18 de agosto de 2011

Ilha de Páscoa e suas estátuas gigantes

ILHA DE PÁSCOA

A ilha de Páscoa também conhecida como Rapa Nui, Ilha dos Gigantes de Pedra, é uma ilha da Polinésia Oriental, localizada ao sul do Oceano Pacífico. Este nome, Rapa Nui, foi dado pelos nativos, e Ilha de Páscoa, pelo explorador holandês Jakob Roggeveen que chegou a ilha no ano de 1722, em um domingo de Páscoa. Famosa por suas enormes estátuas de pedra, e uma das mais isoladas do mundo, faz parte da Quinta Região de Valparaíso, pertencente ao Chile. Tem uma População de cerca de 3.000 habitantes.


Ilha de Páscoa


O lado esotérico é forte na ilha, a começar por seu formato triangular, que é um importante símbolo místico, além de que a ilha tem exatos 22 por 11 quilômetros, o que deixa intrigado os numerólogos.
Diz-se que seu formato triangular é resultado da atividade de seus três principais vulcões: Poike, a leste, com cerca de 3 milhões de anos; Rano Kau, a sudeste, com aproximadamente 1 milhão de anos; e Maunga Terevaka, a norte, cuja erupção há 300 mil anos formou a Ilha de Páscoa.
A ilha recebe milhares de turistas por ano, mas o ápice das visitas acontece no princípio de fevereiro, quando seus 3 mil habitantes relembram o passado dos antigos ilhéus com rituais de invocação dos mortos, canibalismo e a cerimônia do homem pássaro, para a escolha do soberano absoluto, que governará a ilha no período de um ano.
[leiamais]
Moais

A ilha de Páscoa é a terra dos "Moais", gigantescas esculturas, construídas com rochas vulcânicas. Suas dimensões são variáveis, sem seguir padrões, como no caso do Stonehenge, indo de três a dez metros de altura, com algumas dezenas de toneladas. Feitas com lava vulcânica petrificada, deveriam ser deslocadas com muito cuidado e com as mãos, pelo fato de serem frágeis e não haver máquinas para este fim naquela época. No entanto tal façanha é inteiramente impossível, levando-se em consideração a natureza do terreno que é acidentado e pedregoso.
São centenas de homens gigantescos espalhados pela superfície da ilha, totalizando mais de mil. Tem sempre no rosto a mesma expressão e parecem vigiar os horizontes. Quase todos estão de costas para o mar, olhando para a ilha. Os nativos dizem que é uma forma dos moais protegerem Rapa Nui. Segundo eles, cada tribo possuía seus moais e acreditavam que de seus olhos emanavam energia para seu povo.


Estima-se que as estátuas mais antigas que sejam do século 8 e são os menores, cerca de 5 metros. As mais novas, datam do século 13 e ainda estão presas as grandes pedras onde eram esculpidas, estes chegam 21 metros e tem suas faces mais definidas. A maior estátua construída na ilha tem 10 metros e 90 toneladas.
Por volta do século 15, não se sabe o porquê, o culto aos Moais foi deixado de lado e a ilha passou a se interessar pelo Tangata Manu, ou Homem Pássaro.

Existem três tipos de estátuas gigantes:

- As primeiras estátuas estão situadas nas praias à beira mar. Soma-se cerca de 250 estátuas e algumas estão à uma distância de mais de 20 km do canteiro do vulcão onde foram modeladas.

- O segundo grupo é o das esculpidas ao pé do "Rano Raraku" (um dos vulcões ao redor da ilha). Estas possuem seus corpos cobertos por símbolos, as órbitas dos olhos não estão desenhadas e usam de um chapéu ou "punkao". Estas são mais enigmáticas que as anteriores.

- O terceiro grupo há anos é o mais conhecido. Os "tukuturi", que possuem a particularidade de possuirem pernas, foram comparados as estátuas da arte pré-incaica criando sérias dúvidas sobre a tese comum da origem dessas populações.


Moais Rano Raraku


Rongorongo

O Rongorongo é a linguagem escrita local, e também intriga os estudiosos. O sistema de escrita parece ter surgido subitamente, em torno dnos de 1700. Em dois séculos, o Rapanui (antiga língua local) caiu na obscuridade.



Rongorongo


O Rongorongo é uma escrita pictográfica, registrada em entalhes feitos em tabuletas de madeira e em outros artefatos da ilha. O sistema não é conhecido nas ilhas vizinhas. Até hoje nenhum arqueólogo ou linguista conseguiu decifrar os documentos Rapanui.

Hoje, apenas 25 tabuletas e objetos sobreviveram à devastação do tempo. Antropólogos e arqueólogos têm esperança de conseguir traduzir os pictogramas que podem revelar o mistério dos Moais. Há quem acredite que os Moais foram regidos pelos últimos remanescentes do continente perdido de Lemúria¹.
Muito se estudou e se estuda sobre a Ilha de Páscoa e, no entanto, continuam a ser um dos mais inexplicáveis mistérios do nosso planeta.


Post da @GabrieleRohde
Bons Pesadelos...

18 comentários:

dasilva_semnome2 disse...

Muito interessante. Mais um mistério da humanidade que fica sem explicação.

Pierre disse...

Sim outro mistério.
Me passa pela cabeça que estas civilizações e suas culturas tiveram influencia de agentes externos.

Agora quem seriam estes agentes?

Desajustados disse...

Esses tais agentes externos, já foram chamados de Deuses ou anjos. Fica a dúvida em saber se esses agentes não continuam aparecendo hoje em dia.

Guto disse...

Acho bem menos curioso a ilha e suas particularidades e bem mais curiosa a forma como todo registro dos "porques" de cultos, tradicoes e esculturas sumiram. Os Moais que tem chapéu, vale dizer, não são feitos com a mesma pedra. O chapéu é de outra propriedade e colocado em cima da cabeça deles depois... Bizarro

Rhay disse...

medo, gostaria de saber porque é impossivel ver os outros posts que vc ja fez...sempre da erro na sua pagina do blog mesmo! queria tanto reler os antigos posts da cada categoria! mas qdo clico em proxima pagina nao vai :/

Gulla disse...

Muito bom!!!

Anônimo disse...

ótimo post.

Tosco disse...

Muito bom Medo!!!
Interessante colocar algo sobre Puma Punko!!!
Existem poucas coisas em pt sobre o assunto.

Mayara disse...

Post muito bom, parabéns.

Anônimo disse...

Hum? Aqui o blog está ok.

Essa ilha é bem misteriosa mesmo, está aí um post bem feito. Pena que não tenho habilidades o suficiente para ajudar também. Sabe, é até um pouco estranho nada ter sido publicado sobre a Ilha de Pascoa por aqui antes.

Matheus Freitas disse...

Boa Medo
Seria interessante mais informações sobre os rituais do povo dessa ilha.
Post excelente.

Unknown disse...

Parabéns pela postagem. Como sempre, medob nos traz artigos excelentes! Estou seguindo vocês!

T@$$I0 disse...

"As mais novas, datam do século 13 e ainda estão presas as grandes pedras onde eram esculpidas, estes chegam 21 metros e tem suas faces mais definidas. A maior estátua construída na ilha tem 10 metros e 90 toneladas."
como assim tem estatuas q chegam a 21 metros e a maior tem 10 metros? não entendi...

Gabriele Rohde disse...

Foi erro na digitação, eu pedi para o medo arrumar mas creio que ele esqueceu, desculpe :T

Renan Flores disse...

Agora falta um post sobre a "Lemúria".

David disse...

Mt bom o post, é sempre bom ler sobre esse assunto.

Alice Jordison † disse...

Imagina se as estatuas forem de chocolates D:

Paula Nascimento disse...

Quando eu era criança eu pensava que a ilha de pascoa era o lar do coelhinho da pascoa...
o inocência!