6 de maio de 2013

O Monstro do Lago Ness



O Monstro do Lago Ness (Do inglês The Loch Ness Monster, também conhecido como Nessie), é uma das criaturas criptozoológicas mais conhecidas. Habita o Lago Ness, na Escócia.

1. Descrição

Por ser uma criatura muito antiga, Nessie possui diversas descrições e tamanhos. O que se sabe com certeza é que é um bicho grande, medindo mais de 3 metros de comprimento e com um pescoço bem longo, teria uma pele dura, como curo, sem pelos ou penas, cauda comprida e nadadeiras ao invés de patas.
Por causa dos inúmeros relatos, desenhos e fotos existentes da criatura, acredita-se que Nessie seja um plessiossauro, dinossauro aquático dos períodos Triássico e Cretácio e que estaria extinto há mais de 65,5 milhões de anos.

(Plessiossauro)

2. Avistamentos

Os avistamentos do monstro são inúmeros. Acontecem todos os anos desde 562 d.C, quando um missionário irlandês chamado Columbano relatou em seu livro Vida de São Columbano ter se deparado com um monstro no então chamado Rio Ness. Ele teria exorcizado a criatura, salvando um morador local que trazia um barco para que Columbano e seus seguidores atravessassem o rio. Há dúvidas da veracidade do relato, mas, a partir daí, os relatos não pararam.

Os relatos são tantos que é difícil extrair um por um, mas a maioria mantém uma similaridade; pessoas passando ou pescando no lago dizem ver um animal grande. Os que estão fora da água dizem ver apenas o dorso de Nessie, enquanto outros chegaram a avistar seu pescoço comprido emergir e submergir na água.
Há poucos relatos de mergulhadores, pois o Lago Ness é muito escuro e denso para se mergulhar. Entretanto, um relato de um mergulhador de 1880 - considerado o primeiro relato oficial, já que o de Columbano é incerto - diz que a criatura, parecida com um sapo, estava deitada em uma rocha. O mergulhador ficou extremamente chocado com o que vira e nunca mais mergulhou no Lago Ness.

Várias expedições foram feitas no lago para encontrar sinais da criatura. Pesquisadores das mais diversas áreas já varreram o lago de todas as formas que se pode imaginar, e, embora já aconteceram vários sustos, como um sinal misterioso num sonar que fizera uma varredura completa no lago, indicando uma forma grande nas profundezas (Que sumira quando escanearam o local mais uma vez), e estranhos avistamentos de formas escuras como corcovas e ondulações estranhas durante pesquisas, provas 100% concretas da existência de Nessie nunca foram encontradas.

(Imagem de sonar mostrando uma forma estranha no lago)


3. Fotos

Fotos do Monstro do Lago Ness também circulam bastante. A foto mais conhecida, chamada de Surgeon's photo (N/T: A foto do cirurgião), foi tirada em 1934, por um médico cirurgião chamado R.K. Wilson. A foto mostrava uma criatura com o longo pescoço fora da água, e causou grande alvoroço na época.



Entretanto, anos mais tarde, o tal R.K. Wilson (Na verdade chamado Marmaduke Wetherell) confessou que a foto era falsa. Ele usara uma cabeça de dinossauro de mentira, acoplada a um submarino de brinquedo de seu filho. Wetherell revelou que criou a falsificação como vingança por ter sido humilhado publicamente pelo jornal The Daily Mail; ele era um caçador famoso, e o jornal o havia contratado para buscar pistas do monstro no lago. Wetherell localizou pegadas enormes à beira do lago e acreditou serem do monstro. Entretanto, as pegadas eram falsas, feitas com patas de hipopótamo secas, usadas como porta guarda-chuva na época. O jornal humilhou-o a ponto de fazê-lo se exilar da vida pública e, irritado, decidiu se vingar forjando a foto de Nessie.



Com o advento da internet, há muito mais fotos falsas circulando por aí do que as supostamente verdadeiras. Mas há sempre uma foto ou outra que ainda continua a intrigar muita gente:



(Imagem retirada do Google Earth em 2009, mostrando uma 'coisa' no Lago Ness)

(Um dos avistamentos mais recentes, de 2012)


4. Opiniões

Nessie é uma lenda que, assim como o Pé Grande, continua a dividir a opinião de muitas pessoas. Céticos acreditam ser apenas ilusão de ótica por causa das ondas do lago, ou troncos de árvore e até mesmo lontras, que nadam com a cabeça pra fora da água, e peixes que saltam e 'assustam' o espectador desatento, pensando ter visto algo bizarro.

No entanto, o Lago Ness é conhecido por suas águas frias e com uma profundidade de 226 metros. Sua água é muito turva e escura, tornando difícil nadar ou mergulhar no lago. Suas profundezas nunca foram exploradas de fato e, portanto, criptozoólogos acreditam que o monstro possa se esconder em cavernas subaquáticas, ficando longe de olhos humanos.

Em 2003, a rede britânica BBC declarou que o Monstro do Lago Ness não existe, e que é tudo imaginação das pessoas. Mas isso não impediu que buscas e relatos continuassem a acontecer e a aparecer.

5. Webcam

Quer você mesmo procurar a Nessie mas não quer sair de casa? Seus problemas acabaram!

O site Loch Ness.co.uk tem câmeras instaladas ao redor do lago filmando-o 24 horas por dia, sete dias por semana, para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo tentar localizar o bicho. Se você ver algo suspeito, pode tirar print screen da tela e enviar ao site. Muita gente disse que já o viu lá, e você pode conferir as fotos no próprio site. Para visitar a webcam, clique aqui (Em inglês).

--------------

O Lago Ness é o maior lago da Escócia (Em volume de água), e o segundo mais longo, com 56.4km². Se Nessie é real ou não, as profundezas escuras do lago podem esconder muito mais do que podemos imaginar.

Bons Pesadelos~

17 comentários:

Alexandre disse...

Eu sempre acreditei que era verdade, vo gastar com essas cameras :]

Unknown disse...

Lapras, eu escolho você !

disse...

Lapras! kkkkkk, o carinha de cima rouboy minhas palavras.

Unknown disse...

uau eu acredito que ele exista sim,muito bom o site

Ananta disse...

Lapras é baseado nele mesmo u.u

Paula Nascimento disse...

eu acredito que ele existe e que assim como o Kongamoto ele seja uma especie de dinossauro que sobreviveu.
também acredito no pé grande, que na minha opinião se trata apenas de uma especie de primata ainda não conhecida

Matheus Henrique disse...

Já criei um monte desses no Age of Mythology mas não era Nessie o nome não.

Jean disse...

Vocês podiam fazer um post sobre o "Bloop", um som subaquático extremamente poderoso detectado pelo NOAA, e cujo perfil de áudio se assemelhava ao de uma CRIATURA VIVA. Segue um pequeno texto sobre o assunto:

http://nerdenterprise.blogspot.com.br/2011/06/bloop-o-grito-de-um-monstro.html

Lágrimas de Gasolina & Dedos Azuis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lágrimas de Gasolina & Dedos Azuis disse...

Faltou alguns videos, porem um excelente Post. Sempre me interessei por Criptozoologia, daria tudo para ver de perto uma criatura dessas, sabe?

Anônimo disse...

o senhor marmaduke nao ficou conhecido como o maior caçador de monstros mas pelo menos ficou conhecido como o maior troll do mundo isso eu tenho certeza =].

Lia Contri disse...

Podiam drenar o lago, sei que demoraria muito, mas é uma solução para acabar de vez com essa dúvida....

Anônimo disse...

drenar o lago se ta DOIDA!!!acabaria com toda a vida que tem no lago e ainda seria idiotice se ja viu a profundidade do lago ness,é gigante o melhor seria deixar quieto e nao mexer até aparecer um aperelho de ultra som mais avançado pra fazer toda a varredura do lago ou um submarino que chegue a super profundidades e possa se mexer e ficar mais tempo nessa profundidade até achar alguma coisa.

Unknown disse...

na realidade é possível sim que seja verdade, pois existem partes nos lagos, oceanos etc e tal, que nenhum humano consegue chegar, pois são muito fundos, e a pressão pode explodir qualquer coisa que tente chegar até lá. Enfim, nessas partes profundas, as mais profundas, é que existem animais aquáticos bizarros, jamais vistos antes, e em partes menos profundas, também existem animais bizarros, mas enfim, eu acho que esse monstro, pode viver lá.

Nicole Spadin disse...

Jean o MedoB já fez um post sobre o Bloop em 2010, muito bom até
http://medob.blogspot.com.br/2010/05/o-bloop.html

Que saudade que eu tava dos posts de criptozoologia! Pra mim são sempre os melhores daqui (:

Unknown disse...

Foda!!

Só não consegui ver nada na cam dos caras do site, fica tudo preto. :/

Ana Paula Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.