18 de abril de 2013

Lenda Urbana: Hanako-San, a menina do banheiro



Hanako-san é uma menina fantasma (adolescente, em algumas versões) que assombra os banheiros das escolas japonesas. Os japoneses a chamam de “Toire no Hanako-san”, que, literalmente, significa “Hanako do banheiro”.


[leiamais]

Ela tem cabelo negro e liso, usa uniforme vermelho e seu olhar, segundo contam, é capaz de fazer sangrar até os mais valentes.

Ela habita o terceiro cubículo dos banheiros do terceiro piso; em outras versões da lenda, o quarto cubículo; já que, no Japão, o 4 é considerado um número maldito, por sua semelhança fonética com a palavra “shi” (morte). Seu espírito geralmente está nos banheiros femininos, mas não são poucos os casos de meninos que foram encontrados apavorados, dizendo ter visto a menina em meio ao mau cheiro, umidade e a penumbra, já que ela prefere os banheiros descuidados e pouco iluminados. Os professores se aproveitam do medo que as crianças possuem de Hanako-san, e recomendam aos alunos que mantenham os banheiros limpos.


O risco de encontrar-se com Hanako-san é maior quando se está sozinho, então, nem pense em abrir a terceira ou quarta porta, porque ali morrerá ou encontrará o olhar que rondará seus pesadelos pelo resto de sua vida, pois a entidade fica enfurecida quando alguém invade sua privacidade.
Por outro lado, contam que, se não abrir a porta três ou quatro, mas sente uma presença no banheiro, muito provavelmente se trate de Hanako-san. Existem algumas formas de averiguar: provocando-a, incitando-a a se manifestar, para isso, pode bater na porta três vezes, chama-la pelo nome ou fazer a pergunta-chave: “Hanako, está aí?”. Não é certo que vá lhe responder, mas se o fizer, a maioria das versões contam que ouvirá uma voz baixa e rouca dizendo “Sim, estou aqui.” Uma vez que saiba que a entidade está ali, terá que ter coragem para abrir a porta, uma vez que, estará ainda mais irritada do que nos casos em que abrem sua porta sem ter lhe chamado. Entretanto, se você tem um trabalho escolar em que tenha tirado nota máxima, pode ficar tranquilo, pois se diz que Hanako-san se acalma e desaparece quando vê que você é um bom estudante.


Mas, qual seria a origem de Hanako-san, e desde quando se começou a falar sobre ela?
A verdade é que essa menina fantasma está na boca dos japoneses desde a década de 80, quando emergiu como lenda da cultura popular urbana. Contudo, há quem diga que já nos anos 50 se falava de Hanako-san, ainda que bem menos.
Quanto à sua origem, são contadas as seguintes versões:

- Durante a Segunda Guerra Mundial, Hanako-san estava brincando escondida, quando ela e os demais alunos foram surpreendidos por um alarme de bombardeio. Ela se escondeu no banheiro e ali morreu, quando as bombas inimigas a transformaram em pedaços.

- O pai de Hanako-san era um sujeito abusivo, violento, pervertido e louco, que, certo dia, perseguiu a menina enfurecido, afogando-a em uma privada do banheiro.


- Hanako-san morreu em um acidente. Algumas versões (em Fukushima) dizem que ela caiu da janela da biblioteca da escola; outras, mais coerentes, dizem que caiu da janela do banheiro.

- Parecida com a do pai, uma versão conta que a mãe de Hanako tinha problemas mentais e estava perdendo progressivamente a razão, até que um dia, quis matar a própria filha, tendo executado o ato em um banheiro em que a menina estava escondida.


- A mais sinistra das versões, conta que a escola (provavelmente um internato) de Hanako era uma área arborizada e a menina havia saído para um passeio entre as árvores. De repente, ela sente uma presença e percebe um homem com um machado na mão, olhando para ela de forma perversa. Hanako se assustou e correu de volta para a escola, que parecia estar vazia, escondendo-se em um salão, abaixada. Escutando os passos ameaçadores do homem e já com muito medo, ela correu para o banheiro, trancando-se no quarto cubículo. Porém, o homem escutou o ruído da porta e foi até onde ela se escondia, ao chegar, disse em voz alta “Hanako-san asobimashou!” (Vamos brincar, Hanako!) e então, começou a fingir que a procurava, até que chegou em seu cubículo, destroçou a porta e despedaçou Hanako com o machado.

- Por último, alguns creem que Hanako se suicidou no banheiro, coisa que é bem coerente, visto que o Japão possui um dos maiores índices de suicídios, incluindo casos de adolescentes e crianças, os quais, algumas vezes se matam pela pressão social em torno da obtenção de boas notas, tais como as que fazem com que Hanako desapareça. Será coincidência?


Fatos sobre Hanako-san:

- Hanako-san é um dos personagens principais do mangá "Hanako-san and the Teller of Alegory"

Tá vendo a menina de saia vermelha? É ela.
- Hanako-san inspirou dois filmes: Hanako (1995) e Shinsei toire no Hanako-san (1998).

Shinsei toire no Hanako-san, 1998

Hanako, 1995
Ela inspirou a animação Toilet no Hanako-San (1996)


- Inspirou o desenho animado "Here comes Hanako" que foi ao ar de agosto de 1994 a dezembro de 1995.


Inspirou o game "Scary School Rumors: Hanako-san has come!"


- No Episódio 10 do anime "Kimi to Boku", Chizuru Tachibana se veste como Hanako-san para a Casa Assombrada de sua turma no festival da escola.

- No episódio 2 do anime "Da Capo II", Hanako-san é mencionada como um espírito que assombra banheiros femininos.

- Faz aparições no anime "Gakkou no Kowai", mais precisamente no ep. 01 - O Espírito do mal, ep. 02 - Papel vermelho ou papel azul e ep. 13 - A maldição do retrato.



Post by: Loucifre
Siga no Twitter: @loucifre

Bons Pesadelos...

51 comentários:

Unknown disse...

Saudades dos Podcasts
Sou novo no Medo B
Mas jah ouvi 3 Medo C
Pq vcs pararam????
Era tão legal
:(

Unknown disse...

Muito bom. Espíritos do banheiro são manjados, mas sempre legais

Unknown disse...

Seria o equivalente da "loira do banheiro" aqui? Hahuahauhauha

Eu disse...

Legal!!! Gostei

Pierre disse...

se não me engano, essa é a segunda vez que vocês abordam sobre ela. Agora de forma mais completa. Eu gostei. Parabéns

Unknown disse...

first

luiz disse...

Legal conhecer um pouco das lendas urbanas de outros lugares.. :D

Carlos Augusto D. Pacheco disse...

tem uma imagem que é do filme o grito ai ein! hahahaha

Unknown disse...

acho q essa historia já foi postada aqui...

Botan disse...

Nunca vi nenhum desses animes/mangás, mas parecem interessantes... Vou procurar :3
E gosto muito das Lendas japonesas, eles têm muitos medos bizarros :S

caetano-diversão.com disse...

achei demais o esse post, assim como os outros da loucifre. Acho as lendas japonesas muito bem projetadas e assustadoras, pois algumas brasileiras são muito simples e com versões mal contadas ou sem coerência com a lenda.

Jin — disse...

É Gakkou no Kowai ou Gakkou no Kaidan? Ou ambos são a mesma coisa? xD

Unknown disse...

Gakkou no Kaidan* ^^

Gabriel Fujii disse...

Já não teve um post igual/parecido a este?

Déborah disse...

Ela também aparece no jogo indie de Terror "Misao", em uma das partes que a garota ou garoto (Só é liberado após zerar o jogo pela primeira vez na parte "Truth") entra no banheiro feminino e bate 3 vezes na 4 porta do banheiro, uma porta se abre e você dá descarga, logo após Hanako aparece, sua "função" no jogo é escapar dela, pegar as moedas dentro do vaso de onde ela saiu e sair de lá, se conseguir pegar as moedas, ela deixa você ir pois você está fedendo, já que colocou a mão no vaso, se você for pego antes, ela lhe mata.
Espero que a informação tenha sido útil. <3

Paula Nascimento disse...

já postaram sobre a hanako-san aqui no medo b tenho certeza...

Wondo disse...

Você deixou bem claro na imagem de Hanako-san and the Teller of Alegory que a garota de aia é hanako porem se trata da garota no note book a hanako '-'
a garota de saia é apenas a assistente de detetive (secretaria)

Anônimo disse...

desculpa, mais... já fizeram um post parecido aqui no Medo B.

amanda disse...

Que matéria ótima! Só achei que faltou mencionar que ela também aparece no jogo de Rpg Maker "Misao" quando você bate no 4º cubículo do banheiro feminino.

Unknown disse...

Isso mais parece lenda pra incentivar os alunos a estudarem, quando dizem que ela não mata quem tira notas altas, tipo um homem do saco pra fazer crianças se comportarem, e etc. Mas eu gostei. É.

Unknown disse...

Já foi postado essa lenda aqui no medob, não foi?

Unknown disse...

O nome do anime não é gakkou no kowai e sim gakkou no kaidan

Meshitsukai disse...

O nome correto do anime em que ela aparece se chama "Gakkou no Kaidan", conhecido no Brasil como "Histórias de Fantasmas", ela era um dos poucos fantasmas inofencivos lá.

nadico disse...

fist

rafael disse...

porra que mendo do carralho

V. disse...

O nome do anime é Gakkou no Kaidan, e não Gakkou no Kowai, e foi exibido pelo Cartoon Network aqui no Brasil como Histórias de Fantasmas =]

MasterMC disse...

Não é Gakkou no Kowai e sim Gakkou no Kaidan, um anime bem famoso no Brasil a uns anos, traduzido como "Histórias de Fantasmas".

Mayara disse...

Ela gosta de banheiros limpos e desaparece caso vc seja um bom aluno. É... Acho que encontraram um jeito de manter as crianças sob controle.

Matheus disse...

Maneiro auhsuhashua, queria ela aqui ://

Henrique Yoshio Ikeda disse...

Só uma correção: o anime é "Gakkou no Kaidan", o "Histórias de Fantasmas" aqui no Brasil. Muito bom o post, parabéns!

Kougran disse...

Muito boa a matéria...
Apenas uma pequena correção na legenda da foto do Mangá "Hanako-san and the Teller of Alegory"... A Hanako na verdade é a menininha de cabelo azul ^^'

Unknown disse...

Post bem interessante (sou mto fã de histórias de terror japonesas!). Histórias de fantasmas no banheiro são bem comuns em diversos países, então quem sabem todas não tem algum fundo de verdade em comum...

Bitsu。 disse...

Blergh, uma versão japa dal Loira do Banheiro.

Unknown disse...

Legal a matéria, podiam fazer uma sobre a Tek-tek, que essa é tensa :s

Vitor disse...

Po, já tinham postado sobre a Hanako-San aqui =/

Marina disse...

O animê se chama Gakkou no Kaidan e eu assistia =D

Jay disse...

Não seria Gakkou no Kaidan??? '-' Eee, eu vi esse ep de Kimi to Boku e fiquei imaginando quem personagem seria aquele que o Chizuru interpreta. :3 Gostei muito da postagem.

Unknown disse...

Interessante e assustador. Apesar de algumas críticas negativas, gosto dos japoneses pois são inteligentes e criativos, até pelo fato de fazerem animes que são um show de entretenimento! Depois que li o título do post tive que obrigatoriamente ler este artigo inteiro porque queria saber se era similar ao "The ring" e ainda bem que esta lenda não é muito parecida porque não quero ser amaldiçoado e nem morto em 7 dias; e por falar nisso só é morto quem vê a fita inteira por completo? Eu nunca vi a fita inteira desde o início; a única coisa que vi foi uma imagem/vídeo parada estática de apresentação do Youtube falando inicialmente do vídeo, que é aquela imagem que se vê no resultado da busca/pesquisa. Obrigado e te agradeço por postar online. Desejo sucesso à todos(este canal e internautas)...

Unknown disse...

O nome do ultimo anime não é Gakkou no Kowai, é Gakkou no Kaidan!!!

E quando eu era pequena eu escutava essas lendas de mulheres em banheiro e eu achava engraçado pois é muito ridículo uma mulher de dentro de um vazo né? kkk eu ficava imaginando ela saindo do vazo toda mijada e com fezes presas nela, credo kkkkk

Neo disse...

Ja li varias historias sobre ela,bem legal!

Jéssica Bueno disse...

Morei parte da minha vida lá, e ouvia falar muito na Hanako-san, ouvia dizer das minhas próprias colegas da escola japonesa,que era o terceiro banheiro da esquerda para direita (se não me engano), e para chama-lá,teria q apenas bater 3 vezes na terceira porta e dizer: Hanako-san assobimachou? (algo como: Hanako,vamos brincar?),e então ela aparecia com 2 fitas, uma vermelha e outra azul,cada uma com alguma coisa significativa (q eu não me lembro). Mas todas essas historias podem ser contadas nos filmes "Gakou no kaidan", conta varias lendas...

Arlindo Alves disse...

Poderiam me informar aonde encontro esses filmes?

Renan Lemos disse...

é Gakkou no Kaidan

Arlindo Alves disse...

Me refiro ao filme mesmo, os que são mencionados no meio do artigo, o Hanako e o outro lá.

Marcos* disse...

Não é interessante como certas lendas existem no mundo todo, com pequenas variações? Aqui no Brasil temos a Loira do Banheiro, nos Estados Unidos existe a Bloody Mary, e, como acabo de ficar sabendo, no Japão tem a Hanako... Por outro lado, Hanako parece servir como uma espécie de bicho-papão para fazer as crianças agirem bem, já que, para escapar dela, basta manter os banheiros limpos e estudar bastante! (risos)

Juan disse...

Gostei do post e da estória dela.

Samael disse...

Gostei do post, mas só um aviso,no mangá Hanako-san and the Teller of Alegory, a garota de saia vermelha não é a Hanako e sim outra personagem do mangá, Hakano é a garota de cabelo comprido no fundo, sim a que tem o Note,no mangá ela alem de assombração é esperta e sabe usar muito bem o note. (antes que me perguntem, sim eu li o mangá. '-')

Unknown disse...

é gakkou no kaidan

Geovanna Santos disse...

na verdade Gakou no Kaidan não é um filme e sim um anime.

Unknown disse...

sabia que eu ja tinha visto ela em algum lugar, ela aparece no RPG maker (misao) vc bate na quarta porta acho que uma ou duas vezes e uma porta se abre vc meche no vaso e ela aparece, se ela te pega aparece o seguinte:

Hanako

Leeet's plaaay...

Unknown disse...

Existe um jogo de rpg maker chamado "Misao" que se passa em uma escola amaldiçoada pela estudante Misao, e tem uma parte em que você entra no banheiro feminina, e bate 4 vezes na porta do banheiro, de repente uma menininha de cabelo curto preto e liso, com uma blusa branca e um macacão vermelho aparece dando risadinhas, se você for falar com ela, aparece o nome dela de "Hanako-san" ela sorri, ri e depois te mata. ;-;