6 de fevereiro de 2013

Curiosidades sobre o filme "O bebê de Rosemary" (1968)


 

Rosemary e seu marido mudam-se para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer alguns vizinhos que possuem modos estranhos de agir. Rosemary começa a se incomodar com a invasão de privacidade que sofre, ao mesmo tempo que o marido parece conviver bem com a situação. Quando ela engravida, tudo piora e ela, mesmo que desconfiada, não faz ideia da verdade macabra que há por trás de sua gravidez.
Um clássico, um marco e um grande sucesso, O bebê de Rosemary foi o escolhido de hoje para as curiosidades do Medo B. Confira!

[leiamais]



- Antes de se decidir por Mia Farrow, Roman Polanski originalmente tinha em mente sua esposa, Sharon Tate, para fazer o papel de Rosemary.

- Sharon Tate faz uma ponta na cena em que Rosemary dá uma festa para seus “jovens” amigos.

- Existem rumores de que, para fazer as cenas de rituais e cânticos satânicos serem o mais realista possível, o diretor Roman Polanski contou com o auxílio de Anton LaVey, fundador da Igreja de Satã e autor de "The Satanic Bibles", que teria servido como consultor nestas cenas.



- A voz da canção de abertura é de Mia Farrow.

- Roman Polanski se manteve o mais fiel possível ao livro de Ira Levin. Diálogos, esquemas de cores e até mesmo o figurino foi adaptado literalmente do que é descrito pelo autor. O diretor chegou até mesmo a perguntar a Levin qual era o número da revista New Yorker em que Guy Woodhouse vê uma camisa que quer comprar. Levin confessou que inventou esse detalhe.


- Foi durante as filmagens de O Bebê de Rosemary que a atriz Mia Farrow se divorciou de seu marido, o cantor Frank Sinatra.

- Oito anos após o lançamento de O Bebê de Rosemary, foi produzida para a TV americana uma sequência do filme, entitulada Look What's Happened to Rosemary's Baby.

- O roteiro, escrito por Roman Polanski, é baseado no romance homônimo de Ira Levin, publicado em 1967.


- William Castle comprou os direitos de adaptação do livro e levou o projeto a Robert Evans, da Paramount Pictures. Evans concordou em aprovar o filme apenas se Castle não o dirigisse. Isto devido à fama de Castle como diretor de filmes de terror de baixo orçamento. Em troca, ele concordou em fazer uma ponta como um homem próximo à cabine telefônica.


- A vinda do anti-Cristo é, à primeira vista, o tema principal de O bebê de Rosemary. Alguns chegam a dizer que o filme abriu caminho para os sucessos populares de "O Exorcista" e "A profecia" na década de 70.

- O produtor William Castle recebeu ameaças de morte, por causa do tema “anticristo” do filme.


- Mia Farrow realmente comeu fígado cru para uma cena no filme.

- A voz no telefone do ator que fica cego devido a uma maldição para que o marido de Rosemary consiga um emprego é de Tony Curtis.


- Foi o último filme do criador de efeitos especiais Farciot Edouart.

- Junto com Repulsa ao Sexo (1965) e Le Locataire (1976), O Bebê de Rosemary forma uma trilogia incidental de Roman Polanski sobre os horrores de se morar em apartamentos ou na cidade.


- O bebê de Rosemary nasceu em 6 de junho de 1966 (6/06/66).

- De acordo com Mia Farrow, as cenas em que Rosemary caminha em frente ao tráfego de carros foram espontâneas e genuínas. Roman Polanski lhe disse: “Ninguém vai atropelar uma mulher grávida”.

- Embora não contenha sangue ou morbidez, O Bebê de Rosemary é considerado um dos mais assustadores filmes de todos os tempos. Por quê? A natureza assustadora do filme não está em seus efeitos especiais, mas em sua premissa realista.


- Susan Atkins, membro da família Manson, que mais tarde assassinou a esposa grávida de Polanski, Sharon Tate, foi um ex-seguidor de Anton LaVey (fundador da igreja de satã e suposto auxiliar do filme).

- Este foi o primeiro filme americano de Roman Polanski. Antes, ele quase dirigiu Os Amantes do Perigo (1969), mas Robert Evans, da Paramount, decidiu que O Bebê de Rosemary seria mais apropriado para Polanski.


A MALDIÇÃO: 

- Em abril de 1969, William Castle é internado em caráter de emergência, com falência renal. No hospital,  testemunhas dizem tê-lo ouvido delirar e dizer: “Rosemary, pelo amor de Deus, solte esta faca!”

- No mesmo hospital estava Krysztof Komeda, compositor da trilha sonora de O Bebê de Rosemary e grande amigo do diretor do filme, Roman Polanski. Komeda morreu por causa de um coágulo no cérebro.

- Quatorze meses após o lançamento do filme, Sharon Tate (que estava grávida de 8 meses) foi ritualisticamente morta por membros da família de Manson. Ela foi esfaqueada 16 vezes e seus assassinos escreveram as palavras "Morte aos porcos" com seu sangue na parede da casa de Polanski.

Sharon Tate
- O crime ficou conhecido como “Helter Skelter”, nome de uma música dos Beatles (a expressão significa “caos”, “decadência”). A última coincidência vem 11 anos depois, o beatle John Lennon é assassinado na porta do prédio onde morava… o Edifício Dakota, o mesmo onde se passava a trama de O Bebê de Rosemary.


Premiações:
*Oscar 1969 (EUA)
- Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Ruth Gordon).
- Indicado na categoria de melhor roteiro adaptado (Roman Polanski)
*BAFTA 1970 (Reino Unido)
- Indicado na categoria de melhor atriz (Mia Farrow).
*Prêmio David di Donatello 1969 (Itália)
- Venceu na categoria de melhor atriz etrangeira (Mia Farrow).
- Indicado na categoria de melhor diretor estrangeiro (Roman Polański).
*Globo de Ouro 1969 (EUA)
- Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Ruth Gordon).
- Indicado nas categorias de melhor atriz de cinema - drama (Mia Frrow), melhor trilha sonora (Krzysztof Komeda) e melhor roteiro (Roman Polanski).

Post by: Loucifre
Twitter: @loucifre

Bons Pesadelos...

30 comentários:

Naoko disse...

Roman Polanski. <3

Anônimo disse...

Já havia assitido, mas não sabia o acontecido com Sharon Tate, tenso. Valeu MedoB.

Cliff Seward disse...

Muito interessante. É realmente uma obra-prima do terror, sem apelações de qualquer espécie.

Unknown disse...

Adorei o post, esse filme é muito foda, e a maior parte das curiosidades eu não conhecia, nem a ligação do filme com o charles manson

Klaus Meyer disse...

muito bom!!

patureau disse...

ótimo post louise ! essa série de posts de filmes de terror ta muito boa =) só um pequeno adendo, não foi exatamente o assassinato de sharon tate que ficou conhecido como helter skelter, helter skelter era o nome que manson dava a "guerra apocaliptica racial" que supostamente aconteceria em breve e que ele estava tentando "apressar" com os assassinatos, portanto helter skelter seria mais o motivo dos crimes e as vezes usado para designar o caso mason em geral =) mas enfim no geral foi um ótimo post e manteve o nivel de qualidade dos anteriores =)

savio disse...

Achei q faltou bastante informação... Tem bem mais mistérios.

Arthur Ribeiro disse...

Uma verdadeiro clássico do cinema, e um dos meus filmes favoritos. É de ficar impressionado a força que o filme tem pra te prender, e o suspense e agonia que ele cria desde o primeiro minuto, com aquela sensação de "vem merda por aí!". Ótimo texto, também... curti muito saber dessas curiosidades, e realmente, a morte da Sharon Tate e as outras coincidências são bem bizarras, combinam direitinho com a aura do filme. (:

SweetBeeMine disse...

Um filme que mostra muito bem a morte da Sharon é o próprio "Helter Skelter" que conta sobre Manson, sua "familia" e seus planos.

Bom post.

Lucas Schimmel disse...

Morrer não é uma maldição, mesmo que por um coagulo no cérebro ou falência renal. Morte é só o destino de um ser biológico (exceto se você for um virtualmente imortal, então você seria uma especie de medusa).
Mas o do assassinato da Sharon... é influenciado sim.

karitha barros disse...

http://noticias.uol.com.br/tabloide/album/2013/02/02/jovens-zumbis-fazem-corrida-em-floresta-na-malasia.htm#fotoNav=6
sugestão de post

Pierre disse...

Ja fiquei com o pé atrás em saber de sobre envolvimento de satanistas na obra. Mas ótimo Post medo.

Unknown disse...

Curti, principalmente a curiosidade ligando o Manson. Não sabia. Ótimo post!

Unknown disse...

O filme "Helter Skelter" que conta sobre Manson, sua "familia" e seus planos, é baseado num livro escrito pelo promotor que o condenou. O próprio Manson não aceita essa versão, e diz que tudo isso foi um grande circo criado pela mídia e pelo promotor, também. Tanto é que ele já deveria ter saído da prisão em condicional, mas por resistência recursa em ir em todas as audiências, pois estaria aceitando uma condenação injusta imposta a ele. Ele até hoje espera por outro julgamento, para que a versão dita por ele verdadeira seja exposta ao público em geral. Para maiores informações da versão do Manson basta entrar nesse site da organização aqui Brasil: http://atwabrasil.com/

Amarflor disse...

Por favooooor!! Faça um com o filme Helter Skelter!!!

Deus e Eu disse...

SDDS MEDO

Deus e Eu disse...

SDDS MEDO

Narrador disse...

Apesar de não ser um filme de terror pesado, gostaria de ver um post sobre o filme "Rainha dos Condenados". Foi um dos filmes sobre vampiros que eu mais gostei.Fica a dica.

AkaiS4asor1 disse...

é só eu q acho mt parecido cm American horror story?

Bússola do Terror disse...

Sinceramente, acho que essas coincidências não têm nada a ver com ´´maldições``.
Coincidências do mesmo tipo acontecem com vários outros filmes, novelas e seriados. Mas, quando acontece com um filme de terror, todo mundo embarca nessa de que o filme tá amaldiçoado e tal.
Eu, particularmente, não acredito nisso.

Mandy disse...

Não sabia da participação do satanista em questão, e outros fatos soltos... tô gostando dos posts de curiosidades! E eu também gostaria de saber mais sobre Helter Skelter.

Unknown disse...

Muito bom! Este filme é a maior prova de q terror não é só sangue. Uma boa história e um bom diretor podem fazer obras maravilhosas sem precisar recorrer ao clichê como é feito na maioria dos filmes hj..

Marta Macêdo disse...

Adorei o post!! =D

Unknown disse...

Bom. Obrigado e te agradeço por postar online. Desejo sucesso à todos(este canal e internautas)...

Vinícius Marescalchi disse...

nunca assisti mais estou morrendo de vontade huhu, valeeeu medoB

Unknown disse...

esse filme é mto loko...já tinha assistido...mas depois de ficar sabendo dessas "coincidências", vou assistir de novo...

Unknown disse...

Muito bom o post, adoro essas curiosidades sobre os filmes.O medo podia disponibilizar alguns links de filmes para aqueles que ainda não viram, eu sei que é só procurar na net que da para ver, más o post ia ficar bem completo com o acréscimo dos links dos filmes, fica a sugestão. :)

Unknown disse...

O berço negro é um peça ícone do terror que não deve jamais ser esquecida.

fã de dublagem disse...

coincidencia com o nome rosemary de rosemry labianca o filme o bebe de rosemary

fã de dublagem disse...

estranha coincidencia com o nome rosemary de rosemary labianca o filme o bebe de rosemary
e o nome de leno labianca lembra o nome lennon dos beatles