20 de novembro de 2011

Pirulito de Catapora

Prática considerada por médicos como irresponsável — e pela polícia como crime — tem chamado a atenção nos EUA: a compra e venda, pela Internet, de pirulitos contaminados com catapora. O objetivo de quem compra os doces lambidos por pessoas doentes e os entrega a seus filhos é fazer com que crianças saudáveis sejam infectadas pelo vírus da varicela ainda pequenas — quando os sintomas da doença seriam mais brandos.

“Essa prática era comum há décadas, quando ainda não existia vacina. Os pais levavam as crianças para ‘festas da catapora’, ou seja, colocavam seus filhos em contato com outros doentes. Mas, hoje, não há motivo para fazer isso”, afirma o presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eitan Berezin.


Sem vacina na rede pública

O ideal, segundo Eitan, seria vacinar todas as crianças — principalmente as que vivem em comunidades e lugares mais aglomerados, com pouca higiene e piores condições de vida. O imunizante para a doença, no entanto, não está disponível na rede pública de saúde do Brasil. E cada dose custa de R$ 100 a R$ 200 na rede privada (são necessárias duas). O Ministério da Saúde admitiu que não há previsão para inclusão da vacina no esquema dos postos de saúde.

“O governo já mostrou avanços em relação ao calendário de vacinação infantil, mas ainda não oferece a catapora. Para algumas crianças, o risco é maior do que se imagina”, acredita Eitan. Para o médico, o procedimento feito pelos pais americanos é arriscado.

“Há uma falsa ideia de que a catapora é uma doença branda, mas ela pode até levar à morte. Uma das características são as inúmeras lesões pelo corpo. Esses machucados são porta de entrada para outras bactérias. Dependendo do microorganismo que entrar pela lesão, a criança pode ser internada e correr riscos maiores”


Inacreditável que no Século XXI ainda tenha gente fazendo isso. O site desses "doces" já não está mais aberto

Fonte: O Dia
Bons Pesadelos...

20 comentários:

Lucas Mota disse...

Caracas como os pais pode fazer isso 'Oo
q medo .-. (First *0*)

Dukat Von Shumer disse...

Olha, realmente acho inacreditável
que hoje em dia exista tal pratica, porem... Acho ainda mais inacreditável que um país como o Brasil, que no período de janeiro a outubro, arrecadou mais de 700 BILHÕES de reais em impostos não tenha como incluir tal vacina na rede publica de saúde...

Inês disse...

Sem palavras D:

Math disse...

Que tenso cara ._.'

Tá certo que existem pessoas ignorantes (não estou dizendo burras '-' eu quero dizer sem conhecimento) que não entendem muito bem, até podem acreditar nessa histórinha de que catapora não traz riscos e blablabla...

Mas poxa -_-' hoje em dia não tem desculpas, qualquer um pode se informar sobre qualquer coisa, internet tá aí pra isso '-'
(parece que pessoal só usa internet pra jogar e conversar ¬¬)

Antes de comprar o doce e já ir dando pra criança e arriscando a vida dela, porque antes disso não fazer uma pesquisa pra ver quais os riscos que está correndo ao fazer isso? :x

Sempre que eu vou comprar algo pela internet (que nem são coisas relativas a doença nem nada x.x') eu faço uma pesquisa antes pra saber direito do que tô comprando, eu fico imaginando uma pessoa ignorante que não tá nem aê pro que pode acontecer com os filhos e faz um negócio desses ¬¬

Samael disse...

existe vacina pra isso? juro q n sabia... Se os pais forem depender do governo para vacinarem seus filhos, desculpe o palavrao mas estao fudidos.
É nojento imaginar-se chupando este tipo de pirulito mas, garanto que é melhor que esperar por pegar normalmente, já que você não conseguirá se vacinar, ter sintomas mais fortes e acabar tendo de recorrer aos hospitais publicos... Ai sim, a criança ou a pessoa que pegar corre riscos de vida mesmo. Garanto que la fora, se derem complicações com este método, têm hospitais descentes para atender as pessoas.
O brasil julga e quer se intrometer mas não consegue fazer melhor.

Welber disse...

@math-kun ja passou pela sua cabeça de q as pessoas podem não ter acesso a internet? A mentalidade dos americanos é totalmente diferente dos brasileiros.

Sobre esse assunto, tem um episódio dos simpsons q fala sobre isso, bart e lisa pegam catapora e o homer começa a cobrar dos vizinhos para que os seus filhos fiquem doentes tbm.

Me disse...

Primeiro mundo, hein? Os babacas esquecem que Hepatite A e Monilíase, Meningite e outras doenças "bobas" tb são transmitidas via saliva, né? E quanto à vacinação contra a Varicela, está disponível na rede pública sim, mas em casos de surto ( e quando digo surto, estou dizendo que a pirralhada da escolinha - pública ou privada - é toda imunizada quando poucos coleguinhas apresentam esse agravo. De grátis. E a equipe vacinadora vai até a instituição. Quem disse que a saúde do Brasil não presta de todo?

Anônimo disse...

O negócio do pirulito é nojento, mas convenhamos que é muito melhor a criança ter catapora na infância do que acabar tendo quando adulto (que aí a doença pode se tornar muiiito pior). Não vejo nada de mais. Podem até dizer que as feridas são a porta de entrada pra outras bactérias e, quem sabe, pode causar óbito. Mas vocês já viram acontecer isso? As crianças pegam catapora, se coçam um pouco, as mães passam pomada e uma penca de coisas, passa uma semana e pronto, curado. Sem mais problemas. É como rubéola, sarampo e mais aquelas outras "doenças de infância". Acho até certo as mães fazerem isso, pelo menos assim tão prevenindo de pegarem quando adultos e sofrerem consequencias maiores.

Anônimo disse...

Só pra constar que eu defendo que as mães deixem os filhos terem contatos com outras crianças com catapora, e não o negócio do pirulito!
Nunca se sabe o que passou pela boca dessa gente e quais outras doenças eles podem transmitir.

Mio disse...

Mãe me levou p visitar uma vizinha que estava com catapora qnd eu tinha 9 anos. Mana e eu tivemos catapora por 20 dias. =x
Não sabia que era esse o objetivo...

Edward Kadnus disse...

hm eu tbm tive catapora quando era criança,mais nao dessa forma eu acho
muito tenso isso
deve ser dai que tirerao " nao aceite doces de estranhos" '-'

Math disse...

@Welber

A matéria diz que os doces eram vendidos pela internet

Então pra comprar pela internet, logicamente a pessoa tem que ter internet xD

Antes de comprar qualquer coisa, sempre é bom dar uma pesquisada

Unknown disse...

Nossa, mano... eu tive catapora com 17 anos... e falo pra ti, até hoje tem cicatriz dessa porra (to com 32). De boas, se um pirulitinho ou contato com alguma criança 'perebenta' tivesse me livrado daquela encrenca, eu preferia, viu... ow doença maldita!

Mas concordo com o povo. Sei lá que raios a pessoa andou chupando antes do pirulito... #nojo

Tete_Lok's disse...

Vi isso no Furo MTV , bem tenso :\ Deixar as crianças doentes por nada, que irresponsável vei!

Da uma olhadinha:)-> http://amentedosespiritos.blogspot.com/

Aka Scarecrow disse...

Putz, isso não me deu medo.
Vou ler daqui à umas 4 horas para ver se me dá medo.
E eu peguei minha imunidade com uma futura namorada (Pelo menos na época).
Fui lá de propósito, depois de ouvir o que podia me acontecer se eu pegasse depois de adulto.

babi disse...

é porisso que hoje io soi fueda, valew mae

Anônimo disse...

Será que existe alguma coisa parecida que previna esquizofrenia?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

N]ao ficou come medinho, não? Espera só até a catapora chegar perto pra ver se você não urina.

É vergonhoso pais (sejam esclarecidos ou não) colocarem seus filhos pra pegar doenças como catapora, só porque ainda estão novinhos. Essas bestas não podem ser chamadas de pai e mãe.

Quanto aos governos, e discordo desse negócio de mentalidade diferente), seja no Congo, Brasil, Estados Desunidos, Rússia ou Canadá, é vergonhoso não investirem na saúde pública. Dinheiro eles têm.

Isso, sim, é um post que dá medo. Essas doenças e as vergonhas de nossa educação e dos "governantes" corruptos são mais perversas, bizarras e sanguinárias que demônios, zumbis tortos e rebolantes, babas, lobigays, vampiretes, centopéias humanas, monstros e outros afins.

Netynho disse...

Ridiculo é Sem Noçãoooo xD....