2 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre o filme "O Corvo" (1994)


Eric Draven fora assassinado brutalmente, junto com sua bela esposa, há um ano. Entretanto, o desejo de vingança que habitava sua alma o trouxe de volta. Guiado por um corvo, Eric vai atrás dos assassinos que invadiram e queimaram sua casa, abusaram sexualmente e assassinaram sua esposa e o assassinaram. "O Corvo" conta essa história, é um filme emocionante, com uma trilha sonora estupenda e uma atuação brilhante de Brandon Lee no papel principal. O filme, porém, leva um trágico acidente consigo. Confira agora.

[leiamais]



- O personagem Eric Draven foi oferecido aos atores River Phoenix e Christian Slater antes da contratação de Brandon Lee para o papel.

- A personagem Shelly chegou a ser oferecida à atriz Cameron Diaz, que a recusou por não ter gostado do roteiro. - O filme dirigido pelo australiano-egípicio Alex Proyas, cineasta do ótimo filme “Cidade das Sombras” e dos regulares “Eu, Robô” e “Presságio”.
O diretor Alex Proyas junto com os atores principais.
- O diretor Alex Proyas queria que o cantor Iggy Pop fizesse parte do elenco de O Corvo e tinha até criado um personagem apenas para ele. Entretanto, problemas de agenda o impediram, mas ele apareceu na sequência de 1996.

- Os personagens Top Dollar, Myca e Grange não são chamados por seus nomes durante o filme inteiro.
- O poema que Eric Draven recita quando entra na loja de Gideon é "The Raven", de Edgar Allan Poe.
- Na versão australiana de O Corvo todas as referência à palavra "fuck" foram retiradas do filme.
- O orçamento foi de US$ 6 milhões e o filme arrecadou US$ 94 milhões nas bilheterias de todo o planeta.

- A pintura no rosto de Eric inspirou a máscara utilizada pelo guitarrista da banda Slipknot, James Root.
James Root
- A pintura no rosto de Eric inspirou a maquiagem do Wrestler Sting, da WCW e atualmente na TNA.
Wrestler String
- O sucesso do filme foi tanto que inspirou até uma série de tv. “The Crow: Stairway to Heaven”, foi um seriado canadense, criado por Bryce Zabel, e estrelado por Mark Dacascos em 1998.


- Durante as filmagens, um carpinteiro foi eletrocutado, um operário enfiou um parafuso na palma da própria mão, um caminhão da produção de incendiou e uma tempestade violenta acabou com um cenário, certa noite.

- Como os demais filmes com abordagem sombria que não são compreendidos na época de seu lançamento, O Corvo tornou-se um Cult após alguns anos, principalmente entre os apreciadores do visual gótico e pela competente montagem de história.


- Além de focar o enredo em um personagem profundamente sombrio e perturbado, o cineasta Alex Proyas atribui um visual obscuro e gótico também ao visual da cidade onde ocorrem os eventos, dando a impressão que o ambiente também compartilha do luto de Eric.



- O filme recebeu o prêmio MTV Movie Awards 1995 (EUA), venceu na categoria de Melhor Canção (Stone Temple Pilots), foi indicado na categoria de Melhor Figurino, Melhor Diretor, Melhor Filme de Terror e Melhores Efeitos Especiais no Prêmio Saturno 1995 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA), também foi indicado nas categorias de Melhor Ator (Brandon Lee) e Melhor Filme no MTV Movie Awards.
- A produção foi seguida por: O Corvo: A Cidade dos Anjos (The Crow: City of Angels), de 1996; O Corvo: A Salvação (The Crow: Salvation), de 2000; e O Corvo: Vingança Maldita (The Crow: Wicked Prayer), de 2005.





- “O Corvo” seria apenas mais um filme de suspense, não fosse pelo fato de que Brandon Lee,que é o ator principal, ter morrido durante as filmagens. O filme já estava praticamente pronto quando o acidente aconteceu, mas mesmo com morte de Brandon diante das câmeras, o diretor Alex Proyas decidiu continuar com as gravações e terminou o filme. Para as cenas que faltavam foi usado um dublê.

- A morte de Brandon Lee ocorreu quando a cena do estupro da personagem Shelly foi gravada. Uma cena antes dessa requeria que uma arma fosse carregada, engatilhada e apontada para a câmera, mas por causa da curta distância do take, a munição carregada era verdadeira, mas sem pólvora. Após essa cena, o assistente de armeiro limpou a arma para retirar as cápsulas, e derrubou um dos projéteis no cano. A cena seguinte a ser filmada foi a do estupro de Shelly, o problema é que a arma já estava com um projétil dentro e ainda por cima foi carregada com festim, que contém duas ou três vezes mais pólvora que um projétil normal. Brandon entra em cena com uma sacola de supermercado que continha sangue explosivo, o roteiro dizia que Funboy deveria atirar nele assim que entrasse na sala, estourando o saco de sangue, porém, o projétil foi disparado em Lee através da sacola, matando-o.


- Os negativos com a filmagem de sua morte foram destruídos sem nunca terem sido revelados.


- Recentemente durante uma entrevista ao site Latino Review, sobre um possível remake do filme, Alex Proyas falou: "Esse filme é do Brandon Lee e foi por isso que eu terminei de gravar o filme, em memória a Brandon. Na verdade esse foi o único motivo." contou o diretor que afirma ser contra a refilmagem.



Post by: Loucifre 
Twitter:@loucifre 

Bons Pesadelos... 

42 comentários:

Aghata Murray disse...

Como assim? Não faz nem 15 minutos que eu acabei de assistir a esse filme! =O
Foda!

Thiago Peçanha disse...

Muito bom o filme e o post tbm...

Unknown disse...

O melhor dos melhores o/

Gak disse...

Queria assistí-lo denovo, eu adorei quando vi ele pela primeira vez.

Leandro Rodrigues disse...

Nossa!..

Diego Rafael disse...

Do caralho o post

Unknown disse...

Foda,muito bom o filme,o post tb...

The Witch Relicarium disse...

Eu amo esse filme...
Vi de novo recentemente, porque ganhei ele de presente de natal :))

Brandon Lee tinha muito talento, atuação perfeita...
Ele tinha ainda tanto a nos mostrar, e partiu tão cedo :/

grande perda, assim como Heath Ledger


The Witch Relicarium disse...

Eu amo esse filme...
Vi de novo recentemente, porque ganhei ele de presente de natal :))

Brandon Lee tinha muito talento, atuação perfeita...
Ele tinha ainda tanto a nos mostrar, e partiu tão cedo :/

grande perda, assim como Heath Ledger


SweetBeeMine disse...

Adoro todos da saga "O Corvo".
Mas esse com certeza se supera.

R.I.P
Brandon Lee

Emery disse...

O que mais impressiona é que ele teve um destino parecido com o seu pai o ator Bruce Lee que morreu de Edema cerebral (embora existam outras teorias para a sua morte) 6 dias antes do lançamento do filme Operação Dragão e sem terminar de gravar o outro filme Jogo da Morte.

fofocas F.B.H disse...

esse com certeza é um dos classicos a morte de brandon foi com certeza uma pena lastimável e medob continue com os bons posts seria legal se no proximo vocês falassem sobre o exorcista
ino#

SweetBeeMine disse...

fofocas F.B.H

Acho que já tem sobre o exorcista...

SweetBeeMine disse...

Ta aqui ó
http://medob.blogspot.com.br/2010/11/20-curiosidades-assustadoras-do.html

Joelson|METAL|aFERRO eFOGO| disse...

Um dos filmes mais marcantes na minha vida. Seu roteiro é esplendido. Um original e verdadeiro filme a ser assistido, sem duvida.

Charlie disse...

Ele me lembra muito do Ledger.

otavioxp disse...

òtimo filme assisti o Wicked game esses dias, incrivel ainda falta o salvation, o primeiro The City of angels conta com trilha sonora e participação da banda Rise against the machine pelo que me lembre, perto do fina do filme.

Anônimo disse...

Eu já sabia de quase tudo isso.. uahsahu
Foi desse filme que meus pais tiraram meu nome :P

É muito foda esse filme msm uhsahu :3

Lucas Pettine disse...

Olá, Medo B. Gostaria de parceria. Se puder, coloque meu link aqui (não tenho banner, somente link mesmo) para parceria. O nosso site já está como parceiro do meu blog.

Att: Lucas Pettine

Unknown disse...

o corvo grande filme,mais na minha opinião quem representou melhor o papel foi BRANDON LEE..na minha opinião não deveriam ter feito mais o filme corvo não seguidamente.pq brandon lee imortalizou erick

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Primo distante do Joker...meu deus esse comentário soa tão idiota. '-'

Marta Macêdo disse...

Brandon Lee = fodástico assim como o pai! =D

além de lindo... *-*

sem mais! u.u

Adoro esse filme também e sim... foi uma perda lastimável assim como o Heath Ledger de quem eu tb sou muito fã!

SweetBeeMine disse...

Tenso as pessoas que assistem "O Corvo" apenas por que acham o Brandon Lee sexy, lindo e descolado no papel de Eric, ai assistem o filme que tornou o cara famoso por MORRER em frente as cameras e já se acham fãs.

Sinceramente, o roteiro é bem clichê, algunas cortes de cena e dialogo não fazem sentido.

Não nego, é um bom filme, mas existem muito melhores, e a atuação do Brandon Lee em determinadas etapas parece muito teatral, não consegue passar o real sentimento.

Desculpem, mas não é certo idolatrar o cara só porque acham ele lindo e tem peninha por ele ter morrido.

Hinna San disse...

Legal. Corvo é legal.

Hinna San disse...

Legal. Corvo é legal.

VJ disse...

òtimo post! SObre o Corvo, entra no caso de que o Quadrinho ainda eh MTO superior ao filme! =)

Humberto disse...

Essa Louise tá ganhando cada vez mais meu coração com esses posts hauheauheauhea
Li a HQ do James O'Barr muitos anos depois de conhecer o filme (graças a internet) e quando re-assisti o filme, só reforçou minha opinião de que foi um ótimo filme e uma ótima adaptação.

Luisinho disse...

Eu já assisti esse filme. Muito bom

Unknown disse...

eu simplesmente adorei esse filme, a primeira vez que vi foi no sbt mas nao tive a chance de ve-lo completo, depois disso nao o axava mais passando em canal nenhum, mas a poucos dias o coloquei pra gravar na mgm se nao me engano, o filme retrata uma realidade muito sombria e gótica, o personagem muito obscuro e perturbado, eu gosto de filmes desse estilo :)

N. S. disse...

Tem um milhão de outras curiosidades que deveriam ter entrado nessa lista. Como por exemplo The Crow ser originado de uma história em quadrinhos escria por John O'Barr, após perder a esposa num acidente de carro. Ele escreveu a história do corvo como uma forma de lidar com a dor. A história em quadrinhos é muito mais pesada, sinistra e depressiva. John O'Barr realmente colocou toda sua angustia, raiva e sofrimento na história. Criou um verdadeiro mito.

Márcio Brum disse...

Coincidência mórbida: Os dois, pai e filho, no momento da fama mundial, morrem no que seria o auge de suas carreiras("Operação Dragão" e "O Corvo")...

imagemviva disse...

Pensei que era a cena em que todos da gang atiram nele e um que estava com o projetil o acertou fatalmente.
Tambem sou contra ao remaker, este é o único filme que é perfeito
Remaker geralmente vai estragar o que ja esta bom

Cars Beauty & Desired disse...

Tenho uma duvida quanto ao Iggy Pop , A cena da morte em um carro foi ou nao feita com ele e foi neste filme ?
Quanto ao filme em si , nada a acrescentar que ja nao tenha sido dito : Sensacional , Fantastico e Maravilhoso .
Concordo com o Proyas quanto ao filme pertencer a memoria de Brandon Lee e de nao haver Remake , ate porque , o impacto causado no publico na decada de 70 nunca sera alcancado . Eh um Cult ,ponto !

Nosferatuzod disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nosferatuzod disse...

"Na década de 70"?. Este filme é da década de 90.

Deve estar confundindo com a morte de Bruce Lee, que era o pai dele.

Pfff, essa molecada de hoje...

Unknown disse...

o unico corvo,tentaram fazer varios mais nenhum chegou aos pés do corvo de Brandon lee

Anônimo disse...

Pai dele era mais bonito, mas o Brandon nao deixa de ser

Anônimo disse...

Estranho demais a morte de Brandon e do pai dele. Nunca saberemos ao certo, mas algo errado existiu nao sei se foi vingança da máfia chinesa ou fatalidade. Vai saber!

Unknown disse...

Quando criança eu gostava muito desse filme, resolvi assisti-lo novamente e descobri que ainda gosto muito.Esse filme é muito bom e concordo com o diretor do filme, não deveria haver novas versões, pois as novas que vieram posteriormente são "lixos". Muito me entristece a morte de Brandon Lee, era um ótimo ator e parece que a história do filme acabou por se tornar a sua própria história.

Anônimo disse...

O melhor filme....aprimera vez que eu assistir já gostei desse filme.

José Eduardo disse...

Vejam a conspiração Bruce Lee e Brandom Lee!!!
Uma lenda!! E lendas precisam de "funfictions"...fanarts!
Eu que jogo MUGEN-agora dá pra jogar com pai e filho!!