20 de março de 2013

Curiosidades sobre o filme "A Bruxa de Blair" (1999)



Uma polêmica história que transtornou muitas pessoas no final dos anos 90. Um suposto documentário encontrado, que mostra o fim que três jovens estudantes de cinema levaram, ao se envolver com uma lenda maligna e sobrenatural. Uma história fictícia, que trouxe o terror para a mente de seus telespectadores e a aquela dúvida incômoda: "Será que é real?". A Bruxa de Blair trouxe aos cinemas mundiais um estilo novo de terror, um estilo "caseiro" de se fazer um filme, porém, um estilo que assusta, e assusta muito. Você vê tudo o que há por trás deste filme aqui, no Medo B!

[leiamais]



Os 3 atores receberam aulas para aprender a manusear uma câmera, e então foram levados para ficar oito dias na floresta, privados de sono e alimento com apenas uma bússola, e sem saber mesmo onde estavam. A produção se mantinha camuflada e escondida no meio da floresta. Tudo foi feito para que A Bruxa de Blair parecesse mais real.


Outros finais gravados em pós-produção e que foram descartados, incluíam Mike sendo enforcado e em outro estava de frente para a parede, com a figura das ramas ao seu lado.

A banda HIM gravou parte do clipe da música “And love said no...” na casa que aparece no final de A Bruxa de Blair.


No Brasil, A Bruxa de Blair foi um grande sucesso de público, tendo levado aos cinemas mais de 1,4 milhão de expectadores.

A Bruxa de Blair foi gravado em 8 dias.


Joshua Leonard caiu colina abaixo rodando e quebrou as lentes da câmera 16 mm durante a gravação.
A casa que Heather mostra no começo de A Bruxa de Blair é, na verdade, a casa de Lonnie Glerum, assistente de produção do filme.

A Bruxa de Blair custou 35.000 dólares e teve um ganho de 250 milhões de dólares nos cinemas do mundo inteiro.

A Bruxa de Blair foi inspirado no documentário “Häxan” de Benjamin Christensen.


A produtora de A Bruxa de Blair se chama Häxan Films, em honra ao documentário que lhes serviu de inspiração.

Há um rumor de que a atriz Heather Donahue comprou um canivete para a gravação, pois não se sentia segura em dormir com dois desconhecidos no meio de um bosque.


Na cena do supermercado, quase no começo de A Bruxa de Blair, se pode escutar ao fundo a frase “Você é Rick Derris?”, um referencial ao filme “Clerks” de Kevin Smith.

A placa de Burkitsville, que aparece no começo do filme, foi roubada três vezes.

Quando Josh e Heather vão procurar Mike, eles estavam escutando a música “We gotta get out of this place” do grupo The Animals, no rádio. Mas como os produtores não conseguiram adquirir os direitos do autor, se suprimiu a canção.


A camareira, a quem perguntam sobre o Instituto Blair, foi interpretada pela irmã do diretor Eduardo Sánchez.

A cena em que Heather descobre, em um lenço, dentes e parte de uma língua, supostamente de Josh, é similar à que ocorre na história “The Devil and Tom Walker” de Washington Irving.


Uma das câmeras de vídeo que foram utilizadas no filme foi comprada em um Wal-Mart. Existe o rumor de que tal câmera foi devolvida após a filmagem, para que o custo do filme não se elevasse.

Em A Bruxa de Blair, emprega-se 133 vezes a palavra “foder”.


Para promover A Bruxa de Blair,  foi dito que se tratava de um documentário real, assim como foi feito com “Holocausto Canibal”. Para isso, foi feita uma parceria com vários sites conhecidos, que junto à ficha de cada ator, foi colocado que seu paradeiro era desconhecido.

A Bruxa de Blair se tornou, em pouco tempo, um dos filmes mais parodiados da história, aparecendo em filmes como “Todo mundo em pânico”, episódios de diversas séries e curta metragens.


Duas mil salas de cinema projetaram simultaneamente A Bruxa de Blair nos Estados Unidos, foi um recorde maior que o de “Star Wars: Ameaça Fantasma”.

Nos EUA, muita gente ficou verdadeiramente mal após assistir A Bruxa de Blair  não por medo ou sangue, mas sim por causa do contínuo movimento das câmeras de mão usadas para gravar as cenas.

O título original do filme era “The Black Hills Project”.


Burkittsville, a cidade do filme, ficou muito incomodada pelas informações falsas acerca da cidade que foram veiculadas, tanto pelo filme como na divulgação dele. Chegaram a criar um site (www.burkittsville.org)  para contar a verdade sobre um assunto e até escreveram um FAQ com as respostas para as perguntas que não paravam de aparecer.

CNN descreve o roteiro como “Provável clássico do cinema de terror”.


O site do filme recebia 3 milhões de visitas diárias durante a estreia. Toda a campanha de publicidade começou na internet, que foi sua melhor aliada de marketing.

A estreia no México se realizou em um cemitério ao ar livre, preparado para a ocasião com centenas de velas e uma grande tela entre as árvores.


Os três atores protagonistas gravaram cada fotograma do filme inteiro. Foi a primeira vez na história do cinema que isso aconteceu.

Os atores terminaram a gravação suplicando por comida e abrigo. Estavam inclusive machucados por causa dos galhos e armadilhas naturais do bosque.


Aos atores foi entregue um esboço de apenas 35 páginas sobre a trama antes de começarem a gravar. Todas as frases eram improvisadas e quase nenhum evento do filme era conhecido de antemão por eles.

Eduardo e Daniel (diretores) surpreendiam os atores, dando-lhes sustos pela manhã e também trabalhavam durante a noite para assustá-los de verdade.


A Bruxa de Blair foi acusado de plágio de dois filmes: "The Last Broadcast" de 1998 e "Holocausto Canibal" de 1979.

Eduardo Sánchez inventou uma obra, supostamente escrita em 1809 sobre a lenda da bruxa de Blair.

Como estratégia de marketing, os diretores criaram e emitiram um documentário falso sobre a lenda da bruxa de Blair em um canal de TV americano. O público acreditou na lenda.

Em alguns cinemas de Toronto, os funcionários pediam para os espectadores propensos a enjoo, que sentassem nos bancos do corredor e tentassem “não vomitar nas outras pessoas”.


A mentira sobre a bruxa forma parte de uma ficção que os diretores inventaram, e que começa em 1785, em plena época de caça às bruxas. A partir daí, acontece uma sucessão de assassinatos e desaparecimentos durante o século XIX e anos 40-60. Tudo falso.

A Bruxa de Blair teve sua estreia na Espanha, no Festival de Cine Fantástico de Sitges. A publicidade sobre a suposta veracidade do filme foi tanta, que um dos distribuidores do filme na Europa acabou sendo ridicularizado no dito festival, por tentar ocultar que o filme era ficção.


O Departamento de Recursos Naturais do estado americano de Maryland tomou a decisão de salvar a casa em que foi gravada a cena final de A Bruxa de Blair. A casa seria derrubada, pois se encontra em estado de abandono e possui 200 anos.

Os diretores deixavam as atividades do dia cravadas nas árvores, com uma bolsa de comida e água.

Em algumas cenas, os atores não conheciam o diálogo de seus colegas e nem os atos que iam realizar, porque a cada um eram dadas instruções diferentes e contraditórias. Os atores pensavam que seus colegas tinham que fazer o mesmo que eles, e quando seu comportamento mudava, se assustavam de verdade. O medo exposto no filme, era real.


A Bruxa de Blair, originalmente, durava 3 horas, mas foi diminuído para 1:30h porque a produtora pensou que ninguém aguentaria tanto tempo em uma sala de cinema.

Os três protagonistas acreditaram na lenda da bruxa até a estreia do filme.

Quando A Bruxa de Blair estreou em junho de 1999, foram feitas apenas 27 cópias do mesmo, número que aumentou de forma gradual. Por haver poucas cópias, os ingressos para o cinema se esgotaram em muitos lugares e os rumores tomaram conta das ruas.

Suddeutsche Zeitung publicou: “AA Bruxa de Blair é um novo fenômeno: seu êxito não se deve a uma campanha publicitária tradicional, mas por sua promoção na internet e ao boca a boca”.

Seguido por: A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras.


Post by: Loucifre
Siga no twitter: @loucifre

Bons Pesadelos...

54 comentários:

Diih Medeiros disse...

Muuuito massa, amo os posts de Curiosidades sobre filmes <3

Anônimo disse...

Façam uma postagem sobre o filme CONTOS DO DIA DAS BRUXAS

Felipe disse...

Pela primeira vez foi bom não ter falado sobre o filme que veio depois. Bruxa de Blair 2 foi a maior cagada já feita no mundo do cinema.

Unknown disse...

Observando o comentário do Felipe Dossie, lembrei de ter visto o "Bruxas de Blair 2" Não me lembro muito bem mas concordo que ficou uma merda pelo o que me lembro, Fugiu do que era o primeiro filme...
Outro filme que ocorreu isso foi o Guerra dos Mundos, Lembro de ter assistido o "Guerra dos mundos 2" que não tinha Stephen Spilberg como Diretor, e o filme era uma merda...

Unknown disse...

NA VERDAE A BRUXA ERA O SLANDER MAN.

Rodrigo disse...

faz uma do filme "Atividade Paranormal" pfv

Anna disse...

clássico, inovador e surpriendente

Binho disse...

Surpreendente Anna, surpreendente...
Se escreve surprisa ou surpresa?

Ericat disse...

Eu particularmente nao gosto do filme, mas leio todas as curiosidades. Eh show :)

Cutie Fairy Aya disse...

Assisti esse filme quando era nova (FAZ MUITO TEMPO, CARA HSDAPOHFDAPSH) e lembro que me tirou algumas noites de sono. Era um pavor diferente, meio claustrofóbico, sei lá. *-* É um filme que eu gosto bastante, me lembra uma época muito boa.

Luã disse...

Curti muito o post. Eu infelizmente ainda não vi o filme, vou tirar um dia com os amigos pra ver (ver sozinho? Ta doido? kkkk)
Se quiserem ler histórias de terror bacnas, ou histórias reias assustadoras, entrem aqui: http://vidalok4s.wordpress.com/

Unknown disse...

um dos piores filmes que eu ja vi

Anônimo disse...

seria bom sobre alguns clássicos do mito Stephen King

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

essas cruzes que acham na floresta aqui numa mata perto de minha casa tambem a delas e isso e muito antes do filme e essa mata e conhecida como mata da macumba ou mata da bruxa fica na cidade de cruzeiro perto do bairro do passa vinte

Henri Yuri disse...

Muita gente veio aqui para criticar o filme. Eu pessoalmente, apesar de ter apenas 14 anos. amo terror e a bruxa de blair foi um dos filmes mais assustadores. Eles tinham uma mágica da qual eu nunca mais ví em nenhum filme. ELES DAVAM MEDO! Hoje em dia só se vê filmes de susto e sem graça, com acontecimentos que todo mundo já sabe. Adorei as curiosidades. É muito louco saber que os atores não imaginavam nem o que faziam direito. É uma pena que o 2º filme tenha ficado um horror! E eu concordo com o garoto aqui em cima, um post sobre os clássicos do Stephen King ficaria bem legal. :)

Rubinho disse...

Eu assistir esse filme no mesmo dia que o chamado "O Atirador do Cinema" metralhou a plateia. Lugares diferentes e filmes diferentes, mas quase no mesmo horário. Hoje ainda penso que se o Louco tivesse atacado onde eu assistia Bruxa de Blair, só acertaria a mim, pois com 30 minutos de sessão todos foram embora, reclamando da qualidade da película. Eu fiquei e vi algo, para mim, inédito. A forma mais convincente de se contar uma estória. Um dos 5 melhores filmes que já assisti...

Rubinho disse...

Eu assistir esse filme no mesmo dia que o chamado "O Atirador do Cinema" metralhou a plateia. Lugares diferentes e filmes diferentes, mas quase no mesmo horário. Hoje ainda penso que se o Louco tivesse atacado onde eu assistia Bruxa de Blair, só acertaria a mim, pois com 30 minutos de sessão todos foram embora, reclamando da qualidade da película. Eu fiquei e vi algo, para mim, inédito. A forma mais convincente de se contar uma estória. Um dos 5 melhores filmes que já assisti...

Ricardo disse...

Sabe, não sei o que tem de tão bom nesse filme. Sério, assisti sozinho e não dá medo em parte alguma, não sei se assisti o filme errado, mas eles só ficaram perdidos na selva, xingam muito e eram assustados toda noite por algo que não aparece o filme inteiro, e quando finalmente começa a ficar interessante, com eles entrando na casa no meio da floresta, o filme acaba. Realmente, não vi nada de mais no filme além de jovens histéricos gritando com uma câmera.

Louise disse...

Isso se chama terror psicológico. É um estilo diferente de terror onde em vez de monstros pregando sustos, quem te assusta é tua própria imaginação.

João Paulo Moura disse...

Se não me engano, assisti este filme ano passado. Sinceramente, não gostei! Achei muito fraco... Não sentia medo, não levava susto e não enxergava nada! A câmera mexe demais... Sei lá, simplesmente não curti. Prefiro Atividade Paranormal.

Unknown disse...

Jovem, não compare a qualidade de um filme de 1998 com um atual, e você não leu as porra dos texto ?
a maioria foi tudo improvisado cara, e foi realmente os atores que gravaram, eles queriam passar a ibagem de uma coisa real, e ninguem pega uma camera por ai e sai filmando igual profissional. Atividade Paranormal é massa mais não passo nem a metade da realidade de A Bruxa de Blair.

Pattscastro disse...

Nunca assisti a esse filme, agora fiquei com MUITA vontade!

Louise disse...

"prefiro atividade paranormal" NOOOOOOOOO

Anônimo disse...

Loucifre eu te amo, continue assim

Rubinho disse...

Bem... Hoje não existe mais a experiência de prestar atenção no filme. Somente no que esta passando na tela. Sem comer, falar ou ir ao banheiro durante a exibição. Esta mais para ficar esperando o monstro digital aparece, arrancar alguns membros de uma "Gostosa" e sorrir. Eu mesmo gosto desse tipo de filme, para descontrair, onde criaturas macabras aparecem do nada. Mas causam susto passageiro. Não fica mais na sua cabeça. Acho que só depois de vinte anos assistindo esses filmes de demônios e psicopatas adeptos do tele transporte e que se vê a qualidade que foi e é Bruxa de Blair. Só a maturidade cinematografia vai mostrar como aquilo foi impressionante.

Unknown disse...

Foi o filme que mais me deu medo em toda a minha vida! Esse filme é incrível, e quando acabou eu fiquei tipo "o que aconteceu ali? O cara tava parado de boa em frente à parede". Muito legal essas curiosidades. Pena que hoje em dia começou a ficar muito manjado filmes desse tipo.

Misteryon McCormick disse...

um dos melhores filmes que já assisti se não fosse ele nunca teria ido assistir Atividade Paranormal. Obrigado pelas curiosidades to adorando os posts!!!

Unknown disse...

só vi o segundo .-. preciso ver esse, logo! ah, adoro curiosidades de filmes, continue ^^

Willy disse...

Realmente este filme é MUITO bom e da MT MEDO*. As curiosidades então?! Nota 10!

Pena que o 2 ficou uma B*sta...

Yara Chan disse...

Esse é um filme que eu queromuito assistir. Agora que eu li esse post fiquei com mais vontade ainda! E eu acreditava na lenda da Bruxa de Blair .-.

Rubinho disse...

Não Tentem assisti a esse filme dublado.
Se perde muito do impacto

Marcos disse...

pra mim Bruxa de Blair foi o maior "dedo do meio" ja feito no cinema.

me lembro como todo mundo falava deve filme e até acreditava no efeito documental.

Unknown disse...

THE BEST MOVIE, DUDE!!!

Lady Freedom disse...

Ótimo post. Pra quem curte contos eroticos acessa ae http://ceretula.blogspot.com.br/

Eu Oculto disse...

Esse filme, diferente da maioria, exige que você participe dele, e não somente assista. A imaginação ainda é a melhor ferramenta que qualquer um pode ter para conseguir alcançar as melhores (ou piores) sensações.

Bruno Raphael disse...

terror psicológico >>>qualquer tipo de filme de terror com monstros/fantasmas e etc, quando os dois estão juntos é só alegria <3 , enfim... Falaram que a continuação da bruxa de blair foi um lixo e imediatamente pensei no LeatherFace,com certeza n foi pior que chainsaw texas massacre 2 e 3, caralho aquilo lá tava na trilogia do todo mundo em pânico, n é possível kkkkkk


e é só um filme com gente esguelada gritando, mas qdo vc deita e imagina pq e onde estavam e em quais condições estavam e como vc ficaria numa situação dessas é que vem o seu medo, isso é o que faz o filme The Shining ser um ícone (ah, mas é só 1 cara com um machado xingando a mulher, hj em dia em qualquer periferia isso rola e o tempo inteiro), é , deve acontecer mesmo, mas o que a mente humana é capaz de fazer que é tenebroso

Pedro! disse...

faça sobre: A CASA DE CERA! ou A MORTE PEDE CARONA.. Com aquela atriz de " one tree hill" adoro esses filmes.

Ana disse...

Faz curiosidade sobre o filme do Sobrenatural o/

Ana disse...

Faz curiosidade sobre o filme do Sobrenatural o/

Psychowizz disse...

Faz do filme "Reencarnação da Vingança" é um filme com um teor psicologico mto grande... vc passa o filme inteiro pensando em uma coisa e quando chega no final da um mindfuck do Ca****o

Lollah disse...

Só fui assistir esse filme esse ano, e super amei <3

Filipe Silva Costa disse...

Him rules!

Anthony disse...

No começo pensei que esse filme era tipo atividade paranormal, no qual os cara fazem uma produção bem baratinha, e ganham milhões com isso, mas me enganei, pode se dizer que foi para cada vez aparecer mais real o possível, os atores, conflito de enredo,cenas, etc.
Quando era pequeno tinha um puto cagaço com a bruxa de blair, na escola tinha um monte de histórias, acho que isso fez com que tivesse sucesso. Parabéns MedoB, muito bom o post!

Sue Way disse...

Esse post me encorajou a assistir ao filme, já ouvia falar dele faz muito tempo, adorei. Muito melhor reler as curiosidades depois de assistir ao filme. HSUAHSUAS ótimo terror psicológico, realmente dá muito enjoo desses movimentos da câmera.

luquinhas mendieta disse...

o filme foi gravado no central park.

Bússola do Terror disse...

É interessante lembrar que, além de The Last Broadcast (1998) e Cannibal Holocausto (1979), Rituals (1977) foi outro filme que acusou A Bruxa de Blair de plágio.

Ellen Karine disse...

Que Horror , fazer ''Lobotomia'' com uma criança de 11 anos

Unknown disse...

Bom. Obrigado e te agradeço por postar online. Desejo sucesso à todos(este canal e internautas)...

Unknown disse...

Rapaz primeira vez que vi esse filme tinha 12 anos. Meu primo me obrigou a ver e fiquei traumatizado,rsr. Vou baixar ele pra ver qual vai ser minha reação. A versão 2 é uma porcaria já vi e não gostei.

Bruno Barbosa disse...

O filme é ótimo , principalmente as atuações dos atores , mais tipo de assusta não assusta não , mais vale a pena ver , gostei muito ..
Mais pensei que ia ter mais coisas sabe ? ...
Mais vale a pena ver ...

Unknown disse...

O marketing desse filme é um dos melhores, Melhor filme Found Footage (imagens encontradas) e também pioneira nesse estilo. Atividade Paranormal não é nada perto desse!

Daniel Oyamada disse...

pelo que eu entendi, esse filme ou você odeia, ou você adora XD porque é diferente do que todo mundo está habituado, acho bobagem querer comparar :) mas enfim... sempre fui curiosa quanto a ele, quando mais nova ouvia varias lendas e pessoas afirmando que esse filme era real... sempre tive curiosidade de ver, mas nunca o fiz ^^ agora minha curiosidade aumentou ainda mais, preciso tirar um dia para assistir *u*

BAR DA MARCIA disse...


QUEM QUER VER O FILME O PLAYER BOM E O DO MEIO

http://www.masterfilmesonlinegratis.info/a-bruxa-de-blair-1999/