1 de dezembro de 2011

O Caboclo D'Agua

Faz tempo que eu não posto POSTO aqui né? (Tirando as traduções de Creepypasta, mas quem posta é o Medo).
Bem, hoje trago uma criatura criptozoológica, dessa vez do Brasil!

---------------------------------



O Caboclo D'Agua (Ou Nego D'Agua, ou Bicho D'Agua) é uma criatura que tem sido vista nas regiões de Ouro Preto, Mariana e Barra Longa, no estado de Minas Gerais. Habita o rio São Franscisco e outros rios menores, como o Rio Gualacho, em Barra Longa.


[leiamais]

1. Descrição.

A criatura é descrita como um ser muito feioso, que mistura pássaro, galinha, macaco e lagartixa. Teria também a pele cor de bronze e seria muito 'troncudo' e musculoso, com uma pele tão dura que nem balas conseguem penetrá-la e tem apenas um olho grande na testa. Não há detalhes sobre sua altura, além de uma descrição que diz que ele teria o 'tamanho de um homem'. Nada com agilidade e raramente deixa o rio.
Acredita-se que o Caboclo D'Agua viva no fundo de uma gruta de ouro, mas sua localização é desconhecida.

(Estátua do Nego D'Agua, no rio São Fransisco)
O Caboclo D'Agua seria um ser que protege as águas dos pescadores. Afunda barcos e há relatos de que ele teria matado um homem; não há detalhes da morte deste tal homem, mas possivelmente ele teria sido puxado para o fundo d'agua pela criatura. Ele também teria alguns poderes, como a capacidade de se transformar em outros animais para enganar os navegantes e virar seus barcos.
Mas ao mesmo tempo que é conhecido por suas maldades, o Caboclo D'Agua também pode trazer pesca farta aos pescadores que lhe agradarem; se ele não gostar de algum pescador, este jamais conseguirá uma boa pesca.

2. Avistamentos

As notícias mais recentes sobre o Caboclo D'Agua datam de Junho de 2011, quando ele causou uma onda de avistamentos em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Mariana, Barra Longa e Ouro Preto. Embora dizem que moradores mais antigos das cidades já contavam histórias sobre ele antes deste surto.



(Reportagem do Jornal Nacional sobre o Caboclo D'Agua)

O folclore brasileiro teria muita influência sobre a criatura, e várias lendas diferentes surgiram para explicar de onde tal ser teria vindo. A mais conhecida delas provém de Mariana, que conta que o Caboclo D'Agua seria a reeincarnação de uma mulher que, no século 16, matava crianças e fazia sabão com elas.

Não se sabe ao certo quem foi o primeiro a avistá-lo, tudo o que se tem são relatos de alguns moradores e pescadores que passaram pela área e o viram, como os vistos nos vídeos. Aproximadamente 30 pessoas já o viram em Minas Gerais e em áreas do rio São Francisco, que ocupa quatro estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas).

(Retrato-Falado do Caboclo D'Agua)

Os moradores andam tão assustados com a criatura que foi criada a "Associação de Caçadores de Fantasma", grupo formado pelo professor Milton Brigolini, de Mariana - MG, e cujo objetivo é coletar relatos das aparições e tentar capturar o bicho usando equipamentos de alta tecnologia.

Além disso, a associação está oferecendo uma recompensa de R$10,000 (Dez mil reais) para quem conseguir capturar ou pelo menos tirar uma foto do bicho! (Não existe uma foto sequer dele ainda, apenas desenhos.)

3. Proteção

Para evitar ser atacado pelo Caboclo D'Agua, pescadores utilizam algumas técnicas que dizem funcionar muito bem: Esculpir as famosas carrancas na proa dos barcos, para afugentar o ser; cravar uma faca na parte de baixo do barco, pois dizem que o aço assusta a criatura (E também remete à crença comum de que este material afasta manifestações sobrenaturais); e lançar fumo na água, já que dizem que isso acalma o Caboclo D'Agua, jogar fumo durante um ataque também ajuda.

(A famosa carranca, usada também pra afastar o bicho)

Agora fica a tão famosa pergunta: Real? Mito? Será mesmo que alguma coisa habita as águas dos rios mineiros? Quem sabe...

Bons Pesadelos...

54 comentários:

Hudson Luiz disse...

outra lenda sem provas
seria se legal se existisse outros seres diferentes
mas não existem

Gabriel disse...

É uma historia bem intrigante, mais num boto muita fé não!

Boa postagem

Anônimo disse...

história de pescador..

Pierre disse...

boa postagem medo
ja tinha visto noticiarios falando dele no sbteta.

João Pedro disse...

muito convivcente, mas so acredito vendo, alem do mais,essa tal criatura e noticia, e fala que pelo menos 30 pessoas ja viram, talvez tenham inventado isso pra atrair publicidade, os relatos, aposto que metade por metade e de doidos e mentirosos, falei a minha opiniao, pensem nisso

PH PH disse...

O "continue lendo" não apareceu aqui em casa O.o quase achei que só seria isso o post, ai depois vi que tinha ainda mais coisas!

PH PH disse...

"Além disso, a associação está oferecendo uma recompensa de R$10,000 (Dez mil reais) para quem conseguir capturar ou pelo menos tirar uma foto do bicho! (Não existe uma foto sequer dele ainda, apenas desenhos.)"

Trabalhos do PHOTOSHOP MONDE ON!
kkk Ainda to lendo o post mas é legal ^^

Senhor "X" disse...

a reeincarnação de uma mulher que, no século 16, matava crianças e fazia sabão com elas.
SABAO!!!!

Willian disse...

Legalzinho mais tem soh uns 90% da história q não bate.

A parte mais legal é a da descrição.

"Teria também a pele cor de bronze e seria muito 'troncudo' e musculoso, com uma pele tão dura que nem balas conseguem penetrá-la e tem apenas um olho grande na testa. "

Agora da uma olhadinha nos desenho do bixo husashuahu.

Samael disse...

Que legal, deveria ser real mesmo, eu iria atrás dele para vê-lo um dia....
Mulher que matava crianças para transformá-las em sabão? Isso era o que minha mãe me contava do homem-do-saco para eu não brincar na rua quando criança...
kkkkkk fato, tudo têm dois olhos.

Dr, NighTMarE disse...

de acordo com as informações, esse ser aparenta ser um wendigo, é humanoide, tem aparência esquelética e assustadora, e wendigos podem se adaptar para sobreviver em qlqer ambiente, no case desse, na agua.. sei lá, só um palpite

Anônimo disse...

Me lembro que eu estava indo viajar para pescar em um rio (na divisa entre SP E MG),e antes de sairmos vi uma matéria sobre o cabloco d'agua,que eles estavam vendo com muita frequencia.fiquei curioso...

algum tempinho depois de ter chegado numa cidadesinha pacata (possivelmente onde judas perdeu as botas ¬¬),e se instalar numa casinha a beira de grande rio.


Perguntei Ao meu pai o que ele sabia sobre o tal cabloco d'agua.primeiramente,não disse nada,na segunda veis,ele falou que era um ser tipo uma sereia,mas muito diferente,e tambem falou sobre uma musica que contava uma história onde o cabloco aparecia,e que iria colocar o cd para eu ouvir...

No ultimo dia,o que Iriamos voltar,meu pai achou o tal cd e tocou uma musica Muito legal...

ela falava que um dia,um pescador tinha ido pescar,e,para surpresa dele,tinha achado uma sereia.O pescador ficou varios dias lindos com a sereia E esses dias acabaram quando ela figiu devolta para o rio.o pescador ficou muito triste,e foi tentar pescar a sereia denovo...

Adivinha que caboclo ele pescou? '-'

iasmine j. disse...

EU SOU MINEIRA!!!
Eu tive que fazer uma pesquisa sobre ele pra escola.Meu desenho ficou PERFEITO!!

@anifadel disse...

Folclore brasileiro, parabéns pela valorização da cultura!
E muito legal a lenda =)

Math disse...

Nossa

Nem conhecia isso, e é do próprio Brasil =]
Legal

Rukashi disse...

postagem fraca :(

Netynho disse...

Essas coisas aqui no Nordeste são comuns...
E ainda tem gente que dormi,,, na mata pra pegar esse bicho!!!!..
É claro sem sucesso.... xD..

Piantino disse...

hahaha vamos chamar os irmãos winchester :P

Welen Akiyama disse...

nuss ele parece a reila

Corrêa Icerhorse disse...

Boa galera, ainda tem nego que diz que nosso folclore é desinteressante. Cadê os folk metal falando do caboclo d'agua ? Vamos valorizar mais nossa cultura, tem muita coisa boa ae, só pesquisar cambada ! Parabéns pelo post !

Kakarotto-Kun disse...

Teve um programa do Jô, não lembro qual dia infelizmente que um estudioso da area falou sobre essa e outras lendas da região, lembro dessa e da Mãe do Ouro, algo assim xD

Angelo Araújo disse...

Só tem um negocinho errado no seu post!!! o Caboclo d'agua não é a reincarnação de uma mulher do seculo XVI qu fazia sabão não! Essa é outra historia da Maria do Sabão, que era uma mulher que fazia sabão de crianças mal criadas e que não comiam direito, ela abita uma mina de ouro abandonada em Mariana. Recentemente um homem alegou ter sido atingido por uma porretada dela.

jose rodrigo disse...

Bela lenda,se existe mesmo o tal caboclo d'agua mineiro não sei,mas as caboclas mineiras são na sua maioria belas sereias...

Anônimo disse...

Belo post Hika!
O Brasil tem mesmo lendas interessantes. Nem sempre precisamos ir tão longe para encontrar mistérios.

Asas Negras disse...

Me vô já viu isso. Ele contava muitas historias sobre esse bixo.

GreenWing disse...

Lembrei de um Kappa um ser q vive na agua... bastante conhecido na cultura japonesa

Sther disse...

Assim como a existência do Abominável Homem das Neves foi comprovada, acredito também na existência dessa outra criatura.

PS: Esse é o tipo de post que mais gosto no site, e que me faz segui-lo. "POSTE" mais dessa forma. E parabéns :)

babi disse...

no caboclo que nada direto na agua eu acredito hehe

Anônimo disse...

Ao mesmo tempo que isso pode parecer absurdo, a região em que dizem que ele aparece são antigas regiões de mineração, e essa pratica causa serios danos a terra e águas da região, não duvido q, de certa forma, esse ser seja uma mutação genetica de algum outro ser causado pelos metais pesados que foram despejados na água.
E aos que disseram que isso "é papo para atrair publicidade", Ouro Preto, Mariana e Barra Longa são cidades com grande fluxo de pessoas, turista que são atraidos pelas construções antigas que foram mantidas da região, mtas delas a partir do ouro que foi extraido da região, em outras palavras, não são cidades que necessitam de publicidade.

EmilioGarra disse...

REENCARNAÇÃO

Agora, analfabetos do site e dos comentários, escrevam mil vezes no caderninho de caligrafia para nunca mais esquecer.

Gisele disse...

Concordo com o que a Lucy disse alguns comentários acima.

Acrescentando que gostei de ver uma lenda/criatura brasileira por aqui. Existem mais ocmo ele, é só pesquisar.

Flavio disse...

pobre homem," vou ficar aqui até achar o bicho". Boa sorte com esse mito.
É interessante como essa lenda é legal.
Pelo jeito muitas pessoas já atiraram nesse bixo para dizer que nem bala atravessa-o.
Nem um criatura viva pode ter tanta resistência. Primeiro resistência à bala tem que ser um ser pesado(corpo com metal duríssimo). Ex: se eu resisto a bala meu corpo tem algum componete duríssimo, e pensem na pele desse animal, dobraria?Não!Esse ser tem tudo para se biologicamente falso.

pedro disse...

Eu moro em Mariana!! Posso afirmar que essa história é pura bobagem!!!

є∂∂iє гαmσηє disse...

Sendo verdade ou não adorei a lenda
Admiro muito as lendas de nosso folclore nacional

Deogo disse...

Eu (23 anos) ja cheguei a fazer trabalho de escola sobre ele na 4º serie, é uma lenda antiga já que ta ganhando força recentemente. Detalhe sou de SP.

Any disse...

Isso é muito temido por aqui (Passos /MG) meu avô era pescador e disse que já encontrou esse cara. Não acreditei, mas vai saber neh...

Karen disse...

anikinha, tbm sou de Passos, m-as agora moro em Itau, e lembro de meu bisavô me contar histórias sobre ele, e falando que ja viu tbm...

Karen disse...

Meu bisavô me contava que ele morava nos rios, mais nunca ficava em um só, por isso nunca se sabe onde ele apareceria, ele também contava que ele se transformava em boi, e atraia um outro boi ou vaca para o lago, onde ele assumia sua verdadeira forma e devorava o animal, as vezes ele fazia isso com pescadores se transformando em mulher... e tbm atacava barcos de pescadores.. + sempre para come-los

Tosco disse...

Legal a lenda, agua sempre rende boas lendas, sempre!

weblog disse...

Hahahaha
Sou Aluno de Engenharia de Minas da UFOP, meu professor Milton Brigholini Neme é o presidente da associação dos caçadores de lendas...quase todo fim de semana ele vai pra Barra Longa caçar o bicho...

figurassa!

Gatts disse...

Bom post,adoro criptozoologia

Nação Geek disse...

eu ouço isso aqui desde pequeno aqui é chamado de nego dágua e o povo antigo sempre dizem que viu numa lagoa aqui perto. moro em Salvador

Francislane Carraro disse...

HAHAHA Não creio muito nisso não. O professor que incentivou a caçada ao caboclo virou foi chacota....é cada uma que inventa....Já tem um tempão que eles começaram com estes boatos e ate hoje ninguém registrou nada,mas até que provem o contrário eu acho que é apenas imaginação.

Ela é filha do Rei disse...

pq na descrição da criatura relata q a criatura possui um olho se no retrato falado a criatura apareçe com um?
e como assim fazer sabão com crianças mortas?

Thaís Martins disse...

Olha, essa história me intriga...Minha vó mora nessa cidade Barra Longa, meus pais cresceram la, eles me dizem que essa lenda é velha. Realmente não há provas concretas desse tal caboclo, meu pai diz que existe sim um bicho no meio da mata as margens do rio, um bicho pequeno, rápido e traiçoeiro, porem não se sabe como ele é...Eu particularmente nunca vi, tenho curiosidade, mas naum sei se tenho coragem de comprovar.

Unknown disse...

Eu morava em Val-novo,região de Santana de Parnaiba,e Cajamar.la tem um rio que hoje esta baixo,eu passava pela ponte na região e vi no rio um ser de cabeça grande,pele negra,olhos esbugalhados,boca de peixe,ombros largos parado olhando a ponte.Criatura fantastica.Depois disso nunca mais fui nadar e pescar lá.É dificil acreditar,mas sei o que vi. .

Corujas-BiaOwl disse...

Eu nao acredito nessa historia naum, eu acredito mais no Rake, sei lá se ele existe, mas tem mais provas do que esse bixo.

bela-vianna disse...

Eu nem sabia sobre esses relato. más do sábado pro domingo de pascoa, esse caboclo como é chamado me avisando e ensinando como agir. (que uma pessoa da minha família precisaria de ajuda pois ela iria ficar doente e não ia descobrir o (nome) da enfermidade. ele iria ajudar a cuidar dessa pessoa .. assim hj ocorreu o fato . e agora ? devo dizer Obrigado caboclo olho de macaco. foi assim que se indentificou . ( a pessoa é uma criança de 10 anos).

Anônimo disse...

Eu tenho um cachorro que se atende pelo nome de "Nego d'água". kkkkk Eu que coloquei esse apelido/nome nele, mas não sabia nada sobre esse nego d'água mitológico. Aí, lendo o artigo vi que o meu Nego d'água tem semelhanças com o Nego d'água do artigo. kkk O meu cachorro é troncudinho, forte, parece que malha e tem o pelo marrom, tipo cobre. Curioso né? kkkkk
Bjão galera, se eu pudesse mandava uma foto do meu Nego d'água pra vcs conhecerem. kkkk

Unknown disse...

Ta passando na Record agora.

junior disse...

eu acredito pois na região da cidade esta acontecendo varios ataques a animais. eu acabei de ver no jornal.

Alisson Cobain disse...

Acredito sim e em aliens tbm!!Uma vez fui pescar com meu tio no Rio Cricare (sao mateus-ES) e vi algu se mexendo no rio olhei pensei ser um galho, ai ficou tudo bem... ate q algu comecou a puxar meu "mulinete"(vara de pescar mais sofisticada) eu pensei q era uma piranha, ou algu assim, ai pocou meu anzol de prata, fui pegar outro anzol, e peguei 4 Goiabas que estavam num pé logo ali, e puis do meu lado, qando joguei a linha eu e meu tio ouvimos um assobio, arregalamos os olhos e meu coracao disparou pq n havia ninguem ali e a casa do meu avo estava a uns 5 Km dali, meu tio dali mesmo tirou sua "garruncha" e eu uma espingarda q levamos pra brincar de tiro ao alvo apos a pesca. Seguramos as armas e corremos deixando tudo pra tras emtao da agua pula um bixo que deveria estar com um metro e trinta Cm,Com tipo um moicano em suas costas bem cabeludo,ele tinha a pele de uma pessoa branca meio rozada 2 Olhos Esbugalhados,dentes com uns 5 centimentros apenas bem afiados e muitos dentes mesmo,ele possuia escamas de peixe apenas em sua mao ele possia tipo nadadeiras de seu pulso ate o ant-braço seus braços nao eram fortes ele parecia um menino meio rackitico em seu nariz possuia um corte,ele aparecia ter a velocidade de um gato, ele tinhe uma calda que seria como a de um cacho só que raspada,ele n fazia barulho tinha os pés de um pato ele tinha uma antena acima de seus olhos, suas orenha n melembro só lembro delas serem pontudas...Meu tio entao efetuou 3 disparos contra ele mas n adiantou parece q nem o feriu apesar de acerta-lo apenas 2 disparos,pelo q vir foram os 2 no abdome,q pareciae se pelancoso,... eu e meu tio corremos desesperadamente qando tornei a olhar para tras ele voltou pegou 2 goiabas das que sobraram e subiu em cima do pé de goiaba que estava proximo ali, pedimos socorro mesmo vendo que ele tinha parado de nos perseguir, e seguimos qase 5 Km morrendo de Medo! A apariçao dele ocorreu por 30 Seg... foram os 30 Seg... Mais arrepilantes da minha vida... ate hj sonho com ele... A procura de mais informçoes me add no facee... alissonmestre@hotmail.com oub pelo nnome mesmo: Alisson Figueiredo Carreiro...

Unknown disse...

Hehehe, por mil reais, eu sirvo de isca humana numa boa. Alguém tem o contato deles?!

UM CERTO SER disse...

Eu ví um Caboclo Dágua no Rio São Francisco, próximo de sua nascente na Serra da Canastra em São Roque de Minas-MG.
Fizemos uma longa viagem em minha pequena canoa rústica de madeira, até a foz em Piaçabuçu no Oceano Atlântico.
Esqueci de fotografá-lo mas retratei-o no livro 'UM CERTO SER-CAMINHAR DE PESCADOR" editado pela SCORTECCI EDITORA - SP em 2009. Veja no Google depois por favor, leiam o livro.
Giovanni de Paulo: giovanniefilhos@gmail.com