua carne, o Wendigo exalava um cheiro estranho de deterioração e decomposição, de morte e corrupção.

2. A caça

Como o Wendigo está sempre com fome, constantemente ele persegue humanos para alimentar-se da carne deles. Ele caça qualquer tipo de pessoa, embora tenha preferências em cada uma delas: Das crianças, ele prefere a gordura, das mulheres, a pele, dos homens, os músculos, e dos velhos, os ossos.
Ele também tem o costume de "armazenar" vítimas vivas, por causa dos lugares onde ele vive, com invernos longos e rigorosos, o Wendigo também guarda restos das pessoas que já comeu.

Ele é muito rápido, possui sentidos e força muito apurados, e é difícil de ser derrotado. Ele pode enxergar no escuro, e tem um olfato poderosíssimo, que localiza a vítima em distâncias longas, podendo seguí-la durante um bom tempo. É praticamente impossível conseguir fugir dele com êxito, uma vez que você se tornar a presa.
Suas garras são tão afiadas que conseguem decapitar um homem, e cortam a carne humana com grande facilidade. O mesmo para os seus dentes, com uma mordida tão forte capaz de quebrar ossos.
O Wendigo ainda é capaz de se mover com uma leveza impressionante, não deixando um som sequer denunciar sua presença. Se ele quiser que a vítima venha diretamente para ele, o Wendigo é capaz de imitar a voz humana, reproduzindo choros e pedidos de ajuda com perfeição.

Como se não bastasse, o Wendigo ainda é capaz de espalhar uma espécie de doença conhecida como Febre Wendigo (Wendigo Fever). Ele libera um odor para a vítma, que só ela pode sentir, depois, a pessoa que inalou aquele cheiro, a pessoa começa a ter terríveis pesadelos à noite e, ao acordar, começa a sentir uma dor lancinante nas pernas e nos braços, que se torna tão intensa que a pessoa se vê forçada a correr para a floresta (???) gritando de modo alucinado, e retirando suas roupas ao longo do caminho. As pessoas infectadas com a febre jamais voltam (As raras exceções revelaram pessoas que acabaram loucas por causa do acontecimento, e de um provável encontro com um Wendigo), e muitos acreditam que elas acabem sendo devoradas por um Wendigo.

O Wendigo enfrenta qualquer coisa quando ele está faminto, ele quebra árvores e mata animais enquanto caça. Algumas lendas sugerem que tempestades de neve e tornados são sinais de um Wendigo caçando.
Ele vive em florestas, mais especificamente em cavernas e cabines (aquelas onde vivem os guardas florestais).

3. O Wendigo na Criptozoologia

Embora poucos, já ocorreram avistamentos de Wendigos em alguns lugares. Alguns mais "céticos" com relação à existência do ser, acreditam que ele é confundido com o Pé-Grande ou como Yéti (Abominável Homem das Neves), e que não seria uma criatura nova.

O local mais frequente para esses encontros seria Ontário, no Canadá, também conhecida como "A Capital do Wendigo", sendo visitada anualmente por entusiastas e pesquisadores.
Lá existem áreas que serviram de palco para avistamentos e alguns incidentes, tanto que há três lugares que ganharam o nome da criatura! São eles a Caverna do Wendigo, o Rio Wendigo e o Lago Wendigo, três pontos mais famosos por serem considerados a casa dele. Alguns dizem que ele consegue viver em praticamente todo o território do Canadá (Lembrando que é o segundo maior país do mundo!)

4. Proteção

Para se proteger de um Wendigo (Oras, nunca se sabe se você vai acampar lá pro Canadá e dar de cara com um!!), existem amuletos que dizem afastar a criatura de quem os usar. Tampões ou fones de ouvido ajudam a proteger a vítima dos sons que ele produz para atraí-la.
Mas o que realmente mataria um Wendigo - segundo as lendas - seriam balas ou armas feitas de prata, como facas. Elas causam uma dor tremenda no bicho, podendo levá-lo à morte. Uma faca direta no coração congelado da criatura a mataria instantâneamente. Os pedaços do coração dele devem ser colocados em uma caixa de prata e enterrados em um solo sagrado (De cemitério ou igreja).
O corpo do Wendigo deve ser desmembrado com um machado de prata e descartado em áreas remotas (No fundo do mar ou em falhas geológicas, por exemplo) e separadamente. Se nada disso for feito, o Wendigo ressucitará, e obviamente caçará aquele que o matou. (...Prefiro não ir à floresta!)

5. O Wendigo na Mídia

Quer conhecer mais sobre o Wendigo? Além de pagar uma visitinha à Ontário e ver de perto os locais onde ele pode ter aparecido (e correr riscos...), você também pode conferir mais da criatura em ação em vários filmes, séries e quadrinhos.
Os mais famosos são:

- Uma história publicada em 1910, chamada Wendigo, escrita por Algernon Blackwood.
- O filme Wendigo, de 2001
- O episódio 01x02 - Wendigo, da série Supernatural. (Foto no começo do post)
- O livro Cemitério Maldito, de Stephen King
- A história em quadrinhos produzida pela Marvel Comics, intitulada Wendigo. (Foto acima)

(Decerto ninguém é criativo com títulos)

Ainda tem vontade de acampar nessas férias?

Bons Pesadelos...

79 comentários:

MAXIMA disse...

Quase tive um ataque no coração, um segundo depois de re abrir a página voltando dos comentários dos anõnimos me deparo com essa imagem do wendigo, PQP quase morri mas agora irei ler sobre eles.

MAXIMA disse...

Muito bom o Post Hika.

Ian de Curtis disse...

Pensei no Yéti na hora que comecei a ler... Bom post!

Tio Aipim disse...

Na segunda foto ele mais parece um digimon. '-'

Pedro disse...

Na segunda foto ele mais parece um digimon. '-'²

Anônimo disse...

O Wendigo no universo Marvel apareceu em várias histórias. Na verdade, é considerado um personagem. A primeira história do Wolverine se deu quando ele foi chamado para deter uma treta entre o Wendigo e o Hulk, inclusive.

alguém. disse...

Nossa! Muito bom o post. Acabei de acordar e já li tudo isso, não preciso mais ler por hoje, hehe. Naah, ainda tenho um livro de serial killers pra ler aqui, hehe.
Bom, não acredito até que me apareça um na minha frente... Melhor nãão... hehe.

Matheus Freitas disse...

Também penso que a criatura do filme olhos famintos tenha algo a ver com o Wendigo, bate muito com a descrição e tals.
Folclore é sempre algo interessante, se o wendigo fosse brasileiro ele estaria disputando tornados com o Saci Pererê, rs.

L姆 £ïrê disse...

olha, eu quase chorei qndo li isso "Graças aos comentários do post de ontem, sobre a "linda" criatura-poodle-alien-amigo-do-bilu-from-hell"

não esperava que meu comentario tivesse essa repercussão.
8D

L姆 £ïrê disse...

ah.. deixa, acabei de ver que nao fui o primeiro a comentar sobre wendigo ;x

Author disse...

Nossa, que legal o poste, não sabia que ele morria a prata. '-'

Vou levar minha faquinha e uma toquinha massa, Aí mato ele com uma corente dahora. -q

Emery disse...

Boa postagem! ;)
Também penso que a criatura do filme olhos famintos tenha algo a ver com o Wendigo, bate muito com a descrição e tals.[2]

Leoneяd disse...

parece ser um bixin tao bizonhamente amável...auhuahauhuha, vol começar a estocar prata pra banhar o facão aki d caça, dps vol pro Canadá me divertir um poko (ou nao O_O)

Leoneяd disse...

faça um post sobre os Youkais em forma de raposa e mulher da neve tb, sao tao legais *-*

Torquato disse...

nos primeiros episodio de Supernatural.. o Sam e o Dean matam um wendigo.. e muito massa i ele age e é = a descriçao...

supernatural e massa pra se aprender lendas

Unknown disse...

VIIIIIXI MATAR UM WENDIGO SAI MTO CARO... ONDE Q ALGUEM VAI AXAR TANTA PRATA ?!?

Felipe Raoni disse...

Ô bichim bunitim *_*

Felipe Raoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Raoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara disse...

D++++++ agora, kualker um pod acabar com ele neh?so precisa ser rico comprar armas d prata e um jatinho pra espalhar os pedaços por ai...XD

Sani disse...

Muito bom post! =D Concordo com o cara de cima, além de se gastar dinheiro para estocar prata, ainda teria que ter bastante coragem para se embrenhar na floresta atrás do wendigo... E, dando tudo certo (hehe), ter paciência para desmenbrar o copitcho do wendiginho xD Bah, prefiro não ir à floresta² xD

Felippe.w disse...

Eu realmente não gostaria de me encontrar com um desses .-.
Supernatural Forever xD

Unknown disse...

Aqui no Brasil não tem Wendigo, mas tem mendigo

LuKs disse...

Aqui no Brasil não tem Wendigo, mas tem mendigo² kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
rihorrorez

Watcher disse...

Apenas como informação, no livro cemitério maldito, a criatura não é um Wendigo, é um Manitou, outro espírito maligno, mas que não é canibal... Mais um referência a um Wendigo é um dos episódios da série "Fear Itself", porém não sei informar no momento qual deles...

Tio Aipim disse...

"D++++++ agora, kualker um pod acabar com ele neh?so precisa ser rico comprar armas d prata e um jatinho pra espalhar os pedaços por ai...XD"

Bem,se dois irmãos que vivem dentro de um carro viajando por aí arranjando grana através de pequenos furtos e apostas em sinuca conseguiram matar um Wendigo...Não acho que tenha que ser ricasso. .-.

Caah Dias disse...

Ê dale Supernatural <o/

Unknown disse...

criatura-poodle-alien-amigo-do-bilu-from-hell kkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei!!!

Rodrigo P. de Almeida disse...

Gostei do Post, bem que o MedoB poderia fazer um monstruario, ou um inventário de fantasmas, ou quem sabe uma revista, neh?
Abraços!

Leoneяd disse...

Por favor pessoas q curtem metal aki do medo B, deêm uma passada no meu blog e comentem *o*

Otaku Life disse...

Bom realmente esta bem parecido principalmente a primeira imagem!!!

Richard Canhadas disse...

Droga,agora não vou mais dormir com a janela aberta ! Pensando neste bicho.

MedoB, faz um post sobre os Troll's da Mitologia ;D

Danilo Cesar disse...

Agora vem mais uma pergunta para prolongar a conversa...

Seria o Jeepers Creepers (Olhos Famintos - O Filme) um Wendigo?

Leoneяd disse...

@Richard: Verdade, Troll da mitologia nórdica (habitntes do muspelheim, junto com os gigantes) sao mto legais, mais ainda prefiro Youkais *-*

matheus disse...

na verdade, na segunda imagem e um monstro do rpg D & D ou Dungeons & Dragons

Gisele disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisele disse...

Aqui no Brasil não tem Wendigo, mas tem mendigo [3]

Bom post ;)

Isa Tiemi :3 disse...

"...começa a sentir uma dor lancinante nas pernas e nos braços, que se torna tão intensa que a pessoa se vê forçada a correr para a floresta (???)... "

Eu ri muito alto quando eu li isso UHAUHAHUAHUAUHAHUAUHAU

Anônimo disse...

Muito bom o Post, mais esse Wendigo é o novo chuck norris :S

Pensamentos incertos disse...

bom, eu estava lendo sobre ele, e encontrei alguns artigos falando que Wendigo era uma certa especia de Likan ( lobisomen ), exemplo, lupina, etc etc, e wendigo seria uma especie, bom não sei ao certo, mas é isso ai, a e tambem no supernatural, eles mataram o wendigo com um coquetel , la falava que ele poderia morrer queimado, bom de qualquer modo, acampar nao é a minha praia =P

Mauro Vinicius disse...

Boa noite galera do MEDO B...
Quero fazer uma pergunta...
A principio a criatura do filme "Olhos Famintos" (eu gostei mais do segundo...)era pra ser uma criatura vinda diretamento do inferno...
Fica a pergunta: de acordo com as características, não seria ele um Wendigo?

Abraço galera!

JAQUELINI disse...

EU TEMBEM ME LEMBREI MUITO DO FILME"OLHOS FAMINTOS" HEHEHE,TAMBEM LEMBRA A LENDA DO LOBISOMEM EM RELAÇÃO A PRATA
BOM POST JA TINHA OUVIDO O NOME MAS NÃO CONHECIA A LENDA

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Não, a criatura de Olhos Famintos não e um Wendigo. Tá mais pra mendigo. o Wendigo da Marvel é um personagem, mas também apareceram outros wendigos lutando contra o Hulk, que eram wendigos monstros, mesmo. E o Saci é muito mais simpático e comercial do que esse monstro besta canibal.

Biianca disse...

eu não acredito até que apareça um na minha frente uu' e duvido que um bixo desses tenha dinheiro o suficiente pra pegar um jatinho e caçar minha casa aqui no Brasil =P

nesse caso eu vou pra lá mesmo, Canadá me aguarde! apostei na loteria e dessa vez eu ganho \õ/

---

Sei lá, esse bixo me parece mais um cão com sarna do que um ser sobrenatural.. Wendingo ta mais pra Mendingo do lado escuro da força que, sem um teto, se abriga nas cavernas e pede esmola (ou a vida delas) pras pessoas retardadas que teimam em acamapar nas areas onde tem um placa (ou não) bem clara dizendo: RISCO DE VIDA, NÃO ACAMPE AQUI!

ignorem, to com sono '-'

Biianca disse...

mas eu gostei do Wendigo *-* bixinho lindo :3 vou pedir pra minha mãe se eu posso ficar com ele -Q

Anônimo disse...

Ele é um lobisomem que ressuscita?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

gnt isso é mt idiotisse, as únicas verdades que tem escritas aí são que ele é extremamente forte, rápido, tem o olfato apurado, e atrai os humanos, mas o resto meu é tudo farça.
tipo:

1ºa única coisa que mata um wendigo ñ é essas coisas de prata pq ele se renegera, nen pala mata a fera, o único jeito de matar um wendigo é com fogo pq causa danos no corpo todo dele, impedindo que ele se renegere.


se essa pessoa q escreveu sobre o wendigo, ela ta toda errada ok?

Richard Canhadas disse...

Singurd : Verdade, Troll da mitologia nórdica (habitntes do muspelheim, junto com os gigantes) sao mto legais, mais ainda prefiro Youkais *-*
----

Você joga Age Of Mythology ?

IASMIN disse...

Ñão sei isso e veridico, mas que dá medo dá. Se existe, pode ser espirito maligno que entrou em uma pessoa ( pode ser. .)

яєηaη disse...

Putz, desgraça feia pra carai akspakoska'

ótimo Post

Dicnix disse...

Nunca houvi falar de wendingo agora de mendingo aqui na rua ta cheio!!!

S.O.A.D. disse...

Ou galera assistam Abismo do Medo e a continuação Abismo do Medo 2 vocês vam conferir o Wendigo nesses dois filmes!A historia é perfeita.

Renan Flores disse...

"Ele é muito rápido, possui sentidos e força muito apurados, pode enxergar no escuro, tem um olfato poderoso, suas garras conseguem decapitar um homem, sua mordida consegue quebrar ossos, se move sem fazer barulho, imita a voz humana e ainda espalha uma doença".

Ah mano, vá se foder! Com esse cara eu não brinco. Maldito cheater ¬¬

Renan Flores disse...

É uma sonda.

Alejandro Vega disse...

ABISMO DO MEDO! Fiquei o post inteiro tentando lembrar o nome do filme e só vinha a imagem do cartaz na cabeça!!!

Só uma coisa que não entendi, se os nativos não conseguiam ver tantos detalhes do wendigo, como viam até a cor da lingua? ahhahahahaah

CARLYLE SOUZA disse...

O filme mortos de fome, com Robert Carlyle, também menciona o Wendigo, no filme acredita-se que aqueles que comem a catne humana adquirem força sobre-humana!!

Unknown disse...

esse wendigo não tem nada a ver com o do warcraft III :s o do warcraft tá mais pra um abominável homem das neves KKKKKKKKKkk

Eric disse...

Otimo post ;D

http://saibaaverdade.blogspot.com/

visitem *-*

W. Rodrigues disse...

Você também pode achar histórias sobre o Wendigo, no RPG "Lobisomem o Apocalipse", livro da tribo Wendigo. É bem interessante e tenta conservar os fatos reais o máximo o possível.

Metal House Malk Machine disse...

@Watcher: "Apenas como informação, no livro cemitério maldito, a criatura não é um Wendigo, é um Manitou, outro espírito maligno, mas que não é canibal" - Gostaria de saber qual versão do Pet Sematery você leu, pois no meu está bem claro como "Wendigo, o Espírito Canibal" (quem só viu o filme não vai entender nada).

Anônimo disse...

KKKKKKkkkkkkkKKKKK xD bicho estranho >.<

Angel_Misaki disse...

Muito interessante a matéria sobre o wendingo =D
Mas uma coisa me intrigou...
Eu ja li sobre essa "criatura" e praticamente TODAS as sitações que li falam que o wendingo somente pode ser morto por fogo (ele deve ser desmenbrado pegando fogo e que isso impossibilita a regeneração....)
me diz.. de onde vc tirou essa informação das balas de prata o.o?
fikei curiosa agora '-'

por favor continuem com as materias da Criptozoologia =D
são as minhas favoritas =D
e demoram muito para aparecer aki no blog T_T

Luh-chan disse...

Tenso o_O prefiro lobisomem...

Anônimo disse...

Não acho que essa criatura exista acho que é só folclore indígena os avistamentos devem ser de pés-grandes/sasquatchs/yetis

Unknown disse...

Isso é fake.
Olha esse site http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=239

Blog ridiculo, cria mentiras pra assustar os outros!

Unknown disse...

Isso é fake.
Olha esse site http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=239

Blog ridiculo, cria mentiras pra assustar os outros!

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

O Mendigo não existe mas o sapatão 54 , sim. Legal, né?

Realmente, a rua tá cheia de mendigo. KKKK Eles devoraram os gays dos wendigos.

Essa história de wendigo é conversa fiada. os índios ficavam se fuçando no mato e inventavam essas gonorréias.

Lobisomem que ressuscita? Vou-me já que é hora de KH chegar. cruzes! O único jeito de matar um mendigo é dar uma bela porrada na cabeça dele. Ou enviar um vibrador GG no guarda-tampax dele.

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

ENFIAR!

Canalha disse...

Existe um geito de ganhar de um wendigo facil facil,só estar acompanhado do Chuck Norris =D

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

OU DO CAPITÃO NASCIMENTO!

Unknown disse...

Uma sugestão de filme: Olhos Famintos 1 e 2. O primeiro filme é bem melhor.

Unknown disse...

O wendigo pode ser asssustador mas eu adoro ele no altered beast um dos meus jogos favoritos de ps2

Unknown disse...

Eu li "o Cemiterio" de Stephen King (não tinha o titulo de Cemiterio Maldito). Leiam ! É um livro muito bom !

Anônimo disse...

Achei interessante, tanto, que um dia eu juro que irei atrás dele para mata-lo!

JOGO DO FU disse...

ontem eu matei um desses,agora eu e meu irmão estamos caçando um djinn,esta muito dificil

Unknown disse...

um wendigo não eh um demonio por isso facas ou balas de prata nao matarão ele, o fogo mata!

Unknown disse...

vale lembrar tbm d uma edição de tio patinhas (não lembro qual) com a história intitulada "A guerra de wendigo". Mas a criatura é apenas citada por trabalhadores amedrontados da fabrica de papel canadense do tio patinhas, o qual ele e seus sobrinhos vão a floresta para investigar e se deparam com os índios "nanicós", os verdadeiros responsáveis pelo problema no local.