16 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre o filme "Colheita Maldita" (1984)



Crianças macabras, uma seita pagã e um cenário macabro. Junte os três elementos e terá o filme "Colheita Maldita". Um clássico do terror que protagonizou os pesadelos de muitos de nós e até hoje é respeitadíssimo. O filme baseado em uma obra do mestre Stephen King, retrata os obscuros segredos da cidade fictícia de ..., onde um grupo de crianças liderados por um menino-padre chamado Isaac, assassinam todos os adultos da cidade para usar seu sangue na plantação de milho. Saiba todas as curiosidades desta obra do terror:

[leiamais]



- A entidade maligna de “Colheita Maldita” é chamada por Stephen King originalmente por “He Who Walks Behind the Rows“, que no conto publicado no Brasil recebeu a correta tradução de “Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras” (referindo-se claramente às incontáveis fileiras dos milharais nos imensos campos de plantações). E no filme lançado em DVD, o demônio recebeu a nomeação alternativa e menos inspirada de “Aquele Que Caminha Por Trás da Plantação“.



- Em cima do painel do carro de Burt e Vicky tem uma cópia do livro “Sombras da Noite”, o livro de contos de Stephen King que possui a história original na qual o filme é baseado.


- No trailer original, o primeiro nome de King é erroneamente chamado de “Steven”.



- Embora tenha-se usado milho de verdade na maioria das cenas, milho de poliuretano foi usado para cenas de ação mais difíceis.



- R.G. Armstrong filmou suas cenas em apenas 1 dia.



- Michael e Corey Frizzell, sobrinhos dos lendários músicos de country Lefty & David Frizzell e Allen Frizzel, do grupo Sons of Country Gospel (já casado com a celebridade de country Shelly West), fizeram pontas com 8 e 9 anos. Michael também era o dublê de Robby Kiger (Job). Corey que é hoje um artista da música country também foi um dublê, do ator Robby Kiger (Job).



- Na história original, os nomes de Isaac e Malachai eram William Renfrew e Craig Boardman, respectivamente.



- O slogan do pôster “E crianças pequenas os guiarão.” (And a child shall lead them) vem da Bíblia, com Isaías 11:6, “Lobos e ovelhas viverão em paz, leopardos e cabritinhos descansarão juntos. Bezerros e leões comerão uns com os outros, e crianças pequenas os guiarão” (“And the wolf shall dwell with the lamb, and the leopard shall lie down with the kid; and the calf and the young lion and the fatling together; and a little child shall lead them”)



- Na história original, a personagem Vicky era morta pelas crianças. Ela era pregada junto ao “homem de azul” (um policial) e tinha os olhos arrancados.



- O orçamento de A Colheira Maldita foi de US$ 3 milhões e o filme arrecadou mais de US$ 14 milhões só nas bilheterias dos Estados Unidos.




- Os nomes da maioria das crianças da cidade foram tirados da Bíblia.



- O conto de Stephen King que inspirou o filme faz parte da antologia de contos "Night Shift" (1976/77/78), que foi lançada no Brasil como "Sombras da Noite" e a respectiva história como "As Crianças do Milharal". O conto é curto com aproximadamente 30 páginas, e para se transformar num filme de 90 minutos o roteirista foi obrigado a fazer algumas modificações:

- Incluir alguns personagens como o velho Diehl, numa participação rápida, mas coerente com a história, onde o combustível de seu posto de gasolina e óleo diesel serviam de grande utilidade para as crianças
- Incluir o casal de irmãos Sarah, com suas habilidades de premonição, e o esperto Job, que ajudou Burt a escapar da fúria dos adolescentes assassinos.
- Criar situações que não existiam na obra literária, como um relacionamento estável e apaixonado entre o casal Burt e Vicky (no livro, eles estão enfrentando uma grave crise conjugal e brigando o tempo todo), e um desfecho diferente com um destino menos trágico para Vicky.
- Desenvolver com bem mais detalhes as características de alguns dos protagonistas como o pastor mirim Isaac e seu agressivo e temido discípulo Malachai, os quais foram apenas levemente explorados no conto original.




- O filme teve uma sequência com lançamento nos cinemas: Children of the Corn II: The Final Sacrifice, (1993) e cinco sequências foram posteriormente lançadas diretamente em vídeo: Children of the Corn III: Urban Harvest, (1995); Children of the Corn IV: The Gathering, (1996); Children of the Corn V: Fields of Terror, (1998); Children of the Corn 666: Isaac's Return, (1999); Children of the Corn: Revelation, (2001); Children of the Corn, (2009) (Telefilme) e Children of the Corn: Genesis, (2011).



 "Colheita Maldita" é um dos bons filmes de horror da produtiva década de 1980, e que é lembrado com frequência pelos apreciadores do estilo e pelos fãs da literatura de King.


Post by: Loucifre
Twitter: @loucifre


30 comentários:

Unknown disse...

Post daora, queria mais creepypastas mas curto curiosidades tbm! Lucifre, porque deletaram teu tumblr?

Louise disse...

Porque o conteúdo dele é um pouco pesado :(
Mas já fiz outro, então quem quiser seguir, fique à vontade!

Humberto disse...

Novamente, muito obrigado por esse post Louise. Excelente como sempre =D

Unknown disse...

Louise Pouco pesado :3 é totalmente pessado haha amei

Luisinho disse...

Eu nunca assisti o primeiro e os 3 últimos, assisti apenas o 2, o 3, o 4, o 5 e o 6. Eu nem sabia que depois do 6º surgiu mais 3 filmes

Lucas Pettine disse...

Faz do filme "Freddy VS Jason" ou do "Jogos Mortais"?

Unknown disse...

Bem q vcs podiam fazer do filme Gakkou no kaidan ou do filme Sapatos Vermelhos

Arthur Tavares disse...

Faz do SAW ( Jogos Mortais ).

Raven Deschain disse...

Stephen King é o cara mais fueda do mundo. Mas realmente mudaram bastante a história (e surpreendente ficou bom). Uma das melhores adaptações é o Cujo, do São Bernardo com raiva que até o King fala bem até hoje. Louise como sempre cqprichando no post.

Anônimo disse...

clássico , agora que li deu vontade de ver de novo TODOS !

Juan disse...

QUero muito ver!! parabéns pelo ótimo post!!

Paula Nascimento disse...

nossa nunca tinha assistido a esse filme... vou procurar assistir...
Queria que você fizessem um dos Jogos Mortais!!

Anônimo disse...

Louise, parabéns! Seus posts são ótimo!

Guto disse...

se aceitar pedidos para próximos posts, eu pediria, nesta ordem: madrugada dos mortos, cemitério maldito, a hora do espanto

Unknown disse...

Poxa, nao sei porque foi meu pedido no ultimo post (curiosidades sobre filmes adptados de obras do Stephen King) maaas adorei o post! Louise arrebentando! :D

Lucas Carvalho disse...

Nunca tinha visto, agora tô doido para ver :33333333

Edilton disse...

Erroneamente chamado de "Steven"? oÕ Mas é esse o nome dele (aqui é que as pessoas pronunciam erroneamente, como "estifen", com som de "f").

Raven Deschain disse...

Tenho que discordar Edilton. Existe Stephen, que se lê com som de F e existe Steven, que é com som de V mesmo. ^^

Edilton disse...

Ravenna... Tenho que discordar. O que eu, como criador e administrador do stephenking.com.br e leitor assíduo dos escritos dele desde moleque sei é que o nome dele se pronuncia "Steven" mesmo. Veja essa entrevista (e todas as outras que você encontrar no youtube): http://www.youtube.com/watch?v=bomyObESgDc O nome dele se pronuncia "Steven" com v mesmo, exatamente como o apresentador fala quando vai chamar ele (tanto que em algumas entrevistas - incluindo essa - ele é chamado de "Steve", com v, que é o diminutivo de "Steven")

Raven Deschain disse...

Ah q legal Edilton. Não fazia idéia. Vou dar uma olhada no seu site. Valeu. ^^

Edilton disse...

Ravenna, o que posso dizer é que é um erro bem comum. Eu mesmo, há alguns anos atrás, ainda pronunciava "estifen" rsrs.

Abração!

Raven Deschain disse...

Ah no meu meio século de existência sempre foi assim... Huehuehue ^^

Kaos disse...

era tao obceado pelos filmes
que me vestia igual aos personagens com aquele visual amish qnd tinha 13 anos
e comprei dua sfoices pequenas tb e ficava brincando com elas no quintal ahueuahau
as divosria do fichario era cada de 1 filme, q eu ainda me dei o trabalho de escrever a sinopse de cada um..
bons tempos =D

Kaos disse...

era tao obceado pelos filmes
que me vestia igual aos personagens com aquele visual amish qnd tinha 13 anos
e comprei dua sfoices pequenas tb e ficava brincando com elas no quintal ahueuahau
as divosria do fichario era cada de 1 filme, q eu ainda me dei o trabalho de escrever a sinopse de cada um..
bons tempos =D

Botan disse...

Ganhei esse livro no Natal o/
Muito top tanto o conto original quanto o filme xD

Botan disse...

Ganhei esse livro no Natal o/
Muito top tanto o conto original quanto o filme xD

Narrador disse...

Este post me deu vontade de ler Sombras da Noite de novo.

Nibros disse...

O nome está correto, se assistires a qualquer entrevista ou algo do tipo com o Stephen, verás que a pronuncia correta é "Steven"

Unknown disse...

Achei o conto milhões de vezes melhor do que o filme.

Guizela Oliveira Advocacia disse...

Adorei o post. Morria de medo desse filme quando era criança.