30 de abril de 2012

Miyazaki Tsutomu - Serial killer Japones

Oi gente! *-* Nha, que saudades eu tava de postar aqui... Se não fosse a pri e a falta de inspiração pra procurar coisas legais pra vocês eu já teria voltado bem antes, mas enfim. A vida tava complicada e corrida mas aproveitando que agora já não ta mais tanto assim, resolvi aparecer à convite do meu trutão Medo :D

Porém, tenho dois avisos a fazer:
¹o post é longo, pra compensar todo o meu tempo de sumiço rs
²é também um pouco chocante. Então, se você não gosta de torturas ou crueldade (principalmente com crianças), pule!


História

Enfim, vamos ao que interessa? Hoje vim falar sobre um serial killer japonês que, segundo dizem, foi o ~~mestre~~ que inspirou muitos outros que vieram nos anos seguintes. Seu nome era Miyazaki Tsutomu. Ele nasceu em 1962 na província de Tokyo, numa família economicamente estável e muito conhecida na região. Seus pais eram bastante ocupados e por isso ele passava a maior parte do tempo com seu avô e um outro rapaz que havia sido contratado especialmente para cuidar dele. O motivo da proteção extra era bem simples: Tsutomu nasceu prematuramente, o que acarretou um problema em seu braço esquerdo. Ele não conseguia mover seu pulso e virar a palma da mão para cima. Em decorrência da mão deformada, ele era obrigado a mover todo o antebraço para conseguir virá-la. Por ser uma doença rara (na época havia cerca de apenas 150 casos no Japão) os médicos o desencorajaram a operar seu punho, pois as probabilidades de cura eram pouquíssimas, então seus pais decidiram submetê-lo a tal procedimento só depois de completar a maioridade. Até o ensino fundamental, tirava notas muito altas e era visto como um aluno exemplar pelos professores, mas entre os alunos era ridicularizado devido a deformidade e seu gosto por animais selvagens, chegando a ser chamado de "Kaijyuu Hakase" (algo como "Professor das Feras"). Era muito competitivo e quando perdia pra alguém, passava noites lendo livros táticos e bolando esquemas para uma revanche, conseguindo a vitória quase sempre depois. Seus colegas de classe o descreviam como uma pessoa fechada e sem grande importância na sala, por ser sempre quieto e pouco introsado.
Ele pretendia estudar e posteriormente lecionar inglês em uma universidade local mas teve seu pedido de admissão recusado devido as notas baixas que tirava no colegial.
Pouco antes de começar a cometer seus crimes, Tsutomu passou a colecionar fitas de vídeo em sua casa, embora raramente chegasse a assisti-las. Dentre elas, havia alguns snuff films famosos como "Guinea Pig".



[leiamais]

Os crimes

Tsutomu aparentava ser um empregado comum de uma gráfica, mas em suas horas vagas ele selecionava aleatoriamente suas vítimas, geralmente meninas, entre quatro e sete anos de idade. Fez quatro vítimas, todas nas regiões de Tokyo/Saitama:

22/08/1988 - Raptou uma garota de quatro anos e a matou estrangulada. No dia seguinte, quando seu corpo já enrijecia gradativamente, ele alugou uma câmera e se gravou enquanto tocava a menina. Em seu julgamento, ao ser indagado o motivo de ele não ter se contentado apenas com fotografias ao invés de gravar o ato, ele respondeu coisas sem grande sentido, tais como "em 3D era muito mais emocionante de se assistir" ou "senti saudades de minha infância de repente".

03/10/1988 - Sua vítima fora uma estudante de sete anos de idade. Mais uma vez ele sequestrou e matou com estrangulamento, mas enquanto tentava molestá-la, a garotinha reagiu minimamente, se movendo. Assustado por pensar que ela já estava morta, Tsutomu fugiu. Perguntado sobre o quê ele sentiu no momento, Tsutomu disse apenas que teve a sensação de que estava se arriscando de uma maneira incrível.

09/12/1988 - Raptou e matou outra menina de quatro anos. Seu corpo foi descartado em uma floresta assim como as duas primeiras crianças (provavelmente pelo mau cheiro, já que a garota havia defecado nas próprias vestes) e encontrado seis dias depois, sem roupas. No dia vinte do mesmo mês o criminoso viu o pai da vítima na televisão; ele dizia que mesmo morta, estava aliviado por ter encontrado o corpo da filha.

06/06/1989 - A quarta vítima, além de sequestrada e morta, teve um dedo decepado, frito em molho shoyu e devorado pelo assassino, que posteriormente bebeu seu sangue. Dias depois seu corpo foi encontrado em pedaços.

23/07/1989 - Chega a sequestrar uma garota e levá-la para um local isolado, despindo-a. Mas, no momento em que se prepara para filmá-la, acaba sendo impedido pelo pai da menina que o seguiu, sendo preso por assédio sexual.


Arrependimento?

Apesar de toda sua insanidade, Tsutomu tentou devolver os dois primeiros corpos para suas devidas famílias, mas não conseguiu encontrar o cadáver de sua segunda vítima. Este só fora encontrado onze meses após o crime, em uma floresta local.
Já a primeira menina teve seus restos mortais encontrados treze meses depois, mas antes disso fotos com pedaços de sua roupa e ossos carbonizados foram encontrados dentro de uma caixa de papelão deixada na varanda da família. Dentro, além das fotos, havia uma carta com um anagrama que teve várias interpretações, não se sabendo qual era a verdadeira. Outra carta com um anagrama foi enviada também para a casa da terceira vítima. Após ser decifrado, ele revelou a mensagem "Que pena que não possa ser ressuscitada".
Além disso, ele também praticava uma espécie de ritual de ressurreição macabro em seu apartamento, usando velas, roupas pretas e bonecas de palha simbolizando as vítimas, à cada assassinato que cometia.

As cartas

Tsutomu enviou para um dos jornais mais populares do país uma carta entitulada "O texto da voz criminosa" (que também chegou à casa da família da primeira vítima no dia seguinte), usando o nome fictício "Imano Yuuko" (nome de uma personagem de mangá). Na carta ele fala diretamente com a família, explicando como sequestrou a menina e o que pensava em cada momento que a vigiava. No dia 6 de março de 1989 a família anunciou que faria um enterro formal para a menina. Cinco dias depois mais uma carta entitulada como "O texto de confissão" fora enviada para o jornal e para os pais da vítima. Nela o assassino agradecia a família por "enterrar" a menina e citava outro crime, cometido em 1987, na província de Gunma. Não se sabe até hoje se há alguma real ligação entre Tsutomu e esse crime, pois existem tanto provas que o impossibilitariam de cometê-lo como semelhanças entre os assassinatos.


Mas, por quê?

Psicólogos concluíram que Tsutomu ficou "aprisionado" em sua infância por ter passado muito tempo só quando pequeno. De fato, ele não chega a ser taxado como pedófilo pois não chegou a violentar nenhuma de suas vítimas, embora tenha tocado cada uma intimamente. Diz-se também que seu comportamento condiz em muitas partes com a de uma criança, pois quando ficava irritado com algo, usava de violência, assim como uma criança faria, mas por ser um adulto e ter a força de um, isso acabava por matar suas vítimas, ao invés de apenas reprimi-las. Ainda, afirma-se que ele via uma espécie de referência de si mesmo em cada uma das meninas que assassinou, pois todas se encontravam sozinhas, numa imagem solitária no momento da abordagem.



A repercussão

Para os apreciadores de mangás os assassinatos caíram como uma bomba, pois todas as pessoas que tinham gostos ou hábitos parecidos com os de Tsutomu passaram a ser vistas como maníacos e pedófilos (n/a: até hoje, né?). Homens de meia-idade que morassem sozinhos eram descriminados e estereotipados, e de quebra todos os artistas que desenhavam as histórias em mangá também passaram a sofrer forte censura em suas obras. Nenhum carater sexual podia ser insinuado nelas. Até mesmo filmes de terror (que também eram adorados por Tsutomu) estavam sendo impedidos de serem exibidos na televisão. Diziam inclusive que seu último crime, cometido no dia seis de junho às seis horas da tarde, era por influência satânica.
Para a família do assassino foi ainda pior: embora seu pai tivesse se recusado a pagar um advogado (mesmo que tivesse condições financeiras pra isso), não houve nada que impedisse o enxame de cartas maldosas que chegavam dia após dia. Algumas continham ameaças, outras insultos graves, mas a grande maioria dizia que todos também deveriam morrer. Os irmãos de Tsutomu largaram seus empregos, a irmã desfez seu noivado e mudaram-se para outra cidade, mas algum tempo depois seu pai pulou de uma ponte, cometendo suicídio.



Concluindo o post: Miyazaki Tsutomu foi condenado à pena de morte e executado no dia 17 de junho de 2008. Entretanto, não houve um só momento em que ele tenha esboçado arrependimento. O assassino alegou, inclusive, que o medo e horror com que lutava contra enquanto assassinava as meninas já era mais do que suficiente para isentá-lo de remorso.

Curiosidade:
- foi descoberto bem depois de tudo que havia na verdade pouquíssimas fitas com desenhos animados nas coisas dele, mas a mídia quis fazer sensacionalismo dizendo que a culpa era dos mangás e dos animes... naquela época, apelidavam criminosos de 'Miyazaki Tsutomu' e os pais tinham mania de aterrorizar os filhos dizendo que se assistissem muito desenho e lessem muito mangá virariam um Tsutomu da vida, é tipo o Homem do Saco no Brasil.


Post da @KelSakuyama, sugestão do leitor @DarthMou

Gostaram? A Kel vai começar uma série de Serial Killers Japoneses aqui no MEDO B! Comentem
Bons Pesadelos...

35 comentários:

Unknown disse...

muito bom e nao tem nada aver isso do manga e anime vejo animes todos os dias nem poriso matei alguem

Joh_otaku_metal disse...

Eu tambem concordo... Eu leio mangas e vejo animes todos os dias e de todos os tipos. , mas isso nao me insentivaa matar ninguem.
Agora eu pergunto... Como na terra do manga, se voce ler muito manga, vai ser tornar um assassino???
...
Pow...É o mesmo que se algum pai ou mae falasse aqui no brasil que se o filho gostar de futebol ou samba vai virar um assassino tambem. (nao que eu esteja dizendo que todo brasileiro gosta de futebol ou samba).

Unknown disse...

Muito bom o post, esse cara era doidao mesmo, muito loco e quase todo brasileiro gosta de futebol e samba!! kkk

Gelatubee disse...

Nunca mais vou sair de casa só D:

eu tbm acho isso muito errado colocar a culpa nos Mangás e nos Animes ? eu tbm assisto anime diariamente e até hoje nunca tive vontade de matar ngm ._.

Unknown disse...

Medo B tá virando muito otaku. Se bem que sempre foi assim. =P

Fadinha disse...

Bem Bom o Post.
A série da Kel vai ser legal ^^

Agora esse lance de culpar animes é pura viagem xD
O Cara é só um Psicopata. Dá pra ver só no fato de ele não se arrepender.
Ele é doido. Mangás e Animes não são culpados de nada.

dittochan disse...

Legal XD

E culpar um filme/jogo/livro/mangá/etc pelo comportamento distorcido de alguém, é fugir do problema. É besteira isso. Com ou sem essas coisas, a pessoa se tornaria ou faria algo ruim de qualquer maneira.

Guto disse...

sei lá...
no começo fala que era aluno exemplar e tirava notas altas, super competitivo, isso e aquilo

depois que foi recusado por ter notas baixas no colegial?

foi algum erro na tradução, kel?

Moony disse...

Se mangá e anime causassem isso eu já seria uma psicopata serial killer o-o tem lógica não isso. mas gostei do post, deu medo. o cara devia ter muitos problemas mentais Dx

Vitor disse...

Só um detalhe: Guinea Pig não é snuff de verdade, ok? ;)

Emily disse...

Não acho que foi os animes, mais excelente post, será legal ver a loucura dos Japinhas ^^

Divine InfekT disse...

ameii o post !! escreve sobre a viuva negra ?ou o ara que matou a professora britanica de ingles e foi mudando de rosto rsrsrsrsrs bjus !

gutoreis7 disse...

ótimo post,achei essa história muito macabra g.g e pra mim mangás e animes não tem nada a ver com isso u.u seria legal fazer mais posts assim o/

MsYoukai disse...

Muito bom. Como sempre o sensacionalismo midiático cai encima. ¬¬
Ótimo post²... Serial Killer nível: asiático.

aline iladi disse...

psé, pq tira nota alta e foi negado pq tirava nota baixa. tem q ver issae.

ジョヴァンナ 栗林 disse...

escreve sobre o kira /o/ kkkkkkkkk

ジョヴァンナ 栗林 disse...

botar a culpa nos animes e mangás não é desculpa, se fosse por isso eu já tinha matado metade da população brasileira (U3U)

BuuH Burns disse...

Por causa desse post passei o dia todo lendo sobre seriais killers '-' ~megusta~o assunto :B
Otimo post ^^

Érica disse...

meu deus q leitora mais vulgarzinha na coluna

fredão disse...

dahora o post, mas quem é esse tal de Imano Yuuko? me lembrou o Mirai Nikki, que tem a Iuno Yuno e o Yukiteru, chamado de Yuki, alguem pode me dizer de que mangá que é?

Alexandra Price disse...

Alguns errinhos no post mas enfim...um bom post^^

Odair da Costa Junior disse...

Que tenso '-'

Será que ainda referem ele como homem do saco? -q

Jhow disse...

Ñ me admira colocarem a culpa nos animes e mangás... se fosse nos dias atuais, a culpa seria do vídeo game...

Ana disse...

Ai, gente, esse negócio de culparem anime e mangá no Japão é equivalente à gente dizer aqui que a "putaria" no Brasil é culpa da novela que mta gente vê... cooom ctz não é todo japonês que ama essas coisas!

Hellen disse...

A série japonesa Guinea Pig NÃO é snuff movies. Já foi comprovado. O primeiro vídeo foi feito apenas como teste de maquiagem e como o sucesso foi grande, foram feitas suas sequências.

Orpg disse...

Parei de ler nas notas.

Saemy disse...

Gunma? Oh God ....
De qualquer forma, eu assisto anime e leio manga desde pequena, nem por isso, sai matando ninguém ¬¬, isso é mania de japones, mesmo, porque existem montes ainda que tem preconceito contra anime e manga.

Gatts disse...

Muito bom,adoro ler sobre serial killers.

Unknown disse...

Kel muito bom viu, gostei da sua pesquisa, é muito bom ler e ver coisas assim vindas so japão...uma povo cheio de regras e costumes..mais que no fundo é como qualquer ser humanano(repunsivo HAHAHA), Aguardo o poximo capito!

Lollah disse...

Muito bom o post, adoro ler sobre serial killers.

Alice Jordison † disse...

CULPA DOS ANIMES E MANGÁS? EU PASSO 10 HORAS TODO MEU DIA NA FRENTE DO PC VENDO ANIME OU MANGÁ E NUNCA METEI NINGUEM! coloca as culpa no mangá n

Frank Lucas disse...

Muito show seu site o dono esta de parabéns se quiser pode colocar o link dele no meu site:

 Tatuagens masculinas 
Tatuagens de dragões 
Tatuagens nas pernas  
Tatuagens tribal  
Tatuagens de carpa  
Tatuagens de fênix  
Tatuagens de tigre  
Tatuagens de águia  
.

Frank Lucas disse...

Significados dos sonhos:
 

Sonhar com cobra

Sonhar com cachorro

Sonhar com aranha

Sonhar com sapo
 

Kemira disse...

Tecnicamente ele praticou necrofilia, e não a pedófilia... Pois as vítimas já estavam mortas, ou seja: ele molestou um cadáver em processo de putrefação.
Uma mente doentia assim não é comum, porém como todo Serial Killer: ele já tinha um lado louco preso dentro de si, lutando para se libertar, a ausência dos pais, os insultos dos colegas e a solidão só deram um empurrãozinho para que ele "pirasse" de vez. Quem não conhece o Freddy Krueger? É ficticio.. Sim! Porém ele sofria com os abusos do pai, xingamentos dos colegas e preconceito. É um exemplo de que a sociedade condena muito as pessoas levando-as a loucura.
No Japão a criminalidade é tratada sériamente, não sendo permitida de momento algum. Tatuagens são simbulos da marginalidade por causa da Yakuza e não são permitidas serem expostas em casas de banho etc...
Isso nos choca? Sim, porém temos casos recentes aqui mesmo no Brasil muito piores. Porém nos países de primeiro mundo também há casos assim, até mais chocantes!

Steeph Mebarak* disse...

Vdd eu amo mirai nikki e hogurashi no nakukoro ni e nunca natei ou torturei ninguem.