6 de abril de 2011

Unidade 731



O Japão foi palco de um dos maiores segredos da história. Um segredo terrível que ficou guardado por 40 anos nos subsolos japoneses, e sua descoberta fez o governo japonês revelar ao mundo uma história assustadora sobre cobaias humanas para o desenvolvimento de armas biológicas!
[leiamais]
Em 1989, operários que trabalhavam na estação de Shinjuku, em Tóquio, fizeram uma descoberta surpreendente: No subterrâneo, estavam enterrados restos humanos de centenas de pessoas!
Estas pessoas foram cobaias de experiências militares durante a Segunda Guerra Mundial, e eram aprisionadas em um campo de concentração conhecido como Unidade 731, localizado na Manchúria. Com o final da guerra, os corpos e cobaias restantes foram transferidos para o laboratório do médico responsável e ali foram enterrados. O laboratório era localizado à poucos metros de onde os operários encontraram os restos mortais e era conhecido como "Escritório de Purificação da Água", para não levantar suspeitas.



Mapa da China, a Manchúria está localizada na área em destaque laranja no topo, a Unidade 731 ficava na área em vermelho.


A Unidade era comandada por Shirou Ishii, médico da Universidade de Kyoto e microbiólogo do exército que chamara a atenção dos mais poderosos por causa de seu carisma e interesse em pesquisas com armas biológicas. Ele fora promovido em pouco tempo e, com um pouco de pressão em cima dos seus chefes, conseguiu verba e cobaias para começar a sua primeira pesquisa para o desenvolvimento das armas.
Sua primeira missão foi chamada de "Unidade Togo" e seu laboratório da Unidade 731 na Manchúria era enorme. Um complexo gigante com laboratórios e prédios próprios para "manterem" as cobaias. Os escolhidos eram prisioneiros de guerra, criminosos comuns e até "pessoas suspeitas".



Shirou Ishii


Testes de vários tipos de doenças e resistência eram aplicados nos prisioneiros; alguns foram expostos às bactérias do anthrax e da peste, que também eram jogadas em plantações através de aviões; outros eram parcialmente congelados no inverno rigoroso chinês e os soldados batiam em seus braços e pernas com pedaços de pau até que produzissem o tão conhecido som metálico de congelamento, outros eram envenenados com gás, ficavam pendurados de ponta cabeça até morrerem asfixiados, e até tinham ar injetado em suas veias, para acompanhar o processo de formação de embolia nos órgãos humanos.
Tribos inteiras foram submetidas à doenças graves, como a cólera, dissecamentos em cobaias vivas aconteciam sempre, e o dr. Ishii registrava tudo em seus arquivos dizendo que as experiências eram feitas em macacos. Até hoje muitos se surpreendem com a frieza do médico, que em momento algum demonstrara remorso ou culpa, muito menos antes de sua morte em 1959.

Quando a guerra terminou em 1945, as atividades da Unidade 731 foram encerradas, e Ishii conseguiu fazer com que todos os participantes das experiências mantivessem segredo sobre o que acontecia por ali. Até mesmo as cobaias sobreviventes foram induzidas à não revelarem nada do que viram/passaram durante o período em que estiveram aprisionados. Porém, quando o segredo veio à tona em 1989, muitos ex-prisioneiros apareceram e revelaram o que sabiam para o mundo.
Infelizmente poucos receberam a devida atenção, e o governo japonês recusou-se a pagar indenização às vítimas e suas famílias. E mesmo com protestos, um pedido de desculpas - como os alemães fizeram no final da Segunda Guerra - não aconteceu.

A China, o país mais prejudicado com a Unidade (Além da base ser localizada no país, estima-se que mais de 300 000 chineses tenham morrido durante o período de existência da Unidade 731) criou uma réplica do prédio, uma vez que o original fora incendiado pelo exército Imperial após a Segunda Guerra, para mostrar ao povo o que realmente acontecia dentro da Unidade 731. A réplica atualmente funciona como um museu e fica localizado no local da Unidade original, na Manchúria.



Foto do museu


Também existe um filme sobre os acontecimentos na Unidade 731. O filme chama-se Men Behind the Sun (Os Homens Por Trás do Sol, em tradução literal) e contém cenas fortes e detalhadas das experiências sob as quais as cobaias eram submetidas.





Aqui uma cena completa do filme, das experiências nos braços (CENA FORTE)




Os cientistas responsáveis jamais foram punidos pelo que fizeram. Todos tiveram futuros promissores após o término da Unidade 731, com cargos altos no governo (Ishii, por exemplo, tornou-se governador de Tóquio), donos de empresas farmacêuticas e muito mais. Enquanto isso, muitos familiares ainda sofrem a perda de seus entes queridos e lutam para que os culpados acabem na prisão.

Quantos segredos mais o mundo não esconde?

Bons Pesadelos...

66 comentários:

Breja disse...

Bah que foda isso velho curti o/

Kiel D. Hyre disse...

A frieza humana durante As grandes guerras, nunca foi novidade, mas sinceramente... da vontade de cortar as palpebras desse e manter ele vivo só pra ter o prazer de ver os olhos dele ressecarem :]

Modulo 8 disse...

Muito bizarro mesmo, bom post medob!!

Pedro Fernando disse...

E o misterioso caso que anda ocorrendo aqui no Brasil? Bueiros explodindo sem explicação nenhuma, deve ter algo de ruim nos esgotos daqui, só pode.

Amante de Lilith disse...

pow, velho! eu tentei baixar aquele video mas ñ consegui!!!
(queria mostrar a mihna namorada lá no colégio)

T1AO disse...

quero uma tsar pra jogar nesses fdp...

Daniel O'Malley disse...

Ora ora... um Mengele japonês. Pelo menos esse corno não veio se esconder aqui no Brasil também.

TheHunterCode disse...

Como assim? Falou que o segredo era no Japão, e depois no mapa marcou a China? Tóquio fica na China? o.O

ctr disse...

oh shit,os cra ainda vira governador???!??

danilo matanza disse...

SIEG HEIL 14/88

Rafael Bastos disse...

Certa vez vi em um documentario sobre a 2° GM, o relato de um comandante americano que atuara no Pacífico e na Alemannha,e ele disse que por mais cruéis que fossem os alemães, eles não poderiam sequer ser comparados aos Japoneses, devido a sua terrível brutalidade contra o povo Chinês.

Por isso que eu digo que muitas vezes nossa cultura transformao Japão no "coitadinho" por ter tomado duas nukes na cara (merecidas diga-se de passagem), mas nunca fala-se no outro lado da história...

Felippe.w disse...

Nossa lembrei de Resident evil quando li(quem conhece a historia sobe o que eu falo)

Realmente é pertubador pensar em como essas pessoas passaram o tempo com esse médico maluco ¬¬

Tiago disse...

Isso foi no Japão ou na China?

JM disse...

Galera a Unidade 731 ficava na China, mas era dos Japoneses.

A maioria das cobaias eram Chinesas!

Andy disse...

Td bem q o Japão naum eh exatamente um 'coitadinho', mas junte os japoneses e os alemaes q naum chega aos pes dos demonios americanos...

São sim coitadinhos se comparados ao povo q soh sabe o q eh Guerra ( o pessoal do inferno chamado Estados Unidos da América )!!!

Queen disse...

Lol o-o
Lembrei do cartucho amaldiçoado e.. Um dos meus cartuchos do 64 tambem ficaram possuidos hoje XD

(Eu deletei um jogo já salvo com 24 balões, o meu estava com 34, ai quando volto a jogar meu jogo fica com 24, ai um personagem veio falar comigo do nada, ai depois de travar umas 20 vezes o jogo ficou com som de estática, ai sai correndo com medo XD)
Maldito BEN!-q

Bloxinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bloxinho disse...

Belo post Hika, continue com o excelente trabalho.

Leonardo disse...

Depois de saber que O JAPÃO! fazia isso desisto de acreditar que haja alguem bom nesse mundo...

Rebeca disse...

OMG!

Rebeca disse...

Essas últimos dois posts foram ótimos... Adoro saber de fatos assim e SOU LOUCA por posts de lugares abandonados.

Gisele disse...

Bom post, principalmente porque quando se fala em experiências com cobaias humanas na Segunda Guerra temos tendência a lembrar só das feitas por alemães...É legal e útil conhecer o outro lado ;)

Unknown disse...

me lembro de um documentario que assisti falando sobre o que os ingleses faziam na epoca dos imperios, eles mataram em torno de uns 9 milhoes de indianos com trabalhos escravos, isso sem contar as familias dos escravos que nao tinham mais como produzir comida para sustento proprio, ja que os homens eram os que trabalhavam no campo.... dizia no documentario que foi a moir matança de tds, tanto em mortes diretas quanto indiretas e tal... claro que sem compara com as guerras mundiais.... moral da historia: todos os paises tem ou tiveram coisas sombrias na sua historia, todos...

Takezo disse...

Muito interessante o post. JM, só para avisar que achei esse filme e estou baixando, pena que só achei dublado em inglês. Descobri que existem 4 filmes.

* Man Behind the Sun (1988) - Tbm é conhecido como Campo 731 - Bactérias, A Maldade Humana
* Man Behind the Sun 2: Laboratory of the Devil (1992)
* Men Behind the Sun 3: Destroy all Evidence (1994)
* Men Behind the Sun 4: The Nanking Massacre (1995)

Vou continuar procurando os outros títulos de preferência no idioma original. Já achei o 3 e o 4. Depois só vai faltar uma legenda em ptbr para eu postar la no AsianSpace.

abs

Hajime disse...

Vocês falam dos americanos,japoneses e alemõs como se fossem as únicas criaturas estranhas que sempre está escondendo algo...

Mas até no brasil teve campo de concentração e a ditadura nem se fala.


Infelizmente,em todos os paises,tem pessoas dando descasos...


Eu ainda doro o Japão.Não foi o país que fez isso,foram só alguns japoeneses sem noção.

Victor Dias disse...

Foi na china o_o


Enfim,tenso esse post

Unknown disse...

Melhor é a desculpa: "e o dr. Ishii registrava tudo em seus arquivos dizendo que as experiências eram feitas em macacos."
ATA, torturar humanos não pode, mas macacos pode né? Hm.
Odeio isso de usarem animais como cobaias, melhor usar humanos mesmo.

Reinaldo disse...

Povo tonto esse que fica malhando um pais por causa de um caso. Se fosse assim, todo pais deveria levar "nukes" nas fuças, porque FDP tem em qualquer lugar ^^
E ficou meio confuso mesmo, no começo do post diz que o negocio ficava em Toquio, e embaixo já tava falando que ficava na China. Como assim?

Charles C. C. Tsang disse...

Malditos japoneses u.u

Kelly Crystina disse...

Que tenso O.O

Pk Ninguém disse...

Já escrevi sobre eles no meu blog, anos atrás, uma matérias bem superficial, de lá pra cá já li muito mais material sobre o assunto e pensei em refazer o artigo.

Outra coisa, o filme "Men Behind the Sun" teve versão nacional e se chama "Campo 731 Bactérias: a Maldade Humana", mas só existe em VHS.

Pk Ninguém disse...

Esqueci de dizer, há também um filme feito por um diretor russo chamda "Phiolosophy of a Knife"que também fala sobre a Unidade 731, esse filme é mais recente, tem uns 4 anos, se não me engano.

Ana disse...

fontes?

Matheus-kun disse...

Aquele negócio do osso é de verdade? Porque PQP, não sabia se ria ou se chorava.

babi disse...

agr to entendendo porque meus colegas pareçem rato , macaco kkk curti a materia

Felipe Raoni disse...

Vendu issu, da pra dizer q ainda haa mts misterios do mundo a serem desvendadoss

Felipe Raoni disse...

kkk', ow cenas fortes,alias fortissimas

Sirius disse...

vem ca ta todo mundo reclamando dos japoneses, de fato isso e desumano e cruel, mas ainda sim eram prisioneiros e talvez poucos inocentes e pessoas suspeitas oq msm assim n torna o ato justificado nem nada...
mas ninguem paro pra lembra q na guerra do vietina OS AMERICANOS MATARAM ATE MSM CRIANÇAS INCENDIADAS!? n era campo de concentraçao nem nada simplismente explodiam um napalm no meio de 1 vila sem qualquer motivo.
mas... n vejo nenhum post sobre isso ou nenhum filme.


dizer q eles mereceram levar bombas atomicas por isso... e ser mais q imbecil pois os males q a bomba atomica fez sao incomparaveis msm com tamanha atrocidade feita nesse campo 731,o pensamento q leva alguem a dizer isso... n e muito diferente do q levo o doutor ishii a fazer tudo oq fez

Sirius disse...

pra finalizar...

existem pessoas crueis
seja hitler na alemanha,ishii no japao,costa e silva e medici aqui no brasil,stalin na russia,...e por fim o cara q deu insentivo aos americanos da fronteira com o mexico para matar os mexicanos q atraveçam a fronteira como se fossem animais, e sim isso e verdade.

cada 1 e cada 1 devemos usar essas experiencias ruins para nos tornarmos pessoas melhores para constituir uma populaçao melhor... em escala global

Unknown disse...

Guerra é guerra, pior é saber que o governo Chines faz disso pra pior com o próprio povo hoje em dia, deixando milhões vivendo em miséria absoluta tendo que trabalhar como escravos pra intupir nosssos 1.99...

Rise disse...

Sirius, o problema é que a unidade 731 não foi a única violência que os japoneses cometeram contra os chineses. Dê uma lida sobre o Massacre de Nanquim que você vai ver que o buraco é mais embaixo. Uma vez eu li um relato de uma sobrevivente contando como eles chegavam com caminhões e mais caminhões carregados de mulheres (até mesmo as crianças e as bem idosas) pra serem estupradas pelas tropas japonesas. Eles foram bem filhos da puta em solo chinês durante a guerra.

Rise disse...

"e o dr. Ishii registrava tudo em seus arquivos dizendo que as experiências eram feitas em macacos."

Motherf... é de indignar mesmo.

Nibelung disse...

Agora o pessoal está condenando o Japão por crime de guerra, o japão já pagou por isso, mesmo que de forma injusta (com a bomba atômica), mas não vejo ninguém vir aqui para criticar os americanos que já fizeram coisas muito piores como o amigo Sirius disse, mas não vou entrar no mérito da questão...
O pior de tudo é ver gente hipócrita no brasil, achando que somos santinhos nisso tudo, o brasil já cometeu crime de guerra, e dos covardes, pois após mesmo a rendição do paraguai na guerra da tríplice aliança, o responsável pelas tropas brasileiras, Conde D(marido da princesa Isabel), DIZIMOU mais da metade da população masculina paraguaia e o Brasil não pagou por esse crime e ninguém fala disso, não vejo ninguém criticar o Brasil por isso...Antes de criticarem os outros conheçam da própria história do seu país

Sirius disse...

concordo plenamente Rise,porem gostaria de lembrar que todos estes acontecimentos aconteceram sobre o mandato do 1 ministro japones hideki tojo general militar japones e facista assim como fora adolf hitler, n estou justificando atrocidades alguma cometidas por esses 2 homens porem torno a dizer q ambos sao generais logo tornando seus governos violentos como fora tambem outros casos similares como pinochet e os ditadores brasileiros,general sempre sera general assim como qualquer outro militar sua postura com os demais paises sera a msm indepentemente se esta ou n no controle do pais, porem o governo americano nunca se misturou com os militares aumenos nos dois ultimos seculos, nos quais houve inumeras guerras como vietna,iraque,guerra do golfo,baia dos porcos,e sabe-se la quantas guerras no periodo da guerra fria, os estados unidos tem 1 historico de 1 pais violento e repressivo e sempre foi assim durante toda sua historia diferentemente do japao,mas n deicho de fazer a msm pergunta do medo B... quantas atrocidades mais o mundo esconde?....







vlw nibb XD

Unknown disse...

Se ninguém tem pena dos alemães pelo genocídio do seu povo na segunda guerra, pq deveriamos ter dos japoneses pelas 2 merecidas bombas atômicas? Vale lembrar que, assim como os nazistas, o povo japonês tbém se considerava uma raça pura e superior e desejava dominar o mundo, o apoio da população a essa idéia era maciço e o imperador era adorado assim como Hitler, mesmo cometendo todas essas atrocidades

Juliana loyola disse...

Ahh, e se fosse em macacos podia???
pq que ninguem se importa, se é com animais tá tudo lindo sem problemas, ¬¬

ahan saquei entao

ryuzakiimanolo disse...

se eu ver o video provavelmente vou vomitar 8000 vezes =D

Z.R. disse...

o vídeo eu achei fraquinho esperava mas

Anônimo disse...

Credo garota, é melhor medir suas palavras antes de usá-las. Lembre-se de que vc tambem é humana ¬¬

Anônimo disse...

Credo garota, é melhor medir suas palavras antes de usá-las. Lembre-se de que vc tambem é humana ¬¬

Pseudo-leitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pseudo-leitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pseudo-leitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pseudo-leitor disse...

De boa gente....se tratava de uma guerra e como era guerra,isso foi cabivel,porem isso num dah o direito da alemanhã e japão fazer os campos de conentração na segunda guerra mundial,os paises aliados chamar os merenarios amerianos bem no fim da 1ªguerra,os amerianos de invadir o panamá soh pra fazerem um canal,ou da espanha atirar em seus civis na 2ªguerra,os militares fazerem o golpe de 64 soh pq tinham medo q comunistas acabassem com o nosso "estilo de vida" e etc.sabe o q isso tudo tem em comum?neessidade,essas necessidades acontecem sempre entre os paises...e muitas vezes o genocidio eh uma opçao em pauta.
no mundo da politia,guerra ou diplomacia naum ha bonzinhos ,soh dinheiro,ganancia, oportunistas ou vitmas ou ateh héroís como o vietnãm,mas todos são humanos todos querem se dar bem,ser ricos e ter status..."AH MAIS O JAPÃO..." AMIGOS SOU UM ULTRA OTAKU E DIGO...se levassem em consideração a história ao invés dos animes,veria q o japão eh muito odiado pelos propios asiatios jah a muito tempo,desde a epoca yamato. (ps experimenta chamar chinês de japonês vai...)
amo o japão,amo sua cultura e respeito....mas seus superiores eram gananiosos....e como a maioria dos soldados eram muito fiéis,infelizmente não podiam brigar com seus superiores.
alias relembrem -se,na politica e na guerra...bonzinho soh rival morto,alias e a princesa isabel???ela era boazinha por libertar negros?? ou soh queria a industrialização no brasil???
fui flw paz e lembrem-se façam amor naum faça guerra,e as minas daki...se quiser as ajudo com isso kkkk zoas ateh e paz^^

Pseudo-leitor disse...

ps...desculpa anteriormente ou outros posts...eh q meu tc ta quebrado e ta foda ok?
paz^^

Unknown disse...

"Leonardo disse...
Depois de saber que O JAPÃO! fazia isso desisto de acreditar que haja alguem bom nesse mundo..."

--------------------------------------------------

Por favor, não generalizee!!! Como existem pessoas más nesse mundo existem pessoas boas também...

Unknown disse...

Então... o nome real desse filme é "Campo 731, Bactéria, a maldade humana"... já vi ele um monte de vez, tenho inclusive em fita de vídeo... Vi ele a primeira vez quando tinha uns dez anos de idade... Lembro do meu primo falar que tinha um pior, mas não lembro o nome, vou perguntar e te dou a dica!!

Carlos Abreu disse...

Japoneses? Alemães? Americanos?
Chamamos de outros povos pra tirar a nossa responsabilidade. Foram o seres humanos que fizeram isso. Nós. A culpa é dessa nossa raça.

wings disse...

Engracado como que hoje japonese ainda sao vistos como "vitimas" na Segunda Guerra Mundial, uma verdadeira piada!

Unknown disse...

Afinal e na china ou no japão? porque ate a primeira parte e no japão dai depois aparece a china....

Unknown disse...

Na boa, essa historia daria um ótimo jogo de vídeo game.

Karen Ayrosa disse...

Ele afirmava que as experiências eram feitas em macacos, acho que mesmo em macacos não diminui a frieza, porque "macacos" também sentem...

Borat disse...

alguem aceita sorvete?

Anônimo disse...

Eu já havia lido isso em uma revista, mas não continha tantos detalhes assim...
Que horror!!! Só para comprovar que a mente humana é doentia e que se sucumbe facilmente ao bizarro!!

Gustavo H.R. disse...

Incrível o panaca afirmando que 'guerra é guerra e isto é cabível'...

Vá estudar Direito Internacional e Direitos Humanos antes de escrever essas coisas.

Há crimes de guerra, e há atrocidades que nenhuma guerra comporta. Esta foi uma delas.

Unknown disse...

Mas eram em HUMANOS, esses "médicos" falavam que era macacos pelo simples fato dessas cobaias não serem japoneses!