18 de janeiro de 2012

O Edificio Joelma

Opa! Baumcuméquitá?


O post de hoje veio a partir de um pedido que vi nos comentários do meu post anterior, achei que seria um assunto legal pra trazer pra cá. É muito facil a gente encontrar com vários videos/fotos na internet de fantasmas lá do Japão, EUA, e etc. Mas parece que quando a coisa é mais perto da gente começa a fazer mais sentido, e talvez não pareça tão falso assim.
Quem mora em SP conhece o lugar do Edificio Joelma (não a do Calypso que foi traida pela lua) como Edificio Praça da Bandeira.
Em 1974 o Edificio Joelma pegou fogo, matando 188 pessoas, ferindo mais de 300 das 756 pessoas que estavam no prédio. De acordo com a perícia, o motivo do incêndio foi um defeito em um dos ares condicionados do 12º andar.

Mas ai você pergunta: O que tem de sobrenatural nisso?

A tragédia acabou ajudando a espalhar entre a população rumores de que o terreno onde o prédio foi construído seria amaldiçoado, com especulações de que ali teria sido um pelourinho, e que fantasmas rondavam o local. Durante o incêndio, treze pessoas tentaram escapar por um elevador, mas não conseguiram. Os corpos, não identificados, foram enterrados lado a lado no Cemitério São Pedro, em São Paulo. O fato acabaria sendo a inspiração para o chamado "mistério das 13 almas", que atribui a elas diversos milagres.A fama de mal-assombrado aumentou ainda mais após a divulgação de que ali teria sido local de diversos assassinatos, no chamado "Crime do Poço"(que você vai entender nos videos do Linha Direta).

Para entender o que aconteceu melhor:






[leiamais]

Veja algumas fotos da tragédia.



Dizem que no cemitério onde foram enterradas 13 pessoas que entraram no elevador pra se salvar e morreram queimadas, ainda se escutam gritos durante a noite. O vigia do cemitério diz que os gritos só param quando se joga água sobre os tumulos.

Seguem alguns relatos de pessoas que viram algo estranho no novo edifício que está hoje no lugar da tragédia.

"Em um escritório da advocacia alugado pouco tempo após a re-inauguração, uma assistente ficou até mais tarde para organizar os documentos deixados no final do expediente.Como já era tarde da noite, e devido a existência de muitas salas ainda vazias e sem utilização, o prédio mantinha um silêncio sombrio e assustador. Isso em conjunto com as lembranças do incêndio que ocorreu no passado, produzia um ambiente ainda mais assustador.
Em certo momento a assistente ouviu um barulho na ante-sala do escritório, como se a porta tivesse sido aberta.Quando ela foi olhar, a porta estava fechada, como havia estado antes.
Então ela imaginou que fosse uma outra porta em outra sala do mesmo andar que havia gerado aquele ruído. Instantes depois ela ouviu o barulho novamente, e quando se voltou, viu um vulto de uma mulher passando pela ante-sala.Ela se assustou chegando a dar uma grito.
Foi observar novamente e não havia ninguém no local, apenas ela. Rapidametne ela pegou suas coisas, e saiu do escritório. Quando foi trancar a porta, novamente ela viu o vulto de uma mulher no fundo do corredor, desaparecendo em seguida.
A assistente rapidamente deixou o edifício e tempos depois se demitiu, pois havia a necessidade de ficar em alguns dias até mais tarde e ela não concordou com a solicitação, temendo ver aquele vulto novamente ou algo ainda pior ".

Mais um relato.

"Havia chegado com minha perua Kombi no sub-solo do Edifício "Praça da Bandeira", para entrega de algumas encomendas, isso aproximaamente às 20:00' horas.Estacionei como de costume, sendo que meu ajudante retirou as encomendas da perua para entregá-las no local solicitado. Permaneci então ali dentro da perua sozinho, aguardando o retorno do ajudante para irmos embora.Algum tempo depois, como que por espanto, vi surgir no fundo do estacionamento uma mulher vestida toda de branco, sendo que ela veio se deslocando em direção à minha perua.
Nesse momento notei que ela não estava caminhando, e sim flutuando a alguns centímetros do chão, indo em direção à outra parede do estacionamento, desaparecendo em seguida.Saí então da perua e subi até o andar onde estava meu ajudante, e contei para ele o acontecido, saindo em seguida rapidamente do edifício.Hoje evito de todas as maneiras fazer entregas à noite naquele local".



Só pra complementar, assista o linha direta sobre o caso. Incluindo o caso do "Crime do Poço".São 7 partes.

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Parte 7


UPDATE:

Um dos nossos leitores (crinos99) nos mandou o link de um filme baseado no acontecimento do edifício Joelma (não a do Calypso) quem quiser ver o filme é só clicar AQUI.

Espero que vocês tenham gostado. Desculpe pelo tamanho do post mas o assunto é bem legal =]

Pra me seguir no twitter é só clicar AQUI .

Bons pesadelos!

56 comentários:

Patyxena disse...

Muito bom mesmo o assunto!!!
e tem razao nao se acredita ate q esteja perto de vc, nao sei pq mas esse post me lembrou daqueles hospitais assombrados e do filme Encontros Graves!!!!kkkkk
Nossa como eu vou dormir agora!? ainda mais com a luz do quarto queimada!!!!

Anônimo disse...

já havia visto essa materia em um site. mais não o encontrei mais. VLW

Gabriel Salotti disse...

nossa que legal esse post hein?
quem gosta de games visite o meu blog, hein? http://biel74-worldofvideogames.blogspot.com/

Divine InfekT disse...

huhu... passo sempre por ali e tem essa lenda urbana ai de fantasmas e etc..... a voz do narrador no video me da nostalgia ... mas enfim. rs

vinny disse...

LEGAL
mais esses relatos estão estranhos parece que foi tirado de algum livro ,acredito que possa haver fantasmas mais as vezes o povo gosta de inventar uma historia

Unknown disse...

Muito legal, esse assunto sempre me deu medo, acho que todo mundo já ouviu falar pelo menos uma vez... Só faltou postar algumas fotos do interior do prédio onde aparecem espíritos, mas muuuuito bom esse post, tenho o DVD com essa matéria do Linha Direta.

Ed Paschoal disse...

Eu tinha assistido no linha direta quando passo, já faz um bom tempo. era uma edição especial do linha direta sobrenatural. Muito boa postagem.

Lucas disse...

Não vou nem ver os vídeo. Ocorreu muito sofrimento ali, se há espíritos eles merecem respeito. Achei interessante o relato de que os gritos param depois de jogar água nos túmulos! Fabio, ou qualquer outro poster do blog, como eu faço para postar aqui?

Unknown disse...

eu concordo com o lucas sem falar que tudo isso por um ar condicionado com defeito e igual aqueles filmes onde so por uma coisinha que leva a uma bola de neve e .....

douglas sb disse...

parabéns para a estupidez humana

seu prédio esta pegando fogo fuja pelo elevador

tava na cara que ia dar merda né

Elocin disse...

Eu tenho uma crepypasta sobre o transformice se tiver interessado meu email e ieterna3@gmail.com.

Lucas disse...

Cara mto bom essa história do Edificio Joelma, eu ja tinha visto antes mais msm assim vi de novo...
Ótimo post MedoB

Lucas Schimmel disse...

Espera, agora tem que jogar sal e queimar os corpos? Eu sei que o motivo do blog não é falar a "verdade" em todos os casos, e sim causar medo, mas esses relatos foram tão "artificiais" que não causou nada. Eu realmente nunca reclamei de nada postado aqui, mas parece que tentaram pegar uma história boa, um bom material, e inventaram coisas para encher e ficou estranho.
E, quem é o idiota que entra num elevador quando o edifício está em chamas? Isso não deveria se caracterizar acidente, e sim suicídio...
E, essas pessoas com medo de fantasmas que nem tentaram fazer nada, deveriam guardar o medo para fantasmas que tentam te eviscerar...

Lucas Schimmel disse...

Ah, nota, meu comentário anterior faz referencia a um TV Show, porque algumas das coisas apresentadas parecem sobrepostas as originais. Eu já pesquisei um pouco sobre esse Edifício Joelma e vi muita coisa interessante...

jose rodrigo disse...

bem legal,eu assisti esse episódio do linha direta na época.

Elocin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elocin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marlucci disse...

Eu adoro esse história do Edifício Joelma.
Gostaria de fazer uma sugestão. Minha mãe me contou um vez sobre um lugar chamado "Castelinho da Rua Apa" em São Paulo, que dizem que é assombrado. Tem uma história interessante também. Conhecem?

Dani disse...

Esse caso do Edifício Joelma é muito bom. Num lugar que eu frequento, falaram sobre espíritos que não aceitam a morte e ficam vagando, principalmente os viciados em algo, e são como encostos, acabam trazendo o mal para nós e às pessoas que convivemos. Gostaria que fizesse um post sobre coisas assim um dia, só uma sugestão.

Unknown disse...

dizem que o atual edificio anda assombrado.

Thaise Catedral disse...

Há vários lugares assombrados em São Paulo, prédios, igrejas, tem um cara que leva as pessoas para fazerem um tour por esses lugares, parece bem interessante. E tem também as linhas de metrô que são mal assombradas, como a estação clínicas, consolação e se não me engano a da vila mariana que ficam em baixo de cemitérios e para construí-las foi necessário remover alguns cadáveres( principalmente a estão clínicas que fica em baixo de dois cemitérios e do IML).Conheço pessoas que já viram coisas por lá,mas nunca vi nada. #Bemquequeria

Fox disse...

Obrigado por terem aceito a sugestão que dei no post anterior ^^ !
O caso do Joelma realmente é intrigante.
Atualmente o MedoB é um dos únicos blogs q eu acompanho, continuem confiantes em seu trabalho!

crinos99 disse...

ASchei o filme baseado no ocorrido na integra. pra quem quiser,tá ai:

http://video.google.com/videoplay?docid=7440691494592281084

Almuhaqqaq disse...

Tem um video sobre o Joelma que passam em treinamentos da CIPA nas empresas. São imagens do ocorrido. Mostram pessoas pulando do prédio, elas caindo, saindo queimadas...Meio tenso, mas pra quem gosta...

Camila Monteiro disse...

Nossa, tem tempo que venho aqui e nunca tinha comentado. Realmente o Edifício Joelma é muito perturbador, eu lembro que, quando assisti o Linha Direta sobre o incêndio a casa ficou com uma energia estranha, eu e minha irma não conseguíamos dormi, parecia que tinha alguém observando, e até o cachorro latia e rosnava pro escuro. Lembro que só acalmamos quando fizemos uma oração pedindo paz aquelas almas. Li alguns comentários de gente reclamando do post (como sempre) e até criticando a tentativa de fuga pelo elevador, mas sabe Deus o que aquelas pessoas sentiram, o desespero pra se salvar, o sofrimento. Quem somos nós pra julgar a eles ou aqueles que se jogaram pra não morrerem queimados?? A gente nunca teve que fazer uma escolha assim então vamos respeitar. Parabéns pelo post e pelo blog. Vocês dão orgulho aos verdadeiros fãs do horror.

Deia FP disse...

Nossa muito legal o post de hoje, do Edificio Joelma, e eu conheco o cemiterio onde esta enterrada as 13 pessoas que morreram no elevador, e ja fui ate o local. O cemiterio Sao Pedro fica na Vila Alpina Zona Leste

Deia FP disse...

Nossa muito legal o post de hoje, do Edificio Joelma, e eu conheco o cemiterio onde esta enterrada as 13 pessoas que morreram no elevador, e ja fui ate o local. O cemiterio Sao Pedro fica na Vila Alpina Zona Leste

Lucas Venceslau disse...

Olha, o meu avô foi câmera da TV TUPI, ele cobriu esse acontecimento inteiro junto com a record, ms a Tupi cobriu a maior parte. Acho que no video pderia ser até ele filmando...Ele contava quando aconteceu, e ele me falava que quando passava uns meses depois de Van de frente com o Viaduto do Chá, ainda ouvia vozes e gritos de choro, ele jurava de pé junto que ouvia.

Valew Medo B.

Nathy Almeida disse...

"Eu adoro esse história do Edifício Joelma.
Gostaria de fazer uma sugestão. Minha mãe me contou um vez sobre um lugar chamado "Castelinho da Rua Apa" em São Paulo, que dizem que é assombrado. Tem uma história interessante também. Conhecem?"

É interessante mesmo, vale a pena darem uma olhada na história

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu tava andando lá por perto.
Eu via uma mulher andando .
ela tava de roupas de trabalho pretas com um salto alto vermelho escuro . Mas os estranho é que o salto é daqueles barulhentos e não fazia nenhum barulho quando ela andava . Era lá pras 12:00 tava voltando de uma reunião.
Ela tava com uma pasta na mão e tava rindo e tipo dava um sorriso a cada 3 passos como se alguem teria passado por ela e ela teria comprimentado com um sorriso :x
Ela tipo sumiu na porta.
Depois comecei a ouvir gritos . Corri muito muito depois vi os sapatos vermelhos escuro caindo de uma janela e sem faser nenhum barulho . Tenho medo desse edificio nunca mas passei perto dele

Ana Naíra Uviedo disse...

Adoro quando o medo B posta sobre esses mistérios!! muito bom esse assunto!

JOHN MARK WINCHESTER.M disse...

parabens ao medob por colocar um post que estava faltando,gostaria de ver mais materias desse tipo,ia mim aproximar muito para o que eu quero me formar no proximo ano.
obs:é isso que todos os visitanes querem....

Denis disse...

Parebens Medo-B esse foi sem duvida um dos melhores post do blog, tema intrigante e interessante, continuem assim e mais uma vez parabens.

SH4DOW disse...

Já postaram isso, não?

((_lukas_)) disse...

tenho uma ideia pra post medo b, que tal falarmos do Aghast?? É um album feito por duas bruxas, ele é um album de ritual satanico, feitos em cimiterios igrejas, entre outros lugares, eu achei muito interessante por que vcs nao falam dele um pouco aqui amanha ??

Anônimo disse...

Muito bom, muito bom mesmo!

babi disse...

essa post ta de parabens, grande e bem recheado

Tosco disse...

Muito bom mesmo, esse blog ta f*** se alguem reclamar vtc!!!

Tosco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus disse...

Legaaaaaaal :D agoraa so falta um post sobre a deep web...(procura o assuntoo ee mt legal)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá meu nome é Fabiola

Para começar adoro este site, amo mesmo

No ano de 2001 eu li uma revista chamada crimes; nesta revista tinha uma repostagem sobre o edificio joelma, que falava que a maldição do terreno é antiga, antes de ser contruido o edificio.

Na reportagem dizia que:

Morava uma Mulher que tinha 3 filhos, 2 mulheres e 1 homem.
O rapaz acabou se apaixonando por uma mulher mais velha.
A mãe e as irmãs foram contra e viviam brigando com ele.
Um belo dia, ele matou a mãe as duas irmã e para esconder os corpos ele contruiu uma parede na casa com os corpos delas.
Depois levou a mulher para morar com ele na casa.
Dois anos se passaram e a casa, misteriosamente, pegou fogo onde morei o raoaz e a mulher.

Muitos anos depois foi contruido o Edificio Joelma

Conhecidencia? eu acho que não.

Bom, foi isso que eu li na revista. Bjs a todos

Netynho disse...

(não a do Calypso que foi traida pela lua)kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..
Valeuuuu MEDOB ADOREIIIII!!!!!!...

natsu disse...

Meu avô estava nesse prédio quando teve o incêndio. Ele foi pro último andar junto com várias pessoas e tiraram eles de lá num helicóptero, meu avô tinha pavor de voar, paralizou e não conseguia entrar no helicóptero, deram uma paulada na cabeça dele pra ele desmaiar e enfiaram ele lá -q
Sério, isso realmente aconteceu.

Marlucci disse...

Valeu Blubs. :)

є∂∂iє гαmσηє disse...

Sinistro e bem triste e melancolico essa tragedia
Um fato realidade de nosso pais de falta de bom senso e competencia para a segunça pública...!
Foi so gente morrer nesse predio que coloram segunça agora em todos os outros
Eu trabalho la perto...
E a COPA do meu predio aonde eu tomo cafe e almoço fica de vista para esse predio... Dificil não relembrar as cenas tragicas vendo ele todo dia...

Pablo X732 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=8-Sx3slACnw&feature=related
um episódio de ghost hunters no brasil

K@RIN@ OLIVEIR@ disse...

A HISTORIA DO JOELMA É SENSACIONAL, MUITAS COINCIDENCIAS SINISTRAS, O CRIME DO POÇO FOI HORRENDO TEM FOTOS DESTE CRIME NO MUSEU DO CRIME DE SÃO PAULO.
AS 13 ALMAS ENTÃO, NEM SE FALE! ÓTIMO POST MEDO!

mcd disse...

muito frau vincent

Maria Jons-Kristka disse...

Gostei....O assunto é bem interessante! Os relatos são verdadeiros, essas pessoas não inventariam isso, já me contaram várias histórias desse tipo, meu pai já relatou que morou numa casa mal assombrada e meus avós tbm confirmam isso, meus tios viram vultos, era um casarão antigo, um barão morou lá, e tinha porão que possivelmente era local onde escravos eram mantidos lá. Então, eu acredito. Há mistérios demais que envolve o Edifício Joelma, tem energia pesada lá, já que foi palco de um acidente horrível.

Amy disse...

"Edificio Joelma (não a do Calypso que foi traida pela lua)" kkkkkkkkkkkkk rachei!

Erika disse...

Eu sei que muitos nao vao acreditar mas quando eu tinho 06 anos de idade eu sonhei com esse edificio pegando fogo :S eu me recordei agora desse sonho lendo essa materia e vendo o video :S

medo

Erika disse...

Podem me chamar de doida kkkkkkkk muito tenso meu sonho eu nao estou inventando é verdade eu ate fiz essa pergunta aqui no yahoo respostas

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AhVZs2dtW1ENG9RFS2d7t0nJ6gt.;_ylv=3?qid=20110830150927AAPB1Fg

Lolozinha disse...

nossa fiquei com medo nasci dia 01/02 O.O

Isa Gerin disse...

Eu não era nascida na época, mas minha mãe conta que uma prima dela perdeu a vida no Joelma... como seus níveis de ansiedade sempre foram muito altos, na loucura dos fogos e gritos ela acabou por pular da janela...