13 de março de 2013

Curiosidades sobre o filme "O Chamado" (2002)


Uma menina com poderes paranormais que não conseguia controlar. Um assassinato cruel, executado pela própria mãe. Um poço que serviu de prisão por sete dias até sua morte. A vingança em forma de fita de vídeo. A história de Samara Morgan é sombria e dolorosa. Há quem simpatize com ela, há quem a odeie, mas uma coisa é certa: o filme O Chamado foi um grande sucesso de público e crítica, e até hoje é muito admirado como um dos maiores sucessos do terror dos tempos atuais. Ele é o grande protagonista do post de hoje do Medo B.


O Chamado se baseia no romance Ringu, de Kôji Suzuki, inspirado em uma lenda urbana oriental e no filme de mesmo título dirigido em 1998 por Hideo Nakata.

Para interpretar a jornalista Rachel Keller, inicialmente estavam cotadas as atrizes Nicole Kidman, Jennifer Connelly, Julianne Moore, Jodie Foster e Julia Roberts. Nicole e Julianne não aceitaram porque estavam, na época, gravando o filme The Hours. Jennifer recusou o papel por motivos desconhecidos. Jodie, como havia terminado de gravar Panic Room e havia entrado em férias, nem sequer recebeu um convite oficial da produtora. Julia, por sua vez, já havia sido convidada para dois trabalhos, naquele período. Foi então que Gore Verbinski, após assistir o filme Mulholland Drive, se lembrou de Naomi Watts e a convidou. Naomi, então, aceitou o papel.


O ator Chris Cooper inicialmente iria fazer uma pequena participação em O Chamado, como um assassino de crianças. Porém, apesar de rodar suas cenas e ter seu nome incluído nas primeiras versões do material promocional do filme, o ator não aparece em nenhuma cena do longa-metragem.

Não há créditos de abertura em O Chamado.


Alguns frames do vídeo foram inseridos no próprio filme, de forma subliminar.

Sutis imagens de círculos, nas suas mais diversas formas, estão presentes no decorrer do filme.

Estão presentes, em O Chamado, várias referências visuais a filmes dirigidos por Alfred Hitchcock, como Janela Indiscreta, Psicose e Trama Diabólica.




O Chamado foi bem aceito pela crítica, recebendo diversos elogios, além de ter sido considerado muito superior ao original japonês Ringu.

O Chamado também teve boa aceitação do público, rendendo ao estúdio aproximadamente 130 milhões de dólares, além de ter ficado por oito semanas nas salas de cinema como um dos dez filmes mais assistidos de 2002.



Um dos únicos pontos em que O Chamado recebeu críticas negativas foi pelo seu final, o qual foi considerado confuso pelo público. Um meio de entender o final é revendo o filme prestando bastante atenção nas cenas em que a repórter faz uma cópia da fita para seu ex-marido.

Devido a excelente recepção da crítica e do público, diversos outros filmes, como Dark Water e The Skeleton Key, se aproveitaram do sucesso de O Chamado e foram lançados com o seguinte slogan: "Dos mesmos criadores de O Chamado".


Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Peter Sarsgaard foram os principais nomes cotados para interpretar o ex-marido de Rachel, o irresponsável e inconsequente Noah Miller. O papel, porém, foi dado a Martin Henderson.

Outra atriz de difícil escalação foi a intérprete da vilã Samara Morgan. Gore Verbinski queria, no começo, uma atriz-mirim desconhecida, mas, como não encontrou uma atriz adequada para o papel, escolheu Daveigh Chase, que até aquela época havia tido poucos trabalhos. Daveigh, apesar da pouca idade, foi considerada por Verbinski muito madura para o papel.


Na continuação de O Chamado, a atriz foi substituída por Kelly Stables, apesar de ter seu nome creditado no final.

Após O Chamado, outros filmes orientais ganharam versões no ocidente. Bons exemplos são The Grudge e Dark Water, sendo esse último, uma regravação de outro filme de Hideo Nakata, o diretor de Ringu.


Daveigh Chase utilizou uma pesada maquiagem para viver Samara em sua fase maligna. Durante as filmagens, a equipe a considerou uma nova Regan, personagem do clássico do horror de 1973, “O Exorcista”.

No DVD brasileiro de O Chamado, nos bônus especiais, é encontrado um extra, chamado: “Não veja isso”. Na verdade, esse extra do DVD conta com cenas deletadas do filme, como a morte do dono da pousada e o final do filme que não foi utilizado pela produtora, em que Rachel está no carro com seu filho contando o que aconteceria dali para frente com os dois e com quem assistisse ao vídeo de Samara Morgan. O final alternativo lembra muito o final de Ringu.


O número da porta do apartamento de Rachel é 601, está rodeado por um círculo e 6+0+1= 7, os dias de vida que uma pessoa tem após assistir o vídeo.

O farol da ilha Moesko – “Moesko Island Lighthouse” – na verdade se encontra em Newport (Oregon, EUA), foi construído em 1873 e seu nome verdadeiro é “Yaquina Head Lighthouse” e segue em funcionamento.


O site onde Rachel busca informações sobre Anna Morgan e a ilha Moesko é http://www.moeskoislandlighthouse.com e atualmente ainda se encontra em funcionamento.

Para promover O Chamado antes de sua estreia, a produtora distribuiu em diferentes eventos culturais, concertos e etc, cópias da “fita assassina”, além de criar várias páginas na web para dar-lhe mais credibilidade. Quando o filme estreou, todas as páginas desapareceram e a produtora negou qualquer vinculação.


No início do filme, quando começa a sequencia de “Dreamworks Pictures”, podemos ver o reflexo da lua na água, que depois passa a ser o “D” de “Dreamworks” e depois transforma-se durante alguns segundos no círculo de O Chamado.

As sombras projetadas pelos atores foram, propositalmente apagadas do filme, para perturbar de maneira inconsciente a percepção das imagens.

No roteiro original, havia uma cena em que Noah volta à cabana de Shelter Mountain numa canoa; nela, descobre o cadáver do dono do complexo de cabanas, que viu a fita, mas não gravou outra.


As outras fitas VHS que estão junto com a fita assassina na estante da cabana de Shelter Mountain, são: Shattered (1991), Scent of a Woman (1992), Spontaneous Combustion (1989), Yor, the Hunter from the Future (1982), Sodom and Gomorrah (1962), The Looking Glass War (1969), Visions of a New World (1995), Family Plot (1976), Steel Magnolias (1989), Man from Snowy River, The (1982) e School Ties 
(1992).


Algumas cenas foram, ao que parece, gravadas novamente ou bem suprimidas, devido a reação do público nos “test screenings”;  como por exemplo: o suicídio no banheiro era muito mais grave, o assassinato de Samara era muito mais brutal, pois se incluía uma paisagem pesada, golpes e espancamento por parte da mãe de Samara, a sacola plástica em sua cabeça e depois o poço.



A estética de muitas das imagens de O Chamado (especialmente as sequências da fita de vídeo) tem uma influência surrealista.

Se empregam técnicas subliminares ao decorrer do filme. Por exemplo, na transição entre a cena do barco com os cavalos e aquela em que Rachel vai até a granja de Anna Morgan. Ali se tem o vislumbre de uma imagem durante uma fração de segundo.


As imagens da fita de vídeo foram tiradas diretamente das do filme original.

Daveigh Chase, a Samara Morgan, dublou a menina Lilo, no filme “Lilo e Stitch.

O Chamado, em inglês se chama “The Ring” e é assim porque a onomatopeia de uma chamada telefônica, em inglês, é “ring”.


Seguido por O Chamado 2 (2005).

O Chamado 3D - O Recomeço, o terceiro filme da franquia, tem sua estreia marcada para 26/10/2013 e traz Abgail Droeger no papel de Samara Morgan e Anne Hathaway como protagonista.

Post by: Loucifre
Siga no twitter: @loucifre

Bons Pesadelos...

55 comentários:

Bruno Raphael disse...

assisti esse filme no ano de lançamento, tinha 7 anos só kkkkkkkk, vejo os gifs e me assusto até, mt boas as curiosidades , confesso que fiquei meio pertubado ao ler e tentar ignorar os gifs em meio aos textos, nunca vi o filme outra vez e agora 11 anos depois a interpretação dele muda completamente mas o conjunto de imagens e o jeito que a historia transcorre n deixa de me encomodar, rs

Anônimo disse...

Um dos filmes que eu mais traumatizei. Foram meses pra eu tirar todas as imagens da cabeça D:
3D? Nem fudendo uahsuahsuahush

Unknown disse...

AS imagens são meia pertubadoras '-'

Lollah disse...

Eu assisti quando tinha 10 anos de idade, morri de medo ahaahhaha (mas adorei o filme), foi o que mais me assustou de todos os filmes de terror que já vi.

Lollah disse...

Eu assisti quando tinha 10 anos de idade, morri de medo ahaahhaha (mas adorei o filme), foi o que mais me assustou de todos os filmes de terror que já vi.

Naoko disse...

Gostei do post!
Mas eu acho essa versão americana uma bosta.
Prefiro mil anos luz a original.
E eu acho q esqueceu de mencionar as continuações?
XDDD

Louise disse...

Mencionei as continuações, leia no final do post

wagner disse...

Só não concordo que a versão americana seja melhor que a japonesa. A original(japonesa) é muito melhor

Joseane Marques disse...

Assisti quando tinha 6 anos, até hoje nunca me esqueci rsrsrs

Canalha disse...

Eu lembro q quando eu ví esse filme,meu irmão ligou pra mim e colocou a voz da menininha dizendo "7 dias"
Mó cagaço XD

Sweet Pink disse...

"Assisti esse filme no ano de lançamento, tinha 7 anos só kkkkkkkk, vejo os gifs e me assusto até, mt boas as curiosidades , confesso que fiquei meio perturbado ao ler e tentar ignorar os gifs em meio aos textos, nunca vi o filme outra vez e agora 11 anos depois a interpretação dele muda completamente mas o conjunto de imagens e o jeito que a historia transcorre n deixa de me incomodar, rs"

Falou tudo,meu chapa !

Unknown disse...

Foi o primeiro filme de terror que eu assisti, eu tinha 10 anos. Depois disso meus pais ficaram um tempão sem deixar eu assistir filme de terror, dei o maior trabalhão pra eles XD. Até hoje me incomodo com as cenas desse filme, mas como as pessoas disseram acima, o original é bem melhor, deve ser por causa do aspecto antigo do filme. Aproveitando o embalo de filmes de terror orientais, eu tenho uma sugestão, que seria o filme O Grito.

Lucas Tutte Muniz disse...

Acho o original japonês BEM superior. =)

Carol Martins disse...

Tenho uma paixão enorme pela Sam, isso que nem acho o Chamado tão aterrorizante assim, mas eu amo ela, necessito ver esse O Chamado 3D - O Recomeço *-----------*

SweetBeeMine disse...

Imagina que divertido a Samara saindo da minha TV de 14 polegadas que fica suspensa na parede?

Acho que eu ia até estourar uma pipoquinha pra ver esta cena!

Luci Nagata disse...

Ótimo post.
O filme original "Ringu" na verdade tem 4 partes: (0,1,2 e 3-Os japoneses contam as coisas a partir do número zero).
Ringu é muito cansativo de se assistir, mas o filme é igualmente bom responde muitas questões que os filmes americanos deixaram no ar.
A propósito vocês podiam fazer um post sobre a GrindHouse, uma distribuidora de filmes dos anos 60 e 70 que inspirou diretores como: Robert Rodrigues, Quentin Tarantino, Eli Roth e Rob Zombie.
:D
Fica a dica!

Priscila Boltão disse...

IMAGINA THE RING EM 3D
Tão prometendo a parte 3 tem vários anos. Será q agora sai?
Na primeira vez que vi foi em VHS. A fita travou duas vezes - a primeira quando aparece a foto da mãe da Sammy, a segunda.... quando a Sammy sai da tv.
Pois é. Quase morri do coração. Tenho amor nesse filme hahaha

Andre Santos disse...

eu assisti quando tinha 8 anos de idade, eu era acostumado a assistir filmes com Volta dos mortos Vivos, Sexta-feira 13, Chuck, A hora do pesadelo etc...Resumindo achei muito fraco, não tomei um susto e achei entediante

fabio disse...

Sem Dúvidas é um dos melhores filmes do gênero de terror, de ótima qualidade.

Unknown disse...

Cara, fico puto com quem escreve esse maravilhoso post porque não coloca o nome na versão traduzidos dos filmes em que cita no texto, tem que copiar o nome inglês e ficar procurando, afe.

Yuki disse...

tive que ir num psicólogo, as imagens nao saiam da minha cabeça ;s

Misteryon McCormick disse...

muito bom o filme. O Chamado 3 com Anne vai ser melhor. adoro ela.

Unknown disse...

cara, como eu divulgo um blog meu ? ç.ç kkkk'

qlq coisa, quem quiser ver :

http://ogarotoeternamenteatormentado.blogspot.com.br/

Koga disse...

Quando for assistir em 3D no cinema leve um amigo que tenha medo e ative chamada falsa logo após do filme e dê pra ele atender, grave o recado dos 7 dias e ria pra caralho (y)

Unknown disse...

Louise!!!! O que houve com o seu tumblr??

Pk Ninguém disse...

Gostei de "O Chamado" quando assisti, mas após ver o original japonês gostei muito mais dele, explica melhor certas coisas e também é mais cru.

Na versão japonesa existem duas versões do segundo filme, uma que aparentemente é mais fiel ao livro, mas por não obter muito sucesso foi reescrito e relançado.

Há também uma versão coreana do filme, mas é de longe a mais arrastada de todas.

Unknown disse...

postem coisas que nao sejam sobre filmes esta muito ruim assim voltem com o conteudo de dar medo de verdade .

Hugo disse...

Parabens pelo post, gosto muito dessa série de curiosidades dos filmes. Traz ai pra gente curiosidades do fil O Grito, pra mim foi um dos que me deixou com mais medo!

Paula Nascimento disse...

Lembro quando fui assistir o chamado 2, eu estava sozinha em casa, caindo maior temporal, as portas e janelas se batendo, e água entrando por de baixo da porta, tipo quando a samara vai pegar alguém.... me borrei.. aushushaushaushaushaush

Binho disse...

Porra, eu tinha só 22 anos de idade... putz grila, to velho pra caceta.

Ananta disse...

só eu que nunca assisti u.u ?

Klaus Meyer disse...

filme foda

Unknown disse...

Em 3D? Isso vai ser divertido. >:D

Unknown disse...

esse chamado 3D é informação falsa, ja alteraram um monte de vezes no wikipedia, n tem nenhuma informação concreta e nem fonte sobre um terceiro filme

Unknown disse...

Nunca passei medo com esse filme, acho perfeito, e me apaixonei por ele desde a primeira vez que o vi. sou louca pela Samara. Única coisa traumatizante nele, pra mim, é a minha Samarinha morrendo D: HAHAHAHA

Pattscastro disse...

Não sou fã de filmes de terror, mas assisti este filme por engano, encontrei no meio de pilhas de cds e DVDs que estavam jogados numa sacola, que eram do meu irmão. Pra mim foi o melhor filme de terror que assisti.

CravoCanela disse...

Ri muito no filme(só eu que não gostei nem um pouco?)!!Minha mãe que não gosta de filmes de terror também riu,fiz muita piada com o jeito da menina e com a falta de carisma da protagonista.Até a cena da menina morrendo foi meio engraçada,só não gostei da parte dos cavalos(eu tinha de sentir dó de alguma coisa,né?).Assisti as cenas da fita depois,implorando para que me assustasse,mas sinceramente,só dei mais risadas!!!Pra um filme de terror,foi uma excelente comédia!

CravoCanela disse...

E eu tinha 6 anos na época.Ás vezes ligava para a minha mãe e falava "7 dias",ela ria.

Cell Filho disse...

Coincidentemente vi ele ontem! uahuahhau

Unknown disse...

Quando eu assisti era fita VHS ainda, vídeo cassete mesmo, e algo estranho aconteceu, não sei explicar até hj....Quando o filme acabou os créditos começaram a subir, derrepente, a fita começou a chuviscar igual a amaldiçoada do filme, eu e minhas amigas achamos q estava com defeito e corremos a fita mas os chuviscos não paravam, então resolvemos rebubinar (voltar ao início) e para nosso espanto, a parte do filme tb só tinha chuviscos, o filme tinha sumido!
Nos morramos de medo! Desligamos tudo é tiramos a fita, derrepente o telefone toca 3 vezes e quando atendo fica mudo e desliga! Sei q ninguém queria ficar com a fita até o dia seguinte pra devolver a locadora! Rssss...tirar foto?? Nem pensar q alguém tentou tirar! E o medo? Kkkk.. Fora q dias depois fomos ao Shopping e pra finalizar ainda vimos uma mosca dentro de uma vitrine na Boticário! Foi muita coincidência! Ficamos com medo de morrer no sétimo dia!

Queen disse...

O Chamado é um dos filmes de terror de que mais gosto.

Hadouken disse...

Epico muito bom!.. faz dos filmes Olhos Famintos!

D'Artagnan Dias Lemos disse...

Eu desligaria a tv quando ela tivesse colocado a cabeça pra fora... Decapitação de egun!

sucubus disse...

caracas man assisti a esse filme tbm quando tinha uns sete anos...e chorei kkk hoje em dia sou fã de terror e assisto numa boa mas ainda me assusto kkkk
vlw medob

Unknown disse...

A quantidade de gifs deixou o post pesado de de dificil leitura.
Quando vc tenta ler o bloco de texto próximo ao gif ele fica piscando incomodando os olhos.
Sugiro espaçar mais os gifs de modo que seja possível ler o texto sem deixar um gif na tela.
No mais o post está mto bom, está inclusive melhor que os anteriores, gostei principalmente da introdução, que desta vez tem uma boa resenha do filme.

Junior disse...

Esse filme marcou um momento meu, achei interessante o lance das sombras. Será que realmente tem alguma importância?

Ginny Carsi disse...

Eu passei os exatos sete dias sem dormir direito por conta dessa bendita Samara. Foram poucos os filmes que me assustaram dessa forma, e eu já vi muitos!
Ler a matéria tentando ignorar essa cabeluda é impossível; sei que sonharei com ela hoje de novo :x
Assistir em 3D? Só se eu estiver afim de morrer do coração

Katrue disse...

Assisti metade do filme. Foram 3 anos pra tirar aquela maldição da cabeça. Mas já tô pensando em assistir de novo :D

BRUNO MAXIMILLIAN disse...

kkkkkkk meu assisti no cinema isso! em 2002 tinha 14 anos, fui sozinho corajoso num sábado chuvoso em plena sessão das dez, encheu na época, mas valeu a pena, amei! melhor que os filmes de hje em dia!

Unknown disse...

Nãao teenho Corageem de Assistir U.u

Unknown disse...

poshaaa, pra que colocar esses gifs :/
só p fazer eu copiar e colar o texto no bloco de notas :/
mas mt interessante o post :)

Unknown disse...

1. Aquele gif do dedo pelamor, né! Dá uma aflição!

2. É bem surrealista em algumas coisas.

3. Eu não tinha percebido esse negócio de apagar as sombras, mas pensando bem isso é bem perturbador mesmo! Vou prestar atenção nisso nos filmes de terror daqui pra frente.

Chocowonka disse...

Eu só espero que os efeitos 3D sejam descentes pois
O chamado em 2D já dá medo, imagine em um 3D bem feito!

Unknown disse...

Lembro-me que eu tinha 7 anos quando assisti esse filme, eu estava na casa do meu primo e nós sempre assistia-mos filmes de terror juntos, foi o filme que mais me deu medo, recentemente assisti este filme sozinho e devo dizer que senti o mesmo medo que senti a alguns anos atras. Foi tenso hahaha.

Unknown disse...

Só algumas correções: "The ring" nesse caso é mais provável que signifique "O Anel", porque na capa do filme tem escrito "Before you die, you see the ring" - "Antes de morrer, você vê o anel". O anel, na verdade, é o círculo formado pela tampa do poço, visível quando se está dentro dele. Outra coisa: o ator Chris Cooper aparece no filme. Ele é o recepcionista da pousada na qual Rachel assiste a fita.