16 de outubro de 2012

Filmes de Terror - Tipos / Gêneros

Fã de terror desde a década de 80, alguns leitores aqui não tiveram a boa experiência de passar numa locadora de VHS e visitar as estantes de filmes de terror...



Mas é desde os anos 80 que a palavra "terror" não tem uma definição EXATA. As vezes você ia procurar um filme de terror chamado "Sexta-feira 13" e não encontrava o filme na estante. Quando pergunta a moça da locadora ela te mostra o filme em destaque na estante dos filmes de SUSPENSE.

E se a gente procurar pelos Gremlins ou os Caça-Fantasmas? Eles estavam em COMÉDIA, do lado do Bettlejuice!("Os Fantasmas se divertem" no Brasil).
Mesmo que essas criaturas causem MEDO em crianças, são filmes de comédia, ou são filmes de terror para crianças?

E quem tem Medo de ET, ou adora os Robôs gigantes japoneses destruidores de tudo? Esses você encontra na estante de ficção científica.

Com a falta de sensibilidade, ou a falta de limites do tempo atual surgiu mais estilos de terror, o Gore e o NASTY

Então numa locadora, a definição de terror seria: Sobrenatural, filmes com monstros e criaturas imaginárias ou fenômenos inexplicáveis.

[leiamais]

Aqui no blog, eu defino como terror tudo aquilo que causa MEDO! Você pode encontrar filmes que causam MEDO em todas essas categorias. 
Também tem aqui no blog o famoso Terrir que se divide em filmes Trashs, paródias ou qualquer elemento que use o terror para brincar sem intenção de causar MEDO.

Sempre vai ter uma dúvida onde classificar filmes de serial killers? Suspense ou terror?
Michael Meyers, diferente do Jason, nunca "morreu" de verdade em um filme. Logo ele não é um morto-vivo igual ao Jason, mas um Serial Killer.
E o JigSaw? O primeiro Jogos Mortais é um excelente filme de SUSPENSE, onde você fica angustiado acompanhando o Dr. Gordon dentro do seu jogo, tentando descobrir como foi parar ali, e porque. Já nas continuações, o objetivo do filme é simplesmente se divertir colocando vítimas em jogos de tortura com cenas explícitas de mutilação, que não acontece no primeiro filme. Logo as continuações viraram filmes "Gore". Separa eles na locadora?

Quero mostrar que o terror está por toda parte, e o MEDO está junto com o terror...



Posso dar exemplos em todas as categorias:

Terror: A Noite dos Mortos-Vivos, Brinquedo Assassino, Halloween 3...
Suspense: Psicose, Halloween 1...
Ação: Resident Evil, Anjos da Noite, Predador...
Comédia: Caça-Fantasmas, Gremlins, Os Fantasmas se divertem
Ficção: Contato de 4º grau, Fogo no céu, Alien...
Trash: Os Palhaços Assassinos, Nausea Total, Fome Animal
Gore: Jogos Mortais 2..., Cubo, Doce Vingança...
Nasty: Guinea Pig...
Terrir: Todo mundo em pânico, A Noiva do Chucky...

É dificil separar o TERROR, tem para todos os gostos.
Escrevi esse post por sugestão de alguns leitores no Facebook. Pra quem não sabe, todo dia agora eu posto os filmes de terror que vão passar na TV a cabo, e na tv aberta quando passa, entre 19hrs e 20hrs.
Todo dia nos comentários abre uma discussão sobre um filme ou outro se é ou não é terror, se deveria ou não estar naquela lista, e porque ele está lá?
É por isso, está lá pq eu, MEDO B, considero ele terror mesmo ele estando em outra categoria.

Fica a dica, o MEDO B cresceu e se completa com o twitter e o Facebook. Quem não está sabendo, vale a pena seguir o Facebook, da um like lá e veja os filmes da madrugada. O twitter também é outro complemento, lá eu uso ele mais "pessoal" falando de outros assuntos e conversando com os leitores...


A verdade é que o MEDO, é uma sensação que em segurança da PRAZER... Você vai num parque de diversões, entra numa montanha russa que joga você de cara no chão, vira de cabeça pra baixo deixando vc apenas pendurado no cinto de segurança, mas por saber que o pior não vai acontecer, você vai lá sentir o limite do MEDO.
Bom mas pra falar sobre o MEDO e o PRAZER, mostrar o MEDO em outras formas de diversão, já é um assunto para outro post... 


Concorda? Discorda? Os comentários desse post estão abertos para um grande debate, de sua opinião!
Bons Pesadelos...


30 comentários:

Marta Macêdo disse...

Nossa... bons tempos quando ia na locadora pegar filmes! uheuheuheuhe tb sou da época do VHS *o* (do tempo q a fita do cassete enrolava toda, do tempo q tinha q soprar p/ limpar o "cabeçote" xD)

Pois é... comecei a curtir o terror já saindo da adolescência. De fato, quando ia as locadoras de filmes (que infelizmente na minha cidade estão se acabando devido a esta merd@ de pirataria), haviam filmes que, para mim eram o puro terror, na "prateleira" do suspense, da ficção científica, sobrenatural e pasmem já vi até em "pornô trash"! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Mas o fato é que o terror esta em todo lugar e temática, o que pode ser algo bobo p/ vc p/ outra pessoa não é... algo como uma simples borboleta (no meu caso, as aranhas... -.-). Imagina eu assistindo "Aracnofobia"? Enfim...

Um terror "psicológico" pode ser mais efetivo para algumas pessoas e para outras, umas tripas ou cabeças decepadas podem levar ao ápice do mal-estar... é relativo.

Gosto muito de terror hoje em dia pq quis para de ter medo e por influência de uma irmã que, quando eu era criança, não entendia pq cargas d'água ela preferia assistir a este gênero de filme sozinha, então soube que é pq assim não fica gente de mimimi do lado se borrando de medo e tirando a magia do filme. Dae fui lá provei da experiência e curti! xD

OK. Já chega de compartilhar minhas experiências... uhahuahuahuahuhua enfim... adoro terroooooooor! \o/

Zero disse...

Os filmes do Resident Evil nem de brincadeira podem ser colocados em uma estante de terror... Alem de serem uma verdadeira porcaria distorcida dos games, é no minimo ação...

zooey disse...

Post muito bom! Terror pra mim é a prateleira infantil, onde posso pegar, por acidente, um filme com palhaço D: HAHAHAHAHA
Queria muito locadoras com prateleira Gore <3 (sim, eu ainda frequento locadoras...)

Paulo disse...

É Mesmo cara os filmes nem deviam ter o nome Resident Evil neles pq nem pra seguir a historia do jogo serviu o unico filme que presta desses REs é o RE Condenaçao porque é uma produçao da propria Capcom

Paulo disse...

É Verdade eu tbm sinto uma grande falta desse genero nas locadoras (sim eu tbm frequento locadoras)

Henry disse...

Err..

Slasher,Thriller,Gore,Snuff,suspense,trash,terror,horror...

Todos vão se encaixar em uma das categorias.

Acho eu.

SweetBeeMine disse...

Zoey, compartilhamos do mesmo mal. Detesto palhaços, e detestei assistir "IT: A Obra-prima do Medo".

Ontem vi, aquele filme que dizem ser polêmico, que o diretor respondeu por isso, por aquilo, que dizem que deve se ter estomago para conseguir assistir.

Eu assisti o Holocausto Canibal, mas as verdadeiras crueldades eu achei que foram cometidas pelo homem, e não pelos indigenas do filme, as cenas realmente são fortinhas mas algumas chegam a ser um tanto surreal, da pra você ver que é um boneco sendo desossado.

Quero ver se assisto todos os aliens, eu achei que o alien se encerrou de forma expetacular

Anônimo disse...

oque tenho saudade é na década de 90 alugar os VHS e aquele cheiro de locadora , ia direto na prateleira do Terror

-//- disse...

Concordo com o MedoB, terror é tudo que causa medo!
Eu prefiro o terror das locadoras mesmo, coisas sobrenaturais e eventos inexplicáveis.
E para falar a verdade abomino gore ( não façam um escândalo por causa disso), pessoas mutiladas não é um bom tema para nada...

Bruswt disse...

Concordo com tudo o que foi dito neste post, gostei muito ! Eu amo terror , trash e suspense . (um pouco de gore também.)
E não creio em alguns gêneros que tá na cara que é terror e colocam ''Ficção Científica" , ah, isso é um saco.

Júlia Lyn disse...

Amei o post. Eu cheguei sim a frequentar uma locadora de VHS quando pequena, eu tenho 17 anos e juro que desde pequena meus olhos já batiam em filmes de terror. Lembro-me que quando entrava na locadora eu só gostava de ficar olhando os filmes de terror mas que eu nao podia locar. O primeiro filme que eu considerei terro na época e eu tinha uns 8 anos, foi Pânico no lago, foi o primeiro que eu pude locar... Nossa! eu quase morri de alegria *-* [...] Sempre via a capa do Exocista e meus olhos brilhavam, isso com 8 anos de idade, acreditam? pois é... Desde então eu sou fanática por filmes de terror, e os meus favoritos são os de serial killer e como você falou ai, os do tipo Gori. Meu filme preferido de terror é Sexta feira 13.

Ingrid disse...

Antigamente eu frequentava bem mais as locadoras, e minha sessao favorita era a de terror. Comecei a ver filmes de terror muito nova, nao me lembro a idade mas diz minha mae q foi por volta dos 4, 5 anos de idade com a minha vo. Sentava na sala com ela e assistia filme o dia inteiro, e qndo gostava do filme, ainda voltava a fita todinha e via de novo, eu decorava ate as falas. Nas locadoras q eu frenquentava, os donos me conheciam mt bem e me passavam filmes q achavam bom, mas sabe como eh gosto de dono de locadora......neh!
Hj em dia vou a locadora mas so as vezes, hj a net tomou conta de td.
Gosto mt de filmes antigos, acho as historias melhores, mas tem filmes novos q tbm gosto, principalmente filmes sobrenaturais etc, nao gosto mt de filmes de matança descontrolada q nao tem nexo nenhum, mas gosto do jogos mortais, pois tem uma historia por tras e deixa um climinha de suspense. Adoro filmes de zumbis, fantasmas(principalmente os q sao baseados em historia real), gosto de filmes trash( evil dead),gosto de alguns considerados ficçao, como alien e predador( um dos meus favoritos).
Agora um dos filmes q demorei a beça pra ver, pq tds falavam q era sinistro e achei um coco, eh o exorcista, os mitos q espalham sobre ele, sao melhores q o proprio filme. Sentei pra ver com minha avo,a versao sem cortes e fiquei naquela:Eh isso?! Td mundo falava desse filme e eh isso?! Ai fala serio, talvez pra epoca q foi lançado, devia ser o filme, mas acho q ele eh mt viagem, sai mt fora da realidade. Sei la, simplimente nao gosto do filme, foi decepcionante.
Acho q nao tenho um preferido, pis sao tantos.....

Leon Leonidas disse...

Olha de 5 à 7 anos eu só queria saber de filmes de terror, como uma ingenuidade de criança e tal, mas depois fiquei com medo, pois soube da realidade dos filmes de terror. Hoje com 13 anos eu adoro filmes de terror e sinceramente acho que ás vezes é difícil você saber se certos filmes são terror mesmo. Eu não deixo de adorá-los. Os meus preferiods dos dias atuais são Halloween ( todos ) e atvidade Paranormal ( todos também ). Essa coisa de ficar colocando certos filmes de terror como ficção científica é fogo viu, ás vezes parecem que são ignorantes.!Boa MedoB

Natalie disse...

Legal! eu ja os classificava, em grande maioria, desse jeito. Porém há um termo que para mim eh novo, pelo menos eu nunca ouvi falar: Nasty. Do que se trata exatamente?

Anônimo disse...

deve ser quando o filme é nojento , desagradável assim como é Guinéa Pig é um filme muito podre que te faz passar mal emfim... kkk

Noite Sinistra disse...

Pois é saudade da década de 90...das fitas VHS e do Cine Trash...srsrsrsr. To ficando velho porraaaa...Muito do meu gosto por terror vem dessa época...

Unknown disse...

Não vou falar de filmes, mas do MEDO B. é uma droga...


Viciante pra caramba. Não consigo passar um dia sem visitar. Desde que descobri e ainda não tinha computador, era um tal de gastar dinheiro em lan por aí... Mas, vale a pena, porque você é respeitoso com seus leitores, escreve bem, apresenta matérias muito interessantes... Gosto muito de ler terror. Principalmente, Stephen King e Allan Poe, logo, esses elogios que te faço, são verdadeiros e com conhecimento de causa. Odeio entrar em sites mal redigidos, com palavrões e gente escrota, por tudo isso, obrigada, e continuem, você e seus colaboradores, a fazer esse trabalho tão gostoso. Parabéns pela matéria.

Unknown disse...

Não vou falar de filmes, mas do MEDO B. é uma droga...


Viciante pra caramba. Não consigo passar um dia sem visitar. Desde que descobri e ainda não tinha computador, era um tal de gastar dinheiro em lan por aí... Mas, vale a pena, porque você é respeitoso com seus leitores, escreve bem, apresenta matérias muito interessantes... Gosto muito de ler terror. Principalmente, Stephen King e Allan Poe, logo, esses elogios que te faço, são verdadeiros e com conhecimento de causa. Odeio entrar em sites mal redigidos, com palavrões e gente escrota, por tudo isso, obrigada, e continuem, você e seus colaboradores, a fazer esse trabalho tão gostoso. Parabéns pela matéria.

Unknown disse...

Qualquer filme que nos cause um pouco de medo é considerado "terror" por exemplo, tem um filme que se chama Shaun of the Dead "Todo mundo quase morto" (tradução sempre horrível para o português) ele aborda o apocalipse zumbi de uma forma engraçada, mas que também te causa angustia, porque igual são zumbis que querem morder outras pessoas! Assim como Resident Evil , conheço gente que gosta por achar que é ação, mas é claro que da uma angustia e certo medo em geral. A classificação "TERROR" aborda o gênero do medo, se você tem medo de ver um filme por mais que ele seja de ação, suspense seja o que for, ele será considerado terror para você!

Eu Oculto disse...

A época das locadoras pra mim, era a melhor. Quando era pequeno, todo final de semana era um jogo de mega drive e uma vhs!! O corredor dos filmes de terror ficava próximo à salinha dos pornôs ( ¬¬ ) e essa sensação de proibido e obscuro juntos me causava um medo da p*rra ahsuahushausa e criava uma atmosfera pior ainda, sentia medo de só de OLHAR para as capas dos filmes.

Anônimo disse...

eu era igual oque o pastel ai falo kkkk um jogo de mega drive e um filme de terror , fora aparte dos porno kkk

Unknown disse...

Vc precisa ler o livto do exorcista. Vai pirar! O filme eh mto fraquinho! E qnd let, lembre-se q ele eh baseado em fatos reais! Eh mto bom! ;)

zooey disse...

Cara, não posso nem PENSAR em It, sério. Amo King, mas esse passa longe! (até o livro!) Tenho uma fobia tensa ._. Hahahah

San Lindão disse...

MedoB, Eu ja assisti o filme: Doce Vingança e não acho que ele seja terror, tipo eu sou super-medrosso e fazia era rir quando ela matava cada um daqueles FDP, mas realmente é um ótimo filme!

Pedrocka disse...

Vc precisava ter visto o filme na época, eu assisti quando era mulek, se eh q assistir de olho fechado eh assistir neh?

Evil disse...

É Michael Myers , não Meyers . E sei la , terror pra mim não existe mais , filminhos de hj não chegam nem perto do que o terror foi um dia .

Unknown disse...

MT BOOOOM
!!!!
<.>

BRUNO MAXIMILLIAN disse...

dá vontade de chorar até!
lembro do filme o anjo malvado do macaulay culkin.
alugamos no final de 94 eu e minha mãe, frequentava muito a locadora, ou melhor aonde eu ia se tivesse uma locadora eu queria entrar, mesmo em algumas não tendo ficha, eu já me contentava em olhar a arte das capas,e aquelas fitas verdes da abril vídeo, que criatividade artistica com seus selos, os da cic vídeo que no começo eram fitas pretas depois vinham na cor azul, eu amei essa época infelizmente acabou! quando se entrava dentro de uma locadora parecia que éramos transportados para um outro mundo, quando não tinha internet, face, orkut, celular, esse era o nosso entretenimento durante os fins de semana, quem viveu isso sabe do que eu to falando!

Unknown disse...

quando eu era menor sempre passava ghostbusters no cartoon network e no boomerang, acabei vendo esse filme umas 10 vezes

silasig disse...

E a que gênero pertence a Centopeia Humana?