21 de abril de 2013

MEDO Oculto: Portal


BÃO, primeiramente quero pedir desculpas por não ter postado semana passada. A faculdade tá tomando demais meu tempo e ficou complicado escrever o post no meio de tanto trabalho pra entregar D: , espero que vocês entendam.

Eu ia postar mais Zelda hoje mas como boa funcionária (????) daqui do blog, eu sou má e vou deixar pra depois, mwahahahaha. 

Na verdade esse post é uma forma de ‘comemorar’ o fato de que Portal 2 tá 8 reais na Steam. Gosta? ENTÃO COOORRREE QUE SÓ TEM 18 HORAS!

EEEEE quero aproveitar e agradecer aos emails que vocês estão mandando com sugestões, dicas, tudo! Adorei as sugestões e podem ter absoluta certeza que todas serão super bem aproveitadas no blog. Responderei o que puder aos poucos, aguardem e continuem mandando mais sugestões!!

Enfim, vamos para o post! VAI TER BOLO!



[leiamais]

AVISO: Este post contém spoilers que podem estragar seu dia se você quiser jogar este jogo no futuro.
Se você não liga pra spoilers e/ou já jogou, vá em frente. Mas se você não gosta de spoiler e nem jogou... Circulando, circulando! Volte no próximo post!

---------------------------



Portal é um jogo desenvolvido pela Valve Corporation em 2007. É um puzzle em FPS (First-Person Shooter ou Tiro em Primeira Pessoa) onde seu objetivo é atravessar as fases do jogo resolvendo os enigmas dados por uma IA (Inteligência Artificial) chamada GlaDos, usando uma máquina chamada Aperture Science Handheld Portal Device (Dispositivo Manual de Portal Aperture Science), ou Portal Gun. 
Mas o que parece ser um jogo ‘normal’, com missões parem serem completas, acaba trazendo uma grande surpresa, onde nem tudo é o que parece.

Portal se tornou um grande fenômeno no mundo dos jogos, GlaDos, a vilã do jogo, chegou a ser eleita o maior vilão do top 100 de maiores vilões da história dos jogos pelo site IGN.

E como todo bom jogo de sucesso, os fãs não deixam de procurar e encontrar alguns detalhes que os produtores deixam no jogo para dos surpreender e até mesmo assustar. Portal não é uma exceção!

A personagem de maior destaque nestes mistérios é nada mais, nada menos que a grande vilã: GlaDos.



GlaDos, ou Genetic Lifeform And Disk Operating System (N/T: Forma de Vida Genética e Sistema de Operação de Disco, em tradução livre) é uma inteligência artificial que controla os sistemas de Aperture Science. Ela era o projeto de estimação do fundador da Aperture Science, Cave Johnson, e originalmente seria um 'backup' de suas memórias e emoções, tornando-o efetivamente imortal. 
Porém ele morreu antes de ver seu projeto completado. Seu último desejo foi que Caroline, sua secretária e única confidente, assumisse a presidência da empresa, e que ela seguisse com o projeto GlaDos, coisa que ela não queria. Há muitas suspeitas sobre o que aconteceu entre isso e o surgimento da AI que todos nós amamos e odiamos, mas Portal 2 nos mostra com certeza que Caroline teve suas memórias e emoções transferidas para o computador, porém por algum erro de programação, estas ficaram inacessíveis durante anos.

(Caroline)

Uma coisa interessante sobre GlaDos é o seu design, o diretor de arte do jogo, Jeremy Bennett, disse que teve em mente uma figura que mostrasse poder e ao mesmo tempo, feminilidade. Em sua primeira forma, GlaDos teria uma aparência semelhante a da Vênus de Milo, criada por Botticelli. 



Entretanto, sua forma final não se parece em nada com o quadro, e sim... Algo um pouco mais... Diferente:





É, ela parece uma mulher amarrada e presa ao teto. Agora o por quê desta alusão... Ninguém sabe. Talvez tenha algo a ver com o que vem a seguir neste post.

Outro fator interessante no jogo, mas especificamente em Portal 2, é um som escondido que foi encontrado nos arquivos de áudio do jogo. É um diálogo que não está no jogo, e que mostra uma voz feminina agitada, dizendo “Eu não quero!”. Fãs acreditam que seria nada mais, nada menos do que Caroline não querendo se transformar em GlaDos, outros acham que há um conteúdo mais pesado neste diálogo, uma vez que o dublador de Cave Johnson se recusou a dublar esta parte do diálogo porque seria algo ‘perturbador’, o que resultou nesta linha de conversa sendo retirada do jogo. Estaria Caroline tentando escapar de uma tentativa de estupro? Ou seria alguma outra coisa? Novamente, ninguém sabe.

Há também os famosos grafitis e escritos nas paredes de algumas fases dos dois jogos da série, há frases e desenhos diversos, incluíndo a famosa frase “The cake is a lie” (N/T: O bolo é uma mentira) repetida várias vezes. 



Fãs acreditam que o autor de tal cenário é um homemchamado Doug Rattmann, protagonista de uma história em quadrinhos criada entre os dois jogos. Doug é um sobrevivente (O único, até então) da neurotoxina que GlaDos lança em que chega à sua câmara. Acredita-se que ele vive nas paredes externas do laboratório.

(Doug Rattmann)

Mistérios, mistérios e mistérios.
O que vocês acham?

Tem mais sugestões para o MEDO Oculto? Mande para hikacheshire@gmail.com :)

Bons Pesadelos~

21 comentários:

Unknown disse...

Muito bom..Adoro o MEDO Oculto!
^.^

Unknown disse...

não sabia dessa sobre o Portal, mas gostei do post ;) e hika, me dá teu número? rsrsrs

caetano-diversão.com disse...

achei bem legal, ah, tenho uma sugestão para um novo post, se puder, faça um post sobre halo: Reach, que possui muitos, muitos easter eggs, talvez quem saiba o jogo que mais possui easter eggs, pois ja encontrei vários, tantos uns engraçados como um em uma missão onde você está sobrevoando uma cidade chamada nova Alexandria de helicóptero e deve tornar a area segura para a saida de naves contendo civis e milhatares, ta ate ai tudo bem, so que em um dos predios existe uma festa de nada mais nada menos que covenants, os inimigos do jogo que estão requebrando na pista, e também tem easter eggs esquisitos como um soldado querendo se suicidar, e que é um clássico nos jogos halo, sendo que o mesmo está presente no halo 3, e tem um que não se sabe se é real, pois é algo muito sinistro, um final alternativo e ruim para o jogo, e tem um que eu ainda não conseguir descobrir, mas vi videos no youtube em que em uma missã vc tem acesso a informações sobre todos os outros halo's criados pela bungie.

Rafael Correia disse...

Mas,
seria um pouco difícil interpretar isso como um jogo de artes abstratas e pararem de criarem tantos mitos que provavelmente sejam falsos? Pra mim, é somente um jogo, e esse post foi uma merda.

Pâmela nakamura disse...

Afz sei lá vey parece um jogoque vi emoutro blog tipo de medo oculto igual chamado de cubo companheiro

Unknown disse...

Esse post não é metade da historia (pelo menos o que os fãs acham) de Portal. Eu não estou dizendo que o post é ruim, ao contrário, eu amei! Amo MedoB e a franquia Portal é a minha peferida!

Hachi disse...

o post apesar de pequeno deu um gostinho do que o jogo esconde. É arrepiante esses desenhos e escrituras nas paredes internas sem contar a música no final do game.
Pra aqueles que jogam sabe que as torrentas falam coisas como "Eu te amo,não quero te machucar!" e são armas metralhadores terríveis em algumas fases.
Axo q o post podia ter mais informações.

Unknown disse...

Exmo autor(a) do post, já que é fã de Portal, me add na STEAM (TheKiraBr) e jogamos um coop qualquer hora rsr :P

Mr. M4r10 disse...

Portal gun é um mod pra minecraft! Você faz portais atravez dos mundos =D a arma é igual a imagem do portal gun ai.

Sophia disse...

Não acredito!! Zerei esse jogo ONTEM e comecei o portal 2 hoje... Amei o post

Raphael disse...

viiiish, essa história aí é muito maior do que você imagina, Hika... Pra fazer um MEDO OCULTO completo sobre Portal, querendo ou não, você tem que fazer uma pesquisa enorme sobre Half Life, já que Portal é um jogo englobado pelo universo de Half Life.

thiago195 disse...

Hika,faz o próximo medo oculto de Half-Life,PLEAAAASEEEE

Pedro Hote disse...

Que post mais enche-liguiça, hein Hika.

Unknown disse...

Bem incompleto e bem "enche-linguiça" como o Pedro comentou.

Unknown disse...

Gostei do Post, só achei que poderia ter falado do jogo em conjunto com o Half Life, falando do Borealis, doca vazia no Portal 2 e talz. Mas isso pode ser dito em um Medo Oculto sobre Half Life =D

Portal 2 melhor franquia.

Roberto disse...

Ja que falou de Portal, poderia falar de Half Life também, uma vez que os jogos estão diretamente conectados(se passam dentro do mesmo universo) Principalmente sobre o Gordon Freeman e as teorias que sondam o G man.

ILLUGA disse...

foda demais, pena que o post é curtinho )':

Juan disse...

Também conhecia esse jogo, mas gostei demais de saber dessas informações! :)

lucasb_r188 disse...

Hey Hika muito bom o post, mas só fazendo uma pequena correção... aquele quadro é "O nascimento de Vênus", Vênus de Milo é aquela estátua de uma mulher sem braços, Milo foi a ilha grega que ela foi encontrada.

romani disse...

nao aguentei minha curiosidade ;)
http://www.youtube.com/watch?v=09GLj6fq-wg

Juciellen disse...

Não conhecia essa imagem da mulher pendurada de ponta cabeça e da história da Caroline falando "eu não quero"... que medo!! DDD:

Sobre o Rattman, eu também achava que ele ainda vive nas paredes da Aperture, mas duas coisas me dizem que ele já morreu:
1 - A GLaDOS foi ativada quando a Chell era criança e visitava a Aperture Science no Bring your daughter to work day (vide a potato battery dela que cresce até o teto), portanto o Rattman já era adulto naquela época. O Portal 1 se passa com a Chell adulta depois de ter dormido nas camaras lá e Portal 2 ainda mais tempo depois, onde ela acorda com a Aperture nova, e depois dorme de novo e acorda depois de 9999999...com a Aperture destruída.

2 - Na trilha sonora de Portal 2 tem uma musica que se chama "Ghost of Rattman". E é a música da fase onde, em um dos esconderijos do Rattman, se você encostar na parede dá pra ouvir a voz dele.

Ou seja, ele não 'vive' nas paredes, mas seu fantasma ainda está lá D:

Enfim, foi um ótimo post =]