8 de fevereiro de 2011

Hanako-San (Lenda do banheiro do Japão)



Hanako-san -- uma jovem garota assustadora que assombra banheiros de escola por todo o Japão -- tem recentemente se tornado um dos fantasmas mas famosos do país.

Não é incomoum escolas possuírem um banheiro permanentemente ocupado por essa garota misteriosa, conhecida no Japão como Toire no Hanako-San (lit. “Hanako do banheiro). Ela pode ser encontrada na terceira cabine do banheiro do terceiro andar de escolas -- geralmente o banheiro feminino -- mas isso varia de escola a escola. Detalges de sua aparência física também varia, mas ela é geralmente descrita como tendo cabelo curto (estilo “chanel”) e veste uma saia vermelha.

O comportamento dela também varia de acordo com a localização, mas na maioria dos casos, ela fica escondida no banheiro até que algum aluno aventureiro se atreva a provocá-la. Hanako-san pode ser invocada ao bater na porta de sua cabine (geralmente três vezes), chamando-a pelo nome e perguntando alguma coisa. A pergunta mais comum é um simples “Você está aí, Hanako-san?”. Se ela estiver presente, Hanako-san responde com uma voz fraxa, “Sim, estou aqui.”. Algumas histórias dizem que qualquer um que seja corajoso o suficiente para abrir a porta nesse momento, é recebido por uma garotinha vestindo uma saia vermelha, e então é puxado para dentro do banheiro.

Poucos são os detalhes sobre a origem de Hanako-san. Embora ela tenha se tornado um fenômeno nacional nos anos 80, há uma especulação de que a lenda tenha existido desde os anos 50. Algumas histórias contam que ela é o fantasma de uma garota da época da Segunda Guerra Mundial, que morreu durante um bombardeio, enquanto brincava de esconde-esconde na escola. Outras histórias dizem que ela é o fantasma de uma garota que morreu nas mãos de uma parente agressivo ou abusivo (ou um estranho pervertido, de acordo com algumas histórias) que a encontrou se escondendo no banheiro. Em alguns casos, ela é o fantasma de uma estudante que morreu em algum trágico acidente na escola (Uma história de Fukushima, por exemplo, conta que ela é o fantasma de uma menina que caiu da janela da biblioteca).

Inúmeras versões da lenda de Hanako-san tem aparecido ao longo dos anos. Aqui estão algumas versões:

- De acordo com uma lenda de Yamagata, alguma coisa terrível vai acontecer se Hanako-san falar com você em um tom de voz desagradável. Outra lenda de Yamagata diz que Hanako-san é um lagarto de três cabeças, com três metros de altura, que usa a voz de garota para atrair presas.

- Em uma escola na cidade de Kurosawaiiri (Distrito de Iwate), diz que uma grande mão branca aparece em um buraco no chão da terceira cabine do banheiro se você dizer “terceira Hanako-san” (sanbanme no Hanako-san).

- No banheiro masculino de uma escola em Yokohama (distrito de Kanagawa), diz que uma mão sangranta sai da privada (provavelmente uma de estilo mais antigo (N/T: tipo esse) se você andar em volta dela três vezes enquanto chama o nome de Hanako-san.

- Histórias sobre um tal de “Fungo Hanako” também tem circulado nas escolas. Uma espécie de fungo que infecta qualquer um que rale o joelho no parquinho. Conta-se que a infecção faz pequenos cogumelos nascerem do ferimento.

Na maioria das histórias, Hanako-san é inofensível, e para evitá-la, basta apenas não ir em seu esconderijo. Mas se você precisar se livrar dela, tente mostrar à ela uma prova com nota perfeita. Algumas lendas contam que ver notas altas a fazem desaparecer no ar.



Quer conhece-la ?

Tradução da Hika
Bons Pesadelos...

63 comentários:

Tio Aipim disse...

Lol,colocar isso no início das aulas é sacanagem,hein,Medo? >:

Mauro Vinicius disse...

Credo! Esses posts com lendas assim eu acho muito bala!!! Só que aqui no Brasil vai ser ruim de ela aparecer... A maioria dos colegios não passa do 1º andar... XD
Abrazzzzzzzzzzzz

Anônimo disse...

FANTÁSTICO !
Eu vi sobre essa lenda no anime Histórias de Fantasmas, que graças ao blog <3 eu baixei e assisti tudo *-*
Muito legal, amei o post \o, aliás, eu AMO o blog, acompanho desde aquele post sobre drogas da internet, algo assim, que tinha o site Bucleta... ^^
Medo, eu não costumo comentar, mas eu sou uma grande fã do blog ^^
Beijos, parabéns pelo ótimo trabalho!

Deze Rezende disse...

é tipo a loira do banheiro, só que do Japão.

Mr. Yck disse...

Que Show :D
Adoro esses posts com lenda assim, melhor até que creepypasta.

Trocando a lenda, na escola que eu fiz de 5ª~8ª, duas meninas da minha sala foram achadas desmaiadas no banheiro, elas diziam que tinha sido a Loira do Banheiro.
Ela tinha aparecido e batido nelas até elas desmaiarem, é o que elas contam.

Gisele disse...

Hika, tem dois errinhos de digitação no seu texto: a palavra "Detalges" no 1º parágrafo e "sangranta" no 5º
Corrige ai XD

Quanto ao texto, o número 3 apareceu várias vezes [terceira cabine do terceiro andar, bater três vezes na posrta,andar em volta dela três vezes]. Isso me lembra o post em que o número da besta na verdade seria o 3

thiago disse...

Que forma legal de fazerem os alunos tirarem boas notas.. heeheh

Victor Souza disse...

ok, sacanagem, na minha escola tem exatamente 3 cabines no banheiro masculino, e a luz da terceira fica piscando trocando ou n a lampada. fiquei com medo agora. O.O

Bortz disse...

Já tinha visto uma versão resumida disso no 'qual seu medo'.
Mas ficou interessante o texto...Sinceramente eu acho que foi algum brasiliero foi para japão e o filho do cara passou terror no povo contado história da loira do banheiro que com tempo foi adaptada para o japão (os japoneses tem fetiches por fantasmas de meninhas).
Mas enfim, assim como a loira do banheiro o problema desse fantasma que da mais tensão em ser pego invocando o fantasma do que conseguir invocar.
Agora espantar o fantasma com uma nota alta...Ficou pensado o que faria um aluno entrar no banheiro com prova na mão xD.
Enfim. gostei no post mesmo não tenho um efeito surpresa. Valeu medob , continue assim e se achar um video fantasma novo,posta no blog porque acho tem mais gente com saudades disso(os vídeos) além de mim

Yara Chan disse...

As lendas urbanas do Japão são as melhores \o/
Eu já tinha visto uma versão dessa história num capitulo do mangá Kyoukai no Rinne, mas no mangá é o espirito de uma menina que é atormentado por outro espirito, que a faz fazer coisas malvadas (o nome do tipo de espirito é Damashigami)
Quero mais lendas urbanas japonesas aqui no Medo B!!!

Anônimo disse...

Tambem tem outra variação que diz que diz que a hanako fica na terceira cabine de um banheiro feminino perto de uma quadra que ja não é mais usada .... parando pra pensar sempre que vou no banheiro la na escola eu sempre vou no ultimo que por acaso seria o terceiro ¬¬ só que o banheiro fica no primeiro andar entao nem conta ...

bonbenjo disse...

tenso... eu tenho uma amiga morta desde que eu tinha 8 anos... hoje tenho 19 e ela ainda mora comigo... minha mãe até me internou num sanatório por não acreditar em mim '.'

Letícia Menezes disse...

Também vi Gakkou no Kaidan (Histórias de Fantasmas) e aparece a Hanako, mas ela é inofensiva, então ela nem conta :D

ADorei o post da lenda, adoro coisas japonesas, virei Otaka(ou Otome..

MEDO faz um post de anime *-*

Ya disse...

fantasma porco ao inves de vir d 1 lugar +limpo...

Felippe.w disse...

Deus porque eu não nasci no Japão ? T-T

PORQUEEEEEEE ! T-T

zé graça master disse...

Eu gostaria de vela... perguntar se ela tem medo do inferno por que eu não tenho...

Loren disse...

é a loira do banheiro japonesa!

Rafael $immons disse...

"Algumas lendas contam que ver notas altas a fazem desaparecer no ar."

Se fosse comigo ja tava morto huiahuiahua

anjoninja disse...

Uma vez mandei essa historia pro Medo e ele não postou ( e tava mais completa que essa '-' ) Medo melhor tomar cuidado ao ir dormir a.a

Para ouvir Elvira disse...

Na minha escola só tem banheiro até o 2º andar #fail

Humberto disse...

SHUashuHAUSAHusUSUashUSuashUShasuhAUSHUasuASasuHAUSHuasuASaus
1 fantasma alergico a notas altas!!!to fudido!
caramba q foda essa lenda!

Adriana Campos disse...

Ah, o Japão é campeão em terror... Seria legal se tivesse um desses fantasmas loucos no Brasil, mesmo... Tirando a loira do banheiro. ¬¬
hahahahaha

Klayton disse...

É Humberto, somos 2 então kkkkkkkkk

烈 ₣αкє disse...

Puxa a minha escola está em reforma mas ainda bem que não tem terceiro andar só vai até o 2º.
Agora estou pensando em uma coisa que acho que todo mundo pensou:

COMO QUE USA AQUELE VASO?

O vaso fica no chão... o.o"

Será que é tipo pooldance? -q

Marcos disse...

história para fazerem as crianças estudarem mais!

Angel_Misaki disse...

eu ja conhecia essa lenda =D

aliais.. o texto tb hein Sr. Medo...
http://pinktentacle.com/2010/04/hanako-san-terror-of-the-toilet/

Obrigada pela tradução =D

\o/

JM disse...

mamaangel

Não coloco fontes de sites estrangeiros. Não faço concorrencia a eles.

E isso da fontes para os blogs q estão me copiando por ai :)

Mas dou fontes a todos os sites e blogs nacionais, e créditos a quem me manda postagens

Grato

JM(Sou eu msm o MEDO B)

Marta Macêdo disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!! Que susto do caramba com aquela última foto!! Oo"

Mas... realmente ela parece inofensiva, mas mesmo assim não desejo conhecê-la. xD

Boa história!

Jessyka disse...

no meu colégio ja aconteceu uma coisa estranha, tipo os banheiros livres tavam todos sem papel higienicos (eram 4 ao todo) a 3ª tava trancada, eu bati pra ve se tinha alguem mesmo, não responderam... aí eu olhei por debaixo da porta e não havia nada... fiquei morrendo de medo mesmo não sendo nada de mais e fui embora, quando sai do banheiro escutei um barulho de porta destrancando, voltei la e a porta tava aberta KKKKK vai se foooder nunca mais vo em banheiro de 3º andar mto menos na 3ª portaa !

Alfredo Alvarenga disse...

Sou mais a nossa Loira do Banheiro, que também remete aos anos 50 / 60... Esse povo não da valor oas nossos mitos.

Alfredo Alvarenga disse...

Alias o Brasil +e cheio de fatos e mitos bizarros... como a escola onde todos os alunos eram possuidos por uma entidade mistériosa, e isso foi ano passado.
na minha cidade tem um lugar chamo casa ds Padres, que é bem sinistro, parece cenario d efilme de horror mesmo.

Lucas Schimmel disse...

Japoneses adoram lendas \hm
Japão tá cheio de lendas fodas, tipo a Kuchisake Onna

LuKs disse...

Eu nunca poderia me livrar dela! xD

Leoneяd disse...

se ela tem medo d prova gabaritada vol m mudar pro japao à titulo d exorcista de banheiros .-.

Anônimo disse...

Querem um conselho? Não usem banheiros no Japão. Já deve ser a terceira lenda que o MedoB posta falando sobre fantasmas em banheiros

Dicnix disse...

Po que fantasma sem vergonha, não assusta, responde o que pergunta e ainda quando ve uma nota alta some, po nem deu medo esta historia, poderiam colocar algo do tipo mais sinistro, pra mim a loira do banheiro ainda e melhor

Anônimo disse...

єdรσи

O vaso se usa igual quando ta em uma floresta e talz sabe e quando não tem nenhum banheiro por perto ..... a diferença é que na floresta não tem nenhum buraco apropriado pra isso e_e" ... realmente é nojento

ryuzakiimanolo disse...

Japas FDPs que plaugeiam a loira do banheiro =3

Jessyka disse...

¬¬ cuidado que quem plageia normalmente não é o Japão e dessa vez não foi o Japão não...

Ripp disse...

Ótima lenda

PS: Dê uma revisada no texto, há erros como "Detalge" "fraxa"

hghgfh disse...

hm nem da medo '---' tinha medo quando eu tinha uns 6 anos e.e

Z i Z o disse...

só uma historinha para as crianças tirarem notas altas, não ficarem zuando no parquinho ou se escondendo no banheiro xD

Unknown disse...

num é por nada naum... mas a primeira foto assusta...

Anônimo disse...

Nunca mais vo cagar de medo depois desse post :(

Mr. Me disse...

Ei tio João, se ela sair do vaso quando alguém estiver usando, imagino que seria complicado pra ela e a pessoa que está em cima do vaso ia continuar fazendo a mesma coisa, só que de medo, mas... Imagine você em uma sala completamente segura, vendo a cena por uma câmera instalada em frente à porta. Não sei mais se seria aterrorizante oO .......................................................... Tá! Eu tô bebado! :0(

Mr. Me disse...

Ah tá! E eu nunca tirei notas boas. Uma boa nota pode ser uma de 100 reais?

Unknown disse...

hasuhasusahushs ri muito com o MR. ME
mas tbm fiquei pensando, como diabos eles usam aquela privada??
no mais, axei a história bem legal! ;D

paulo andré disse...

Já bastava a do 'O Chamado' saindo da Tv e agora tem uma que sai da privada.
Lamentável!

André [Kuro No Shinigami BK - 201] disse...

Volta às aulas em grande estilo hein medo *--*
Gostei da lenda, vou contar para os alunos da 5ª série onde trabalho hehe ^_^

Eduardo Marques disse...

Eu não gosto de dar uma de chato, mas uma revisão no texto não ia mal.

"Detalges(sic) de sua aparência física também varia(sic)"

"inofensível"(?)

Jéssica Bueno disse...

Hey :D
bom pelo o que eu sei,e pelos filmes q eu assistia qndo morava no Japão as pessoas corajosas vão até qualquer banheiro (principalmente os da escola),dizem "Hanako-san asobimachou?" (algo como hanako-san vamos brincar?) e batem três vezes na terceira porta a direita.E se ela aparece ela apresenta duas fitas: uma vermelha e outra azul,cada um com um significado

Gouki disse...

Esse detalhe das provas foi o mais engraçado!!

Isso me lembra as histórias da "loira do banheiro" no ensino fundamental - bons tempos

Unknown disse...

LOL o_O na minha escola tem 3 andares... por isso eu digo... SOU FODA na sala ou no quarto.... heuhue

JMRJMR disse...

Eu ando numa escola e ela só tem dois andares :B
Mas gostei da história, contin uem a pôr lendas do Japão.

mateush disse...

mesmo aqui no brasil nem tem terceiro andar da escola que chato

Isabella Bass disse...

Eu amo essas lendas,mas essa é a que originou a loira do banheiro e a Vírginia do "Lendas Urbanas"
Quem ama essa história da Loira do banheiro e da Okiku,vai no meu blog,lá há uma série de histórias que são quase "gêmeas" á outras lendas e até filmes como "Premonição 3" e o famoso e meio ridiculo "A hora do pesadelo 3-Os Guerreiros dos sonhos,algumas histórias são baseados em outras criadas pelo autor e diretor da famosa série Goosebumps e a mais recente The Haunting hour,R.L.Stine.
O endereço é esse á seguir:
contosefilemesdeterror.blogspot.com.br

Paula Nascimento disse...

Hanako-san, Loira do Banheiro, Bloody Mary...
são todas farinha do mesmo saco!

Unknown disse...

Man imagina um cara ou uma garota que certamente não conhece a lenda e ta dando aquela cagada no banheiro ( Na terceira cabine ) ai uma mão sai do vaso e soca seu Toba. Ia ser loko uhahuahuahuhuahua

Kadu B. disse...

Vulgo "loira do banheiro"

Unknown disse...

Uma prova com nota perfeita? Fácil, tenho uma coleção.

Unknown disse...

Em uma das versões, dizem que ela era uma garotinha muito quieta e era maltratada pelos colegas de classe, e então, outro dia, foram brincar de pique esconde, e Hanako se escondeu no banheiro do terceiro, mas quando os colegas a acharam, já estava morta, e ninguém sabe como, desde então ela assombra os banheiros do terceiro andar das escolas, e uma versão americanizada dessa lenda, é a da Loira do Banheiro.

Unknown disse...

Cara vou tentar invocar ela deve ser legal e vou chamar meus amigos já que gostamos de histórias de terror

Rodrigo Kun Games disse...

Ah...Não é por nada não,mas,eu não acho que Hanako seja algo realmente assustador,eu realmente não me importaria de te-la por perto,sendo sincero. Alias,o meio de se livrar dela não é algo totalmente aleatório? Não faz cabimento com os fatos da qual as histórias foram faladas e descrevidas.Sem contar que ela é o fantasma que vive no banheiro feminino,então,acredito eu que algo deve ter acontecido a ela dentro dele,em especifico nesta certa cabine,já que ela escolheria sempre esta para ficar,não acham?Sem contar que acho que não seria muito dificil saber de um molestador ou agressor nessa época em uma escola,eu acho. Não sei por que,mas eu adoraria desvendar o mistério da verdadeira história de Hanako.