11 de junho de 2011

Os Anjos de Mons

Será que forças divinas interferiram na 1º Guerra Mundial ?

Em 1914 o Exército Britânico estava derrotado em Mons, para Alemanha. Eles tinham 1 soldado para cada 3 alemães. Então os Britânicos decidiram recuar e voltar. Mas uma cavalaria do Imperador Frederico Guilherme bloqueou a passagem dos ingleses, declarando a morte dos soldados.

Mas o óbvio não aconteceu. Os cavalos alemães entraram em pânico e fugiram deixando passagem para os Ingleses irem embora.

O que foi que impediu o massacre e assustou os cavalos Alemães ?

Uma matéria do Evening News de Londres disse que os soldados foram poupados pela visão de um esquadrão de anjos pairando sobre suas cabeças.
O autor do artigo era Arthur Machen, escritor de histórias de terror, e ocultista que participava da Ordem Hermética do Crepúsculo Dourado. Sociedade secreta que participava também Aleister Crowley.
Segundo Machen, sobre a cabeça dos Ingleses existia um exército de arqueiros Ingleses medievais com arcos longos apontados para os Alemães.

Quando os soldados sobreviventes voltaram de Mons, muitos deles contavam a história de uma visão de arqueiros celestiais que confirmava a história de Machen.
O reverendo C. M. Chavasse, capelão do Exército, confirmou que ficou sabendo da história pelo relato de um general de brigada e 2 de seus oficiais que estiveram no campo de batalha.

Vários artigos se espalharam pela Inglaterra.
Se os anjos de Mons foram criados pela imaginação de Machen, sem duvida eles ganharam vida no inconsciente coletivo, e os Ingleses que estavam sendo massacrados acabaram vitoriosos com seus aliados. Os anjos colaboraram na guerra, no mínimo, psicologicamente.


Bons Pesadelos...

36 comentários:

Walter disse...

Incrível como um post sem imagens ou vídeo me fez sentir arrepios... entrei no clima da história e fui imaginando a cena e fiquei realmente arrepiado. Ótima história, independente de ter ocorrido como citado ou não.

Breja disse...

bem massa esse post (y) esse foi dos boms

Leandro disse...

Coisa parecida acontece na biblia, em 1 Reis, quando um exercito tenta levar Elias com eles e o seu ajudante tem medo, então Elias diz, Senhor, faze com que meu servo abra os olhos e veja que os que estão conosco são mais numerosos que os que estão com eles, assim o servo de Elias olha em volta e um exercito de anjos de fogo estão ao redor da casa de Elias. Como dizem, todas as historias já foram contadas, o novo é apenas reinvenção do velho.

Anônimo disse...

adoro o medo b!

Marco K Silva disse...

Deve ser uma imagem um tanto quanto aterrorizadora olhar pra cabeça dos seus inimigos e ver um exército de arqueiros mirando em ti... Eu teria medo D:

Ótimo post, mais histórias assim seriam interessantes de se postar no medo b.

烈 ₣αкє disse...

Anjos de verdade ou não muitas pessoas viram, e ainda mais na guerra eu quero muito acreditar que o que viram era real mas sou cético demais =/. Acredito que como estão na guerra os soldados sabem diferenciar real de ilusão creio que não seja nenhum tipo de ilusão. Será que há mais intervenções divinas da hierarquia angelical no nosso dia-a-dia do que pensamos? Eu acho que sim, mas aida sim o ceticismo me contraria.

Veritas vos Liberabit

wagner disse...

Sei que esse blog não se destina a seriedade ou qualquer preocupação com identificar lendas, boatos ou realidade.
Tenho acompanhado a tempos os artigos, e sempre vi como nunca houve qualquer qualidade dos artigos, sendo esses aparnbtmente escolhidos apenas baeeado em sensacionalismo.

Mas, dessa vez, escrevo pois conheço bem essa bobagem dos "Anjos de Mons".

Isso nunca aconteceu de verdade. Foi apenas uma lenda urbana tola, que se originou de um conto escrito pelo escritor Arthur Machen. e do qual muitas pessoas, que nem estiveram na cidade na época começaram a participar dessa lenda.
Se ao invés de postarem tantos comentários infantis e bobos alguém se desse ao trabalho de usar qualquer search para "Anjos de mons", "Mons" ou algo do gênero, aprenderia a dar menos atenção a bobagens e mais a fatos da vida.

http://en.wikipedia.org/wiki/Angels_of_mons

http://en.wikipedia.org/wiki/Arthur_Machen

E, a propósito, a cidade de Mons foi arrasada e ocupada pelos nazistas durante anos. Mons nunca foi salva por nenhum milagre.

Lamento ler que a maior parte dos comentários mostram uma burrice enorme.

Lúcifer Heritage disse...

legal o artigo mais não é Ordem Hermética do Crepúsculo Dourado e sim ordem hermetica da aurora dourada.

Anônimo disse...

Não creio nisso, nessa época muitos lugares como a Inglaterra certamente, era movida por religião, e cavalos são tão valentes assim? K
acho que não em?
cavalos se assustam facil, para fazer eles sairem do caminho era apenas dar um tiro para o céu que eles saiam e os relatos dos anjos nunca existiu, certamente os soldados ingleses falaram que foram protegidos por anjos para aumentar a crença das pessoas.

Marta Macêdo disse...

Nossa... que legal!! Os anjos dominarão o mundo!!! heueuhehuehuehuehuhue xD

Wagner tão inteligente... valeu pelos links e pela aula de historia! ;)
E se você não acredita, td bem, mas não precisa escrachar com o post. Achou ruim? Pesquise e dê uma boa sugestão para o próximo assunto. =)

Criticar é fácil, fazer melhor ninguém quer. =x

P.S.: Desculpe Medob ou qualquer pessoa que venha a se ofender com meu comentario, mas eu precisava dizer isso... xD

Anônimo disse...

Ai gente,eu não preciso ficar procurando se é verdadeiro ou não,até pq cada um acredita no que quer. Eu só comento oq eu achei do post,e vou ler outro.

Medo B. disse...

wagner

Retirado da sua própria fonte:
"A única prova real de visões do real chamado soldados servindo fornecidas durante o debate, afirmou que teve visões de cavaleiros fantasmas, não anjos ou arqueiros, e isto ocorreu durante o retiro"

Traduzido pelo google.

Lá também afirma que é uma lenda, que saiu de uma "histeria coletiva". Isso está no texto aqui do MEDO B.
É só ler com calma que está tudo ali direitinho. Verdadeiro ou não, não é uma simples história, é uma lenda que tem vida até hoje naquela cidade

Respeite os leitores, e leia com a mente aberta.

Não queira apagar um fato da história
Digamos que eu leio as coisas com a mente aberta demais, e você le a mesma coisa com a mente fechada demais.

Gabriel Hermann disse...

Sao Anjos ou sao demonios??? hahahahaha malditos ingleses

wagner disse...

Para Marta Macedo:

Já pesquisei e coloquei o comentário e os links. Vá ler voce. Estão lá.

Não preciso dar sugestão. O blog não é meu. Sou uma pessoa que postou um comentário, como voce.
Na verdade, se voce leu com atenção, uma sugestão minha já está embutida em meu comentário aqui reproduzido: "Se ao invés de postarem tantos comentários infantis e bobos alguém se desse ao trabalho de usar qualquer search para "Anjos de mons", "Mons" ou algo do gênero, aprenderia a dar menos atenção a bobagens e mais a fatos da vida."

Que tal voce considerar essa sugestão?

"Criticar é fácil, fazer melhor ninguém quer. =x" Isso é o que voce escreveu? E voce? Eu critiquei e fiz minha pesquisa. faça melhor do que isso.
...........................................

Para Medo B: Não, voce nao mostra a mente aberta. Voce mostra uma tendência para destacar o que soa mais sensacionalista e tolo.
Não escrachei. Se eu quisesse fazer isso, eu escreveria palavrões, e não o que que escrevi.

A parte sobre a histeria coletiva em seu texto qual seria?

Seria "Se os anjos de Mons foram criados pela imaginação de Machen, sem duvida eles ganharam vida no inconsciente coletivo, e os Ingleses que estavam sendo massacrados acabaram vitoriosos com seus aliados. Os anjos colaboraram na guerra, no mínimo, psicologicamente."?

Não apaguei um fato da História. Eu descrevi melhor, sem querer me apegar a superstição.
Não sou um troll, não desejo apenas implicar por nenhum prazer de bagunçar um blog e seus comentários.

Gabriel disse...

Incrível como um post sem imagens ou vídeo me fez sentir arrepios... entrei no clima da história e fui imaginando a cena e fiquei realmente arrepiado. Ótima história, independente de ter ocorrido como citado ou não. 2

carol_libermann disse...

Wagner, engraçado que você prega tanto a busca pela seriedade e credibilidade do post e aponta como fonte primária de busca por essa verdade a ....... wikipédia..... hmm, sem comentários. Sim, muito provavelmente essa história é só uma lenda, mas, com antropóloga e fã do medob, posso defender aqui a importância das lendas e mitos na construção da história humana. Muitas vezes, elas são criadas em situação de conflito para levantar a moral das tropas, da população, e podem, sim, levar à vitória de uma guerra pelo incentivo psicológico, como bem lembrado no post. A criação de heróis, como Vassili Zaitsev (que existiu, mas teve seus feitos batante ampliados para levantar a moral das tropas russas em Stalingrado, na Segunda Guerra)é um bom exemplo histórico disso. E seja um pouco mais delicado em suas críticas.

Henrique Rodrigues disse...

toma medo b, fica postando as coisas sem confirma a verdade acaba acontecendo isso leva owend do leitor , uma coisa não precisa ser real pra dar medo,por isso não vejo motivo de não dizer se a fonte é verdadeira ou não,tambem isso não aconteceria se os leitores no minimo usasse o google pra dar uma pesquisada antes de postar...

wagner disse...

Carol:

Sei sobre a falta de seriedade em muitos artigos da Wikipedia. Foi um exemplo escolhido apenas porque era prático.

Se voce não leu direito, eu também escrevi: "Se ao invés de postarem tantos comentários infantis e bobos alguém se desse ao trabalho de usar qualquer search para "Anjos de mons", "Mons" ou algo do gênero, aprenderia a dar menos atenção a bobagens e mais a fatos da vida." Voce lembra disso? Isso não inclui apenas a Wikipedia.

Mas, se voce é tão fã do MedoB voce apoia a superstição e a ignorância?

Não importa se voce é antropóloga. Conheço sobre o atirador Vassilli. Apesar do valor das lendas, voce pode dizer que lendas só tem função positiva na História?
........................................................................................
Delicado? Então, o que incomoda voce são as palavras (infantis, bobos,bobagem, burrice) que usei? Recomendo deixar isso de lado Eu poderia ser muito mais indelicado se usasse palavrões, mas não poderia fazer isso aqui. O webmaster tem o poder de retirar meus comentários se acreditar que eles são ofensivos ou que ultrapassam limites.

Se meu comentário está postado aqui, é porque não há problemas com ele, e ele está dentro dos padrões. Então, não me fale em ser indelicado.

JM disse...

Henrique Rodrigues

Para sua informação eu pesquiso todos os posts antes de postar. Mas como deixo claro lá nas informações sobre o blog(É só clicar em "sobre" lá em cima), o MEDO B é um site de diversão com o terror.
Não me comprometo com a verdade, apenas com a diversão da sensação do MEDO.
Não vou dar a fonte pq isso que torna a coisa mais divertida, se o leitor for mais curioso, ele pode ir atrás das informações sobre o post.

Wagner

Vc tem todo direito de colocar os posts em debates eu nunca apago nenhum comentário. A ofensa que foi dita é sobre seu comentário da atitude dos leitores.

No seu comentário vc diz: "Sei que esse blog não se destina a seriedade"
Então o blog não é "Sensacionalista" eu já deixo claro que as coisas aqui podem não ser reais, é apenas diversão.

Sobre esse post:
Você não pode negar que os soldados voltaram em retirada afirmando terem visto alguma coisa do tipo "fantasma". E também não pode negar que o Marchen participava de uma seita ocultista..

Então, se é verdade ou não, quem prova ?


MEDO B

wagner disse...

Voce está irritado? Pelas suas palavras, parece que está ofendido. Mas, não foi minha intenção.

Voce é o dono e presumo, o webmaster do blog. Voce tem o direio de postar os artigos que bem desejar sem interferência de outras pessoas. Isso é um fato.

Mas, o blog é de acesso público. Eu tenho o direito de postar os comentáios que eu desejar desde que não ultrapassem limites. Voce não concorda com isso?

Não desejo prolongar mais essa questão, todas as pessoas tem outros assuntos para tratar.

Voce escreveu: "Você não pode negar que os soldados voltaram em retirada afirmando terem visto alguma coisa do tipo "fantasma". E também não pode negar que o Marchen participava de uma seita ocultista..

Então, se é verdade ou não, quem prova ?"

Como eu havia dito, essa parte dos soldados que teriam se retirado com essas afirmações, é falsa. Nunca aconteceu.

E, sobre "Se é verdade ou não, quem prova?" Não, eu não provo. E voce?
Ao invés de ficar nervoso, que tal voce considerar essa pequena discussão como uma pequena lição para daqui por diante tomar mais cuidado ao escrever seus artigos? Não eu, mas pessoas muito piores e grosseiras do que eu podem realmente dar uma de trolls e postar coisas realmentes ofensivas aqui.
Eu posso garantir que eu sou o mais educado de todas essas pessoas. Como eu havia dito, não sou um troll.

Se voce ficou ofendido, não tenho probelmas em deixar que voce poste o último comentário aqui, pois o ultimo a postar, é meio que considerado o "vencedor" da questão, ou discussão. Não é?

Mas, devo deixar uma coisa clara. Eu leio o MedoB com frequência. Sempre que eu ler outro artigo o qual eu discorde, assim como esse assunto sobre os Anjos de Mons, eu voltarei a postar comentários e manifestar minhas opiniões.
Entrendido?

JM disse...

Wagner

Nãoo fiquei irritado não rsrsrs :)
Desculpa se pareceu assim.

Na verdade quem me irritou foi o comentário do Henrique.
Mas ignore.

Vc afirmou que a volta dos soldados contando as histórias é falsa, mas então onde vc tem essa informação que é falsa ?

Eu gosto dos debates aqui nos comentários, normalmente eu nem me envolvo, hj que resolvi participar.

Também não faço o blog com copy e cola, eu gosto de assuntos sobrenaturais a muitos anos. Esse post e essas informações eu tirei do livro "Fenomenos Estranhos". Muitos posts aqui eu pesquiso antes de publicar :)

MEDO B

Anônimo disse...

Acabou a discussão
Agora que estava ficando legal?:(
Não, eu não quero participar.
Bem,acho que o blog é só pra diversão.
Se é real ou falso, não importa. As vezes cansa ficar trabalhando, estudando, etc. O que queremos aqui é fugir de tudo isso só por um instante.


Só por curiosidade, era o vestibular da UERJ que você disse que ia fazer João? Se for, que consiga fazer uma boa prova amanha.

Cristian disse...

"Sei sobre a falta de seriedade em muitos artigos da Wikipedia."

Como bom nerd, eu sei de informações do wikipédia.

Faça o seguinte, entre em um documento qualquer de lá, edite-o com uma informação não real.
O tempo máximo que essa informação permanecerá lá será de 8 segundos.
Não diga bobagens.

Quanto ao post:
Como o próprio JM disse, o blog é feito para diversão com o terror, se fosse assim eu acreditaria que lobisomens, pés-grandes e unicórnios existem. Não acredito, mas gosto das histórias, e é por isso que eu visito o blog quase que diariamente.
Outra coisa, o blog pode ser público, tudo bem, você pode postar, só acho que, se não gosta, ou tenha qualquer crítica que não possa ser aproveitada (seja essa boa ou ruim) não poste comentários, isso só vai fazer com que o pessoal que visita e gosta do blog fique irritado.
Estamos aqui procurando diversão, não estresse.

JM, você tem feito um ótimo trabalho com o blog, em todos os aspectos. Parabéns.

Henrique Rodrigues disse...

legal atitude do blog de responder os leitores a ''owend'' foi so brincadeira mas uma critica que eu fasso que o blog podia postar mais caso sobrenaturais reais porque não é possivel que todos os videos lendas tudo seja fake, e tem muitos misterios que ainda não tem explicaçao. encare como uma critica construtica como vcs postam bastante creppistas (acho que é isso o nome) poderiam fazer mais materias reais e dificil achar mas tem. como eu disse no outro comentario não é preciso ser real pra dar medo por isso eu não vi o motivo de não divulgar se é real ou não mas isso é com vcs do blog e eu respeito a opinião de vcs de não divulgar. ps não comento mas sempre leio o blog. e gostaria se possivel de mais materias ''reais''.

Anônimo disse...

Wagner, nao gosta do blog crie o seu blog de ''historia'' e se divirta ;D

Anônimo disse...

Vamos fazer o seguinte:no próximo post vamos passar a tarde toda na internet/biblioteca para saber se o assunto é realmente verdadeiro,pra não escrever besteira nos comentários e termos fama de burros e infantis.
Já que é muito necessário,em todos os casos sem excessão,que nós saibamos se o fato é verdadeiro ou não,para depois ter o livre arbitrio de acreditar ou não.

Cindy disse...

Wagner querendo fazer sucesso, pagando d conhecedor e tirando seus argumentos do...



WIKIPEDIA.


/euri

Pronto, amigo, vc já fez sucesso. Agora, deixa um blog q realmente tem tendência a sensacionalismo (afinal, estamos falando d sustos e terror e besteirinhas desse tipo), e só quer DIVERTIR em paz e vai passar a tarde consertando os erros d concordância e português do Wiki, por favor.

Marta Macêdo disse...

Wagner, eu não vi sugestão sua para nada, só vi você batendo na mesma tecla de veracidade dos posts... sei que o blog não é seu, mas tenho certeza que o medob sempre aceita sugestões de assuntos como já vi várias vezes e claro, colocando a devida referência aos leitores que recomendaram. Então até você voltar aqui e der uma sugestão BOA e que nos dê muito MEDO, não quero saber se verdadeira ou não, aí sim...td bem. O blog é para diversão e medo e não para saber se algo é verdade ou não. Se fosse assim eu estaria visitando páginas de história ou de documentários. E sim, tenho que concordar que a wikipédia tem uma porcentagem boa aí com informações de fonte duvidosa. =x

Mas, tipo, mais uma vez me desculpo por tocar nesse assunto ae... uhehuehuehuehu vcs me conhecem, geralmente nem sou séria assim... sou até legal! =D

wagner disse...

Puxa, me sinto mal em fazer um novo posto, pelo que eu havia escrito no anterior. Peço desculpas por isso, ainda mais porque esse post dos Anjos de Mons já é um post superado...
Pelas respostas abaixo, voce poderão ver que eu realmente frequento e leio o MedoB... Mas, já que outras pessoas se manifestaram me ofendendo , aqui vai:
...................................................................................................................................................................
Cindy: Sucesso? Será que voce chegou a pensar que eu estava escrevendo aqui desejando algum tipo de sucesso ou atenção? Se for, voce está muito errada.

" e vai passar a tarde consertando os erros d concordância e português do Wiki, por favor."

Porque não vai voce fazer isso? Não conheço voce e voce não me conhece. Vá dar ordens para sua mãe.
..........................................................................................................................................

Marta Macêdo: Se voce não consegue entender, a minha sugestão era de parar de ler besteiras, e tentar procurar informação a respeito desse artigo em algum search.
Voce escreveu: "Se fosse assim eu estaria visitando páginas de história ou de documentários. "

Sabe, seria bom que voce fizesse isso. Não te conheço, mas aceito suas desculpas.
........................................................................................................

Wwe: Quem disse que eu não gosto desse blog? A propósito, guarde essa idéia para voce mesmo. Não preciso criar nenhum blog. Essa foi uma sugestão bem idiota.
..................................................................................................
".-. disse...

Vamos fazer o seguinte:no próximo post vamos passar a tarde toda na internet/biblioteca para saber se o assunto é realmente verdadeiro,pra não escrever besteira nos comentários e termos fama de burros e infantis.
Já que é muito necessário,em todos os casos sem excessão,que nós saibamos se o fato é verdadeiro ou não,para depois ter o livre arbitrio de acreditar ou não."

Esse foi o comentário mais inteligente que li.
.......................................................................................................................
Cristian, não seja burro. Quero acreditar que voce é uma pessoa inteligente, não é?
Acho que esse lado da Wikipedia é conhecido. Mas, se voce não teve a capacidade de ler tudo o que escrevi, mas então, deixe-me transcrever:
"Se ao invés de postarem tantos comentários infantis e bobos alguém se desse ao trabalho de usar qualquer search para "Anjos de mons", "Mons" ou algo do gênero, aprenderia a dar menos atenção a bobagens e mais a fatos da vida." Voce lembra disso?
.......................................................................................................................................................
Jim: Sem problemas. Espero que voce não esteja se referindo ao livro "Fenômenos Estranhos" do Charles Berlitz, não é? Se o comentáio que lhe incomodou foi o do Henrique, por que voce "descarregou" em mim?

Cindy disse...

Ué, vc tava dando ordens pro coitado do dono do blog (mandando ele parar com certos tipos d post, escolher mais "fatos da vida" mimimimiiii-não-entendi-o-conceito-do-blog), pq eu não posso mandar em vc?!


E mais baixo q pegar referência do Wikipedia - por mais fundo do poço q isso seja - é botar a mãe no meio, véio!! KKKKKKKKKKKKKKKKK! XDDD Arrume coisas mais inteligentes e menos idiotas pra falar quando vai responder, ok? Ops, ache q vc comece a choramingar q eu tô mandando rm vc... é só um palpite, tá? Kkkkkkkkkk!! XDDD

wagner disse...

É uma ordem? Se for uma ordem, quero que voce vá para o inferno.
Porém, se for uma sugestão sincera, eu agradeço realmente.
Não gostou da mãe no meio? Então, use o pouco cérebro que voce tem antes de fazer um comentário idiota.

Mas... Não, obrigado. Eu prefiro continuar frequentando o Medo B, lendo todos os posts e fazendo os meus comentários ou críticas sempre que eu assim o desejar.. Será que voce vê algum problema nisso?

carol_libermann disse...

Ai gente, desculpa por reabrir a discussão, mas só tive tempo de dar uma olhada no que estava se passando agora, e senti a necessidade de uma tréplica minha ao Wagner... Não, Wagner, não apoio a "superstição e a ignorância",apoio a ficção como um recurso válido na produção do medo, contanto que o leitor tenha senso crítico para encarar um fato ficcional ou lendário pelo que é em sua essência. Quanto à questão das lendas, o assunto é longo e complexo demais para ser debatido aqui (é, inclusive, minha área de estudo), mas teria o maior prazer em retomar a discussão com você em outro contexto. E quanto à delicadeza, referia-me ao fato de você ter chamado os leitores de burros, quando em seu próprio comentário, para desbancar a veracidade da lenda, disse que Mons havia sido invadida e dominada pelos nazistas. Nazistas, na I Guerra??? Achei que havia colocado esse questionamento no meu post, mas não coloquei, e talvez por isso essa parte de minha crítica não tenha parecido clara. Um abraço.

Rise disse...

Conan Doyle chegou a estudar esse caso. Ele dedicou um capítulo a respeito num dos volumes de "The British Campaign in France and Flanders". Inclusive existe um artigo bem interessante intitulado "The Case of the Elusive Angel of Mons" onde eles investigam o assunto usando a metodologia de Doyle. :T

antony disse...

oi,eu adoro esse blog
sabe,de certa forma eu acho que o debate ajuda a melhorar tudo(desde que se mantenha o respeito) então creio que é bom se de certa formas ajudarmos o pessoal da staff
e por favor,
mandem os trolls pro inferno

Cindy disse...

O cara faz um super ode a inteligência e ao pensamento, e blablablá... e manda eu ir pro Inferno, xinga a mãe, e fica putinho da vida só pq eu rebato bobagens q ele fala.


Eu hein, d onde ele tira tanta inspiração, do Wikipedia?! XDD Kkkkkkkkkkkkkkk!

Marta Macêdo disse...

Só quero dizer ao Wagner que eu em momento nenhum ofendi ninguém, mas sempre peço desculpas caso algo que eu escreva venha a ofender, pois ninguém esta insento de mal entendidos... e quando falei sobre sites de documentários ou de história eu não estava criticando, pelo contrário, eu adoro esse tipo de site.
E aproveitando aqui, gostaria muito de ter o seu contato carol, se possível, pois adoro lendas!! *-*