20 de julho de 2012

Mangás de Junji Ito

Olá pessoas! Sou eu, a Hika ^^!
Hoje o Medo não pôde postar porque está com tendinite (Melhoras!) então deixou o post de hoje aos meus cuidados! Espero que gostem!
---------------------------------------------

Faz bastante tempo que não falo de mangás/animes por aqui, né? Então hoje trago três pra vocês! Todos do mesmo autor, que falarei um pouco sobre no primeiro item do post.

Novamente, aviso a vocês que as histórias e detalhes dos mangás citados são básicas porque quero evitar spoilers. Portanto, desculpem se a sinopse parecer incompleta ou se eu esquecer alguma coisa, não é nada disso, é só para quem não leu ainda conhecer e ter o interesse de ler por conta própria. Spoilers estragam, não é mesmo?
1. O Autor



Junji Ito nasceu no distrito de Gifu, em Chubu, no Japão, em 1963. Desde criança teve interesse em desenhar, por causa de sua irmã e do autor Kazuo Umezu (obras). Trabalhou como técnico dentário, mas sem nunca parar de criar histórias de terror, chegando a ganhar o prêmio Umezu (De Kazuo Umezu) por isso.

É considerado o H.P. Lovecraft dos mangás, pois suas obras apresentam tramas diferenciadas, ligadas ao psicológico e a seres longe da compreensão humana. Os personagens passam por situações perturbadoras, sendo levados a um extremo de tensão, e o mesmo ocorre com seus leitores. O próprio Ito já disse ter se inspirado em Lovecraft para fazer suas obras, juntamente com outros autores.

Suas obras mais famosas são Tomie, Uzumaki, Gyo e The Enigma of Amigara Fault (Recentemente considerado o mangá mais assustador de todos os tempos pela revista Mundo Estranho, edição de Maio, 2012). Infelizmente eu não li Tomie ainda, obra que consagrou o autor, mas as três que falarei aqui são muito famosas também, inclusive Uzumaki, que levou o nome de Ito ao mundo.

[leiamais]

1. Uzumaki




Uzumaki (Espiral), foi produzido entre 1998 e 1999. Conta a história de uma cidade chamada Kurôzu-cho, que começa a sofrer os efeitos de uma estranha maldição que envolve espirais (objetos, símbolos, qualquer coisa com formato de espiral). A trama gira principalmente em torno de dois personagens, o casal Kirie e Shuichi, e sua família. Situações bizarras e mortes começam a acontecer no vilarejo sempre envolvendo espirais, e isto acaba afetando a todos.




É um mangá bem tenso, cujo principal objetivo é brincar com o psicológico do leitor, sem excluir as mortes sinistras e sangue, para quem gosta. Mas não espere litros de sangue e violência do tipo carnificina, não. Como disse anteriormente, Junji Ito prefere mais mexer com o psicológico do leitor do que apelar para violência. Claro, acontecem cenas impressionantes e "fortes", mas bem diferenciadas no cenário dos mangás de terror.

Uzumaki tem três volumes, publicados no Brasil pela editora Conrad (Já estão fora de circulação, mas podem ser adquiridos em sites ou lojas especializadas, também pode-se ler online). Há também um filme, lançado no ano 2000.



2. Gyo


Gyo (Peixe) foi produzido entre 2000 e 2001. Conta a história de um casal que durante uma viagem, acaba se deparando com uma criatura bizarra; um peixe com pernas de metal, que entra na casa de praia deles. O peixe exala um cheiro horroroso, e faz um barulho peculiar. Aos poucos, as praias e as cidades do Japão começam a ficar infestadas não só de peixes, mas também de outras criaturas marinhas portando as mesmas pernas de metal, incluindo tubarões e até uma baleia!

Admito, não cheguei a terminar esse, parei bem perto do final porque algumas coisas não me agradaram. Mas não deixem esse comentário impedir vocês, é um bom mangá! Não mais tenso que Uzumaki, aviso. Mas provavelmente mais bizarro, acreditem se quiser (...Peixes com pernas...). Outro mangá que merece atenção por ter a história diferenciada, mas que não deixa de ser aterrorizante e mexer com a cabeça do leitor. Também não é super violento, como Uzumaki, mas não deixa de ter cenas fortes, como será visto mais para o meio da história. Destaque para a cena do tubarão, que se tornou a mais famosa do mangá. (Foto abaixo)

Gyo tem dois volumes, ainda não lançados no Brasil, mas que podem ser encontrados online facilmente. Também possui um OVA (Original Video Animation), lançado em Fevereiro deste ano (Proibido pra menores de 18 anos)




3. The Enigma of Amigara Fault (O Enigma da Fenda de Amigara, em tradução livre)



Amigara Danso no Kai (Mais conhecido pelo título em inglês: The Enigma of Amigara Fault), é a obra mais curta de Ito nesta lista, criada em 2002. Traz a história de um rapaz, chamado Owaki, que decide viajar até a Montanha Amigara, no Japão, para ver de perto estranhas falhas geológicas que surgiram em uma fenda que se abriu depois de um terremoto. As falhas possuem o formato de pessoas (adultos, idosos, crianças, até bebês!), e suas origens são desconhecidas, mas chamaram a atenção de muita gente. Mas aos poucos, as pessoas que foram ver as falhas de perto começam a desaparecer.

Este mangá tem uma leitura rápida, mas que prende o leitor a cada página. A imagem das falhas na montanha chega a ser incômoda, especialmente ao se chegar ao final da história. Ao contrário de Gyo e Uzumaki, este é o mais leve dos três, assim por dizer. Não há sangue, por exemplo, nem mortes diversas e diferenciadas. Mas ainda sim possui cenas perturbadoras.

The Enigma of Amigara Fault possui apenas um volume, não publicado no Brasil mas que pode ser lido online, e não há filmes ou OVAs sobre.


Post básico, mas espero que tenha deixado vocês curiosos!
Como disse antes, não pude me ligar aos detalhes, por causa dos spoilers. Mas espero que todos que não conheçam os mangás leiam e gostem!
Os três mangás são recomendados! Eu, pessoalmente, gosto mais de Uzumaki ainda, mas todos valem a leitura!

Bons pesadelos...

76 comentários:

Jonas Junior disse...

Vou baixar e ler

Ansaff disse...

Nossa não tive tempo de ler todos, mas os que eu vi aí parecem ser ótimos... Pena que sou pobrinho! =´(

DieonTri disse...

Vamos ver se esse Uzumaki aí supera o choque que o mestre Kentaro Miura (Autor de Berserk) me deu. Vamos ver.

Leepolli disse...

Uzumaki é bem legal, já os outros dois eu não conheço não, é que a loja onde trabalho vende mangás, hehehe daí eu leio de tudo um pouco.
Um bem lega é High School of The Dead, pra que curte zumbis ele é um prato cheio... de zumbis shauhsuahsuaus.

massahiro disse...

eu tenho o filme Uzumaki,
quem quiser eu vendo ;D

Lucas Venceslau disse...

Ja li o Uzumaki, meu tio tinha um monte de mangás.

dp ou adlley disse...

po nao compara uzumaki com berserk q sao completamente diferentes, em beser o guts tem como lutar conttra o q vem contra ele, ainda mais agora no manga 72 q ele tam até uma bruxa no grupo!!
uzumaki se trata de pessoas fracas e
vulneraveis, colegiais indefesos....e nao presiça ter matanças e monster-rapes para ser chocante!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fazendo um coment off do topico.

Sai o anuncio do LingerieDay e o medo fica com tendinite

Eu vi oque vc fez ai xD analisou muito as fotos né huaFAPuahuahFAPuhauFAPhuah

AllanC' disse...

ja li o Uzumaki bem manero xD

AllanC' disse...

ja li o Uzumaki bem manero xD

daniellins disse...

Eu já li o Uzumaki
é a coisa mais perdubadora que já li
tem outro cara que só faz coisa de terror sem noção tbm...li só um manga dele e n lembro o nome...GOmen

Cláudia Filipa disse...

Queria links pra poder ler ou baixar
=(

dittochan disse...

O Junji Ito é muuuuito maneiro, já li todos do post e mais algumas one-shots. Ele faz um terror com coisas diferentes e torna as estórias bem perturbadoras xD

AntVaizard disse...

http://centraldemangas.com.br/online/Gyo
http://centraldemangas.com.br/online/Uzumaki

Isa disse...

O The Enigma of Amigara Faultque é extremamente perturbador.! O final é impressionante. Os outros mangas eu nunca li, Tentarei lê-los...

FNonato disse...

MAno, sério, esse ultimo mangá dele me fez ficar uma noite acordada pq as imagens não saiam da minha cabeça. No mangafox da pra achar alguns trabalhos dele, mas ta tudo em inglês.

Yagobc disse...

Medo, Pesquisa sobre o jogo Ao Oni!!

Anônimo disse...

Vou baixar Uzumaki agora

Kunoichi Carolina disse...

Já li Uzumaki e acho ótimo, eu até comecei a ficar um pouco obsessiva com espirais mas era mais pra trollar minhas amigas (elas ficavam com medo quando eu começava a desenhar espirais na sala de aula kkkk). Vou ler os outros mangás dele hj mesmo, mas de noite é claro!

Giulia disse...

Aaah, deu mó vontade de ler agora. Adoro mangá, só não tenho dinheiro pra comprar HUSAHUAHUS. Alguém sabe onde baixa ou vê online o The Enigma of Amigara Fault?

Kunoichi Carolina disse...

Giulia: http://iwishscan.blogspot.com.br/2012/06/oneshot-enigma-of-amigara-fault.html
Boa Leitura.

Vinícius Gama de Farias disse...

Fodão o final, mas eu já esperava algo assim (google images deu spoiler com uma foto de um lago)

Willian F. disse...

Eu tinha a trilogia de Uzumaki. Muito bom mesmo! Emprestei para várias pessoas, sendo que algumas até deixavam de sair de casa para ficar lendo.
Até que emprestei para um, e não me devolveu.

Thiago B.X disse...

The Enigma of Amigara Fault é tens omesmo

Link jr. disse...

gente eu sei que divulgar é feio mas se podessem dar uma olhada no canal, amanha ja tem um video novo http://www.youtube.com/watch?v=vngWlD7b8G0&feature=plcp

wagner disse...

ótimo post. Não sou fâ de mangá, mas to na cata destes. Assisti o OVA do Gyo, e achei muito bom. Valeu por me estimular a entrar neste universo de mangás de terror

ファビオ disse...

Eu já li Uzumaki e li uma parte de Gyo , os dois são muito bizarros, mas são ótimos *w* . Fiquei sabendo que vão lançar OVAs do Gyo. Vou aproveitar que não li tudo pra vê-los.

Unknown disse...

Já li Uzumaki e Gyo e venho acompanhando outras obras dele. Todas são ótimas, mas prefiro Voices in the Dark.

anjoninja disse...

Junji Ito best mangaka ever <3

Bárbara A. disse...

Meu heroi dos mangás de terror! \õ/

Farias disse...

Odeio ler qualquer coisa online, mas pelo visto vai ser o jeito, já que esse post já me fez ficar inquieto pra ler toda a "mangágrafia" dele. Já tô procurando o The Enigma of Amigara Fault (escolhi ele primeiro por ser OneShot).

beronique disse...

Puxa,Junji Ito é um verdadeiro mestre em criar historias bizarrissimas e de incrivel tensão. Tenho Uzumaki, mas Tomie é realmente bem angustiante e assustador,baixei há muito tempo atrás em inglês e passei a traduzi-lo, se alguém quiser a "versão aportuguesada mande in Beronique", falem comigo, rsrs, traduzi até o segundo capitulo do Volume 2, gostei demais da historia!! Agora fiquei curiosa pelo Enigma of Amigara Fault,vou procurar.

Farias disse...

Caramba, acabei de ler o Enigma... http://iwishscan.blogspot.com.br/2012/06/oneshot-enigma-of-amigara-fault.html

Genial! Vou procurar o Uzumaki.

Vinícius Gama de Farias disse...

Uzumaki é muito legal, mas o final é meio nonsense. Ou eu que sou muito lerdo pra entender... Mas sinceramente acho que os finais dele são meio fracos, visto o potencial de história que ele tem. Fico até um pouco decepcionado :/

Camila disse...

O Enigma é fácil de achar, só digitar no Google que cai num blog onde tem ele todo. Li na hora do almoço e to pensando até agora, muito foda. Por mais que no decorrer da história já temos pistas de como deve ser o final, não tem como não se impressionar e se aterrorizar! Parabéns pelo post, me incentivou a procurar mais mangás de terror, pois até hoje não tinha lido nenhum desse tipo!

Camila disse...

Ah só pra avisar, o enigma que eu achei ta em inglês, mas pra quem saca o básico já dá pra entender. de qualquer forma as imagens são auto-explicativas.

Anônimo disse...

O que mais gosto, sem dúvidas, é a coleção Mimi no Kaidan. De certo modo, começa bem bobinho, mas depois, começa a aterrorizar!

Desde sempre leio os mangás de Junji Ito, e sei o quanto a história dele é triste, sendo, por causa de doenças e velhice, incapacitado de continuar a escrever mangás. Mas faltaram outros dele que são bastante difundidos no Japão, tal que, o Undying Love também virou filme/live action.

Atenciosamente,

Liz Miyami ~ a cereja do bolo ♥.

@GCRhapsody
http://www.youtube.com/user/GCRhapsody

Isa Mori disse...

Eu conheço muito bem o autor Junji Ito, e fico feliz por você ter postado um assunto sobre um dos meus mangakas favoritos, eu conheço três deles apenas desconheço o Tomie, espero poder encontrar.

Unknown disse...

Como sei ingles fui ver o The Enigma of Amigara Fault e adorei! Simplesmente genial e tbm perturbador.

Unknown disse...

Li todos, muito massa. Adoro histórias que atiçam a imaginação e fazem você ficar pensando antes de dormir.

Vanessa disse...

Uzumaki é o manga mais assustador que eu ja li e fiquei pertubada por um bom tempo depois de ler. Confeço que toda vez que olho uma espiral as imagens na minha cabeça sao inevitaveis kkk'
Muito bom os mangas desse cara, recomendo mesmo.

Camila disse...

Comecei a ler Uzumaki agora, mas acho melhor parar senão não durmo, rs.

marquinhus_vini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Eduardo Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Eduardo Machado disse...

Li todos, sou muito fã do cara. Oq exatamente vc ñ gostou no GYO? Ah, uma detalhe The Enigma of Amigara Fault ñ é um mangá separado do resto, ele é uma pequena história que tem no final do GYO, nas ultimas páginas, como uma extra. Sugiro ler Voices in the Dark tbm, mto bom

Unknown disse...

sinceramente eu achei uma merda, e acho que os japoneses ainda tem muito o que aprender no genero terror. eu li o amigara e o uzumaki eu estava com as expectativas no topo e senti perda de tempo(no uzumaki pq o amigara é legalzinho e curto) nao recomendo mesmo.

Curtindo Geral :D disse...

Meu cérebro explodiu quando terminei de ler Uzumaki. Muito bizarra a historia. Valeu medoB me deixou arrepiada ;DDD

Annie-chan (baka-chan) disse...

Outro mangá muito bom do Junji é "Lovesick Dead",ele é realmente angustiante. E embora o final não seja tão bom quanto o desenvolvimento, acho que vale a pena ler as obras do Ito-sensei.

Ravenna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ravenna disse...

Já li todos! Eu sou muito fã do Junji Ito, até achava estranho os mangás dele nunca terem sido citados aqui no Medo B. Uzumaki até hoje me deixa meio perturbada, mas de um jeito tipo "uau, que foda". Já li mais de uma vez.

Ravenna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael disse...

alguem tem algum link de download do filme uzumaki??

Ravenna disse...

Rafael, eu baixei o filme aqui: http://www.baixargratis.tv/filmes/uzumaki-2000-dvdrip-xvid-hkm.html

Não é muito bom, mas tem algumas partes que valem a pena. A trilha sonora é legal também!

Rafo disse...

Outro mangá de terror interessante é Yami no Koe (Voices in the Dark), que também é do Junji-sensei. É one-shot, então dá pra ler rapidinho.
Link pra download, se alguém se interessar. http://www.sendspace.com/file/liooga

Unknown disse...

so falta ler gyo, mas de fato o ultimo mangá descrito é bastante perturbador, especialmente no final

Hellen disse...

EXCELENTE POST! Já li Tomie, Uzumaki e The Enigma of Amigara Fault. São SENSACIONAIS, muito bons mesmo, especialmente Uzumaki e The Enigma of Amigara Fault. SUPER RECOMENDO!

Bella. disse...

Eu li Uzumaki, e eu AMEI. Foi extremamente perturbador, de verdade. Cada vez casos mais estranhos. O caso das cobras e dos caracois são os piores, talvez. Sério, é MUITO TENSO. Recomendo 9y'
Eu quero ler Amigara Fault ><

〰.❀•´`•❀Yuka❀•´`•❀〰 disse...

Conheco o Junjun(junji ito),ele eh um amigo do meu pai, jah li tds os mangas que ele fez!!eh demais

Hudson Luiz disse...

não encontro o Uzumaki em lugar nenhum, no central de mangás não está aparecendo as imagens

Felippe.w disse...

Finalmente falaram do meu mangaká preferido de terror rs'. Já lí todos os volumes de uzumaki e Gyo.
Junji Ito é simplismente um gênio desse gênero, além de criar ótimas tramas o traço dele transmite muito bem a sensação de desespero e agonia.
Pena que eu só tenha o volume 1 de Uzumakijá que é um pouco dificil achar a venda porque a Conrad faliu.

UMA DICA: eu acho que o post deveria ser complementado com o Mangá Tomie que na minha opinião é um dos melhores mangás dele.

Vinícius Gama de Farias disse...

Então, li as três principais (Uzumaki, Gyo e Tomie)... IMO: Uzumaki>Tomie>>>>>Gyo.

Gyo é muito nonsense, n gostei. Tomie é nonsense também, mas é mais legal. Já Uzumaki, é simplesmente fodão.

Lena-chan disse...

ja li uzumaki ^^ gostei,mas o anime e manga que gosto mesmo é HOTD-high school of the dead, panini publica o manga no brasil no blog tem noticias de mangás: http://mangasnosora.blogspot.com.br/ . e ele esta disponivel na central de mangás, o anime tem 12 ep. e 1 ova,
realmente gostaria que voce fizesse um post desse anime é muitooo bom e vicia hehehe
Ah! tem gantz tambem é outro que é muito bom!
ah! gente olha só esse mangá online aqui:
mais segue a regra, pra poder dar medo(é coreano, mais as imagens sao mais importantes hehhe (morrir de medo!)
página exatamente no começo. Os únicos requisitos são usar fones de ouvido e teclar “Page Down” ou a seta para baixo
site:
http://comic.naver.com/webtoon/detail.nhn?titleId=350217&no=20&weekday=tue

felill disse...

bom pra vcs que se interessaram e eu como bom apreciador dos mangás de junji ito vou passar uma lista dos que li, uzumaki (foi o primeiro que li), gyo, tomie (muito bom, a garotinha la do mangá foi uma das coisas mais bizarras que vi em todos os mangás dele), voices in the dark e new voices in the dark(são varias estorias, ou melhor "contos", cada cap é um conto diferente, muito bom tbm), hellstar remina (tbm um otimo mangá, é um pouco diferente dos outros mangás dele, se passa no futuro, e acontecem coisas bem surreais), Mimi no kaidan (dos mangás que li dele foi o que achei mais fraco, mas não deixa de ser bom, segue o mesmo estilo do "voices in the dark" cada cap é um conto diferente), e frankstein (bem interessante), esse ultimo que ela falou "The Enigma of Amigara Fault" ainda nem li, vou procurar, parece ser bom :D

Claudia Lima Pereira disse...

Eu li Uzumaki lol, minha visão sobre espirais nunca mais foi a mesma...O.O

Paula Nascimento disse...

Já li Gyo e achei um lixo, li também Uzumaki e achei muito foda, começei a ler Tomie e também achei interessante, mas nunca terminei de ler..

Unknown disse...

Meu segundo mangaka preferido,só perde pro Ryukishi07 :]

Jully disse...

tenho os tres volumes de Uzumaki ... historia otima e desenhos perfeitos *-* mas gostaria de achar o voices in the dark ja que não tem aqui no brasil sera que consigo encontrar em ingles? alguem sabe disser?

Mangá123 disse...

Se achar um g minusculo tera nova amizade amanha GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGgGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGGGGGGGGGGG GGGGGG
*Agora procuras o “C” maiúsculo e seu desejo será realizado:
SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSCS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSS
*Isso é realmente difícil,agora procure o “9”:
666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666966666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666 6666
* Algo que realmente desejas: realiza aconta ...1O 9 8 7 6 5 4 3 2 1 ... Agora fecha os olhos e pede um desejo!*Agora* Passa esta mensagens em 10 comentários diferentes e o teu desejo irá se tornar realidade ! Repasse ! Tens 20 minutos , se não cumprires o prazo o desejo que pediste irá se realizar ao contrario do que pediu

Panda disse...

Junji ito é simplesmente o melhor mangaka de horror que eu conheço, sendo na minha opinião uzumaki uma das melhores obras, com tomie logo atras

Lawliet L. disse...

Quero ver se as cenas fortes de Uzumaki chega perto de Berserk, mas acho que não chega nem perto, Berserk um mangá que acabou com meu senso de terror , horror e doentio. Mas vamos lá, vou dar a oportunidade de dizer ao contrario...

Unknown disse...

Desses três eu só li Uzumaki e achei ótimo, é realmente pertubador. Não sabia que tinha um filme, vou procurar agora pra assistir, se alguem tiver o link agradeço ^^. Os outros dois parecem ser bons, vou procurar ler ^^

Mr.Blonde disse...

Quem já assistiu o Picnic na Montanha Misteriosa(1975)-que é baseado num livro de 1967- vai perceber que existem varias semelhanças entre o filme e a historia do Enigma de Amigara Falls(2002).

Me perguntou se Junji Ito não tirou inspiraçao pra escrever essa historia de lá.

Cinthya SOares disse...

acabo de ler "Cat Diary" de Junji ito e resolvi pesquisar mais sobre esse autor :3 e ja li "Gyo" e nem sabia que era dele legal :3

Giovanna disse...

Já li o terceiro... Acho que faltou falar do mangá Mimi No Kaidan. Esse sim dá medo!!!

flavia_mioshy-bc disse...

Se não me engano tem todos os quatro mangás nesse site onli
http://centraldemangas.com.br/ ^^