26 de dezembro de 2012

Curiosidades sobre o filme O Brinquedo Assassino (1988)


Um serial killer à beira da morte utiliza conhecimentos de vodu e incorpora sua alma em um boneco. Um menino inocente ganha o mesmo boneco de presente de sua mãe, e vê sua vida virar uma aterrorizante perseguição, já que a alma do assassino quer o corpo do menino para continuar sua vida.
Este é o primeiro filme da saga de Chucky, o brinquedo assassino. Um ícone do terror mundial, inovador para sua época e, hoje em dia, um clássico adorado e respeitado por todos os grandes nomes do cinema. Confira as curiosidades e detalhes sobre este filme. 


[leiamais]



- O nome de Chucky, Charles Lee Ray, é um derivado dos assassinos famosos Charles Manson, Lee Harvey e James Earl Ray.

- Cada boneco “Good Guy” tinha 3 frases e nome próprio.


- O roteirista Don Mancini disse que o roteiro original deveria criar dúvida no público, durante boa parte do filme, sobre quem seria o assassino, Andy ou Chucky. Porém, era incrivelmente óbvio ser Chucky o verdadeiro assassino.

Don Mancini
- Um slogan promocional de cinema tinha uma frase que dizia “Quando as pessoas têm pesadelos, sonham com Freddy, mas quando Freddy tem pesadelos, sonha com Chucky.”

- Único filme em que Chucky não faz um gesto obseno com o dedo médio.



- Chucky, após esse primeiro filme, se converteu em um dos maiores assassinos da história do terror, ao lado de Freddy Krueger, Jason Voorhees e Michael Myers, segundo a maioria das críticas.

"Olá, eu sou Chucky. Serei seu amigo até o fim."

- Os movimentos de Chucky foram possíveis graças a 17 pequenos motores manejados por controle remoto por 3 pessoas. Um transmissor de comandos duplicava as expressões faciais do boneco e 4 comandos foram colocados nos lábios para ajustar com precisão cada palavra que tinha de ser pronunciada nos diálogos do filme. Duas pessoas controlavam os braços, outra as mãos, outra a cabeça e outra, que atuava como chefe da equipe, controlava o corpo e dirigia os outros.

- No total se criaram 9 bonecos do Chucky para o filme: um simples, um que ficava em pé, um que caminhava, duas marionetes utilizadas para conseguir movimentos rápidos e específicos (como sentar, morder e bater) e bonecos substituíveis que podiam ser jogados e submetidos a cenas mais duras.

Bastidores.

- O produtor David Kirschner quis fazer este filme partindo do roteiro original de Don Mancini porque quando era pequeno tinha medo das bonecas de sua irmã.

- Foi o único filme da série a ser lançado pela United Artists, pois, em 1990, os direitos do filme foram vendidos à Universal.

O boneco Chucky e o diretor Tom Holland, nos bastidores.

- O filme foi produzido com um orçamento estimado em nove mil dólares e obteve um faturamento total de US$ 33.244.684 nas bilheterias dos Estados Unidos e mais US$ 10.952.000 pelo mundo.


- Andy foi o único papel promissor do ator Alex Vincent. Em 1993 Vincent atuou no filme “My Famile Treasure” e desde então desapareceu dos cinemas. - O diretor Tom Holland e o ator Chris Sarandon (Detetive Mike Norris) já haviam trabalhado juntos anteriormente em outro filme de terror de sucesso, chamado “Fright Night” (no Brasil, A Hora do Espanto), no qual Sarandon faz o papel de um vampiro.

Chris Sarandon e Tom Holland, nos bastidores do filme.
- Na cena final, em que o boneco caminha em chamas, era impossível de ser feita com marionetes (os fiosiriam queimar), então foi chamado o dublê anão Ed Gale para vestir-se com uma roupa anti-chamas e caminhar pegando fogo.

- A Academy of Science Fiction, na categoria Fantasy Horror Films indicou, em 1989, "Brinquedo Assassino" para quatro prêmios, incluindo Melhor Filme de Horror, levando apenas o troféu de Melhor Atriz, para Catherine Hicks, que interpretou a mãe de Andy.


- O ator Brad Dourif que interpreta o assassino Charles Lee Ray, que incorpora no boneco, interpretou Grima Wormtongue (Grima Língua-de-cobra) do filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres.
O momento em que o serial killer interpretado por Brad Dourif incorpora sua alma no boneco.
- Este é o filme que tem menos mortes no total, de toda a saga. São seis mortes, a primeira é a de Charles Lee Ray, quatro são feitas por Chucky e a morte número seis é a do próprio Chucky.


- O filme da saga em que há mais mortes é “A noiva de Chucky” com doze mortes. - No filme, Chucky nunca mata crianças, somente pessoas adultas.


- Seguido por Brinquedo Assassino 2 (1990), Brinquedo Assassino 3 (1992), A Noiva de Chucky (1997) e O Filho de Chucky (2004).





Post by: Loucifre.
Twitter:@loucifre
 Tumblr:bornwithoutsoulll

Bons Pesadelos...

39 comentários:

Bianca disse...

Meu filme favorito e também o filme que mais me deu medo na infância, nem o filme O Exorcista me assustava tanto que nem o Chucky, por causa dele tenho medo de bonecos. U-U

Guto disse...

loucifre manda bem nos posts, parabéns
se não for pedir demais, o próximo pode ser sobre curiosidades em "pânico"?

esse filme, em especial, nunca foi de me dar muito medo... ele tem um tom meio parodial, maior que o freddy até... os últimos então, são mais comédia que terror

um clássico, sem dúvidas

Marta Macêdo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marta Macêdo disse...

Brinquedo Assassino ou como eu sempre chamava "Chucky"... clássico mesmo!! Adoro! Claro... isso depois de ter uma idade para compreender que bonecos não são assassinos... a duras penas aprendi isso, após guarda-las trancadas ou tacar fogo em quase todas as bonecas que tinha ou mesmo doa-las... '-'

Só acho que depois que Chucky se tornou um ~pai de família~ a coisa desandou um pouco do terror e virou mais comédia besteirol... mas enfim. Os três primeiros são os meus preferidos... *o*

Eduarda Alvares disse...

Eu adoro esse filme desde bem pequena, mas vejo mais como comédia que como terror, o Chucky tem umas tiradas ótimas KKKKKKKKKKKK

Alexsander Fernandes disse...

kkk a fala sério, Chucky é mais comédia do que terror e cá entre nós, nunca ri tanto com o ultimo da saga, O Filho (Emo) do Chucky

Paulo Figueiredo Cunha disse...

Cara, essa curiosidades sobre os filmes de terror é que deveriam ser apresentadas em videos! Ficaria bem mais legal do que apenas texto e imgs.
E... já foi feita uma postagem dessas sobre Hellraiser?

Paulo Figueiredo Cunha disse...

Virou besteirol em A Noiva de Chucky.

Nanda Campos disse...

Adorava e odiava esse filme. Tinha uma daquelas bonecas de tamanho real, de cabelos loiros e espigados, ela ficava numa cadeira no meu quarto, depois que assisti o filme, morria de medo dela sair andando pelo quarto a noite e me matar ou matar alguem da minha família. Depois de tomar o maior susto numa noite em que a boneca caiu da cadeira, joguei ela fora! Será que vão sair outros filmes do Chucky? Pois no ultimo filme o Glen recebe o braço do Chucky de presente de aniversário ....

Raven Deschain disse...

Paul, nada de video. Eu entro pelo celular (e sei que não sou a única) e não ia poder ver. Seja mais democrático. No mais, Chucky é um dos meus fipmes favoritos. *.* Se alguém tiver o link pra download, seja lindo e posta aí.

t disse...

ELES ESTÃO GRAVANDO UM REMAKE NÃO É ?
O FILME ESTRAGOU DEPOIS DE A NOIVA DE CHUCKY ATÉ EU
FAZERIA UMA SEQUENCIA QUE SALVARIA A SERIE :)

arthur disse...

eu assisti todos os filmes da saga chucky dando risada bonecos não me assustam

. disse...

Hein ? Chuck é terror sim, acontece que não sei o que se passou na cabeça dos caras que fizeram dois filmes muito ruins , a noiva de chuck e o filho de chuck, nem parece ser um filme da série , o 1, 2 (meu favorito) e 3 são filmes sérios e focados pro terror e gore, mas esses dois ultimos são lamentáveis.

"James Earl Ray. "
Interessante, nome do Personagem do MANHUNT (James Earl Cash), eu nunca havia reparado.

Escolta disse...

Quando era pequeno e ia no banheiro da casa da minha vó, o interruptor da luz era do lado esquerdo da porta, só que tinha um espelho no lado direito. Não conseguia entrar sem meter a mão no interruptor primeiro, com medo de olhar no espelho e ver o chuck me encarando!

Le Lil disse...

Assisti o primeiro filme quando era muito pequena... Depois disso Chucky me aterrorizou por anos, não adiantava saber que morreria de medo depois, eu sempre assistia. Até hoje olho meio desconfiada para bonecas... hahaha
demorei para perceber como os filmes dessa série eram mais cômicos que assustadores, principalmente os dois últimos. Pena que não fazem mais filmes como antes. :(

Ouvi falar num sexto filme mas já faz tempo, alguém sabe de novidades?

DanihTheBarbie disse...

otima postagem amei , eu tinha um boneco parecido com o Chucky quando peqena, acabei jogando fora de medo kkkkkk,agra o jeito e esperar pelo novo filme a Maldiçao de chuck http://www.cinepop.com.br/filmes/maldicao-de-chucky.php espero qe seja bom quanto os outros

Naoko disse...

Classico do terror!
Eu assisti qdo era mt pequena, acho q uns 6 anos de idade e foi esse filme que instigou minha busca por filme de terror naquele tempo! Era meio dificil pq alem de eu ser mt pequena minha mae nao deixava de jeito nenhum eu assistir tipo, Dracula de Bram Stoker!!! Mas meu pai sempre me permitia ver esses filmes. =p
O 2 eu ainda considero um filme bom seguindo a msm linha do primeiro, mas a partir do 3 em diante... tsc tsc.
E eu fico puta pq esse filme fez parte da minha infancia e se sou fã de filmes de terror eh graças a ele!!! Mas tinham q banalizar o titulo?!?!?
VTNC!!!

Unknown disse...

tipo assim eu amo ele muito cara não tem noção ele é muito foda s222
Chucky eternamente....
assinado=Gabýý Steffani

Anônimo disse...

Tem um erro nesse artigo, o orçamento do filme foi de 9 milhões de dólares e não 9 mil.

André disse...

foda meu personagem preferido tenho um boneco dele identico \o/

Math English disse...

Estava ansioso pra essa postagem. <3 Amo Child's Play com toda minha vida, são meus filmes favoritos no geral. Já assisti a saga toda umas 5 vezes, ou mais. E mesmo os últimos filmes da saga, eu adorei. Claro que perderam o terror dos filmes antigos, mas o novo Chucky é muito mais sádico e sarcástico. Dou belas risadas com ele.
Sou um dos maiores fãs da saga, sou fanático! Obrigado MedoB pela ótima postagem.

Bússola do Terror disse...

Na época em que o filme foi lançado tinha a lenda de que o Chucky tinha sido inspirado no Fofão, ou vice-versa.
Acho que a série começou bem, mas os últimos filmes começaram a esquecer o terror e partir muito pra comédia cáustica. E acho que isso estragou um pouco a história.

wagner disse...

Eu me espantei com o orçamento do filme. 9 mil dólares. imaginava pelo menos um milhao de dólares. Pq os efeitos com o boneco eram muito bons, e o Chris Sarandon que já era um ator famoso na época, trabalhou de graça? acho que este dado não procede. Aposto que se fizerem um remake (e vão), o chucky seria em CG, mais falso que nota de 3 reais

DPGamer disse...

adoro estes filmes com o boneco assassino e eles ainda são grandes clássicos

Adriana Campos disse...

Os anos 90 foram meio perturbados, não? Um boneco assassino, um palhaço demoníaco... roupas meio bizarras... hahahahaha
Mas foi a melhor década para filmes de terror xD
Ah, tirando Sexta-feira 13, claro, que deve ter sido dos anos 80... rs

Me lembro quando eu era pequena, tinha uns 5, 6 anos, e passava "O Brinquedo Assassino (1)" na Globo, e eu me apavorava só de ver a cara do Chucky!! Eu nem conseguia ver o comercial passando na tevê, saía correndo da sala! hahaha
Muito bom, na verdade, genial quem criou este filme! Deu medo do verdade, o Chucky assustava muito com a divergência do rostinho angelical de criança - boneco, e o lado demoníaco e assustador!! Genial pra causar medo na galera...

Mas os filmes seguintes da série não foram lá muito bons... Achei mais fraco, pra falar a verdade. No sentido terror, mesmo!
Principalmente no último, em que a atriz Jennifer Tilly faz a esposa do Chucky e enfim... Achei bem mais puxado para comédia do que para o terror, e aí, acabou avacalhando com a série, mesmo... mas enfim, "Brinquedo Assassino" é muito bom!!

Adriana Campos disse...

Bússola do Terror - Realmente, eu sempre disse isso!! O Chucky é igualzinho ao Fofão!!!! rs

Priscila Torres disse...

Segundo informações, o Chucky foi baseado em um boneco que vendia na época chamado "My Buddy"(meu amigo). Existe até o comercial do boneco no You tube: http://www.youtube.com/watch?v=vX9RSyotle8
Notem a semelhança da roupa do boneco com o Chucky. Quase idênticos!
Acho que só faltava isso para completar o post.

Kaos disse...

Meu primeiro filme de terror aos 7 anos
Brinquedo Assassino 3, dps vi os outros.
Sou um eterno fã da série... até o 3.
Desejo ateh hoje um GoodGuy do filme, ele eh mto fofo heheheh
pra quem naum sabe está sendo feito umnovo filme e naum eh comedia... ej terror msm,
querem resetar a franquia AMEM!

Cris disse...

Acho que foi meu primeiro filme de terror. Assisti a primeira vez o quarto filme, mesmo sendo a maior comédia eu fiquei com muito medo de ir a algum lugar da casa sozinha. Hoje eu já assisti a todos os filmes e não dispenso mais uma sessão, é meu personagem favorito! Mesmo o ultimo sendo uma piada, com 90% de comédia, ainda assim adoro.

Bella Lima disse...

tive medo desse boneco até os 12 anos =P o que só passou ao ver A Noiva de Chuck, que é engraçadíssimo!

Unknown disse...

Em outubro desse ano vai ser lançado a Maldição de Chuck.

Unknown disse...

é um dos meus filmes favoritos . Quando eu era criança eu queria ter um Chucky, até hoje quero um...

Baraka disse...

Curiosidades sobre filmes salvam este blog. Muito interessante esse post.

Unknown disse...

Clássico! Na infância morria de medo,mas nn deixava de assistir e assistir várias vezes!

Mosquito disse...

Seria muito foda se o Andy fosse um garoto louco( tipo Michael Myers) que em suas crises de loucura matava pessoas e colocava a culpa no boneco, e no final do filme fosse revelada a verdade, ao melhor estilo sexta-feira 13.

Unknown disse...

esse filme dava muito medo, até o 3!! morria de medo do chucky meu, pra mim é um classico de terror, odiei depois que fizeram sequencia criando toda aquela palhaçada com a noiva dele, dai em diante não prestou mais... mudaram até o dublador(não que eu não goste do dublador do kiko,mas enfim) chucky é o meu preferido até hoje,bate ate uma nostagia dos tempos de criança que eu assistia com meu pai e depois não conseguia mais dormir kkkkkkkk o remake ficou uma bosta, muito forçado, as feições do boneco nada a ver com a antiga que era bem mais assustador, e não tinha nada de computação grafica.

David e Rafa disse...

Curiosidade : olhem como eram feitos os movimentos do boneco http://www.youtube.com/watch?v=XS_lW3Mkl9U ... 1,2 e 3 os melhores !

Contábeis disse...

Falta falar sobre o novo, A maldição de chucky

João Santos disse...

"O filme foi produzido com um orçamento estimado em nove mil dólares"

Na verdade foram 9 milhões de dólares.