5 de dezembro de 2012

Curiosidades sobre o filme "Sexta-feira 13"



 Um garotinho com problemas sérios na aparência devido a um problema chamado hidrocefalia vai para um acampamento de verão. Lá, ele sofre bullying e é perseguido pelas outras crianças, que acabam fazendo com que ele caia em um lago e ele acaba morrendo afogado, por não saber nadar. Os monitores que deveriam estar cuidando dele e das outras crianças, estavam fazendo sexo e acabaram deixando com que a tragédia acontecesse. Mas a morte dele iria ficar por isso mesmo? Claro que não...
Sexta-feira 13 é mais um clássico no terror. Goste ou não, é um filme que deve ser respeitado, pois foi dali que surgiu um dos maiores nomes do terror de todos os tempos: Jason. O filme que posteriormente viraria uma saga protagonizada pelo assassino imortal e mascarado, possui algumas curiosidades interessantes que você confere aqui, no Medo B. 


[leiamais]


A empresa Domark lançou um jogo baseado no filme, chamado “Friday the 13th”, para os consoles Commodore 64, ZX Spectrum e Amstrad CPC, no ano de 1985.

- Em 1989, a empresa LJN também lançou no mercado um jogo baseado no filme, chamado “Friday the 13th”, para NES.
- O diretor Sean S. Cunningham, ao realizar a escolha dos atores, disse que queria o tipo de garotos e garotas que poderiam ser vistos em um comercial de Pepsi.

- Betsy Palmer, intérprete da Sra. Voorhees, renegou o filme em várias ocasiões, chamando-o inclusive de “um monte de merda”. Disse que se não estivesse precisando de um trabalho, não teria gravado o filme. Apesar disso, apareceu em breves momentos na segunda e na terceira parte.
Sra Voorhees
- O filme foi gravado no acampamento Nobebosco, em Nova Jersey. Somente foi preciso construir para o filme, o quarto de banho. No acampamento há uma parede decorada em comemoração ao fato do filme ter sido gravado ali.

- A gravação durou 28 dias.
- A morte da serpente que aparece no filme é real.
- Na morte de Jack (Kevin Bacon), o mecanismo que devia fazer o sangue sair, falhou, por isso o criador dos efeitos especiais, Tom Savini, teve que soprar o tubo para que saísse o sangue. Isso fez com que aparecessem bolhas no sangue.

- O áudio iconográfico foi criado pelas primeiras sílabas de “Killer Momi”, as quais, quando ditas no microfone, causavam um eco e daí nasce a música “Ki ki ki... Mo mo mo... Ki ki ki...”
- O filme originalmente iria se chamar “A long night at Camp Blood”.
- Foi um dos primeiros papéis de Kevin Bacon, sua morte é uma das mais famosas da saga e causou um grande impacto na época.
A morte de Kevin Bacon
- O nome “Jason” vem da combinação dos nomes “Josh” e “Ian” (os filhos de Miller), e o sobrenome Voorhees, vem de Van Voorhees (nome de uma amiga de infância de Miller).

- Segundo seu criador, Victor Miller, originalmente Jason teria problemas mentais e nenhum deformidade física. A ideia de que Jason seria deformado devido a Hidrocefalia veio de Tom Savini, a quem é atribuído o título de “co-criador” do personagem.
Tom Savini e Jason
- Esse é o único filme da saga em que Jason não é o assassino principal.
- A senhora Voorhees é considerada a mulher assassina mais famosa e mais lembrada do cinema, segundo os críticos. Seguida pela senhora Bates (Psicose).
- Por razões óbvias, o filme foi acusado de ser uma cópia descarada de “Halloween”, que tinha acabado de obter um grande sucesso no cinema. Seu diretor chegou a declarar: “Depois de Halloween, compreendi que tudo o que as pessoas queriam ver, eram adolescentes bonitos sendo massacrados por um assassino incontrolável.”
Halloween vs Friday the 13th


- Durante os primeiros finais de semana de lançamento do filme, Tom Savini, entrava nas salas de cinema nos últimos minutos do filme para ver a reação do público diante da última cena.
- Enquanto a maioria da equipe se hospedou em hotéis locais durante a filmagem, alguns atores e membros da equipe, incluindo Tom Savini, permaneceram no próprio acampamento.
- O roteirista do filme, Victor Miller, declarou que este filme foi o único que ele assistiu de toda a saga, pois ele não gosta da ideia de Jason como assassino.
Victor Miller
- Os produtores e o diretor não tinham a intenção, desde o princípio, de fazer uma saga deste filme. Jason Voorhees era somente uma surpresa final para o público, inclusive, nem aparecia a dita cena no roteiro original escrito por Victor Miller.
- O filme é proibido na Finlândia.
- O ditador da Coréia do Norte, Kim il Sung, se considera fã da saga.
- O filme estreiou na sexta-feira, 13 de junho de 1980.
- No ano em que o filme foi lançado, a taxa de crianças que foram para acampamentos de verão caiu em 69%.
- Na versão dublada que chegou à Espanha, se diz no filme que é Terça-feira 13, porque a sexta-feira 13 dos Estados Unidos é equivalente à terça-feira 13 da Espanha.

Essas foram as curiosidades sobre um dos maiores filmes da história do terror. Seguem algumas imagens do filme:


 
 
 
 
 

Post da @Loucifre - Tumblr dela com MUITO sangue bornwithoutsoulll
Bons Pesadelos...

25 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que Jason é um dos maiores ícones do horror mundial. Particularmente não curto mto, pq gosto de histórias de serial killers mais "reais".

E corrigi aí no final do post que ficou "Estanos Unidos" :)

Bitch Please @.@ disse...

Um dos melhores posts que ja vi no MedoB :) Parabéns :) Não gosto do jason,mas gostei do post!

Leonardo disse...

Sou fã da série, tenho até uma tattoo dele. Ótimo post, mas você só errou quando falou que esse é o único filme em que ele não é o assassino principal.
No sexta feira 13 parte 5 é um outro cara se passando por ele. Ele nem aparece no filme.
Abração!

Marta Macêdo disse...

Curti muito! heheheheheheeh eu gosto do Jason! *-*
Mas fica uma parada dura entre ele, o Michael Myers e o Leatherface... =D

Quem vence essa disputa entre assassinos "mascarados"? xD

Anônimo disse...

Alguma coisa me diz que ela não quis dar spoiler, e vc acabou fazendo isso rs

Anônimo disse...

muito bom !! um dos meus filmes preferidos , sabado tava revendo o ataca em nova yorke

Raven Deschain disse...

Neh Marta? Eu adoro o Jason. Gosto de todos os filmes inclusive do remake.. Rsrs. Muito legal o post. Só acho que o dia que um produtor menos tapado resolver fazer um jogo do ponto de vista do Jason e não de uma vítima qualquer, aí sim vai ser bão!

Raven Deschain disse...

Neh Marta? Eu adoro o Jason. Gosto de todos os filmes inclusive do remake.. Rsrs. Muito legal o post. Só acho que o dia que um produtor menos tapado resolver fazer um jogo do ponto de vista do Jason e não de uma vítima qualquer, aí sim vai ser bão!

Louise disse...

Oi, aqui é a @loucifre, criadora do post. Como a Lucy disse, minha intenção não era dar spoiler dos outros filmes, então, galera, cuidem um pouquinho o que vão comentar, porque nem todo mundo viu a saga completa, ok?
Beijos <3

One Zombie disse...

Até que enfim um post realmente bom *-*
Adoro a maioria dos filmes do Jason e ele em si.
E também adoro a maioria dos posts da @loucifre, hm

André disse...

muito bom tenho todos os filmes só que tinha que sair um jogo novo com os graficos de hj em dia iria ficar muito foda

Miss Pink disse...

Oh..eu nunca fui muito afim de ver os filmes do Jason, mas agora até que deu uma vontade grande de assistir.
Adorei o post, muito da hora.

Anderson Felix disse...

Post incrível! Parabéns!

Richelmy disse...

Louise, post formidável. Mesmo nunca tendo visto algum filme da saga (tendo vontade e pouca oportunidade) as informações foram claras e não restritas a quem manja dos filmes, melhor que muita resenha que se vê por aí com assinatura de pessoas que se dizem profissionais, parabéns.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Excelente! Loucifre poderia postar mais vezes por aqui. Está aprovada.

Simone Munir disse...

Post muito bom!

Arthur Tavares disse...

Amo esse filme e adoro as postagens da Louise. Parabéns Louise você semprr consegue prender o leitor até o fim do texto.

Bússola do Terror disse...

Essa é a minha saga de terror preferida. Já até indiquei lá no meu blog.
Vi o 1º filme há uns 13 ou 14 anos em VHS. Depois vi Freddy versus Jason e só depois vi os demais filmes.
Do 1º ao 8º filme, achei muito bom. Mas os 3 últimos filmes acho que deram uma derrapada muito grande.

Guto Freitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou fã do Jason, porém sempre tive uma dúvida sobre sua morte. Se ele morreu afogado enquanto criança, por que ele volta no 2º filme da série como adulto?

Santino Mendes disse...

Muito legal esse post.... só queria corrigir uma questão....além do primeiro sexta feira 13 Jason também não foi o assassino na Parte V, que era um policial transtornado!

Abraços

Cassia Barbosa disse...

o interessante é que em quase todos os filmes de Jason sempre cai uma tempestade quando chega a hora da matança, gosto muito de todos os filmes !!!!

Anônimo disse...

Louise problema é de quem não viu.

Sabrina Lima disse...

amo os filmes do jason eu asisto no megaboxfilmes qui é de gratuito amo principalmente o remake e jason vs freddy