25 de outubro de 2012

Os Sete pecados capitais no Bob Esponja


Eu sou fã do Bob Esponja por anos e acho que a profundidade dos personagens é uma das coisas que realmente faz o desenho ser bom. Desde quando ouvi o Sr. Lawrence dizer (nos comentários dos DVDs da 1ª Temporada) que Stephen Hillenburg baseou os 7 personagens principais nos 7 Pecados Capitais, eu não conseguia deixar de estar tão fascinado com isso. Acho que descobri qual pecado corresponde a cada personagem.

1. Preguiça [Patrick] - Preguiça é o pecado da preguiça, ou falta de vontade para agir. Obviamente este é o Patrick. Ele vive debaixo de uma pedra o tempo todo e realmente não faz nada. Na verdade, no episódio "O Grande Fracassado Cor de Rosa (2º Temporada)", ele ganhou um prêmio por não fazer absolutamente nada durante mais tempo.

2. Ira [Lula Molusco] - A ira se envolve em sentimentos de ódio e raiva. Lula Molusco odeia a sua vida, odeia principalmente o Bob Esponja, e é basicamente zangado com tudo o tempo todo.

3. Avareza [Sr. Siriguejo] - Obviamente, o Sr. Siriguejo é ganancioso e desejoso por dinheiro. Como o velho Siriguejo não poderia representar a Avareza? Ele até cantou sobre o poder da cobiça em "Á Venda (4º temporada)".

4. Inveja [Plankton] - Plankton tem inveja do Sr. Siriguejo, porque o Siri Cascudo é um sucesso enquanto o Balde de Lixo é um fracasso. Sua inveja leva-o a tentar roubar a fórmula secreta do Siri Cascudo toda vez.

5. Gula [Gary] - Eu acho este aqui realmente muito engraçado. Você já percebeu a piada recorrente no desenho, onde eles dizem "Não se esqueça de alimentar o Gary" ou que o Bob diz: "Eu tenho que ir dar comida pro Gary". Gary até mesmo fugiu de casa, naquele episódio em que o Bob Esponja se esqueceu de alimentá-lo. A gula normalmente se refere ao excesso de comida, então eu suponho que este se encaixe muito bem nele.

6. Soberba [Sandy] - Sandy tem um excesso de orgulho em quem ela é e de onde ela vem. Ela se orgulha do fato de que veio do Texas, e gosta de ter certeza com que todo mundo saiba disso. Ela também se orgulha muito do fato de ser um mamífero e uma criatura da terra, como foi mostrado no episódio "Pressão (2º temporada)", onde ela tenta provar que criaturas terrestres são melhores do que as criaturas marinhas.

7. Luxuria [Bob Esponja] - Ok, eu sei o que você está pensando. Parece um pouco estranho e curioso no começo, mas eu pensei muito para chegar a essa conclusão, e não foi a toa. Luxuria, em uma definição mais correta, significa "amor excessivo dos outros". Eu acho que isso se encaixa melhor no Bob Esponja. Ele mostra seu amor excessivo pelos outros com suas formas exageradas de fazer o bem e ajudar as pessoas. Se alguma coisa é realmente verdade sobre o Bob Esponja, é que ele ama todos ao seu redor, mesmo que eles não exatamente retornem todo o seu amor.

Eu realmente acho que as pessoas do desenho tentam ser inconsistentes de propósito. Só para ser engraçado. Ou eles estão tentanto nos dizer algo que nós não deveríamos saber sobre o início do desenho, se é verdade, então o que vai acontecer a seguir...


Bons Pesadelos...

46 comentários:

Unknown disse...

Ah gente. Legal até o post, informativo e talz, mas pow.., Bob Esponja no Medo B? Se quiseres fazer um blog de curiosidades, beleza, eu sigo tmb. Mas aqui no Medo? Poxaaaaaaaaa. :(

Unknown disse...

pri, bob esponja já esteve no medo B outras vezes antes, presta atenção.

Zero disse...

Tipo assim, eu assisto e dou risadas, acho q era esse o objetivo deles ao criar essa animação certo? Pq tem q procurar mensagem subliminar em tudo? '-'

Kaíque Paiva disse...

O mair irônico é o "Bons Pesadelos.." no final.

Kaíque Paiva disse...

mais*

Kaíque Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pra mim sua interpretação sobre GULA está errada, em minha opinião GULA está sendo representada pela população de Fenda do bikini a qual come hambúrgueres como se não houvesse amanhã.

Unknown disse...

Nada nesse mundo é inocente, nem mesmo desenhos.Tudo é feito para influenciar pessoas, principalmente enquanto ainda elas estão pequenos, porque são mais facilmente manipuladas.Se ficarmos pensando "Ah, mas por que procurar mensagens subliminares em tudo, isso não quer dizer nada e tal e tal", vamos sucumbir a isso.O pior não são as subliminares, mas as explícitas, as quais vemos que são incorretas e mesma assim não fazemos nada para nos proteger delas.Eis o problema maior.
Para quem tem filhos, não fiquem achando que essas coisas são brincadeirinhas ou apenas "zoação" de alguém ou alguns na Internet.Essas coisas existem e formam caráter das pessoas(enquanto em processo de desenvolvimento mental).

Joyce'S disse...

tah faltando a vaidade

Medo B. disse...

JoyceS a vaidade é a soberba

Ansaff disse...

Acho que deve estar errado a Luxúria deve ser da professora Puff, pq ao meu ver Luxúria é querer ter tudo e tudo perfeito sem complicações, mas com o obstáculo que é o Bob Esponja que nunca deixa-a levar uma vida simples e descomplicada. Ou talvez da Sandy, aliás falando nela Soberba não é um pecado capital os sete pecados capitais são:
Gula
Preguiça
Avareza
Luxúria
Ira
Inveja
e Vaidade!

Gisele disse...

Amei esse post, vejo Bob Esponja todo dia na hora do almoço \o/

Gisele disse...

Ansaff, acho que nesse caso vaidade e soberba são meio que sinônimas...mais pro sentido de orgulho,sabe?

-//- disse...

Já tinha visto, só não me lembro aonde, acho que foi no Creepypasta Brasil...
Enfim, é uma ótima interpretação do desenho. Mas é só uma interpretação!
Sempre tem alguém para levar a coisa a sério demais, e isso me deixa p***!
Não é só porque um desenho (ou anime) fala "demônio" que ele é satanista. Não é só porque você encontra um pê*** em tudo que vê, que o desenho passa uma mensagem subliminar!

AcDcMoshPit disse...

concordo com a Pri Marchi...

AcDcMoshPit disse...

concordo com a Pri Marchi...

Unknown disse...

Você copiou este post do Minilua e nem botou fonte, legal...

http://minilua.com/lado-negro-bob-esponja-7-pecados-capitais/

Unknown disse...

Só corrigindo, o lula molusco não odeia sua vida, ele odeia viver perto do Bob esponja.

-//- disse...

Gabriel, vários blogs já postaram essa creepy, então o MedoB não precisa citar a fonte ¬¬

Ana, concordo com vc :P

PsicodelicoW#3 disse...

MEDO B MUITO B E POUCO MEDO... (pelomenos recentemente)

Isaa disse...

Verdade as ultimas postagens do medoB não tao dando medo nenhum.

e quanto a dar creditos pro minilua, os pecados em bob esponja não foram descorbetos pelo minilua e sim por algum usuario de um forum dos EUA algum tempo atras e então virou creepypasta e foi copiado de blog em blog.

não precisa citar fonte, pois ninguem sabe de onde se originou ao certo.

Unknown disse...

Eu acho que o personagem vaidoso é a Pérola, filha de Sr. Sirigueijo.

Jack disse...

É, não tem dado medo mesmo, lendo à noite com as luzes apagadas :\ Mas sei que todos passam por fases ruins, então tudo bem.

Unknown disse...

Bom,eu acho que a maioria dos desenhos mais inteligentes,mesmo que para crianças,contém sim mensagens subliminares,que as vezes são até mensagens interessantes,nada de demoníaco.Outras nem tanto.Mas é diferente de dizer que o desenho desenvolveu seu personagens principais inspirados nos pecados capitais...não faz sentido!

Eu Oculto disse...

Prefiro o John Esponja

Unknown disse...

kkkk,verdade!la ninã medeiros...

Unknown disse...

aff que merda de post,ultimamente esse blog posta qualquer coisa

Ela disse...

Vergoinha alheia de ler "bons pesadelos " ao final de um post desse rsrsrsr

Farias disse...

Tá, os outros até bateram, mas o do Bob ser Luxúria ficou muito nada a ver.

Isabela Rocha disse...

Caramba, nunca pensei isso. Adorei a relação entre os sete pecados e os personagens, concordo plenamente. Aposto que devem ter outras coisas por trás do desenho, mas fica difícil descobrir..

Abraços!
http://belafeelings.blogspot.com.br/

Tia Julia Slash Jagger disse...

Na verdade amar todos a sua volta mesmo sem receber amor de volta não é um pecado, é um mandamento ._.

Huaun disse...

Isso era para dar medo ou para fazer rir?


Porque tô morrendo de rir aqui

Bob Esponja=Luxúria

XDDDDDDD

Gibim disse...

Pessoal, vocês poderiam dar uma olhada no meu trabalho artistico? eu faço Ilustrações de jogos, se puderem dar uma força... eu não tenho grana para poder pagar propaganda em sites, ... então se puderem eu ficaria muito agradecido :)

https://www.youtube.com/watch?v=cPgWhXoWBmc

Brain disse...

na verdade, orgulho e vaidade não são sinônimos, mas são pecados parecidos. o orgulho vem de admirar a si mesmo excessivamente e não ligar para o mundo ou pessoas a sua volta, é basicamente só enchergar a si mesmo.
já a vaidade vem de querer fazer os outros te admirarem, ou seja usar os outros para alimentar o egocentrismo

Alisson disse...

achei muito nada ver, se a gente pegar qualquer desenho da pra pegar 7 personagens que se encaixam nos pecados '-'

Hellen disse...

Já tinha visto na Creepypasta Brasil. É bom dar os créditos né?

Bruna Weyne. disse...

não é mensagem subliminar cara kkk é só uma informação, os pecados capitais estão em todos nós e estão nos desenhos tb; grande coisa. E é só uma historinha, não é necessariamente verdade.
E soberba e verdade são a mesma coisa, gente. Ou basicamente a mesma coisa.

Bruna Weyne. disse...

E gente, por favor né, o Medo B é um blog de terror e curiosidades. Quantos posts vão ter que fazer dizendo isso? Não definam um livro pelo título...nem um blog pelo nome.

Bruna Weyne. disse...

não é mensagem subliminar cara kkk é só uma informação, os pecados capitais estão em todos nós e estão nos desenhos tb; grande coisa. E é só uma historinha, não é necessariamente verdade.
E soberba e verdade são a mesma coisa, gente. Ou basicamente a mesma coisa.

R.C.B.K disse...

lixo. Esse medob ta ficando cada vez. Pior parece ate site de piadas. Voce ja foi nelhor medob nada ta dando medo aqui so me da vontade de rir e para os idiotas professores eu to usando o celular pra ver e estou errando ta mt dificil de escrever.

Unknown disse...

Levei foi um susto com essa foto do Lula Molusco!

Lina disse...

mas que merda, desde quando amar é um pecado? luxúria é prazer carnal, seu doente! SEU BURRO!!! VÁ FAZER PESQUISAS ANTES DE FALAR MERDA!!

Dono da rosa disse...

Só deu medo da cara do lula molusco... Kkkk tomei um susto to pelo tablet fui baixar pra ler a matéria a BAM! To de cara com isso

Pedro. disse...

Fontes: Minilua (?) '-'

Unknown disse...

EU acho q isso é mentira, mais se fosse realmente verdade, deveria ser mais ou menos assim:
Gula> não acho q nenhum deles seje guloso, mais votaria no gary por falta de opção msm
Preguiça>Patrik
Avareza> Sr. Sirigueijo
Luxúria> a filha do Sr. Sirigueijo, a Pérola
Ira> Lula Molusco
Inveja> Plakton
e Vaidade>Larry, o salva-vidas, pq ele vive malhando

Alecio disse...

Isso é tudo mentira, Bob Esponja ensina a ter amor ao próximo para crianças ainda pequenas, além de ensinar que o crime não compensa com o Plâncton sempre se dando mau, e também é ensinado a amizade entre os amigos, com Patrick e Bob Esponja.