10 de abril de 2011

Pratos pro Domingo!

Domigão aí! Depressão chegando porque depois vem a Segunda... Eita.
Mas vamos falar de coisa boa, né?

Como tá meio friozinho (Bem, aqui tá!), o MedoB traz hoje uma seleção finíssima de sopas para agradar a todos os leitores do blog! Vamos conferir?

[leiamais]
Shirako

Imagine uma espécie de bolha branca e gosmenta no seu prato, acompanhado de vários outros ingredientes. Gostou? Sim? Não? Seja qual for sua resposta, conheça o Shirako!
O Shirako é um prato bem tradicional no Japão, pode se encontrado em vários restaurantes. Trata-se de...esperma de bacalhau (ou de baiacu, ou desse peixe aqui que eu não lembro o nome) . É servido cozido ou cru e é mais comum no inverno. Os japoneses mais refinados apreciam muito esse prato, quase como os ricaços que curtem o famoso caviar (Que é "quase a mesma coisa", mas são ovas de fêmea de peixe, ou seja: ovinhos de peixe)

Curiosidade: Shirako significa "Crianças brancas"...Pois é.










Czernina ou Tiet Canh

Um prato comum em alguns países da europa, a Czernina ou Tiet Canh é, nada mais, nada menos, do que uma sopa de sangue de pato.
O sangue é misturado com vários ingredientes, como pimenta, cravo, frutas secas. Pode ser servido em forma de sopa mesmo, quente, ou como uma gelatina; basta colocar na geladeira depois de pronto e esperar coagular.








Ficou curioso? Aqui tem a receita todinha pra você:

Czernina (Quente):

1 pato vivo
1 / 2 xícara de vinagre
1 talo de aipo picado
Um pouco de salsa
1 cebola picada
4 pimentas da Jamaica,
4 cravos inteiros
4 grãos de pimenta (comum)
2 xícaras de mistura de frutas secas (ameixas, uvas passas, maçãs, peras, etc)
2 colheres de farinha de trigo
1 / 2 xícara de nata
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
Bolinhos de batata crus

Cortar a cabeça de um pato e coletar o sangue em uma tigela de vidro. Misture o vinagre ao sangue. Isso ajudará a manter o sangue sem coagulação. Colocar a mistura na geladeira para esfriar.
Retirar as penas do pato recém decapitado. Coloque a carcaça - incluindo o pescoço, coração, fígado e moela - em um grande pote. Cobrir a carcaça com a água, e levar ao fogo.
Mexer um pouco, e reduzir o calor quando iniciar a fervura. Adicione o aipo, salsa, cebola e uma bolsinha onde se encontram as 4 pimentas comuns, os cravos e as pimentas da Jamaica. Cozinhe lentamente até que a carne do pato esteja cozida (isso vai levar cerca de duas horas).
Retire a bolsinha de temperto da sopa e descarte. Retire a carcaça do pato. Separe a carne dos ossos e coloque a carne desossada de volta na sopa. Adicione os frutos secos à sopa e cozinhe por mais cerca de trinta minutos.
Mistura a farinha e a nata e, em seguida, junte lentamente na mistura de sangue e vinagre (previamente preparada). Lentamente, adicionar cerca de uma xícara de sopa quente na mistura de sangue, vinagre, farinha e nata. Mexa bem e vá misturando o resto da sopa. Tenha cuidado, se você adicionar a sopa quente muito rapidamente, a mistura vai coalhar.
Adicione o açúcar, sal e mais vinagre, se necessário.
Coloque aos poucos os bolinhos de batatas crus, na sopa ou água salgada fervente. Logo que eles flutuarem, o seu czernina está pronto para servir.

(Extraído do site Receitas Culinárias.Net)

Ficou curioso, mas não tem coragem de comer/fazer? Não tem problema. O Brasil tem uma variante, a Galinha Cabidela, um prato feito no sangue de galinha (Não é IGUAL, lembrando! O sangue faz parte do preparo do prato).

Fica a dica pro almoço de Domingo! Vocês comeriam algum desses pratos?

(Esses pratos estão na revista "Mundo Estranho" desse mês.
A revista traz outras dicas, mas muitas delas já apareceram aqui no MEDO B como os enlatados de insetos, o livro de receitas Natural Harvest, e até as dicas de restaurantes... Basta acompanhar o blog)

Bons Pesadelos...

27 comentários:

Para ouvir Elvira disse...

Matéria ótima, mas posso fazer uma correção? O shirako não é só o esperma do bacalhau, é também a vesícula seminal dele. Ou seja, as "crianças brancas" vêm de brinde :D

Andressa Q. disse...

Ufaa beber sangue credoo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura disse...

eu sou vegetariana há anos, não como mais essas coisas.
mas OLHE, pode ser nojento, mas eu achava galinha cabidela uma delicia quando eu era criança viu, hahah e também se come sangue coagulado aqui, é só não colocar o vinagre quando tiver preparando.. e acredite, é gostoso. hahah ;x

ve disse...

Minha vó, que é polonesa, sempre fez czernina (pronuncia-se ''tchaernina'') e todos nós comemos desde crianças, é muito bom, apesar de não parecer

Karen disse...

ECA!!! Tipo, sangue de pato? coisa de vampiro!

Rukashi disse...

Não obrigado. Prefiro comer o macarrão com frango!

Arnaldo AS disse...

A porra do peixe me lembrou catupiry

K@RIN@ OLIVEIR@ disse...

PREFIRO MEU CARDÁPIO TRADICIONAL MESMO OBRIGADA.

Anônimo disse...

Sopa de sangue de pato nunca experimentei, mas já comi sangue de pato frito, tipo omelete sabe? E não é tão ruim assim.
hehehe

Gisele disse...

Eu não comeria shiraço. Não engulo nem sêmem humano, quanto mais de peixe O.o

Isa Tiemi :3 disse...

Eca , o do peixe é nojento , mas sangue tem gosto bom ! HAHUAHUAHUAHUA E Galinha Cabidela é gostoso também (: Matéria ótima ! (y)

Amuro-san disse...

kkkkk
adorei a imagem do prato me deu fôme :D

babi disse...

me lembrou catupiry o peixe tambem rs

Daniel O'Malley disse...

Vou ficar na base do miojo mesmo, viu?

hahahahaha

Unknown disse...

Esse do peixe deve ser afrodisíaco! xD

Anônimo disse...

Boa matéria....

Quanto ao sangue de pato.. aqui no Brasil há dois pratos que me lembram muito isso, o Famoso Frango ou Galinha ao Molho Pardo (que nada mais é do que o frango cozido no seu próprio sangue) e que há infinidades de restaurantes que servem isso e as pessoas comem e nem sabe o que é. E aqui no sul especialmente, tem o famoso chouriço... feito com sangue de porco cozido com tempero e acondiciado ans tricas do próprio porco (como se fosse o famoso salame)

Felipe Raoni disse...

uhh q delicia

Marta Macêdo disse...

Er... minha mae adora comer galinha ao molho pardo que como Geovani disse, é a galinha cozida no proprio sangue e eu detesto pq nao como nada com sangue... toda vez que faz aqui em casa, ela tira uma parte da galinha e frita p/ mim. uhehuehuehuehuehuehueuheu maaaaaaaaaassss eu fiquei com nojinho sim, nao vou mentir! Prefiro comer mesmo um galeto com farofa da todos os domingos... hohhohohohooh

Mr. Yck disse...

O sangue de pato eu provava -s
Comer porra não. :X

Dronnus disse...

Imagens off D:

Patricia disse...

só eu que não consigo ver as fotos? =P

Anônimo disse...

Eu tambem não consigo ver as fotos Patricia, e suponho que Le llek tambem não.

Aparece a seguinte mensagem: "Tinypic
This image or video has been moved or deleted."

Letícia Menezes disse...

Infelizmente vou pular este post, maldito tinypic.

Luh-chan disse...

Não consegui ver nenhuma das fotos pelo meu pc... =(

Roy, o Menestrel Sedentário disse...

Hmm, por acaso eu vejo as fotos. Mas não ta certo xD A maioria da aquele erro do tinypic, numa tem uma mina feia fazendo biquinho, na outra uma foto aleatória de uma mesa de PC, na outra um forum ou chat de Pokemon e na ultima um screenshot do Minecraft .-. #lokoissodae

Erika disse...

Aqui tbm *o*