29 de junho de 2011

Torturas no Brasil

A Manuh escreveu um post sobre os métodos de tortura que foram usados no Brasil na época da ditadura... Eu não estava mais postando esse tipo de assunto no MEDO B mas como já passou por aqui Torturas da China e dos EUA, eu liberei o post com as Torturas do Brasil...


As práticas de torturas foram utilizadas em grande escala, principalmente nos dois maiores períodos ditatórias que o Brasil viveu, sendo eles o do Estado Novo (1934-1945) e do regime militar (1964-1985).


Durante esses períodos, com maior intensidade no regime militar, a população foi impedida de exercer seu direito de participação das decisões do governo. O funcionamento do Estado de terror separava a população brasileira em dos grupos: o grupo dos “verdadeiros cidadãos” (aqueles que na época aceitavam o regime) e o grupo dos “inimigos internos” (que no caso seriam os comunistas, opositores o regime e traidores dos princípios democráticos).

As formas de torturas variavam dependendo da região, por exemplo, em São Paulo e Rio de Janeiro preferiam usar “pau-de-arara”, em Minas Gerais davam preferências a outros métodos, isso não quer dizer que não recorriam a esse. O grau de sofrimento da tortura aumentava principalmente se o torturado fosse “queixo-duro”, isto é, aquele que não soltava informações facilmente, este sofria mais e mais até responder o que era pedido ou morrer.

[leiamais]
As formas de torturas mais conhecidas até agora, extraídas de relatos dos próprios torturados e torturadores são:

PAU-DE-ARARA – O método mais conhecido, pelo menos, acho que todos já ouviram falar dessa tortura, onde o preso ficava semi nu, com pé e mãos amarrados e pendurados por uma barra de ferro que era fixada entre cavaletes, essa posição causa fortes dores e atrozes no corpo, o preso além de ficar suspenso agüentando o próprio peso do corpo, recebia choques, pancadas e
era queimado com cigarro.


CADEIRA DO DRAGÃO – Nesse método o preso era obrigado a sentar-se na cadeira, totalmente nu, e recebia choques pelo corpo todo, para aumentar a intensidade dos choques, alguns torturadores colocavam também nos prisioneiros um balde de metal.

BALÉ NO PEDREGULHO – O preso “bailava” sobre pedregulhos com pontas agudas, como tentativa de amenizar a dor que sentia por ter os pés perfurados, além de agüentar isso o preso teria que suportar temperaturas abaixo de zero com água gelada e as palmatórias em lugares sensíveis.

TELEFONE – O “telefone” era uma das formas mais cruéis de tortura, no final o preso poderia ficar com os tímpanos rompidos e assim perder a audição, na entrevista que o ex-tentente Araújo deu a Veja ele descreve o método :

“Araújo - Tinha gente que dizia que no telefone vinha inscrito US Army (indicando que era produto das Forças Armadas americanas). Balela. Era 100% brasileiro. O método foi muito usado nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas o nosso equipamento era brasileiro.

Veja — E o que é o telefone?

Araújo — É uma corrente de baixa amperagem e alta voltagem.

Veja — De quanto?

Araújo — Posso pegar o manual para informar com certeza. Mas não tem perigo de fazer mal. Eu gostava muito de ligar nas duas pontas dos dedos. Pode ligar numa mão e na orelha, mas sempre do mesmo lado do corpo. O sujeito fica arrasado. O que não se pode fazer é deixar a corrente passar pelo coração. Aí mata.”



AFOGAMENTO NA CALDA DA VERDADE – O torturado tinha a cabeça mergulhada em um balde ou tanque cheio de água com detritos (urina, fezes, vômitos). Depois disso, o preso ficava vários dias sem poder se banhar como complemento da tortura, que tinha como objetivo reduzir a auto-estima.

AFOGAMENTO COM CAPUZ – A cabeça do preso era encapuzada e submergida em córregos ou tanques com água turva. Quando o prisioneiro tentava respirar, o capuz molhado entrava nas suas narinas, deixando o sem fôlego resultando em um mal-estar horrível.

MAMADEIRA DE SUBVERSIVO – Esse método era utilizado quando o preso estava sofrendo outra tortura como o pau-de-arara. Os torturadores davam para o preso uma “mamadeira” com urina quente e forçado a boca da vítima que era forçada a engoli.


SORO DA VERDADE – Injetava-se no preso pentotal sódico, uma droga que produz sonolência e reduz as inibições. Sob os efeitos do “soro da verdade”, o preso contava coisas que sóbrio não falaria. Não era totalmente confiável as declarações do preso sob o efeito da droga, e ela poderia levar a morte.

MASSAGEM – Enquanto o preso estava encapuzado e algemado, o torturador massageava de forma violenta os nervos mais sensíveis do corpo do preso. Essa massagem além de trazer muita dor, causava paralisação no corpo da vítima.

GELADEIRA – Dentro de uma cela minúscula, o preso era colocado e nela não conseguia ao menos ficar em pé, os torturadores mudavam o sistema de refrigeração do frio ao calor extremo, além de agüentar a mudança drástica de temperatura, o preso também tinha que suportar os altos falantes com ruídos irritantes. Essa tortura era longa, durava dias, e o prisioneiro era privado de água e alimentação.

Essas foram algumas das torturas mais utilizadas, que tinham como objetivo além de conseguir informações era zerar a auto-estima dos “inimigos internos” para que assim futuramente eles não tentassem agir contra o sistema novamente. Os torturadores não faziam distinção entre homens e mulheres, os dois recebiam as mesmas torturas. No entanto, as mulheres além das
torturas eram estupradas e tinham que atender as fantasias sexuais de seus torturadores, não há muitos relatos de abuso sexual em homens. Depois os corpos daqueles que não sobrevivam às torturas recebiam laudos falso de causa da morte e muitas vezes eram enterrados como indigente, para se mascarar essa realidade sombria das torturas.


Nota: Este post não tem como objetivo explicar todo o terror que foi a Ditadura Militar no Brasil, ou mostrar os culpados e heróis desta época.Quero dar enfoque apenas nas formas de torturas mais conhecidas.

Post da @manuh8D
Bons Pesadelos...

34 comentários:

Charles C. C. Tsang disse...

O povo da época deve ter sofrido pacas

Macaco Pipi disse...

AEEEEEEE...dos criadores de Nova Quahog, Gengiva de Vaca e o antigo Animes City...

quero te convidar pra pré-estréia de um novo agregador que iremos lançar em breve!

www.linkdahora.com.br

Tentaremos ser o maior diferencial em agregadores! Com muitas diferenciações e parcerias fortes.

A área de cadastro já está pronta e avisaremos todos os cadastrados quando entrarmos no ar!

Visite e faça seu cadastro!

***CASO JÁ TENHA SE CADASTRADO, IGNORE ESSA MENSAGEM E DESCULPE A REPETIÇÃO!

Bia Kohle disse...

Aí sim! Parabéns pelo post, Medo B! Gostei mesmo.

Até associei a tortura da geladeira com uma prova que eu ví no Big Brother Brasil. SKAPOSOKPAKOPSKOAP

Anônimo disse...

Isso foi até pouco perto da epoca da ditadura chinesa, as torturas eram bem piores, epoca da 2° guerra tambem tinham torturas fodas, medo se não posto ainda eu recomendo a postar o post vai ser muito bom.

fabio disse...

Tenho Vergonha de ser Brasileiro...

Unknown disse...

Ahhh! a criatividade humana, sempre superando as expectativas.

Bruno-Kenpachi disse...

Tem vergonha de ser Brasileiro?vai pro Iraque então.

noite disse...

cruel.

babi disse...

diminuir a auto-estima acho que dava pra leva tranquilo, do jeito que eu so boba ia tira sarro da minha cara rs

Caixa de Pandora disse...

Qnd vc disse do abuso sexual em homens, realmente não havia, mas havia o empalamento com o cacetete, muitos morriam nessa prática, um dos casos chegou até msmo a ONU.

Juventude B disse...

deveria ter sido tenso essa epoca para quem nao era militar '-'

Anônimo disse...

Fabio vergonha? Vai morar no Irã la no Oriente Medio, Arábia, Coreia do Norte esses paises bem baixos e você vai ver oque é vergonha.

La essas praticas são aplicadas até hoje e bem pior ainda.

Ramon disse...

Como deve ter sido difícil ser comunista nessa época! tbm acho que não era necessário esses esclarecimentos finais, afinal o blog existe pra mostrar esse tipo de coisa.

lostgirl disse...

não queres fazer um post sobre a tortura na ditadura portuguesa(1933-1974)?

Habex disse...

Só para completar, exitia uma tortura nas cadeias aqui de Minas Gerais que a pouco tempo atrás era praticada. Não tem um nome específico mas funcionava da seguinte forma:
Era colocado um cano de PVC no anus do detento e logo após colocava um fio de arame farpado dentro do cano de PVC, depois tirava o cano PVC e deixava so o arame farpado para o proprio detento poder tirar. Espero ter ajudado e feito voces pensarem como era ;D OSTIMO BLOG.

gutoreis7 disse...

bom post,
as pessoas sofriam pa caralho neah...

LuKs disse...

O post foi ótimo. Não sei pq o "MedoB" não quer mais esses posts por aqui e, no lugar deles, fica postando seriados bobos como o tal Mortal Kombat...

Cláudio júnior disse...

Quer dizer que voce tem é vergonha é Fabio???
Então se mata logo...falando em matar eu acho que bandido tinha de forer isso ai..mesmo se fosse filho meu, bandido bom é bandidinho morto. aqueles que dizem NAO DÁ EM NADA..

MAXIMA disse...

Se não me engano saiu uma matéria no mundo estranho falando sobre isso e tals, (tanto que a segunda imagem eu reconheci de lá) mas muito boas

★ Шαgиєя Viєiяα ® disse...

coisa bizarra isso ai sacanagen faze essas merda com os outros

Marcos disse...

olha pelo lado bom seis virao que tipo de comunismo eles queriam implatar o povo um igual da russia procura no google pra ver como era pra ver como era terrivel

Priscila disse...

Cláudio
qnd vc diz que bandido bom é bandido morto, vc devia pensar que essas pessoas nem direito a um julgamento tinham, já eram levadas direto as torturas.
No Brasil existe o princípio da presunção de inocência, que diz que todos são inocentes até que se provem o contrário.
Essa coisa de que bandido bom é morto e que direitos humanos é para bandidos é um triste legado da ditadura militar.
Todos presos têm direito as suas garantias constitucionais.

RafaGonça disse...

Tinha isso tudo na novela "Amor & Revolução" mas o cagão do autor(Tiago Santiago) tirou tudo! ¬¬

MasterGene disse...

meu pai aprendeu tecnicas de tortura no final da ditadura ,quando ele serviu..algumas torturas são bem eficientes ...hahaha mas eu não recomendo xD

Hades XII disse...

Não Sou Velho mais desde que me conheço por gente sei dessas torturas da época da ditadura é interessante saber que até no brasil teve isso.

Muito Bom Adorei

Bons Pesadelos

UJS disse...

''Nota: Este post não tem como objetivo explicar todo o terror que foi a Ditadura Militar no Brasil, ou mostrar os culpados e heróis desta época.Quero dar enfoque apenas nas formas de torturas mais conhecidas''

CUZÃO...

Tardigrado disse...

Muito boa sua seleção de métodos de tortura. Fez uma ótima pesquisa sobre isso, algumas eu nunca tinha visto na net (só em livros e revistas).

Mas discordo totalmente da sua posição quanto ao "terror" que foi o governo militar brasileiro. Estou quase me formando em Ciência Politica, e posso provar academicamente pra você que não foi bem assim como a mídia gosta de contar não. Tem muita mentira nessa história.

Mas enfim, aqui não é lugar de discutir politica. ehehe

Aproveitando sua postagem, já que você fez essa ótima pesquisa dos métodos que os militares usavam, seria interssante ver o outro lado também, falando sobre os métodos de tortura, terrorismo e assassinato (justiçamento) que os comunistas usavam na época, contra os militares e civis.

Tardigrado disse...

Priscila, não se pode mais julgar se é uma boa lei ou má?

Quem ja foi vitima de bandidos, ou tem na familia alguem que passou por isso, ou ainda, estuda segurança do ponto de vista de quem faz mesmo segurança (e não os "especialistas" da TV), costuma ter uma visão mais dura mesmo. Quer acabar com o problema logo. E o problema nesse caso são essas criaturas que muitas vezes nem deveriam ser chamadas de gente.

Como disse antes, a história esta mal contada. Nao da pra fazer juizo de valor sem conhecer mais e melhor os fatos.

Priscila disse...

Diego,
em momento algum eu disse que se não se pode julgar se a lei é boa ou má.
O que defendo é que essas pessoas como vc di que nem deveriam ser chamadas de gente, independente de serem criminosas ou não são seres humanos e devem ser tratadas como tal.

Quanto a política da época deveriam abrir os arquivos ai sim veriamos a verdadeira face do regime.
Cabe ressaltar que os campos de treinamento de torturas mtas vezes eram financiados por grandes empresas estrangeiras.

Anônimo disse...

é por causa disso que hoje o exército não é mais respeitado. Quando me escolheram pra servir, no começo do ano, quase chorei. Achava que iriam me espancar, botar pra lavar chão o dia inteiro, qualquer coisinha tinha que "pagar 10", mas qdo realmente passei a fazer parte do exército, vi que não era nada disso.
Os militares que trabalham lá são todos pais de família, todos ja passaram o que nós passamos, e tem sido muito tranquilo até agora. O problema é que o PT, por ter lutado contra essa ditadura, não dá aumento de salário pros militares, que são muito mal pagos, e as carreiras militares acabam por excercer fascínio mesmo, só nos garotos mais pobres, menos estudados, que sabem q não vão conseguir um curso superior.
E bem que o MedoB discutiu cmg dizendo que não valia a pena ter votado na Dilma. Deveria ter te ouvido =]

anja ou demônia disse...

pra quem defende os assassinos ,golpistas,saibam que os milicos,não estavam defendendo o povo brasileiro de uma ditadura comunista,eles estavam defendendo os interesses da elite brasileira,entre eles ,muitos milicos ,que eram desde sempre donos de terras,e dos americanos.O Brasil na epoca colocou um presidente eleito democraticamente,o povo elegeu Jango,mas Jango queria fazer reformas,uma delas era a reforma agraria,ah...mas imagina tirar terras de conroné e distribuir pras varias familias....os coroné deram o golpe,aora imagine porque existe favelas,marginalidade,pessoas com fome,sem educação???porcausa dessa desigualdade que os milicos fozeram o favor de continuar,ELES são o culpado pelo Brasil ainda ser um páis subdesenvolvido.Os vagabundos dos ameicanos,apoairam o golpe,hoje a coca cola,planta laranja num terreno que é da união,aquelas onde os sem terra passaram com trator,aquelas terras foram griladas pela cutrale,(coca cola)terra pra brasilerio plantar,e sobreviver não podia mas terra pra empresa americana pode???
Taí o saldo dos milicos entreguistas,e esses golpes eles aprenderam todos com a escolas das americas,que foram implantadas pra ensiant metodos de tortura,pra calar a voz dos que não aceitam se submeter.
MORTE À AMERICA E AOS MILICOS

Tardigrado disse...

anja ou demônia : Você tem alguma fonte confiável que possa citar ou viu tudo isso na novela?

Priscila: Olha, pra mim bandido não é ser humano não. Não é gente, nem bicho. É um erro, uma erva daninha. E deve ser tratado assim. Mas respeito a sua opinião, e ainda bem que todos pensam diferente de mim, não é mesmo? Desculpe se isso lhe ofende, nao é minha intenção. Mas lido com criminosos seguidamente e desenvolvi esse pensamento na prática, depois de muito tempo observando de perto.

Os militares são os primeiros a querem abrir os arquivos. Conheço pessoalmente oficiais de alta patente que lutam por isso. Sabe porque? Porque lá tem coisas que o outro lado fez tb. Tem coisas que os adversários do regime, que hoje estao no poder, não querem que o povo saiba. Senão, porque o PT a três mandatos no poder ainda nao abriu, mesmo tendo poder pra isso? Porque tem coisa suja dos dois lados.

A chamada "guerrilha armada" eram grupos terroristas que matavam, investigavam e torturavam tanto quanto o governo.

E o que você disse no final é verdade. Organizações estrangeiras finaciavam e participavam de treinamentos e ações mesmo. Tando do lado do governo militar (EUA, Inglaterra) quando do lado dos terroristas do comunismo (Russia e Cuba). Não tem nenhum "santo" nessa história. Por isso que ainda existe tanto mistério encobrindo alguns detalhes...

Sant'Anna, Vinícius: Cara, eu faço oposição ao PT e concordo em algumas coisas com você. Mas uma coisa é preciso ser dita: o PSDB do FHC ferrou muito mais com as forças armadas do que qualquer outro governo.

Rita disse...

Galera, gracas a absoluta loteria da vida, poderiamos estar em qualquer lugar e agiriamos da mesma maneira do que os quais, agora, dizemos que nao sao gente...como e ilogico pensar que somos em qualquer sentido superiores aos outros. E esse tipo de pensamento que da lugar as manifestacoes pessoais de sadismo que conformam as torturas. tenho pena dos torturadores que vao carregar consigo para sem[re essa carga de ter ferido um igual, que poderia ter sido ele...ai, ate doi pensar...

wings disse...

Torturadoes malditos merecem a morte.