9 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre o filme "Pânico" (1996)


Um assassino começa a aterrorizar uma pacata cidadezinha da Califórnia. Primeiro ele telefona para as vítimas e faz perguntas sobre filmes de terror, se a vítima erra, ela morre. Esta é a história de "Pânico", filme dirigido pelo grande diretor Wes Craven, pai de "A hora do pesadelo". Este filme tem como diferencial uma linguagem extremamente sarcástica, muitas referências a outros filmes de terror e uma grande dose de humor negro. Saiba todas as curiosidades aqui, no Medo B!

[leiamais]

- O psicopata deste filme foi inspirado em um serial killer da Flórida chamado Daniel Rolling, “The Gainsville Ripper”, que assassinou 5 estudantes.


- O pôster oficial de “Scream” é inspirado no filme “Ópera” (1987) de Dario Argento; em ambos se vê o rosto de uma mulher assustada, com os olhos abertos e a boca tapada.



- O título provisório de “Pânico” era “Scary Movie”. Foi o presidente da Miramax, Harvey Weinstein, que o rebatizou para “Scream”.

- Wes Craven teve que repetir 5 vezes a cena em que Drew Barrymore saía chorando, gritando e aterrorizada. Como Drew é amante dos animais, Craven lembrava-a de uma notícia que havia lido alguns dias antes, sobre um gato que havia sido morto queimado pelo próprio dono.






- Roger Jackson fez a voz do assassino em todos os filmes. Ele também dublou “Macaco Louco”, em “Meninas Superpoderosas”.

- A cena das chamadas telefônicas do assassino foi inspirada na vida real do diretor, que um dia, na casa de um amigo, recebeu uma ligação em que alguém lhe dizia: “Mata, mata, mata, morre, morre, morre...” e após o susto, viu seu amigo fora da casa, rindo e segurando um telefone móvel.


- Courteney Cox e David Arquette se conheceram e se apaixonaram no set do filme.

 - O filme foi banido na Coréia do Sul. Apenas em 1999 "Scream" foi reeditado para obter uma classificação de 18 anos.


- No final de 2008 "Scream" foi um dos poucos filmes de terror que apareceram na lista dos "500 Melhores Filmes de Todos Os Tempos" da conceituada revista britânica Empire. A votação foi feita por jornalistas importantes, cineastas de peso como Quentin Tarantino, Guillermo Del Toro e Pedro Almodovar, além dos próprios leitores.


- Podemos observar a aparição de Linda Blair (O Exorcista) como uma das repórteres.

- Durante os minutos iniciais, enquanto Ghostface conversa com sua primeira vítima, a menina tenta adivinhar o filme de terror favorito dele, dizendo que se tratava de “A hora do pesadelo”, obra-prima de Wes Craven.

 - Aparece um porteiro vestido como Freddy Krueger, que se chama Fred.


- O Brasil foi o país onde o filme recebeu a classificação mais baixa nos cinemas: 14 anos



- Wes Craven descobriu a máscara de “Scream” inspirada em “O Grito”, de Munch. Para Bob Weinstein pareceu “idiota” e exigiu provas com mais 7 máscaras. Os produtores insistiram para que ele visse a sequência de abertura completa, e obviamente, ele mudou de ideia.

- Scream foi o décimo terceiro filme mais visto dos EUA no ano de 1996 e se tornou o 6° filme de terror da história a ultrapassar a barreira dos 170 milhões de dólares em bilheteria.



- O grande trunfo de “Pânico” é seu roteiro, que trabalha com referências ao cinema de horror dos anos 80, humor negro e deixando tudo o mais realista possível, com as cenas de mortes filmadas de excelente forma, apresentando bastante gore.



- Seguido por Pânico 2 (1997), Pânico 3 (2000) e Pânico 4 (2011).



A grande diferença de "Pânico" é ser um filme cômico, sarcástico, criativo e lotado de referências aos grandes clássicos do terror, ao mesmo tempo que "se assume" um clichê. Basicamente, é uma grande homenagem aos filmes de terror. 


Post by: Loucifre
Twitter: @loucifre 
Tumblr: bornwithoutsoulll 
 Bons Pesadelos...

42 comentários:

KillAlien disse...

Kkk Panico um filme comico? Diga isso para o meu EU com 6 anos assistindo esse filme em VHS com a mamãe kkkkkkkk Muito bons esses posts sobre as curiosidades :D

Edley ' disse...

São ótimos filmes xD e foi um excelente post.

Arthur Ribeiro disse...

Eu também MORRIA de medo do filme quando tinha uns 7, 8 anos... lembro que tava passando na Record ou na Band, não tenho certeza, minha mãe queria ver mas eu não deixei de jeito nenhum. AUSHASUH

Anos depois, acabou se tornando um dos meus filmes favoritos, não só de terror, mas no geral. É inteligente, engraçado e ainda por cima tem MUITO sangue. Gosto de todos da franquia, mas esse primeiro é imbátivel, e redefiniu toda uma geração!

Escolta disse...

Ótimo post. Parabéns! Bem arquitetada a distribuição dos textos com as gifs.

Caroline Bonome disse...

Amei a publicaçao!!!!! :)

Unknown disse...

Vejo esse filme e me lembro de Todo Mundo em Panico. XD

Eu Oculto disse...

Uma vez, quando era pequeno e minha mãe não tava em casa, estava com mais dois amigos assistindo o panico na band....pera aí, esse panico, não o panico da band, o panico "Panico" mesmo, tendeu? e logo na hora que o assassino liga pra vitima meu telefone tocou. Ninguém atendeu o telefone.
Até hoje não sei quem estava ligando naquele dia

JegueWar disse...

Filme sem graça, cheio de clichês... não sei como faz sucesso e tem gente que chama de terror. Para mim é um filme de investigação policial.

Unknown disse...

@Pastel de Feira: É nessas horas que você percebe que não tem ninguém realmente corajoso em casa huahuahua

Rafael Correia disse...

Não tenho um ponto crítico ideal pra esse filme, mas tenho que dizer, que já assisti todos da franquia. Antes de assistir, eu pensava que era ruim por causa daquele filme de comédia que fez uma paródia com ele e outros filmes do gênero.

Mas mesmo assim, eu gostei da publicação. Ótimo post.

Hasta Luego.

Rafael Correia disse...

Ah, sobre ele ser clichê, sim, em vários momentos é.

Concordo com um dos comentários acima, tá mais pra filme de investigação, terror é outros 500.

E o filme ganhou uma música dedicada ou baseada no filme, de uma banda que eu não sou muito fã, mas a música me agrada bastante, se não me engano é da banda "Creed" e ela se chama What-If.

SweetBeeMine disse...

O post é realmente bom, um post bem diferente dos ultimos vistos aqui no blog. É uma pena o filme ser tão sem açucar.

Que é tanto quanto um "classico", não vou negar.
Mas, concordando com o amigo acima, de terror não tem nada, sem contar que é bastante previsivel e cheio de clichês.

No mais, um bom dia, e obrigado pelo post.

Raven Deschain disse...

Ah nunca fui capaz de gostar desse filme. Acho que é por causa do motivo descrito ali encima, por me lembrar aquela franquia de comédia. xD

No más, bom post. Me gusta seu tumblr Loucifre. ^^

Priscila disse...

Tenho a biografia desse serial killer:

http://caixa-de-pandora-oba.blogspot.com.br/2013/01/serial-killer-daniel-rolling.html

Caso queiram postar, não tem problema :)

Guto disse...

Loucifre, não sei se você fez o post atendendo ao meu pedido no último, mas de qualquer forma, MUITO obrigado!!!

As pessoas tem que entender que ver um filme com 20 e poucos anos é diferente de ver um filme na adolescência, cheio de amigos, onde todo mundo está com medo mas ninguém quer admitir...

Sensacional, o post foi muito bem feito, como sempre!! O nome 'ghostface' dado ao assassino só foi aparecer no quarto filme!

Me disseram que era uma forma de dar mais identidade ao assassino, já que você sempre fala em Jason, Freddy, LeatherFace e agora pode também falar do GhostFace e não mais do "assassino do filme scream/panico".


Ravenna, é sacanagem falar que pânico lembra "aquela franquia de comédia" sendo que a tal da franquia é que foi totalmente inspirada em pânico! hehehe

SweetBeeMine disse...

Discordo amigo.

Eu assisti ao filme e suas sequencias quando era criança e não gostei, sim, senti medo, mas achei o filme cliche demais.

É muito previsivel do tipo
"A garota corre no meio do mato, tropeça em um tronco e cai, o assassino esfaqueia a garota"

Pode ser sim um filme significativo para o cinema, mas sem duvidas é um filme fraco de enredo e de elenco também.

Lucas Leão disse...

Ótimo post, mas podia ter mais informações...
Por exemplo:
- no pôster do filme original, embora muitos pensem que a mulher com a boca tampada é a Neve Campbell (atriz principal), na verdade a foto é da Drew Barrymoore.
- o título provisório, "Scary Movie", acabou sendo o título original da saga de paródia "Todo Mundo em Pânico".
- o "porteiro" (que na verdade é um zelador...) vestido de Freddy Krueger é o próprio diretor Wes Craven.
- em uma das cenas, uma personagem diz que "isso parece um filme do Wes Carpenter" (misturando os famosos diretores Wes Craven e John Carpenter).

Sou super fã da saga, parabéns pelo post. :)

Arthur Tavares disse...

Gostei muito dos últimos posts, mas podiam colocar mais creepypastas.

Pikatron disse...

Só fiquei com dó da Drew Barrimore

Rafael Duin disse...

lembro da primeira vez que passou na tv aberta (globo) e todo mundo ligando pra todo mundo perguntando " qual seu filme de terror favorito" só pra assustar

Unknown disse...

Ótimo post MedoB! Adorei!

___________________________
Contos de terror? Visite:

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=124853

Unknown disse...

Ótimo post, Loucifre :B

XuninX disse...

Podia ter citado os ótimos "Todo mundo em Pânico" (Scary Movie) também! Os primeiros baseado nos filmes originais foram ótimo!
:D

Unknown disse...

Estas postagens sobre curiosidades de filmes de terror, em especial aos clássicos estão ótimas!
Adoraria ver um post sobre os filmes Psicose, a franquia de "Premonição" ou a filmes baseados em obras de Stephen King, como "It" ou "The Shining". (:

Alguém disse...

a parte do "mata, mata, mata, morre, morre, morre", não é a musiquinha do sexta feira 13? (kill, kill, kill, die, die, die)

Anônimo disse...

Aquele cara que aparece vestido de Freddy é o próprio Wes Craven.

Raven Deschain disse...

heuwheuhwe oi Guto. Eu sei meu.. mas é que vi Todo Mundo em Pânico primeiro.. aí já viu neh? Impossível não lembrar das piadinhas nonsense da comédia. ^^

Luisinho disse...

Gostei muito desse filme e suas sequências

Unknown disse...

Abomino filmes desse gênero. Fico estressada e acabo discutindo sozinha com os personagens hahahaha ''vai sua burra'', ''não acredito que tu foi pra lá sozinha sua idiota!!!'' kkkkkk E não fico com medo com sangue, essas coisas assim, acho muito chato. Não posso negar que seja um clássico, mas é meu gosto, qualquer filme de mortes eu acho patético... Mas tem gente que acha o que eu gosto, terror sobrenatural patético né?! kkkk

Camila

DanihTheBarbie disse...

otima materia amei amei, parabens esse é meu filme de terror favorito, ele marcou a minha adolescência =D assistia muito junto com umas amigas,quando éramos mais novas..

Huaun disse...

SweetBeeMine, essa era a idéia do filme, era para ser uma sátira aos filmes de terror.


Sério como as pessoas ainda não sacaram isso depois de décadas após o lançamento?

Unknown disse...

pow cade os posts de terror ... agr so tem coisa sobre filmes e no maximo ufos, kd o terror mesmo que nem antes.. isso aki nao e mais um blog de medo pow

Thiago de Carvalho disse...

Adoro esses posts com curiosidades de filmes, a maior parte aqui eu já assisti, mas basta ler essas curiosidades que assisto novamente. O melhor foi de It!!!

O Estranho mundo de David Machado disse...

Gostei do post, vou assistir só pq li aqui haha o/

Lucas Pettine disse...

Gostaria que vocês fizessem do filme "Rota Mortal"

Jack disse...

O 4 é bem fraquinho!

Juan disse...

Também estou gostando dessas curiosidades, muito bom!! Era bem assustador esse filme antigamente KKKKKKKKKKKKKKKK

SweetBeeMine disse...

Por acaso ja rolou um post do tipo sobre o "Centopéia Humana"?

Anônimo disse...

Loucifre sempre faz post ótimos! Sempre fala de um assunto interessante, com conteúdo e sem promoção pessoal. Continue aparecendo por aqui! Adoro as curiosidades dos filmes!

SweetBeeMine disse...

Idem.

Unknown disse...

O que tem de investigação policial nesse filme??? Sério, queria saber...

O filme é um SLASHER (subgênero dentro do terror). E é excelente por sinal, o melhor slasher dos anos 90, com um final realmente surpreendente, na época NINGUÉM imaginava que no final seriam dois assassinos ao invés de um (como acontecia em todos os outros filmes desse estilo). A cena de abertura com a Drew Barrymore é um show à parte, na época alguns críticos até a colocaram ao lado da "cena do chuveiro" de Psicose como uma das mais assustadoras de todos os tempos. E é muito interessante toda a metalinguagem utilizada, diálogos sarcástiscos e referências à outros filmes do gênero das décadas de 70 e 80. Sucesso mais que merecido.

Unknown disse...

bom n lembro de ter visto na tv, tbm nessa epoca eu era muito pqna mas comprei o dvds com a quadrilogia, o que eu acho estranho é qu esse primeiro nunca foi de passar na tv, os que mais passavam eramo 2 e o 3 alguém saberia do motivo? e outra o 2 e o 3 foi escrito outros finais alguém sabe se chegou ser gravado ou n? se sim onde eu possso achar ? tbm sou muy fã de panico